SISTEMA OFENSIVO 3-5-2

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

De fato, o objetivo existente no momento da partida decidirá qual escalação a ser adotada, isto é, a necessidade vigente do resultado. Uma definição exata do que são os sistemas táticos é improvável de se alcançar, já que as variações sofridas configuram suas estruturas. Não apenas o tempo, como também as diferentes visões de autores literários e escolas de futebol remodelam a conceituação de sistema tático. O futebol atual se preocupa mais em não sofrer gols, logo, não se vê mais, hoje em dia, uma equipe jogando no 4-2-4. Tal esquema começou a perder espaço para o 3-4-3 e o 4-3-3, até que foi extinto pelos treinadores e especialistas. Today's soccer is more concerned with not conceding goals, therefore, we no longer see, nowadays, a team playing in the 4-2-4 formation.

This system started to lose space to the 3-4-3 and 4-3-3, until it was extinguished by coaches and specialists. Currently, the most used tactical schemes are 4-4-2 and 3-5-2. The latter is the central object of the study in question. The literature review, which is the methodology of this project, will deliberate significant aspects about the historical context of the 3-5-2 tactical system, as well as the functionalities, advantages, and disadvantages of such a scheme. Vantagens e desvantagens do 3-5-2 12 3 CRONOGRAMA 13 4 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO O sistema de escalação de uma equipe pode ser o fator decisivo do sucesso ou fracasso esportivo. O desempenho coletivo e/ou individual é influenciado nas partidas pelo comportamento tático adotado pelo time que, por sua vez, precisará obedecer às ordens técnicas de seu treinador.

Diversos são os esquemas táticos que podem ser utilizados por um time, até mesmo com a possibilidade de variar suas táticas em uma mesma partida. De fato, o objetivo existente no momento da partida decidirá qual escalação a ser adotada, isto é, a necessidade vigente do resultado. Com isto em mente, este trabalho visa descortinar as características imprescindíveis dos esquemas táticos, dando especial atenção ao sistema que contém essências defensivas e, ao mesmo tempo, ofensivas. Leonardo (2005, p. afirma que: O jogo desportivo coletivo se desenvolve através de uma relação complexa dentro de um determinado contexto com um grande número de opções a serem tomadas individualmente, gerando respostas coletivas e, logo, passíveis da imprevisibilidade. De acordo com Pivetti (2020, p.

“Tática não é só a forma como o time se dispõem em campo, mas também a maneira que ele ataca e defende, tanto de maneira coletiva, grupal ou individual”. Em outras palavras, com a tática exercida no sistema de escalação, é possível estudar ações comportamentais em meio às complexidades do campo de jogo. Para Pivetti (2020, p. é importante deixar claro que: “dentro do campo, ninguém se comporta de uma forma completamente robótica”. Todavia, os sistemas de escalação são demasiadamente úteis, pois oferecem um panorama geral de quais devem ser os posicionamentos dos atletas e o que farão em campo. Os sistemas táticos, quando se compreende a equipe como um todo, são reconhecidos por uma estrutura numérica, como o sistema 4-3-3.

O primeiro esquema tático lógico foi o 4-2-4, quando se acreditava que o intuito do futebol era marcar gols. Sepp Piontek pensou em tirar um jogador da defesa e empurrá-lo para o meio-campo. Afinal, a tendência existente nos timas era deatacar apenas com 2 (com o tradicional 4-4-2). Logo, seria benéfico avançar a zona de um jogador, com o intuito de melhor aproveitá-lo na frente (BALBINO, 2001). “Com tanto espaço para cobrir, certamente haveria erros. Para corrigi-los o terceiro defensor ficava atrás deles, atuando como líbero. É ele o jogador que orienta a defesa, desarma adversários e cria as jogadas de ataque. Para esse ataque funcionar, o meio-campo deve ter jogadores com capacidade de marcação. No que diz respeito ao cenário defensivo do esquema, Pereira (2015, p.

postula que: “cada zagueiro fica incumbido de marcar um atacante, enquanto o líbero pode se posicionar na frente ou atrás da defesa, "na sobra", auxiliando o setor defensivo”. Ademais, para completar a funcionalidade do esquema, Brazão (2019, p. Pode-se dizer que esse esquema auxiliar a manter a posse de bola, pois preenche eficientemente o meio-campo, além de adiantar alas para chegar com força ofensiva, podendo ganhar amplitude, profundidade e eficácia no ataque. Já no que se refere às desvantagens desse sistema, Veronez (2022) aponta a inferioridade numérica nas laterais, além de problemas de pressão nas laterais, pelo motivo que os meias podem demorar para chegar e fazer o balanço defensivo em um momento de transição defensiva. Além disso, se a equipe estiver formando uma linha de cinco no momento defensivo e houver uma transição rápida com os meias ou atacantes, os laterais vão ter dificuldade de chegar na linha de fundo.

CRONOGRAMA 2022 Atividades/Meses Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Revisão de Literatura X X Levantamento dos instrumentos de pesquisa X Elaboração do projeto X X Qualificação do Projeto X Envio ao comitê de ética X Coleta dos dados X X Análise e Interpretação dos dados X X Elaboração do Artigo Científico X X Defesa X Entrega X 4 REFERÊNCIAS BALBINO, Hermes Ferreira. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. org. br/congressos/index. php/vcsbce/vcsbce/schedConf/presentation> Acesso em: 05 Dez. BETTINE, Marco et al. Como o esquema tático da Holanda de 1974 influenciou o futebol: do Paulistão a Liga dos Campeões. S. GRECO, P.

J. Comparação do conhecimento tático processual em jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. LEONARDO, Lucas. O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE ANÁLISE DO JOGO ATRAVÉS DA COMPREENSÃO JOGO. Orientador: Rodrigo Aparecido Azevedo Leitão. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)–Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP:[sn], 2005. J. G. Metodologia científica do treinamento desportivo. ed. São Paulo: IBRASA, 1980.

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