ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

 Situação Problema 10 3. Duração do Projeto 11 3. Público Alvo 11 3. Objetivo Geral 11 3. Objetivos Específicos 11 3. Quando se fala de fonemas, está se remetendo à disciplina de Fonética e Fonologia, que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala e como eles se organizam dentro de uma língua, dando suporte à compreensão dos mecanismos de aprendizagem, visto que os alunos, no início do processo de alfabetização, podem apresentar desvios na escrita por transcrever a fala ou, ainda, alunos cuja fala é mais distante das normas padronizadas da escrita podem encontrar dificuldades de compreensão na leitura de textos mais longos. Já quando se refere ao uso da linguagem nas funções sociais, está se voltando à função social da linguagem, bem como da literatura, como observado na disciplina de Teoria Literária.

Nesse sentido, destaca-se que a eficiência na recepção literária e linguística muda a maneira como se lê um texto, como se relaciona com ele. Ante esse cenário, o professor deve atuar prontamente na promoção da prática social de leitura e de escrita a fim de estimular, no aluno, a eficiência de elaboração e recepção textual. Dessa forma, constatamos que muitos percalços se interpõem na caminhada do professor. Além disso, o professor pode promover algumas práticas sociais eficientes de leitura e produção textual. Na sala de aula o processo de aprendizagem também pode ser divertido, o que irá atrair maior atenção do aluno e até maior cooperação. Existe, nas brincadeiras, uma ótima oportunidade de despertar o interesse do aluno pelo conhecimento, pela leitura e pela produção textual.

Outro projeto de leitura que pode ser desenvolvido com os alunos, seria pedir que o aluno trouxesse de casa livros de seu interesse, permitindo que o aluno se expresse mais, e que ao invés de receber informação por parte do professor, se torne parte dessa troca, ou seja, o aluno irá se sentir protagonista na relação de aprendizado. PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA 3. Dessa forma, quais questionamentos a trabalhar: * Por que muitos de nossos alunos passam pelo ensino fundamental e vão do 6º ao 9º ano sem aprender a ler e escrever? * De que forma a leitura, a escrita e a produção de textos terá significado para o aluno? * Como intervir no processo ensino-aprendizagem? * Que estratégias fará o aluno ler, escrever e produzir um texto satisfatoriamente? 3.

Duração do Projeto 1 ano letivo ou até que todas as etapas sejam concluídas com êxito. Público Alvo Alunos do 6º ao 9º ano da Escola 3. Objetivo Geral Contribuir no processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento dos alunos através de gincanas, e discussões que contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita; 3. Objetivos Específicos * Adquirir competência na leitura e escrita; * Aprender gramatica, ortografia e sintaxe: * Saber interpretar vários tipos de texto; * Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem; * Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio da leitura e produções de textos. Segundo Koch e Elias (2008), a leitura vai além de apenas ocupar um importante espaço na vida do leitor, o ato de ler constitui-se da junção entre os sujeitos sociáveis com a linguagem sociocognitiva, o que lhes possibilita um contato eficaz com elementos significativos do texto.

Percurso Metodológico Serão utilizadas as abordagens cognitivista e sociocultural, valorizando a elaboração do conhecimento e a consciência crítica, o processamento das informações e os comportamentos relativos à tomada de decisões. Onde ao lidar com situações sociais, o educando é movido a resolver problemas reais e significativos, dando ênfase ao conhecimento de forma prática e objetiva. Mas que, também, o aluno sinta-se como sujeito atuante na escola e capaz de transformá-lo para melhor. Também serão valorizadas as diversas contribuições que os diferentes métodos de alfabetização oferecem. Proposta de trabalho: A revolução dos bichos; 3. Proposta de seqüência didática do livro: A revolução dos bichos 1. Orientar que cada aluno faça a leitura do livro em casa, pois não seria possível lê-lo completamente em sala de aula; 2.

Propor que cada aluno faça uma síntese daquilo que entendeu da história, dando lhes instrução de como elaborar uma síntese; 3. Pedir que os alunos escrevam em seus cadernos: sobre o que fala o livro? Qual foi o desfecho da história? Qual a moral da história? 4. Assim, analisando, observa-se que a elaboração do desafio trouxe experiências e contato com a elaboração de projetos, conhecimento sobre o tema abordado, sendo um diferencial nos futuros fazeres de intervenções docentes. Seguindo esse pensar, é possível entender a importância desse aprendizado para a formação de meus conhecimentos. REFERÊNCIAS BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi; ROSA, Ester C. de Souza (org). Ler e Escrever na Educação Infantil. Disponível em: http://jottaclub. com/2017/05/projeto-de-intervencao-pedagogica-nos-anos-iniciais/.

Acesso 13 set. Alfabetização e Letramento. Disponível em: https://www. Disponível em: 7 https://www. youtube. com/watch?v=R9LQzhks5NE. Acesso 13 Set. Letramento e alfabetização: as muitas facetas, de Magda Soares. br/arquivo/pdf2015/20967_8304. pdf. Acesso 13 set.

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