COMO MELHORAR OS MODELOS DE GESTÃO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Dessa maneira, com o passar dos tempos a legislação passou a ter documentos que apresentam a importância da educação de qualidade, para todos e com metas a serem desenvolvidas e conquistadas. Esse estudo apresenta uma reflexão sobre os modelos de gestão e como pode existir melhorias sobre o mesmo, tendo como objetivo geral apresentar os desafios da gestão e como podemos melhorar os modelos de gestões existentes. Através de uma revisão bibliográfica de artigos, livros, revistas, teses de mestrado e doutorado e documentos legais sobre a temática. Foi possível verificar, que os grandes desafios da gestão estão relacionados a qualidade das práticas pedagógicas que serão desenvolvidas na escola, a formação continuada dos professores e a colaboração de todos no processo de ensino aprendizagem das crianças, sendo assim se existir uma melhoria nesses pontos vai existir uma gestão voltada para uma educação de qualidade.

Palavras – Chaves: Gestão, Melhor Gestão, Gestão da Educação. Entretanto, sabemos que, na prática, o sistema é mais lento, a qualificação da educação não anda no mesmo ritmo que as normas e diretrizes. Isso porque a educação no Brasil apresenta muitos desafios desde pouca estrutura, baixos investimentos financeiros, escassez dos recursos pedagógicos, como livros, internet e recursos tecnológicos, além de falta de profissionais capacitados licenciados em Pedagogia (MORAES, 2013). Dessa maneira, deve as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil tenham como proporcionar as crianças o acesso as, processos de apropriação e a renovação de conhecimentos e das aprendizagens de diferentes linguagens, além do direito à proteção, saúde, liberdade, confiança, dignidade, brincadeira e por fim claro a interação com as outras crianças e novos mundos.

Essa garantia das instituições conseguirem proporcionar uma educação de maneira integral é um grande desafio da Gestão Escolar (BRASIL, 2010). Estamos atualmente numa época de globalização, por esse motivo iniciou grandes debates acerca da Gestão Escolar na Educação Infantil, afinal de conta é muito importante que exista debates e discussões, para que possa existir uma maior compreensão de como realizar uma organização maior sobre a gestão de maneira democrática para a educação das crianças. Sendo denominada de “Gestão democrática do Ensino Público” (BRASIL, 1988). Com isso teve o início da difusão e detalhamento dos princípios consolidados pela Constituição Federal na sua relação com a educação. Como podemos perceber no artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996): Art.

– Os Sistemas de Ensino definirão as normas de Gestão Democrática do Ensino Público na educação básica, de acorod com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I- Participação dos Profissionais da Educação na Elaboração do Projeto pedagógico da escola; II - Participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes. O Plano Nacional de Educação – (PNE), apresenta a Gestão democrática como o princípio da educação nacional, que deve contribuir de maneira consolidada da política direcionada a um projeto político pedagógico participativo, que tenha fundamentos e autonomia, qualidade social, gestão democrática e participativa para a diversidade cultural, ético racial de gênero e de campo. Dessa maneira, precisamos pensar nas interações, conflitos e na construção de conhecimentos de maneira inovadora, civilizada para as novas ideias das sociedades contemporâneas.

Pois, sabemos que um espaço escolar que seja humanizado, criativo, forma um clima perfeito para a aprendizagem das crianças e para a sua construção e fortificação do vínculo familiar e na escola. Dessa forma, precisamos pensar na comunidade escolar como o espaço de identificação com um olhar reflexivo, onde os gestores precisam pensar na promoção da iniciativa cultural, educacional e organizacional, levando para escola, palestras, encontros e festas para manter o contato da comunidade com a realidade social e política (TEIXEIRA, 2007). Se faz necessário ficar entendido que as famílias só vão participar da escola se existir uma abertura para tal. Assim, o gestor precisa abrir esse caminho, deixando tudo de maneira transparente para que a família e a comunidade venha compreender como a instituição escolar trabalha.

Libâneo (2007), apresenta alerta sobre a escola, pois, ele acredita que a mesma deve ter propostas que venha a contemplar a formação cultural e científica, além das exigências que são de respeito à diversidade social e cultural, já que, a instituição de ensino precisa ter claro os seus parâmetros de organização e Gestão, onde essa organização precisa esta, calcado em intencionalidades políticas, éticas, didáticas em relação às qualidades humanas, cognitivas que são esperadas pelos alunos possam desfrutar delas. Dessa maneira, cabe a escola e seus gestores definirem uma estrutura que seja organizada com bases firmes de convivência e normas. Isso fica nítido nessa seguinte fala: Constituem, pois, desafios à competência de diretores, coordenadores pedagógicos e professores: Saber gerir frequentemente, conciliar necessidades individuais e sociais, peculiaridades culturais e exigências universais da convivência humana, preocuparem-se com as relações humanas e com os objetivos pedagógicos e sociais a atingir, estabelecer formas participativas e eficiência nos procedimentos administrativos (LIBÂNEO, 2007, p.

Dessa maneira, percebe-se que a gestão da escola é de suma importância para definir os métodos, técnicas, estratégias pedagógicas, conhecimento, recursos e meios que venham ser de convivência e de acordo com a estratégia pré-definida para o coletivo do projeto pedagógico. Além disso, essa proposta precisa está comprometida com a transformação social dos sujeitos que estão ali inseridos, construindo mecanismos de participação da comunidade escolar e também fazendo parte da Gestão, e de mecanismos que são as associações de pais e mestres, grêmio estudantil, conselhos de classe, conselho escolar, além de outros que vão auxiliar na construção de uma nova cultura da escola (MORAES, 2013). O Professor Gestor - Por onde Começar? Profissão Mestre, 2005.

Disponivel em: <www. profissaomestre. com. br/smu/smu/smu_vmat. Acesso em: 15 Fevereiro 2020. BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministerio da Educação, Brasília, 1996. Disponivel em: <http://www. Lei Nº 13. Disponivel em: <http://pne. mec. gov. br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-deeducacao-lei-n-13-005-2014>. n. p. Jan/Abr 2011. LIBÂNEO, J. C. Monografia de Especialização, Curso de Pós-Graduação a Distância. Santa Maria, p. PARO, V. H. Gestão Escolar, democracia e qualidade do Ensino. M. D. ALVES , M. D. S. ed. Porto Alegre : [s. n.

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