COMBUSTÍVEL FÓSSIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de projetos

Documento 1

a). Nome do Professor (a) Prof. a). Nome do Professor (a) Prof. a). natural gas (23. accumulating 86. as major sources of primary energy in the world. Other sources of energy would be hydroelectric power (6. and nuclear energy (8. – Alimentação 15 Figura 1. – Plásticos 16 Figura 1. – Refino 16 LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Temperatura de Refino 17 SUMÁRIO: 1 - INTRODUÇÃO. COMBUSTÍVEIS DO PETRÓLEO. GÁS DE COZINHA. OBJETIVOS DO TRABALHO. REFERÊNCIAS. – INTRODUÇÃO: COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS vieram da origem da decomposição de resíduos orgânicos que a milhões de anos ou bilhões de anos conforme determinado material fora depositado no solo, logo este tipo de combustível é denominado de recurso “Não-Renovável” e são mais utilizados no planeta para geração de energia elétrica e movimentação de veículos.

Podem ser encontrados em terras profundas do solo ou até mesmo no fundo dos oceanos. Os elementos mais conhecidos por nossa população é o óleo diesel, gás natural, carvão mineral a gasolina e o petróleo. Indústria plenamente BRASILEIRA, que conta com vários recursos os mais importantes na extração. A gama de produtos que possuem o petróleo em sua composição é muito grande e usamos diariamente e nem imaginamos, podemos indicar alguns e sua principal função vai indicar os mais populares. – GÁS DE COZINHA; Este é o tipo de derivado do petróleo é um hidrocarboneto e altamente inflamável, este gás é completamente translucido e inodoro, para ser comercializado ele recebe alguns procedimentos ganhando um cheiro característico para fácil localização quando comercializado.

Pois pode ser utilizado no fogão, no chuveiro nos aquecedores em residências principalmente, mas fora do controle também é usado para alimentação de motores a combustão, em vários casos é normalizado para o uso de veículos devidamente adaptados. Este tipo de gás também é formado pela decomposição de materiais orgânicos em milhares de anos armazenados em rochas. E esta borracha veio para substituir o látex, pois tem sua resistência melhorada, e seu custo pode chegar a três vezes menores que a produção e industrialização do látex. Isso tudo mudou em 1839 quando um Americano Charles Goodyear oficializou o processo de vulcanização da borracha sintética mais resistente e elástica mantendo a forma original a qual foi vulcanizada, no inicio do seu conhecimento.

A utilização deste material não chamava muita atenção eram botas impermeáveis, bolsas d’água quente e capas de chuva. O Brasil então se perguntou se era possível a substituição artificial do extrato da seringueira, um premio na época foi prometido para o primeiro químico que encontrasse a solução. No século XX é que foi encontrado algo semelhante a que temos hoje. – ASFALTO; Normalmente chamado de asfalto, mas o nome cientifico e profissional é “Concreto Asfáltico”, todos nós já utilizamos deste artificio, são mais de 18 milhões de quilômetros de ruas e estradas por onde o povo se locomove. O asfalto é um derivado do petróleo e podem ser artificial ou natural, por processos químicos ou físicos, podem vir de lagos de asfalto ou de rocha.

Possui como propriedades a cor escura e a alta viscosidade praticamente sólida. Sua principal utilização é na pavimentação e na impermeabilização de paredes ou acostamentos de concreto que irão receber diretamente a umidade ou substrato que absorve a umidade. O nome asfalto é proveniente dos gregos, pois utilizavam, seu artificio viscoso para selar reservatórios e aqueduto. Na produção de alimentos atualmente depende de derivados do petróleo, na agricultura pode ver o uso do diesel para movimentação de máquinas, na indústria alimentícia podemos citar inúmeros pontos de uso dos combustíveis e derivados. Mas o uso destes produtos não ficaria restrito apenas nas máquinas e na movimentação no estoque na produção de embalagens, a algum tempo uma grande empresa de alimentos admitiu na China o uso constante de ativos a base de petróleo em seus alimentos prontos.

Pode parecer intrigante mas se analisarmos profundamente cada alimento que consumimos não sobra mais tempo para as demais tarefas do dia-dia. O corante vermelho 40 que é proibido em vários países, mas liberado em partes no pois o ministério da saúde libera uma porcentagem deste produto em cada alimento no Brasil e esta contido em vários alimentos e impede a oxidação de gorduras fazendo que os alimentos durem mais, isso pode ser encontrado em diversos itens como, nuggets de frango, pizzas congeladas, biscoitos e molhos prontos. – PLÁSTICOS; Este item é um dos mais conhecidos dos derivados do petróleo, é um dos compostos presente no dia-dia de cada um de nós nas garrafas d’água, copos descartáveis, e demais embalagens. Asfalto: este é o último produto a ser fracionado, e apresenta aspecto denso, é usado na pavimentação de ruas e estradas.

