DANÇAR, MOVIMENTAR E BRINCAR A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
OBJETIVOS. Objetivo geral. Objetivos específicos. JUSTIFICATIVA 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5. Ainda assim, é pouco utilizada nas escolas. O foco da pesquisa será demonstrar que a psicomotricidade pode estar presente no dia - a dia das crianças na Educação Infantil, sendo o professor o facilitador desse processo. Para realizar o trabalho psicomotor na educação infantil deve-se fazer uma análise cuidadosa do contexto social e familiar em que os alunos estão inseridos, a fim de encontrar as melhores formas de favorecer o desenvolvimento saudável na infância. A grande motivação da escolha deste tema está em perceber a riqueza dos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor que a Psicomotricidade pode trazer para as crianças na Educação Infantil. Os objetivos principais do projeto estão em pesquisar o valor do desenvolvimento assertivo; mostrar que com a aplicação de atividades, brincadeiras e jogos corretos, as crianças serão capazes de aprender melhor, raciocinar melhor, se expressar melhor e serem felizes, desenvolvendo-se plenamente.
Em plena era digital, um dos maiores desafios do século XXI para a educação, é evitar que as crianças cedam ao sedentarismo físico e mental, favorecido pelos jogos eletrônicos e pelas redes sociais. É dever dos pais e da escola promover atividades que estimulem as crianças ao movimento. A psicomotricidade é uma aliada da Educação Infantil. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Esse Projeto de Intervenção Pedagógica será elaborado para os professores de Educação Infantil, uma vez que a aquisição ou o aperfeiçoamento das habilidades básicas por meio da estimulação das funções psicomotoras das crianças influenciam positivamente o processo educativo. As atividades foram elaboradas para serem realizadas pelo professor de classe juntamente com o professor de educação física da Educação Infantil.
Segundo ele, a infância é um período privilegiado: é nos três primeiros anos de vida que ocorrem as aquisições mais importantes, sejam elas físicas ou emocionais. Um período da vida da criança que possui características e necessidades próprias. Wallon defende em sua teoria que os conjuntos funcionais – motor, afetivo e cognitivo, formam “(. um sistema integrado em que cada um deles depende do funcionamento do sistema como um todo, cada um deles participa da constituição dos outros, funcionando, então, o psiquismo como uma unidade” (MAHONEY, 2004, p. Outro estudioso importante da Psicomotricidade foi Le Boulche (1982), que propôs a teoria de que o desenvolvimento psicomotor evolui através de estágios, os quais chamou de “estágios de evolução psicomotora” (LE BOULCHE, 1982). No período que vai dos dois aos sete anos, o pensamento infantil (inteligência intuitiva) é caracterizado pelo egocentrismo, nada objetivo, onde a criança é refém de suas percepções.
Por esse motivo, a escola não deve trabalhar conhecimentos como distinção lateral (direita/esquerda). A referência da estruturação do espaço até os sete anos é o corpo, topológica. São três pilares que estruturam a psicomotricidade: emocional (o que fazer); motor (poder fazer) e o cognitivo (saber fazer). Quando há um desequilíbrio em algum desses pilares, o processo de aprendizagem da criança pode se desestruturar. É importante também que o professor conheça as etapas do desenvolvimento da criança e suas fases e torne-se um facilitador da aprendizagem propondo atividades psicomotoras onde as crianças possam explorar, dançar, brincar, sentir e aprender através do corpo. Dessa forma, contribui para a formação de indivíduos, autônomos e criativos. Muitas dificuldades de aprendizagem podem ser resolvidas na escola, quando os professores buscam novas práticas pedagógicas.
Inserir atividades psicomotoras em seu dia-a-dia, faz com que o professor saia de um lugar de acomodação e movimente-se em direção ao novo. A educação psicomotora, através de uma experiência lúdica do brincar, dançar e se movimentar, auxilia os processos pedagógicos e favorece a formação integral das crianças. MAHONEY, Abigail Alvarenga. A constituição da pessoa: desenvolvimento e aprendizagem. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga & ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org. A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004. In: Cadernos PDE. Paraná, 2014. Disponível em: http://www. diaadiaeducacao. pr.
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