Dislexia: Uma abordagem psicopedagogica
Tipo de documento:Artigo cientifíco
Área de estudo:Pedagogia
As escolas nem sempre estão capacitados para lidar com este tipo de situação, então o papel do profissional da psicopedagogia faz-se extremamente necessário, de diminuir os sintomas, melhorar o aprendizado e promover a independência do estudante que convive com barreiras na aquisição do conhecimento. Através do estudo de autores renomados da área da Educação e da psicopedagogia, buscamos referências para este trabalho, que visa diminuir as barreiras do ensino, causadas, especificamente, pela dislexia. PALAVRAS-CHAVE: Dislexia. Psicopedagogia. Educação. Este tipo de situação gera no aluno problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento e até mesmo evasão escolar. Diversos são os desafios dos Professores, pedagogos e dirigentes escolares no enfrentamento deste tipo de questão na atualidade. Por isto o psicopedagogo é um profissional que se faz extremamente importante neste tipo de intervenção.
Visto que, a psicopedagogia queria um embasamento teórico e prático para que seja feita abordagem necessária com aluno de forma que ele em frente com sucesso a dificuldade de aprendizagem que apresentar. Tendo nas salas de aula ambientes extremamente heterogêneos, aonde podemos encontrar os mais diversos tipos de estudantes, lidar com as questões de dificuldade de aprendizagem se faz cada dia mais importante e presente no dia a dia dos profissionais da educação. Os transtornos de aprendizagem mais comuns são: dislexia, disgrafia, discalculia, dislalia, disortografia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), além da discalculia que é uma dificuldade mais relacionada com as questões de natureza numérica e matemática. No geral, a solução para este tipo de problema é direcionada necessariamente a escola, visto que esta instituição é tida como a responsável por sanar qualquer problema que se relacione aprendizagem.
Porém, conhecendo as dificuldades limitações de tempo, espaço e até mesmo qualificação, entre pela Escola todos os dias, precisamos ressaltar a importância do profissional da psicopedagogia na resolução deste tipo de situação problema. DESENVOLVIMENTO Trataremos neste trabalho, mais especificamente, a questão da dislexia. Distúrbio de aprendizagem este que, segundo a Organização Mundial da Saúde, atinge cerca de 2 milhões de pessoas atualmente. Todos esses sintomas somados podem levar o aluno com dislexia apresentar baixa autoestima no ambiente escolar, visto que seu rendimento tende a cair, se comparado ao desempenho dos colegas. A demora no tempo da realização das tarefas na sala de aula também é um fator vexatório para este aluno, a facilidade de dispersão, as dificuldades em memorizar, o atraso na aquisição da leitura e escrita, leitura lenta e por vezes confusa, todos estes fatores tendem a aumentar o isolamento do aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem.
Sendo a dislexia um obstáculo tão contundente na vida escolar do indivíduo, devemos considerá-la o final das chances deste aluno desenvolver-se bem na aprendizagem? A resposta para esta pergunta é não. Com a ajuda da psicopedagogia é possível que este aluno consiga se desenvolver, amadurecer o seu aprendizado e conseguir resultados satisfatórios, para si mesmo, seus responsáveis e a escola. Não podemos esquecer que grandes pensadores de nossa cultura foram pessoas que conviviam com a dislexia. Para falarmos de uma melhora no quadro da dislexia, precisamos falar do psicopedagogo. Este é o profissional que será responsável pelo diagnóstico, encaminhamento, tratamento e direcionamento do indivíduo com dislexia e sua família, além da escola. O trabalho psicopedagógico nunca é feito sozinho, professores, pedagogos, médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, família e sociedade também são atores importantes no processo de aprendizagem.
Depois de verificadas as questões de saúde, emocionais e sociais do aluno, faz-se necessário o atendimento psicopedagógico sério e de qualidade em busca de obter sucesso escolar para o aluno com dificuldades de aprendizagem. O que é Psicopedagogia A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta as realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda - o problema de aprendizagem, colocado em um território pouco explorado, situado além dos limites da psicologia e da própria pedagogia – e evoluiu devido a existência de recursos, ainda que embrionários, para atender a essa demanda, constituindo- se assim, em uma prática. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem.
Portanto, vemos que a psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprender, como essa aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e a preveni-las. BOSSA, 2007, p. Intervenção Psicopedagógica A especificidade da intervenção psicopedagógica em relação a outras formas de tratamento, mais especificamente outras terapias, nos coloca diante de problemas como por exemplo o tempo para obtenção de resultados, a pressão da escola e da família e muitos outros, que na verdade são a razão do nascimento da Psicopedagogia. Na psicopedagogia não estamos tratando o sujeito epistêmico de Piaget, o sujeito do inconsciente de Freud, o sujeito cindido de Lacan, estamos sim tratando de resgatar um sujeito total: não a soma, mas sim a integração desses sujeitos ou fragmentos, em um novo desenho mais coerente com o pensamento científico atual.
BOSSA, 2017, np) A forma de abordagem das questões da dislexia vai depender que fatores como, a idade, tipos de dificuldades, desenvolvimento do estudante, além de fatores físicos e psicológicos. O atendimento psicopedagógico deve ser personalizado frente à cada novo desafio encontrado pela criança ou adolescente. A combinação de treinamento da consciência fonológica com a instrução sistemática da leitura é uma das formas mais eficientes e utilizadas na dislexia, adaptando-a ao perfil de cada aluno, seu grau de desenvolvimento cognitivo, a capacidade de fala e linguagem, das habilidades semânticas e visuais. Se as dificuldades de aprendizagem vêm sendo cada vez mais desafiadoras para os pesquisadores, diversas são as novas técnicas criadas e estudadas para a melhoria do processo de aquisição do conhecimento do indivíduo com dislexia.
Neste tipo de atividade a criança é levada a perceber as semelhanças e diferenças nos sons das palavras, a forma física da linguagem pode ser muito melhor percebida através dele. Busca-se com esta atividade, que através do objeto retirado da caixa pela criança, que o aluno tenha a oportunidade de contar as sílabas do nome dele, dividi-las com palmas e formá-las de maneira a poder ver sua escrita e ouvir os sons. Já instrução sistemática da leitura pressupõe o exercício de habilidades bastante delineadas através da leitura. Tendo o treino e a rápida resposta como fatores primordiais neste processo. Ainda assim reforçamos que as práticas educativas para o ensino de leitura devem respeitar a forma o tempo, cidades de cada aluno aprender, cada criança tem seu ritmo interior que independe do que é preconizado na escola.
Disponível em: www. dislexia. org. br. Acesso em:10/10/2017. São Paulo: Memnon, 2004. DAVIS, Ronald. O dom da dislexia. Rocco, 2004.
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