DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: O USO DE RECURSOS TECNOLOGICOS DIGITAIS EM SALA DE AULA

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Engenharia mecatrônica

Documento 1

Outrossim, verifica-se que o professor precisa rever seus conceitos em relação as transformações sociais e os avanços da Tecnologia, utilizando e inserindo em suas aulas os recursos tecnológicos digitais, pois pode se observar com os argumentos dos acadêmicos que os mesmos necessitam se inteirar nesse ambiente tecnológico, para que possam ser instigados em sala de aula com algo inovador e motivador e consequentemente obter rendimentos acadêmicos melhores. Palavras-chave: Didática. Recursos Tecnológicos. Ensino-aprendizagem. Ensino Superior. Descritivo por descrever as características desse grupo de acadêmicos e professores. De acordo com Gil (2011, p. “A pesquisa descritiva tem por objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”. A pesquisa descritiva se aproxima da pesquisa explicativa, em que GIL (2011) relata, que tem como cuidado identificar as ocorrências dos fenômenos, isto é, identificar o porquê das coisas, aproximando o conhecimento da realidade de maneira aprofundada.

SURGIMENTO DA TECNOLOGIA Desde os primórdios se faz o uso e produção de pequenas e grandes invenções, em que garante ao homem sobrevivência e poder. Essas tecnologias permitem então, por exemplo, criar um novo livro eletrônico, comumente hipertextual, que contém um texto fragmentado ao invés de uma grande obra física. Esta fragmentação é propositada, pois significa um estado de uma nova organização e desenvolvimento de novos conjuntos (ALMEIDA, 2001). Esta transformação do analógico em digital torna-se particularmente importante, pois se cria novas necessidades e altera velhos e sólidos paradigmas. Com essa mudança, a informação se torna cada vez menos ligada ao aparato físico que a contém. Está na hora de aprendermos uma nova "linguagem" e de utilizá-la.

“A linguagem digital é simples baseia-se em códigos binários, por meio dos quais é possível informar, comunicar, interagir e aprender”. De acordo com Kenski (2007), as novas tecnologias, assim consideradas em relação às antigas tecnologias existentes, quando expandidas socialmente transformam as qualificações profissionais das pessoas e seu cotidiano. Por isso reconhecer o quanto à tecnologia digital pode potencializar modos e conteúdos e, principalmente, como ela pode democratizar o conhecimento, deve ser um movimento contínuo. Segundo Lévy (1956, p. “O armazenamento em memória digital é uma potencialização, já a exibição é uma realização”. Keski (2008) também afirma que o ensino mediado pelas tecnologias digitais redimensiona os papéis de todos os envolvidos no processo educacional. Os recursos tecnológicos digitais por mais versáteis que possam parecer, não são a parte principal no contexto educacional, inclusive para que se produzam ganhos significativos nos processos educacionais.

Pois, apenas com uma tecnologia elaborada e aplicada em situações, problemas ou semelhantes promove uma solução e esta solução produza conhecimento. E neste sentido que surge a Tecnologia Educacional 1. DIDÁTICA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL A partir dessa visão da didática no mundo contemporâneo e expansivo, ocorreram mudanças constantes na história da didática educativa quando a mesma passou a ter a necessidade de recursos que auxiliassem como ferramenta de estímulo no e do processo educacional e a evolução de recursos tecnológicos como meio para alcançar uma aprendizagem diferenciada e significativa. A linguagem digital então depende do ato independente de cada indivíduo, podendo, assim, arraigar e delinear o nível de conhecimentos. Portanto, a tecnologia torna-se o grande desafio da espécie humana, pois o homem deve utilizá-la como apoio indispensável para acompanhar o desenvolvimento do mundo, adaptando-se aos complexos avanços tecnológicos impostos a todos.

No âmbito educacional esse desafio também aumenta, pois é preciso que o docente esteja preparado para o domínio e absorção crítica dessa linguagem. Por isso a universidade não deve fugir de propostas pedagógicas que envolvam o uso das novas tecnologias no cotidiano universitário. Nesse sentido se traz novas maneiras de aprender com o uso das tecnologias digitais, contribui e facilita a aprendizagem, levando o aluno a novas descobertas, tornando inovadoras as atividades e possibilitando a transformação de antigos paradigmas. Uma das maiores vantagens em utilizar a tecnologia na educação é a economia de tempo. Mas isso não significa deixar o aluno a mercê dessas tecnologias sem nenhum amparo (ALMEIDA, 2003). Quando empregamos o termo tecnologia educacional, os educadores entendem como um paradigma do futuro, mas a tecnologia educacional está relacionada às antigas ferramentas utilizadas no processo ensino-aprendizagem.

