CARGILL ALIMENTOS LTDA. PIM VIII
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Recursos humanos
Orientador(a): Prof(a). XXXXXXXXXXXXXXX SÃO PAULO 2020 RESUMO Este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa em uma empresa sendo uma parte integrante das exigências curriculares das disciplinas que compõem o “Projeto Integrado Multidisciplinar – VIII” que são “Técnicas de Negociação”, “Planejamento Estratégico” e “Sistemas para Operações de Recursos Humanos”. A pesquisa foi realizada na empresa Cargill Alimentos com o enfoque nas disciplinas indicadas para este PIM e em análises dos conceitos sobre como os mesmos vem sendo aplicados na empresa. A empresa estudada possui atuação mundial e atua no setor de alimentos e agronegócios. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, com a coleta de dados por meio de artigos científicos e livros, além de websites da empresa e de seus Relatório Anual de 2018-2019 e de 2020, documentos bastante completos que são de divulgação pública.
Seguindo com o aprofundamento dos estudos teórico-práticos, foi escolhida a empresa Cargill, que atua mundialmente pela venda de produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, se dá pelo fato de ser fácil de obter informações sobre a mesma. A Cargill possui 150 anos de atuação e 155. funcionários espalhados em 70 países, com sede global localizada na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota nos Estados Unidos (CARGILL, 2020a). A Cargill é a maior empresa de alimentos do mundo, está presente no cotidiano de mais de 500 milhões de pessoas anualmente e mesmo tendo vários segmentos e atividades, sua principal área de atuação é o comércio internacional de grãos (CARGILL, 2020a). Também é considerada a maior empresa de capital fechada do mundo, e no Brasil sua receita operacional líquida foi de R$ 47 bilhões em 2018 (CARGILL, 2019b).
A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa e é do tipo descritiva, com a coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, e pesquisa documental em websites e relatórios da empresa pesquisada. A organização do trabalho está estruturada em cinco capítulos. O primeiro capítulo é de introdução no qual é apresentada uma breve descrição da empresa. No segundo capítulo está a revisão teórica sobre Técnicas de Negociação e a aplicação dos conceitos com análise da empresa. No terceiro capítulo está os conceitos relacionados ao Planejamento Estratégico e sua aplicação na Cargill. Ao fazer isso, tomamos decisões baseadas em nossos valores fundamentais de colocar as pessoas em primeiro lugar, fazer a coisa certa e chegar mais longe.
Esse ano nos deu várias oportunidades de viver os três. Com 155 anos de experiência nos negócios, as crises não são desconhecidas para nós. Temos passado por desastres naturais, depressões e conflitos. Agora olhamos para o futuro com um portfólio resiliente de negócios, fortes relações ao redor do mundo com os agricultores e as maiores empresas de alimentos, um balanço financeiro saudável e rendimentos estáveis que resultaram em US$ 114,6 bilhões no total para o ano (CARGILL, 2020b, p. Estabelecemos uma equipe corporativa de ação em caso de crises, e também temos uma para cada região, suspendemos as viagens e fechamos os escritórios cedo para nos mantermos à frente da curva, e implementamos medidas extensivas para proteger os funcionários da planta, que são essenciais para nossa capacidade de produzir alimentos para pessoas em todo o mundo.
Encorajamos os funcionários a relatar quaisquer preocupações através de nossa Linha Aberta de Ética Global, administrada de forma independente. Apesar de nossos esforços, em alguns casos o vírus afetou nossos funcionários e nossas operações. Ao longo da crise seguimos um princípio primário: só operamos uma instalação se pudermos fazê-lo de forma segura (CARGILL, 2020b, p. Com base no trecho acima, que relatou sobre as ações específicas tomadas pela empresa para seu funcionamento durante a pandemia, vê-se que a Cargill não buscou apenas o lucro ou formas de minimizar seu prejuízo, mas teve uma preocupação genuína com todas as partes interessadas e buscou resguardar principalmente a saúde dos seus funcionários. A promoção de práticas organizacionais pautadas com base nos fundamentos dos direitos humanos para garantir a igualdade nas negociações se baseia num ambiente garanta a integridade física, social, econômica e humana de todas as partes envolvidas na negociação.