Este é o principio básico de refinaria, em muitos níveis em alta demanda, esse uso tem causado a dependência desta matéria prima, e o receio de um dia esta matéria prima deixar de existir ou seu uso não seja acessível para maioria da população ou este produto seja finalizado em todo mundo, haveria uma busca com fins épicos, guerras disputas o ser humano perderia o valor da vida em troca do valor do “ouro negro”. Em determinados países e em alguns casos a legião cientifica tem processado e estudado novos e renováveis fluxos de combustível limpo, para que este fim nunca chegue, para que deixemos de ser dependentes e possamos ser renováveis e alto sustentáveis podendo criar novos horizontes.

A utilização deste combustível se deu em meados do século XVII, o primeiro combustível fóssil utilizado foi o carvão mineral, nessa época esse carvão era utilizado na geração de vapor que movia locomotivas e navios. O carvão mineral é derivado da fossilização da madeira que perde água, dióxido de carbono e metano com o passar dos anos, este artefato produz misturas complexas ricas em carbono. A lubrificação das máquinas é uma das principais tarefas de manutenção e longevidade de cada equipamento relacionados por seus fabricantes que estudaram a melhor forma de proteger seus trabalhos. Óleo combustível também tratado como “óleo combustível pesado” ou “óleo combustível residual”, entre outros combustíveis derivados do petróleo é considerado como “fração pesada” A sua composição bastante complexa depende não só do petróleo que o originou, como também dos processos e misturas, preparado e estudado para atender a várias exigências do mercado consumidor numa ampla faixa de viscosidade, adequada às suas aplicações em fornos, caldeiras, motores pesados, etc.

Asfalto pode ser descrito como um betume grosso, de material aglutinante preto, de estrutura sólida, misturados à hidrocarbonetos não voláteis além de substancias minerais, resíduos da destilação a vácuo do petróleo, amolece a temperaturas entre 150°C e 200°C, com propriedades isolantes e adesivas é muito utilizado na pavimentação de ruas, estradas. Todos esses combustíveis são formados por compostos orgânicos e quando queimados produzem e liberam o gás carbônico e vapor d’água, estudos revelam que esse tem sido um dos grandes problemas, o acumulo de gás carbônico na atmosfera ampliando ainda mais o efeito estufa. Além disso, a combustão incompleta dos combustíveis fósseis libera o monóxido de carbono, um gás extremamente venenoso que não pode ser lançado na atmosfera.

Abaixo podemos definir qual combustível polui mais a atmosfera o álcool, a gasolina ou o óleo diesel? • A Gasolina lança na atmosfera produtos prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, mas a composição de seus hidrocarbonetos é mais leve que a composição do óleo diesel, desta forma a gasolina se torna menos poluente que o óleo diesel. • O Álcool graças ao catalisador uma peça vital que visa reduzir a emissão de gases poluentes, polui menos que óleo diesel, este equipamento faz com que os gases mais prejudiciais se transformem em substancias menos perigosas, mas tanto o Álcool quanto a Gasolina são responsáveis pela degradação da camada de ozônio. • O Óleo Diesel, sem duvida é o grande vilão do transito e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não possuem bons catalisadores, ou mesmo não estão dentro das analises de vistoria periódica para avaliar seu rendimento na separação de material metálico pesado que faz parte da composição do diesel e por mais que o ser humano esta protegido eles acumulam em seu organismo e em determinado tempo chegam a causar dores de cabeça, distúrbios hormonais até mesmo câncer no aparelho respiratório e alergias nas vias aéreas.

Assim todo combustível fóssil pode ser considerado prejudicial à saúde humana e ambiental. Por este motivo há a necessidade e a busca urgente por alternativas que sejam fontes de energia mais limpas e renováveis, como os biocombustíveis, energia solar, energia eólica e demais. Esta energia é resultado da decomposição de materiais orgânicos como, por exemplo, esterco, madeira, resíduos agrícolas, restos de alimentos entre outros; • Mares e Oceanos - Natural da força das ondas, utilizando seus movimentos e transformando-os em motores de energia; • Hidrogênio - Provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.  Ele tem a forma molecular (H2) nas condições normais de temperatura e pressão. Este gás é inflamável, incolor, inodoro, e insolúvel em água.

  15 – REFERÊNCIAS; https://www. suapesquisa. htm. acessado dia 02 de agosto de 2018. org. br/portal/?p=1567. acessado dia 02 de agosto de 2018. bbc. co. uk/portuguese/especial/1931energia/page2. shtml. acessado dia 02 de agosto de 2018. j0i67k1j0i131k1j0i10k1j0i22i30k1j33i160k1. BHKDxTKJ3Qg. acessado dia 02 de agosto de 2018. embalagemideal. com.

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