Drogas Lícitas e Ilícitas
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Gestão ambiental
Pode-se dizer que juridicamente, apoiado no “ International Narcotics Control Board” o Brasil teve orientação enquanto combate, porém desconsidera as realidades latino-americanas, já que foi formulada em 1971 quando o eurocentrismo ainda predominava. E isso influi, diretamente, na não consideração de características das culturas indígenas e afrodescendentes. No que concerne ao uso e combate do uso de drogas, sejam elas lícitas ou não, esse processo de observação cultural se faz de extrema importância, uma vez que existem drogas que podem ser consideradas ilícitas na Europa – breco dos documentos da ONU, mas que são utilizadas em rituais de tribos indígenas brasileiras. De acordo com Labate et al (2008), a lei n. que regulamenta as políticas brasileiras concernentes às “drogas”, diretamente influenciada por aquela convenção da ONU, ainda não reconhece os usos culturais de certas substâncias psicoativas vinculadas a rituais, tampouco possui classificações e penalizações diferenciadas para os usos tradicionais de “drogas”.
A melhor metodologia será escolhida conforme a hipótese desenvolvida. Encontra-se, portanto, variados métodos que permitem uma aproximação da elucidação de um problema. É possível assim perceber que as tendências que foram sendo propostas para o ensino da área têm origem tanto no campo científico como no educacional, a partir de demandas que surgem da própria escola, muitas vezes influenciadas por contextos sociais, como a comunidade que a circunda, por exemplo. Na medida em que concepções de sociedade e de ciência mudam, perspectivas de ensinar e aprender ciências também se alteram tendo como finalidade a formação de novos cidadãos. Os princípios de Freire (2005), por exemplo, vão até o mais íntimo da sala de aula. Cardoso et al (2015), coloca que é facilmente visto que muitos estudantes estão deixando a escola para o consumo das drogas, tornando-se viciados, indo para a criminalidade ou até mesmo são internados em instituições.
Acredita-se, portanto, que o Ensino de Ciências direcionado a temática, pode contribuir possibilitando a esses estudantes informações que contribuem para uma tomada de decisão mais racional no que diz respeito a esses tipos de drogas. De acordo com Araldi et al (2012), a abordagem nas aula de ciências tem uma perspectiva da prevenção de diminuir o consumo de tais substâncias lícitas e ilícitas por estudantes e jovens na comunidade escolar. Assim, a temática das drogas é um dos temas que segundo o PCN, seja necessário enfocá-lo de maneira diferenciada, e as dificuldades em lidar com o assunto levam a colocar a esperança nos educadores e muita expectativa nas instituições (BRASIL, 2001). A Escola tem um papel fundamental no desenvolvimento sadio de nossas crianças, adolescentes e jovens, pois contribui para a formação global do ser humano e da sociedade.
Quer por não acompanharem ou poderem se adaptar as mudanças ou por alterações próprias no seu comportamento e personalidade, muitos indivíduos não suportam e acabam fraquejando. O homem prensado busca alternativas para não esmorecer e precisa de força para continuar, dentre elas pode-se citar a droga alternativa enganosa, presente abundantemente em todos os lugares, ao nosso redor. Segundo ANTON (2000): O consumo de drogas lícitas e ilícitas é um tema em torno do qual existe grande preocupação social, preocupação esta totalmente justificada à luz dos resultados das diferentes pesquisas realizadas e dos dados de que se dispõe atualmente sobre o uso dessas substâncias (ANTON, 2000, p. Esse uso indiscriminado das drogas vai gerar vários problemas sociais e de saúde, trazendo vários riscos para quem as consome.
E a cada dia esse número de consumidores vem aumentando com frequência. A prevenção do uso indevido de drogas é uma tarefa que faz parte da função educacional da escola, fazendo parte do seu projeto pedagógico, inserindo como tema no seu currículo, sendo compartilhada pelos educadores para uma reflexão e construção de responsabilidade social por parte dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Tendo visto o que foi exposto no presente estudo, observou-se que o tema drogas, sejam elas lícitas e ilícitas devem ser tratadas nas aulas de ciências, de modo a atender a demanda da comunidade escolar e seu público alvo. Não é possível, no entanto, acabar de vez com o consumo de drogas, mas é possível levar aos jovens mais informações, para que os mesmos não entrem nesse mundo sem volta.
E com essas informações adquiridas possam ajudar a outros jovens a não se envolverem com nenhum tipo de substância lícita ou ilícita. A prevenção deve ir além das informações, deve ser acompanhada por ações educativas, comprometendo a escola, a família e a comunidade, assim este trabalho foi importante porque as pessoas envolvidas tiveram e tem oportunidade de refletir sobre os próprios comportamentos e por meio dessa reflexão decidir por qual opção de vida irá escolher, procurando de certa forma identificar os caminhos para uma vida saudável. Revista Folha Explica, v. n. p. ANTON, D. M. C. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola.
Revista Interface (Botucatu) vol. n. pp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. LORDELLLO, J. Como conviver com a violência: álcool e violência. São Paulo: Moderna, p.
534 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes