CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA A DETERMINAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Os índices pluviométricos obtidos com o pluviômetro foi semelhante ao encontrado com o pluviômetro convencional, como o projeto foi conduzido no período de estiagem o balanço hídrico foi negativo. Palavras-chave: Pluviômetro; evapotranspiração; balanço hídrico; Cacoal. ABSTRACT: A meteorological station developed by students of the environmental engineering course with alternative materials was installed between September 19 and October 10, 2018 on the campus of UNESC-Integrated Colleges of Cacoal. The station basically consisted of three rain gauges and three class A tanks for the determination of the rainfall indexes and the evapotranspiration rate, respectively, thus obtaining the water balance of the period in the region. The pluviometric indexes obtained with the rain gauge were similar to those found with the conventional rain gauge, as the project was conducted in the dry season, the water balance was negative.

As massas de ar que formam as chuvas frontais tem centenas de quilômetros de extensão e movimentam-se de forma relativamente lenta, consequentemente, esse tipo de chuva se caracterizam pela longa duração e por atingirem grandes extensões (SANTOS et al, 2017). Um dos principais desafios da humanidade é o atendimento da demanda de água em quantidade suficiente e de boa qualidade, sendo que a escassez de água para a irrigação e outros usos múltiplos já é um fato em diversas regiões do Brasil (CRUZ, 2016). A informação climática é de grande importância nas diversas atividades realizadas pelo homem, como o gerenciamento dos recursos hídricos, proteção aos riscos de inundação, modelagem da erosão, estudos agrometeorológicos, estudos climáticos de fenômenos atmosféricos, mudanças climáticas, dentre outras aplicações (SANTOS et al, 2018).

O pluviômetro é o aparelho utilizado para recolher e medir, em milímetros por metro quadrado, a quantidade de precipitação durante um determinado tempo e local, e a partir de dados obtidos por pluviômetros espalhados em uma determinada região é possível através de estudos e pesquisas identificar as causas da variação na precipitação local, e sua correlação com o meio ambiente (BORGES et al, 2012; SANTOS et al, 2017). O conceito de evapotranspiração potencial pode ser definido como o processo conjunto de evaporação e transpiração que ocorre naturalmente em uma superfície vegetada durante um determinado período (CARVALHO, 2011; PEREIRA, et al, 1997). Figura 1. Estação hidrometeorológica montada no campus da UNESC - Faculdades Integradas de Cacoal Os pluviômetros alternativos foram desenvolvidos com garrafas de politereftalato de etileno (PET) de 2,5 L.

Cada dispositivo consiste basicamente de um funil, um recipiente de armazenamento e uma torneira de plástico para a coleta da água. Uma das garrafas foi cortada na parte superior, formando um funil e a outra garrafa foi retirada a parte inferior, sendo utilizada como recipiente de armazenamento. O funil foi introduzido no recipiente de armazenamento, e ao recipiente foi acoplada a torneira. Onde: x: Índice pluviométrico convencional y: Índice pluviométrico alternativo Para a construção do tanque classe A (figura 4) foi utilizado um tambor metálico de 56,6 cm de diâmetro e 42,5 cm de altura, a esse tambor foi fixado um tubo de policloreto de vinila (PVC) de 7,5 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura, que serviu como poço tranquilizador. Figura 4. Esquema de montagem sistema de medição do tanque classe A O tanque foi instalado a uma altura de 10 cm do solo e preenchido com água até 4,5 cm da sua borda superior.

No poço tranquilizador foi fixado um paquímetro de 150 mm da marca Worker para a medição diária dos níveis (figura 4). De acordo com Pereira et al, (2002) é comum a adoção de um valor fixo para o coeficiente de tanque (Kp) quando não estão disponíveis os valores precisos de umidade relativa e velocidade do vento. Estes fenômenos ocorrem porque a Massa de Ar Equatorial Continental se expande e ganha força, oscilando para o sul a Zona de Convergência Intertropical e favorecendo outros sistemas produtores de chuva na Amazônia, como a Alta da Bolívia, conforme apresentado por França (2015). Evapotranspiração A tabela 2 apresenta os valores diários da evapotranspiração obtidos durante a execução do experimento, com o coeficiente de tanque adotado em 0,65.

Os resultados que estão com sinal negativo é devido a precipitação pluvial, conforme pode ser observado na tabela1, o único dia em que houve precipitação e não houve interferência nos resultados de evapotranspiração foi no dia 06 de outubro em que o índice pluviométrico foi baixo 2,2 mm/m2 com o pluviômetro padrão e 2,8 mm/m2 no alternativo. Devido a interferência, em decorrência da precipitação, os valores negativos de evapotranspiração foram suprimidos, com esses valores foi possível calcular o coeficiente de determinação e a equação da reta (figura 6). A análise do gráfico 2 mostra que a evaporação média para o período foi de 6,38 mm/dia e o coeficiente de determinação estimado em 0,8218, ou seja, 82,18% dos dados da variável dependente, no caso a taxa de evapotranspiração, estão de acordo com a média observada.

• CONSIDERAÇÕES FINAIS Ao final desta pesquisa, foi possível concluir que a utilização de materiais alternativos para a confecção de instrumentos meteorológicos produz resultados semelhantes aos aparelhos convencionais utilizados no monitoramento meteorológico. Como o experimento foi realizado no período de estiagem, o valor do balanço hídrico ficou negativo, ou seja, não houve a recarga hídrica dos reservatórios. Uma sugestão para trabalhos futuros seria o acompanhamento da estação no período de novembro a março, contemplando os meses de maior pluviosidade no estado de Rondônia. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BALBINOT, R. et al. Viçosa: Editora UFV, 2006. p BORGES, E. B. M. et al. n. p. jul. set. CAMARGO, A. R. Eficiência de métodos para o cálculo de coeficientes do tanque classe A na estimativa da evapotranspiração de referência.

Pesq. Agropec. Trop. PRUITT, W. O. Crop Water Requirements. FAO Irrigation and Drainage Paper 24, FAO, Rome, 1977, 144 p. DEINA, C. Climatologia das chuvas em Rondônia - período 1981 - 2011. Geografis. Belo Horizonte, v. n. p. Guarapari, 2011 PAULA JUNIOR, G. F. Ajustamento de modelos de probabilidade para variaveis de precipitação na cidade de Cacocal/RO. Monografia (Bacharelado em Estatistica). Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2016. Piracicaba: FEALQ, 1997. p. SANTOS, G. F. et al. p. jan/jun. SOUZA, J. L. M.  n. dez.   p.

160 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download