Electricista ser profissional ou quebra galho.

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

CAMPELLO, 1997) Um ambiente de trabalho onde a organização dos espaços e manutenção da limpeza e higiene é precária, sem dúvida alguma é um ambiente com condições inseguras para o trabalho. Por isso existem regulamentações que estabelecem diretrizes para garantir a organização, segurança e saúde dos trabalhadores na industria da construção civil. A NR 18 é, por exemplo, uma norma que “estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização” para a “implementação de medidas de controle e de sistemas preventivos de segurança e de saúde” nas obras. A organização dos ambientes no canteiro de obras deverá, assim como em qualquer outro ambiente de trabalho, evitar acidentes na obra, contribuindo para ambientes cada vez mais saudáveis e agradáveis de trabalho.

Para promover boas práticas de organização, os lideres presentes da obra (do engenheiro ao encarregado) devem incentivar as atividades e os métodos de limpeza. Objetivo Específico Especificamente, a pesquisa visa apresentar quadros de risco para os trabalhadores, provenientes da falta de uma gestão e organização eficiente do canteiro de obras, trazendo também sugestões de ferramentas e métodos para promover um canteiro mais limpo, organizado e seguro. JUSTIFICATIVA A construção civil é uma das indústrias que mais se destacam no quesito falta de segurança e uma das causas mais relacionadas aos acidentes, além da falta de planejamento de atividades e falta de utilização de equipamentos de segurança, sem dúvida é a falta de organização e limpeza dos locais de trabalho.

O canteiro de obras é a região dentro de uma obra que se destaca por ser o local onde materiais, equipamentos e ferramentas deverão ser guardados, além de servir também como o local onde os trabalhadores irão utilizar para necessidades como alimentação (uma função opcional do canteiro) e necessidades sanitárias. Além disso, muitas atividades podem ser exercidas no canteiro, colaborando para inúmeras ocorrências de pequenos acidentes que podem gerar transtornos, comprometerem a integridade física dos trabalhadores e gerar atrasos pela ocorrência de imprevistos no cronograma da obra. A importância da segurança do trabalho além de social é também econômica, visto que o empregador tem obrigação, segundo a NR 18, de garantir a integridade física dos empregados.

Intitulada “Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção”, a norma além de estabelecer critérios para execução de projetos de instalações provisórias das obras de construção, também define diretrizes para a segurança pelo Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT), que deverá ser implantado em obras com 20 ou mais trabalhadores empregados ou terceirizados. Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. MINISTÉRIO DO TRABALHO, 2012) Além de impactar a indústria da construção com o estabelecimento de orientações para as instalações do canteiro, a NR 18 também colaborou significativamente para a segurança do trabalho.

De acordo com BORGES (2009, p. a norma “deu impulso às discussões e ações de melhoria relativas à segurança do trabalho”. Segundo FRANCO (1992) apud BORGES (2009 p. a elaboração do projeto do canteiro de obras deverá ser realizada de forma cuidadosa, “contemplando a execução do empreendimento como um todo”, levando em consideração as necessidades de cada fase da obra. Para isso existem fatores extremamente importantes a serem observados durante o projeto do canteiro, tais como definição das fases construtivas e dos elementos que devem ser contemplados no canteiro para o atendimento das demandas da obra, por exemplo, e também estudos da logística de transportes, fluxos, locações e arranjos físicos. Figura 1: Exemplo de Layout de canteiro de obras. BASTOS, 2017) Portanto, o projeto do canteiro de obras deverá contemplar todas as condicionantes do processo de construção, racionalizando e organizando os ambientes que deverão constituí-lo, definindo a localização das áreas de trabalho e das áreas de circulação de forma eficiente que garanta a produtividade dentro das áreas de operação e mínimo conforto nas áreas de vivências obrigatórias.

• Fornecimento de água potável para os trabalhadores; • Fornecimento de roupas de cama devidamente limpas; • Entre outras especificações de dimensões dos móveis, espaços de circulação. Figura 2: Projeto de Alojamento desenvolvido pela empresa Melo Canteiros. Disponível em: http://www. melocanteiros. com. Mesmo na ausência de ambos espaços dentro do canteiro, as instalações sanitárias são obrigatórias devendo obedecer especificações como: locação de fácil acesso a menos de 150 metros do posto de trabalho, que contemple no mínimo lavatório, sanitário e mictório. Os pisos deverão ser impermeáveis, laváveis e de material antiderrapante em seu acabamento. O pé-direito mínimo deve ser de 2,50 metros e os sanitários devem ser devidamente separados e independentes para homens e mulheres, conectados a rede de esgoto com suas devidas instalações sanitárias.

