EDUCAÇÃO FÍSICA: PERSPECTIVAS DA IMPORT NCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DURANTE O ENSINO INFANTIL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Palavras-Chave: Educação física na escola. Desenvolvimento cognitivo. Desenvolvimento integral do indivíduo. INTRODUÇÃO No Brasil, a Lei 9. BRASIL, 1996) é responsável por dispor acerca das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo um parâmetro a ser obedecido em todo o país pela rede de ensino. EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL E A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SOCIEDADE E NO CURRÍCULO ESCOLAR: PANORAMA HISTÓRICO Anteriormente à compreensão do impacto da educação física no cotidiano e no desenvolvimento de crianças, especialmente no ensino infantil, é necessário que se compreenda de que modo ela passou a compor o currículo escolar de forma obrigatória, e como o conteúdo é considerado pela legislação brasileira que estabelece as diretrizes de ensino no país.

Apesar da crença comum de que a educação física se refere meramente a atividades recreativas, na realidade, a matéria traz impacto em diversos campos de desenvolvimento que vão além da saúde física e torneamento do corpo. De acordo com Moraes (2009, apud RODRIGUES, 2019, p. inicialmente, na pré-história, a educação física se limitava aos exercícios físicos básicos correr e realizar lutas corporais, voltando-se mais para a questão da sobrevivência. Contudo, somente com o passar do tempo passaram a ser relacionadas a prática de exercícios físicos com o desenvolvimento de estratégias de sobrevivência, resistência e aumento da longevidade dos indivíduos. Nessa concepção o professor deve observar o comportamento do aluno, também verificar a fase em que o aluno se encontra e ajudar o mesmo a superar os erros.

Por outro lado, as abordagens pedagógicas críticas, sugerem que os conteúdos selecionados para as aulas de Educação Física devem propiciar a leitura da realidade do ponto de vista da classe trabalhadora (DARIDO; RANGEL, 2005). Aqui a Educação Física é uma disciplina que trata o conhecimento como cultura corporal, havendo temas para as aulas relacionado a jogos, brincadeiras, dança, esportes entre outros. Nesse sentido, com o decorrer do tempo, é possível avaliar que a educação física passou a ser respeitada como parte da cultura, recreação, instrumento para manutenção da saúde e condicionamento físico, dentre outros campos. Apesar da inicial resistência, onde a visão desenvolvimentista desejava implementá-la na educação voltando-se apenas para interesses diretos, como desenvolvimento da psicomotricidade para alunos com deficiência motora, como exposto por Rodrigues (2019), a potencialidade da educação física como disciplina curricular passou a ser respeitada.

BRASIL, 1971) a legislação direcionou e diferenciou os conteúdos voltados tanto ao ensino fundamental, antigamente denominado de ensino primário, quanto ao ensino médio: I - No ensino primário, por atividades físicas de caráter recreativo, de preferência as que favoreçam a consolidação de hábitos higiênicos, o desenvolvimento corporal e mental harmônico, a melhoria da aptidão física, o despertar do espírito comunitário da criatividade, do sendo moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade II - No ensino médio, por atividades que contribuam para o aprimoramento e aproveitamento integrado de todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do indivíduo, possibilitando-lhe pelo emprego útil do tempo de lazer, uma perfeita sociabilidade a conservação da saúde, o fortalecimento da vontade, o estímulo às tendências de liderança e implantação de hábitos sadios [.

§ 2º A partir da quinta série de escolarização, deverá ser incluída na programação de atividades a iniciação desportiva (BRASIL, 1971) A diferenciação ainda expressava que a educação física, na prática, era vista de modo recreativo, voltado para o desenvolvimento de esportes durante a infância e juventude. Na versão mais atual, de 2003, lê-se: §3º. A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I –que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; II –maior de trinta anos de idade; III –que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; IV –amparado pelo Decreto-Lei nº1.

de 21 de outubro de 1969; V –(VETADO); VI -que tenha prole (BRASIL, 2003 apud MOMMAD, 2020, p. Para Santos e Barbanera (2022, p. A Educação Física na Educação Infantil tem por finalidade auxiliar o desenvolvimento das crianças de modo parcial e global, enfatizando os aspectos motores, cognitivos, afetivos e socioculturais, com ênfase na inclusão e nos valores da sociedade em que ela está inserida (CARVALHO, 2008). Assim sendo, conforme Graber e Woods (2014), a Educação Física transmite conhecimentos aos alunos sobre três domínios diferentes: o psicomotor, onde há a aprendizagem de habilidades específicas que proporcionam aos alunos participarem de jogos, exercícios e outras atividades físicas de forma eficiente; o domínio cognitivo que permite que os alunos conheçam as regras, técnicas e estratégias das diversas atividades e o domínio afetivo, que transmite conhecimentos sobre os próprios sentimentos, valores, atitudes e crenças relacionadas ao movimento e outras atividades físicas que possam realizar.

Portanto, a integração da educação física do aluno do ensino infantil, especialmente, é responsável por trabalhar diversas funções motoras e psíquicas que contribuem de forma especial ao desenvolvimento do aluno, promovendo de forma única o objetivo do ensino nesse período. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO INDIVÍDUO A educação física é uma disciplina que usa a atividade física como meio para desenvolver habilidades físicas, cognitivas e socioafetivas em seus alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da pesquisa, possibilitou-se a compreensão da educação física como conceito muito amplo, onde diversas metodologias e óticas de um mesmo assunto podem ser razoáveis à prática escolar. Contudo, o estudo buscou demonstrar o potencial da contribuição da educação física no ambiente escolar, além da visão lúdica ou recreativa assumida pelo senso comum.

Mesmo com a presença e consideração da educação física na legislação que estabelece as diretrizes de ensino no brasil como parte do currículo escolar, de forma obrigatória, verificou-se a negligência em relação a valorização do conteúdo em aspectos além da prática cultural ou recreativa. Desse modo, a educação física merece estar relacionada como parte essencial do desenvolvimento integral do indivíduo, além do corpo em movimento. Principalmente no contexto da era da informação, é indispensável que as práticas de ensino sejam mutáveis e adaptem-se às realidades de cada sociedade. br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl. html>. Acesso em: 15 mar. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. A. AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Monografia (Graduação em Educação Física). Faculdade de Inhumas, Goiás. MOMMAD, Maicon Luiz. R. Educação Física no Brasil: da origem até os dias atuais.

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