Pois o giz, o livro, a lousa, o computador, o projetor, o vídeo, a televisão, o jornal impresso, o aparelho de som, um gravador de fitas cassete e de vídeo e o rádio, são todos subsídios instrumentais componentes da tecnologia educacional. O professor deve saber como se trabalhar o conteúdo aplicado juntamente com esses recursos Tecnológicos, tornando inovadoras as atividades propostas, permitindo a alterar antigos modelos de educação, a fim de que a Educação caminhe em busca de uma pedagogia interessante e mais de acordo com a realidade do aluno. De acordo com Guimarães (2004, p. “A formação de professores é uma das principais tarefas das Universidades”. Sendo assim os projetos desenvolvidos através das Universidades para a formação docente se faz necessária, e no contexto atual em relação às tecnologias digitais para seu devido uso isso não é diferente.

Embora existam professores que utilizam os recursos tecnológicos digitais para aprimorar suas aulas, o docente tem a obrigação de conhecer e saber o que ensina e assim rever seus métodos de ensino, para que o aluno possa se interessar pelas aulas. Pois de acordo com Barreto (2004, p. Por isso, a universidade deve estabelecer as estratégias didáticas necessárias e corretas para a aprendizagem das linguagens, originárias das novas tecnologias, pois é importante preservar, nos processos de ensino e aprendizagem, o sentido do conhecimento, ou seja, as inquietações e as indagações do aluno, da cultura e da sociedade. Portanto, universidade que se empenha na aprendizagem do aluno, confrontando-o com questionamentos e conteúdos que o ajudam a entender o mundo em que vive, não deve temer a tecnologia, mas problematizá-la.

Sendo assim é fundamental que o professor propicie ao aluno a oportunidade de aprender utilizando esses novos métodos. Pois ao tentar resolver algum assunto, o aluno vai colocar em ação os elementos necessários de que dispõe sem se limitar necessariamente, a um único campo do conhecimento. Mas isso não significa deixar o aluno a mercê dessas tecnologias sem nenhum amparo (MORAN, 2013). Isso, com certeza, farão uma grande diferença no processo educacional. GUIMARÃES, 2013, p. Portanto, as novas tecnologias estão cada vez mais presente no âmbito educacional e futuro professor e o professor já atuante no mercado de trabalho, não se podem distanciar dessa realidade, pois na sociedade contemporânea o processo de formação de professores, tanto inicial, como continuada, bem como no contexto do Ensino Superior e no contexto das instituições formadoras através de programas, são primordiais na forma de pensar e agir do profissional da educação.

CONCLUSÃO Os recursos didáticos são as ferramentas e qualquer objeto utilizado pelo professor que possa estabelecer alguma reciprocidade com o aluno para facilitar a aprendizagem. A utilização desses recursos consiste em uma mudança que abrange desde o uso a postura do professor. O aluno poderá dessa maneira sentir-se mais instigado em ver o professor empregando para fins pedagógicos ferramentas que ele já utiliza para o entretenimento no seu dia-a-dia. Essas ferramentas inclusive trazem para o ambiente acadêmico situações de sua realidade reduzindo a distância entre a teoria e a prática. No entanto o professor deve ter cuidado para que o fascínio tecnológico banalize as suas práticas pedagógicas. Deve deixar claro que os recursos tecnológicos disponíveis são apenas oportunidades para maior instrumentalização para o processo de ensino-aprendizagem, devendo ter sempre um olhar reflexivo sobre a sua prática, nunca perdendo de vista o principal objetivo do uso de qualquer recurso tecnológico, que são ações que podem levar a construção de conhecimento.

Praticamente todos os recursos tecnológicos disponível são passíveis de serem utilizados. Portanto os recursos tecnológicos digitais é um dos elementos que contribui para uma educação de qualidade, proporcionando mais dinâmica em sala de aula. Por isso é importante fazer seu uso como um mediador pedagógico. DIDACTICS IN HIGHER EDUCATION: THE USE OF DIGITAL TECHNOLOGICAL RESOURCES IN THE CLASSROOM ABSTRACT In the present work, the objective is to discuss the didactic use of digital technological resources in the classroom, detecting how the use of digital technological resources influences the teaching-learning process. The methodology is based on A descriptive and explanatory qualitative approach. As for the results obtained in this study, it is noted that, for the teacher, the difficulties encountered are in the handling of these resources and that need digital technological training for their use.

Educação, ambientes virtuais e interatividade. IN: SILVA, Marcos (Org. Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003. ALMEIDA, M. Análise de conteúdo. São Paulo. Atlas. BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. Informática Educativa: diagnósticos e pespectiva/ Tania Guimarães; Rebeca Moreira Sena; Kelis Estatiane de Campos(orgs). Cáceres: UNEMAT Ed, 2013. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2003. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. O que é virtual. São Paulo: ed. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T. Behrens, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. SILVA, Marco. Sala de Aula interativa. Ed. Rio de Janeiro, 2010.

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