Pois, segundo a Carta Capital (2017, online): “Os direitos humanos, como um conjunto de garantias universais centradas na dignidade humana, estendem-se também ao mundo do trabalho”. A Cargill possui formalizado um “Compromissos em Direitos Humanos” expressos por uma série de normas contidas em seu Código de Conduta (CARGILL, 2019d, p. Nós respeitamos os direitos humanos e apoiamos os esforços globais para protege-los, trabalhando com organizações e governos para solucionar esse problema desafiador que não podemos resolver sozinhos. O trabalho infantil e o trabalho ilegal, abusivo ou forçado não têm lugar em nossas operações, em qualquer lugar do mundo. • Terceiro estágio: reconhecer o momento no qual será necessário reformular ou adaptar a estratégia. • Quarto estágio: a barganha e as tomadas de decisão serão bem‑vindas nesse momento se proporcionarem ganhos mútuos.
Se a natureza da negociação for competitiva, não haverá possibilidade de barganha. • Quinto estágio: quando os detalhes foram negociados, chegará o momento do compromisso, então será necessário selar o acordo. • Sexto estágio: acompanhamento da execução, verificando se há comprometimento com o acordado entre as partes. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Neste capítulo são apresentadas os conceitos, reflexões e análises relacionados ao planejamento estratégico, trazendo o contraponto entre as teorias e a situação da empresa estudada. Primeiramente, quanto à visão sistêmica das organizações, segundo Moraes (2020, p. Segundo a teoria geral dos sistemas, as organizações humanas são estruturadas em sistemas. Assim, uma empresa é um sistema como todos os outros. Portanto, podemos encontrar nas empresas um conjunto de elementos organizados em subsistemas.
Quanto à etapa 4 (mecanismos de controle e avaliação), os seus relatórios de divulgação de resultados e ações para os stakeholders enumeram uma série de metas atingidas e de resultados alcançados, demonstrando também efetuar essa etapa. A título de reforço sobre essa constatação, na figura 1, a seguir, apesenta-se um trecho de mecanismos de controle com base nos objetivos estratégicos da empresa: Figura 1 – Mecanismos de controle Cargill sobre suas estratégias de sustentabilidade Fonte: reproduzido de Cargill (2019c, p. A análise da situação é parte importante do processo de construção do planejamento estratégico de uma organização, sendo que uma das principais ferramentas utilizadas é a análise SWOT. A análise SWOT foi criada por professores da Harvard Business School e aprimorada no decorrer dos anos (MORAES, 2020).
A origem do termo SWOT, deriva das iniciais das palavras em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Ainda de acordo com as autoras, as oportunidades são todas condições que organização possui para alavancar o crescimento da organização. E as ameaças são todos pontos que afetam a organização e impactam em seus resultados. A seguir é demonstrada a análise SWOT da empresa, no quadro 1, construído pela autora para o PIM VI e resgatado para este trabalho. Quadro 1 – Análise SWOT FORÇAS FRAQUEZAS • Empresa mundialmente conhecida e respeitada • Vantagens tecnológicas e de mercado • Líderes engajados • Dificuldade de alcance das informações para todas as unidades devido ao seu porte • Ruídos na comunicação com funcionários • Pouca flexibilidade diante de emergências OPORTUNIDADES AMEAÇAS • Tornar-se referência em gestão de conflitos • Melhoria da imagem externa da empresa para seus públicos interessados • Concorrência de informações de diferentes áreas e setores • Novas tecnologias em seu ramo de atuação • Alterações culturais Fonte: elaborado pela autora.