Ainda é possível encontrar maiores detalhes de especificações de projeto na NBR 12284 a respeito da área mínima de ventilação e iluminação natural, cobertura, instalação elétrica, especificações referentes a quando houver necessidade de construção de fossa séptica, entre outros detalhes referentes ao projeto de esgoto. As normas ainda apresentam especificações para lavatórios, mictórios, chuveiros e sanitários, apresentando detalhes a respeito das dimensões mínimas, espaçamentos e áreas mínimas para utilização de cada peça. Ordem de grandeza da área: 20 m² Armação A central de armação deve ser locada nas proximidades do estoque de aço e facilmente acessível quanto ao transporte vertical. É recomendado que a área seja coberta, porém só é obrigatória apenas sobre eventual policorte.

Ordem de grandeza da área: 50 m² Fôrmas Deverá ser coberta. Ordem de grandeza da área: 20 m² Pré-montagem de instalações Esquadrias Pré-moldados Figura 3: Representação da central de argamassa no canteiro de obras. SOUZA et al, 1997) Quadro 2 – Almoxarifados do Canteiro de Obras. Argamassa Próximo a betoneira e ao equipamento de transporte vertical. Altura de 30 cm e a área deve ser projetada em função da demanda. Silo de argamassa pré-misturada a seco Localização de fácil posicionamento do silo. Ordem de grandeza da área: (4x4) m² Cal em sacos Local fechado, próximo ao acesso de materiais e isento de umidade. Os sacos não poderão ter contato direto com o piso e devem ser afastados das paredes. Ordem de grandeza da área: 20 m² Passarela para concretagem Poderão ser colocadas em pavimento próximo ao andar em concretagem em posição de fácil transporte.

Ordem de grandeza da área: 10 m² Quadro 4 – Estoques do Canteiro de Obras. DO AUTOR) Áreas de apoio técnico administrativo Diretrizes da NR 18 Sala técnica Para uso de engenheiro, mestre, estagiário. Prover de: mesa de reuniões, sanitário e estações de trabalho. Ordem de grandeza da área: 25 m² Sala administrativa Ordem de grandeza da área: 9 m² 3. Segundo BORGES (2009, p. uma revisão histórica a respeito de atividades exercidas na construção civil apontarão para inúmeras referencias de riscos a qual os trabalhadores se submetiam constantemente. Pela falta de um olhar especial para as questões de segurança, acidentes de ordens diversas eram recorrentes e até mesmo vistos como “parte” ou algo normal. Porém, hoje a crescente preocupação com a segurança vem colaborado para a redução das ocorrências.

Identificação de riscos Uma importante etapa para prevenção de riscos de qualquer ordem seja dentro de um ambiente de trabalho, ou em qualquer outro meio humano, é a identificação desses riscos e a consideração de seus graus de relevância, ou seja, a probabilidade com a qual tais riscos podem ocorrer e o impacto que terão caso ocorram. Alguns acidentes pela falta de percepção de risco ocorrem justamente pela autoconfiança de alguns trabalhadores que usam a experiência como escudo contra procedimentos de segurança. Falta de sinalização e proteção Muitos acidentes podem ocorrer por falta de sinalização, tais como queda em valas por exemplo. A sinalização serve para indicar alguma situação de perigo, sua falta coloca em risco a integridade física dos trabalhadores.

A sinalização serve para evitar acidentes, a sua falta os promove. Outra situação é a falta do uso de EPI’s que facilita que, em caso de situações de risco os trabalhadores estejam mais vulneráveis aos acidentes. Mesmo com a adoção de tais medidas, ainda é necessário fiscalizar as práticas de segurança e abordar assuntos relacionados com os trabalhadores. Essa seria a fase de monitoramento e controle dos riscos, que é imprescindível para qualquer obra de construção civil quando se trata de segurança. NORMAS REGULAMENTADORAS E OS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES 3. SESMT Regulamentado pela NR 4 (MTE, ), os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho tratam-se de especificações obrigatórias para empresas publicas e privadas para “promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho” Nessa norma é especificado que empresas que possuem mais de 50 trabalhadores atuando em situações de trabalho de alto risco deverão prover de profissionais da área de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Por isso é imprescindível para a indústria da construção a presença de tais profissionais na obra para auxiliar a gerenciar aspectos relacionados a organização, cumprimento de exigências básicas referentes a segurança, tais como o uso, higienização e manutenção de equipamentos de segurança, por exemplo. Porém é necessário investigar a abrangência de tal organização e demais fatores por ela influenciados. A palavra “organizar” não somente significa por em ordem através da instituição de padrões e regras, mas também tem um sentido diretamente relacionado à gestão, quando é analisado que planejar, gerir ou projetar é o mesmo que organizar só que em diferentes aspectos. Por isso, a organização do canteiro de obras não é somente a nível de higiene e limpeza, como também a nível de gestão da obra, dos materiais, desperdícios, fatores relacionados ao cronograma, ao orçamento, à produtividade e à segurança.

