CONTROLADORIA COMO MEIO DE UMA MELHOR GESTÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo e quantitativo por meio de entrevistas com colaboradores de micros e pequenas empresas sobre a importância da Controladoria e Contabilidade Gerencial para tomada de decisões. Os resultados demonstraram que 50% dos entrevistados acreditam que as informações disponibilizadas deveriam ser analisadas e discutidas a fim de auxiliar na gestão empresarial e todas as empresas responderam utilizar um sistema de gestão que é essencial no tratamento de informações diárias. Por fim, verificou-se que 50% dos colaboradores questionados estão dispostos a pagar um valor adicional por informações que ultrapassem atividades rotineiras e possuam caráter gerencial, ao influenciarem no rumo que a empresa tomará. Dessa forma, conclui-se que a Controladoria que é uma das ramificações da Contabilidade, com finalidade de realizar o planejamento e controle de informações, contribui para auxiliar e fundamentar o processo de tomada de decisões, de micro e pequenas empresas, e que sua importância é reconhecida pelas pequenas e médias empresas.
Palavras-chave: Controladoria. Decision making. Micro and small companies. INTRODUÇÃO Com o aumento da competividade entre as organizações, devido ao grande número de novas empresas que surgem a cada dia, é importante que se tenha o máximo desempenho de informações e controle empresarial. Pensando nisso empresas precisam que seus gestores trabalhem de forma a visualizar o futuro, escolhendo para a organização, melhores alternativas, que visem conquistar seus objetivos, garantindo a sua continuidade, sobrevivência e crescimento. A controladoria atua no processo de gestão empresarial, com o objetivo de proporcionar aos gestores, alternativas levem a atingir o ápice organizacional, mediante a confrontar informações passadas, presentes e futuras, proporcionando melhores resultados, trabalhando em harmonia operacional. Controller O profissional que enquadrasse para realizar as funções referentes à Controladoria deve ser qualificado como detentor de conhecimento atual da organização e a tendência de comportamento futuro.
Frezatti et. al. ressaltam que o Controller deve ter um espirito de liderança, ser capaz de motivar seus subordinados, saber e gostar de trabalhar em equipe, saber comunicar-se tanto oralmente como por escrito e estar atualizado não só com o que acontece nas organizações, mais também com o que ocorre no mundo, aprimorando seus conhecimentos. Para Lunkes e Schnorrenberger (2009), pode-se qualificar como sendo, desde o responsável pela Contabilidade e a geração de relatórios dela decorrentes, até o estrategista que participa do planejamento e presta suporte a todo o quadro gerencial da organização. CONTROLADORIA Para que as atividades de planejamento estratégico possam ser realizadas e organizadas de forma que usuários internos e externos possam compreender metas e objetivos traçados, é necessário a organização destacar uma ferramenta de grande importância como instrumento gerencial: a Controladoria.
Oliveira, Perez e Silva (2014, p. afirmam que: Departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiras e contábeis determinada pela entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos como estagio evoluído da Contabilidade. A Controladoria se baseia em princípios, procedimentos e métodos oriundos de outras áreas do conhecimento, tais como Contabilidade, Administração, Planejamento Estratégico, Economia, Estatística, Psicológica e Sistemas de Informação. Ao coletar subsídios de outras áreas de conhecimento para desempenhar as funções que lhe são atribuídas, a Controladoria pode estabelecer as bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelo de gestão econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores.
Os modelos de gestão têm sido utilizados amplamente como ferramentas para definir e atingir objetivos e metas de resultados. Para melhor esclarecimento referente à Modelo de Gestão, apresente-se o Quadro 04, mencionando alguns autores. Quadro 04 - Conceitos Modelos de Gestão Autor Conceito Padoveze (2013) Definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia. Frezatti et. al. METODOLOGIA Na elaboração da pesquisa de natureza científica, faz-se necessário definir e abordar os procedimentos metodológicos que delimitarão as técnicas utilizadas no decorrer deste trabalho, quanto à identificação dos objetivos, procedimentos e abordagem do problema. Diante dos argumentos revelados no decorrer do corpo deste trabalho, para execução da abordagem do problema, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva.