Segundo mencionado no Relatório Anual 2018-2019, a Cargill informa que faz o “monitoramento constante das transformações no mercado e no planeta” e “se empenha para trazer inovações e mudanças estratégicas em todas as suas operações”, portanto, supõe-se que faça análise SWOT (CARGILL 2019c, p. A reestruturação visa incentivar e valorizar ainda mais o potencial dos funcionários, a partir do engajamento e desenvolvimento da cultura, dos líderes e de todo o quadro funcional. Com a mudança, todas as atividades da área foram alinhadas com base na estrutura de processos, tecnologia, pessoas e cultura, novidades que propuseram uma nova forma de entrega de produtos e serviços de Recursos Humanos aos negócios e áreas funcionais. O novo desenho estrutural da área foi apoiado pelo lançamento de uma plataforma de tecnologia para gerenciamento de dados com entrega de serviços (CARGILL, 2019c, p.
Para as rotinas de admissão de um funcionário em uma empresa, alguns procedimentos são obrigatórios, segundo a legislação brasileira, relacionados por Mariano, Silva e Silva (2013, p. como: 1) Documentos para admissão do funcionário: CTPS; cópia da RG ou cópia da certidão de nascimento ou casamento, conforme o caso; comprovante de residência; cópia do título de eleitor (para maiores 18 de anos); cópia do certificado de reservista ou de alistamento militar (para o sexo masculino); cópia de CIC/CPF; documento de inscrição no PIS/PASEP; cópia da certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos para fins de recebimento de salário-família; cópia do Cartão da Criança, que substitui a carteira de vacinação; duas fotos 3 x 4 (para o livro ou ficha de registro de empregado, atestado de saúde ocupacional, pois todo o funcionário admitido deve passar por exame médico, pago pelo empregador, antes de assumir suas funções.
A Cargill adota os seguintes tipos de contrato de trabalho: aprendiz, estagiário, contratos por prazo indeterminado e determinado, conforme números apresentados na figura 2, a seguir. Figura 2 – Tipos de contrato de trabalho na Cargill Fonte: reproduzido de Cargill (2019c, p. Quanto a permanência do empregado na empresa, algumas premissas são informadas no ato da contratação como: assinatura de um contrato de experiência por 90 dias e após esta formalidade legal, algumas empresas através do departamento de Recursos Humanos convidam o novo funcionário para assistir um vídeo onde ele terá uma visão panorâmica da empresa e em especial o departamento que irá atuar. Em geral, os funcionários novos podem receber treinamentos e orientações de como devem se portar perante os colegas da empresa em suas atividades e após o término de seu contrato de experiência, a empresa poderá fazer uma avaliação do seu desempenho pela chefia, colegas e psicóloga da empresa, que lhe informará se vai ser admitido em definitivo ou não.
O ambiente de trabalho na Cargill, conforme já analisado nos PIMs anteriores segue ações e políticas de recursos humanos que colocam as pessoas como o centro das atividades da empresa, por isso há uma diversidade de ações implementadas que vão desde a motivação dos funcionários, o incentivo à liderança em todos os níveis, uma comunicação eficaz e há transparência em todas ações de Recursos Humanos, sendo que todos esses fatores também contribuem para proporcionar a permanência dos trabalhadores da empresa. Cargill anuncia mudança no comando das suas operações no Brasil. Notícias. São Paulo, 16 de outubro de 2019a. Disponível em: <https://www. cargill. br/pt_BR/2019/resultados-balanco-2018/>. Acesso em: 18 dez. CARGILL. Relatório Anual 2018-2019. c.
com/doc/1432076403886/guiding-principles-pt. pdf>. Acesso em: 5 out. CARGILL. Sobre a Cargill. cargill. com/doc/1432169143240/cargill-annual-report-(pt__br). pdf/>. Acesso em: 2 out. CARGILL. Disponível em: <https://www. cartacapital. com. br/Politica/os-direitos-humanos-e-o-mundo-do-trabalho/>. Acesso em: 5 set. p. il. MELLO, Lérida Gherardini Malagueta Marcondes de. Técnicas de negociação. São Paulo: Editora Sol, 2013.
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