Cervejaria artesanal Puro Vigor

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Finanças

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. PASSO 1 5 2. PASSO 2 6 2. PASSO 3 9 2. PASSO 4 10 2. As vantagens deste tipo produtivo se dão condigno à sua dinamicidade frente às demandas; redução de estoque, consequentemente de custos com estoque; possibilidade de implementação de metodologias ágeis e Kanban; é uma barreira à superprodução e encurta o tempo de entrega ao cliente (lead time); flexibiliza a produção e permite confiança nos sistemas. Todavia, as é possível que por meio desta produção haja ciclos viciosos devido a baixas demandas; altamente dependente das possibilidades de fornecedores; gera possíveis atrasos em entregas e restringe o mix de produtos. Já a produção empurrada é caracterizada por ser um sistema em que há execução produtiva frente ao que fora baseado em previsões de venda, geralmente ocorrendo por meio de um Material requirement planning (MRP), traduzido como planejamento de produção.

As vantagens desta produção relacionam à estaticidade frente à demanda; permissibilidade de melhores resultados devido à reprodução repetitiva; cumprimento de prazos e formação de estoque; controle produtivo por meio da centralização do planejamento e custo da produção, também conhecido como PCP; possibilidade de mix de portfólio e facilidade para lidar com estruturas complexas. Por outro lado, existe dependência de estoques, bem como a manutenção de custos; carece de softwares robustos como Nomus ou SAP; não há comunicação entre cadeia processual; custo elevado e complexa identificação de falhas processuais. o processo de desenvolvimento de produto (PDP) é de suma importância para que as instituições se mantenham vivas no mercado, uma vez que gera competitividade condigno à renovação de produtos com recorrência e desenvolvimento de melhores produtos.

No caso da Cervejaria artesanal Puro Vigor, os fatores a serem considerados no desenvolvimento de novos produtos são: • Qualidade, • Embalagem, • Sabor, e • Produção sustentável, de modo a não agredir a natureza, logo, a produção de produtos sustentáveis. A melhor maneira de produção para esta cervejaria é a intermitente, uma vez que é feita sob demanda. Sendo assim é possível conciliar à produção puxada. Para que a cerveja seja produzida o processo de fabricação da imagem 1 deve ser seguido: Imagem 1 – Processo de fabricação da cerveja. • O equipamento decantador de partículas de lúpulo, proteínas e demais partículas sólidas será o tanque de decantação; • Na sequência o mostro é transferido ao resfriador de placas. O mosto chega com temperatura de 96ºC.

Tanto no aquecimento quanto no resfriamento deve-se atentar às vestimentas, manuseio e distância segura entre tubulações e tanques; • Adiciona-se levedura ao mosto, que chega aos tanques de fermentação. Neste tanque a temperatura é controlada por chillers. Neste momento, a temperatura é reduzida a quase 0ºC, interrompendo a ação das leveduras. PASSO 4 O processo indicado na imagem trata-se da cadeia primária produtiva da Cervejaria Puro Vigor, indicando a produção e suporte ao negócios que é composto por áreas administrativos como financeiro, contratos, RH, planejamento de produção e, futuramente, mediante planejamento da empresa, importação e exportação. A entrada do processo produtivo advém de fornecedores que foram contatados pelo planejamento de produção e time de compras; neste momento se dá a entrada de insumos para produção da cerveja artesanal.

Na sequência, inicia-se a produção passando por todas as etapas descritas de maneira detalhada no Passo 2 do presente trabalho. Por fim, há a saída do produto que vem a ser a cerveja artesanal fornecida pela Cervejaria Puro Vigor. Imagem 4 - Metodologia sistemática MAMP – Método de Análise e Melhoria de Processos Fluxo Etapa Objetivo 1 Identificação do problema/Oportunidade de melhoria Criação do setor de inovação 2 Observação Este setor será criado a fim de que profissionais experientes no mercado de cervejaria possam realizar experimentos em áreas produtivas e de suporte, buscando novas tecnologias, processos e tendências de mercado 3 Análise O setor de inovação possibilitará a implementação das melhores práticas de mercado, bem como novas oportunidades 4 Plano de ação 1- Criação do centro de custo do setor de inovação 2- Contratação de 2 profissionais experientes no mercado de cervejaria 3- Definição de orçamento para a área 4- Contratação de estagiários para auxiliar nas demandas 5 Ação As ações listadas nos planos de ação devem ter data definida e responsável por sua execução.

CONCLUSÃO Por meio do presente trabalho foi possível auxiliar os sócios da Cervejaria Puro Vigor na construção de uma marca que fornece cerveja artesanal de qualidade. No decorrer do trabalho foi possível verificar o tipo de produção que será melhor para a empresa, o processo de produção de produto, a linha produtiva da empresa bem como a sua cadeia primária. A fim de garantir que os processos sejam enxutos e eficazes estruturou-se um layout de trabalho a fim de que fosse possível verificar a disposição de máquinas e equipamentos da empresa de maneira estratégica. Além disso, estruturou-se o fluxograma completo da produção de cerveja a fim de expor o equipamento, profissionais e modus operandi da organização.

O foco da empresa foi avaliado e a implementação de um setor de inovação, implementação de tecnologias para o gerenciamento da cadeia de suprimentos e análise SWOT foram avaliados a fim de potencializarem as estratégias da empresa em seu planejamento de longo prazo. Futuro da economia: o que mudará nos processos de produção após a pandemia. Disponível em: https://gauchazh. clicrbs. com. br/pioneiro/economia/noticia/2020/07/futuro-daeconomia-o-que-mudara-nos-processos-de-producao-apos-a-pandemia-12531665. de. Gestão da qualidade, higiene e segurança na empresa. São Paulo: Cengage, 2016. POZO, H. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: um enfoque para os cursos superiores de tecnologia.

402 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download