A organização do ambiente de trabalho é um elemento importante e pode interferir na qualidade de vida do trabalhador, considerando que ele passa grande parte de sua vida no trabalho e isso pode trazer implicações para seu estado de saúde. SZNITOWSKI, 2012 p. Espaços apertados, mal dimensionados para a exerção de atividade de trabalho, são espaços que merecem atenção dobrada, pois movimentos bruscos podem atingir trabalhadores que estavam circulando o local, ou mesmo colaboradores da mesma atividade. Pisos escorregadios e andaimes de obras de materiais impróprios integram condições de trabalho de ambientes mal projetados. Além disso, espaços não sinalizados colaboram para a exposição dos trabalhadores a situações de risco. Existe, ainda, o aspecto da organização e da limpeza.

Nas atividades exercidas na construção civil e no canteiro de obras, muitos resíduos sólidos podem ser gerados. SENAI, 2013) 4. GESTÃO DE RESÍDUOS E FATORES DE SEGURANÇA Por ser um ambiente onde várias atividades operacionais são desenvolvidas, o canteiro de obras produz muitos resíduos sólidos que podem comprometer a saúde e segurança dos trabalhadores caso não haja uma gestão eficiente dos mesmos. RIBEIRO e MELO (2013, p. afirmam que os “os resíduos sólidos da construção civil são aqueles provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras”. Há uma classificação para tais resíduos, segundo o CONAMA e tal classificação pode ser encontrada no Quadro 8. Existem muitos materiais utilizados na construção civil, como o gesso, por exemplo, que são recicláveis e devem ser devidamente descartados para sua reciclagem e reaproveitamento.

Até mesmo os entulhos produzidos durante a construção ou demolições são previstos para reutilização e reciclagem. Segundo RIBEIRO E MELO (2013, p. os resíduos da construção representam grande parte dos resíduos sólidos urbanos e, por isso, há uma enorme importância em conscientizar as empresas de suas responsabilidades quando a redução desses resíduos. Dentro da obra, tais resíduos podem atrair animais e insetos colaborando para a proliferação de doenças e acidentes. Segundo GALSWORTH (1997) apud GONZALEZ e JUNGLES (2003) o 5S surgiu no Japão na década de 50, possuindo como objetivo principal a promoção de ordenamento e limpeza. O programa facilita o aprendizado e a pratica de técnicas e ferramentas para a qualidade, o que abrange o zelo pelo ambiente de trabalho e tudo o que o integra.

Trazendo o 5S para o ambiente da construção civil, teremos atividades sugeridas por RIBEIRO e MELO (2012, p. apresentadas no Quadro 10, abaixo exposto. Quadro 10 - Atividades relacionadas aos 5S. Mantenha as roupas e os uniformes limpos e procure sempre dialogar com os seus colegas. O trabalho diário deve ser, antes de tudo, agradável. Senso de Disciplina Reforçar o treinamento com os funcionários Participe de palestras educativas e assista aos vídeos que demonstrem os 5S na empresa. Siga as normas estabelecidas pela empresa, inclusive as normas de segurança. O local de trabalho deve ser bem disciplinado 4. Madeira Pilhas formadas nas proximidades das bombonas ou dos dispositivos de transporte vertical. Papelão e papéis menores Bombonas ou fardos Plásticos Bombonas ou fardos Metal como ferro, aço, fiação, arame Bombonas Serragem Sacos de ráfia próximos aos locais de geração Solos Pilhas para remoção imediata.

Gesso Sacos da própria embalagem do gesso ou sacos de ráfia próximos aos locais da geração Resíduos perigosos presentes em embalagens plásticas, instrumentos como pincéis, broxas e outros materiais como panos, estopas, latas de tinta. Manuseio com os cuidados descritos pelo fabricante. Deve ser transportado imediatamente para o local de acondicionamento final na obra, antes do descarte.

928 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download