Conforme Andrade (2001) „‟[. a pesquisa descritiva menciona os fatos observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que os pesquisados interfiram neles‟‟. Quanto aos procedimentos, ocorrerá a pesquisa bibliográfica e de campo, demonstrando os métodos de dados necessários. Para Goldenberg (1997) menciona: A integração da pesquisa quantitativa e qualitativa permite que o pesquisador faca um cruzamento de suas conclusões de modo a ter maior confiança que seus dados não são produto de um procedimento especifico ou de alguma situação particular. Ele não se limita ao que pode se coletado em uma entrevista: pode entrevistar repetidamente, pode aplicar questionários, pode investigar diferentes questões em diferentes ocasiões, pode utilizar fontes documentais e dados estatísticos. Deste modo, pode-se mencionar que formam alcançados os objetivos pesquisados, relacionando com os dados coletados e com base na fundamentação teórica, para melhor compreensão do assunto abordado.
PROCEDIMENTOS PARA A COLETA E ANÁLISE DOS DADOS A pesquisa de campo será realizada por meio de entrevistas com colaboradores de micros e pequenas empresas, no município de XXXXXXXXX, sobre a importância da Controladoria e Contabilidade Gerencial para tomada de decisões. PESQUISA DE CAMPO Neste tópico, demonstram-se gráficos e/ou quadros com os dados e informações resultantes do roteiro aplicado aos colaboradores entrevistados, bem como a análise dos questionamentos auferidos. Pode-se observar a variedade de mercados de atuações, devido o grande acervo de empresas pertencentes ao escritório contábil objeto do estudo e a cultura econômica diversificada do município. Faturamento Diante dos dados obtidos na figura 01 questionou-se aos entrevistados um esboço referente ao faturamento das organizações em questão.
Figura 01 - Faturamento (Média Anual) Fonte: Elaborado pelo acadêmico (2020). Conforme abordado quando se trata do faturamento médio de micro e pequenas empresas, nota-se que o cenário apresenta uma grande diferença, obtendo resultados referentes aos faturamentos abordados pelos entrevistados, visualiza-se a variação entre R$ 63. Colaborador D) a R$ 18. Sim, todas as informações/dados referentes a movimentações passadas e presentes estão alocadas no sistema da empresa. Sendo que este sistema é de grande importância, principalmente para dar diretrizes ao negócio, pois a empresa registra todas as atividades nele, tanto entradas com saídas, e com isso consegue uma visão ampla de todas as informações necessárias para fazer uso dos demonstrativos contábeis. Fonte: Elaborado pelo acadêmico (2020). Após uma analise dos questionamentos, os entrevistados afirmaram que possuem sistemas de gestões, e qualificam estes sistemas como uma ferramenta de grande importância.
Com a necessidade de integrar informações/dados, pode-se analisar pontos fortes e pontos fracos que estão sendo destacados pela organização, em seu cenário presente. Fonte: Elaborado pelo acadêmico (2020). Percebe-se que a maioria dos que foram entrevistados responderam que estariam dispostos a desembolsar valores maiores a fim de obter informações mais esclarecedoras. No entanto ressaltaram que o valor do serviço poderia até ser maior, mas em conformidade o trabalho teria que ser bem executado e de qualidade, gerando resultados financeiros para organização. Porém uma pequena fatia dos entrevistados observou que os valores que pagos referente às informações contábeis já esta em conformidade com os serviços, e que estas informações deveriam ser apresentadas sem acréscimo nenhum, pois se destacaria como um diferencial para o escritório contábil.
Conclusão Ao longo dos anos a contabilidade foi vista apenas como um instrumento de regulamentação, uma espécie de elo entre o fisco e as organizações, no entanto, com advento da evolução econômica passou a ter caráter global, resultando no aumento da competitividade e na necessidade de informações tempestivas, transparentes e exatas a fim auxiliar na tomada de decisão. A empresa necessita receber elementos que auxiliem e permitam acompanhar o desenvolvimento de suas atividades ou produtos, avaliando resultados passados e presente, caracterizando metas futuras. Menciona-se que as informações contábeis não restringem apenas ao Balanço Patrimonial e a Demonstrações de Resultados, como muitos dos entrevistados explanam. Além desses demonstrativos básicos e finais de um período contábil, a Contabilidade oferece um fluxo contínuo de informações sobre os variados aspectos da gestão financeira e econômica da organização.
O órgão Contábil, além de gerar subsídios que permitam exemplificar resultados, tem o papel de analisar, controlar e projetar ações futuras. Por fim, acredita-se que a proposta referente ao trabalho, foram analisadas salientando os objetivos propostos no decorrer da pesquisa realizada. BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censos. Disponível emhttp://cidades. GOLDENBERG, Mirian. A arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa e, ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. MARTINS, G. de A; THEÓPHILA, C. Controladoria Estratégica. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Controladoria Estratégica. ed. Controladoria: Gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002 SEBRAE. In: Estudos e Pesquisas. Fatores Condicionantes a Taxa de Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil.
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