CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

A lei também prevê a formação em psicologia e prevê a introdução de cursos de graduação nesta área quando necessário. Lisboa e Barbosa (2009, apud DAMASCENO et al. ensinam que os primeiros programas implementados após esta lei foram divididos em três níveis: uma licenciatura com foco em pesquisa, uma licenciatura com foco em ensino (ambos têm duração de quatro anos) e um para formação de psicólogos para focar em sua própria prática profissional (duração de cinco anos). Ribeiro e Luzio (2008) explicam que quando a indústria foi regulamentada, havia apenas psicologia clínica, industrial e escolar, enquanto novos campos foram incorporados à indústria a partir da década de 1970. Damasceno et al. Os cursos de psicologia devem oferecer um formato mais diversificado, incluindo conhecimentos sobre o campo emergente da psicologia, para que os recém-licenciados e os que estão em fase de conclusão possam ter uma visão mais holística dos diferentes contextos dignos de intervenção.

apud LINS; SILVA; ASSIS, 2015, p. Dada a óbvia importância de conhecer o perfil do psicólogo, este estudo teve como objetivo obter informações sobre áreas de atuação e abordagens teóricas do conhecimento, bem como suas escolhas para essas áreas de atuação profissional do psicólogo. REFERENCIAL TEÓRICO 2. A formação e atuação do Psicólogo No Brasil, o ensino de Psicologia, enquanto disciplina autônoma, teve início na segunda metade do século XIX. Em função dessa crescente inserção da Psicologia no ensino superior é que o período de 1934 até 1962 é denominado período universitário (Lisboa, Barbosa, 2009) Em 1954, a Associação Brasileira de Psicotécnica, atualmente Associação Brasileira de Psicologia Aplicada, enviou ao Ministro da Educação um memorial em que relatou a expressiva presença da Psicologia no cenário educacional e profissional brasileiro, solicitou a regulamentação da profissão e propôs um anteprojeto de currículo para curso superior de Psicologia.

Em 1958, foi elaborado o Projeto de Lei dispondo sobre o curso de formação em Psicologia e a regulamentação da profissão de psicóloga(o), então chamada(o) de psicologista. OLIVEIRA, SOLIGO, OLIVEIRA, ANGELUCCI, 2017) Em 1997, o Ministério da Saúde promulgou a Resolução CNS nº 218, que reconheceu a Psicologia como uma das treze categorias profissionais de nível superior que compõem a área da saúde. Ficou assim formalizada essa inserção, a partir de uma compreensão ampliada de saúde e do compromisso da Psicologia com a promoção da dignidade e integridade humanas. Nesse mesmo ano, a Portaria Interministerial nº 880 MEC/MS criou a Comissão Interministerial para definir e propor critérios e parâmetros para autorização de cursos de graduação em Medicina, Odontologia e Psicologia.

CRP09, 2015)  Costa et ai. al (2012a) destaca que a escrita sobre a indústria se expandiu desde a década de 1980. Conforme enfatizado por Bastos et al. al (2010): A década de 1980 foi marcada por muitas pesquisas e reflexões sobre a prática psicológica brasileira. Essas reflexões são consistentes com a mudança em curso no cenário político do país, com um eixo fundamental de crítica ao caráter elitista ou excludente do setor, seja em termos da grande população excluída de seus serviços ou construída no exterior Os modelos teóricos atuais são muitas vezes insensíveis a importantes elementos da nossa realidade cultural (p. Juntamente com as equipes, trabalha com corpo docente e técnico para desenvolver, implementar, avaliar e reformular currículos, programas instrucionais, políticas educacionais e desenvolver novos programas educacionais.

No campo administrativo, ajuda a analisar e intervir no ambiente educacional em busca do melhor funcionamento do sistema para atingir os objetivos educacionais. Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho Aplica-se a atividades relacionadas à análise e desenvolvimento organizacional, comportamento humano nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção de pessoal, monitoramento e desenvolvimento, pesquisa e planejamento de condições de trabalho, pesquisas e intervenções para a saúde do trabalhador. Desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos no campo da saúde do trabalhador, observando o nível de prevenção, reabilitação e promoção da saúde. Participar de programas e/ou atividades na área de saúde e segurança no trabalho, subsidiando-os nos aspectos psicossociais e proporcionando melhores condições aos trabalhadores.

Sua atuação busca promover mudanças e transformações visando beneficiar sujeitos, grupos, situações e prevenir dificuldades. É adequado para pesquisa, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, problemas de desenvolvimento ou condições psicopatológicas, utilizando para isso procedimentos de psicodiagnóstico, tais como: entrevistas, uso de técnicas de avaliação psicológica, etc. Ele fornece orientação e ajuda a pensar sobre como lidar com questões relacionadas. Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar Trabalha em estabelecimentos de saúde e está envolvido na prestação de serviços de cuidados de saúde secundários ou terciários. Aplica-se também às instituições de ensino superior e/ou centros de investigação e investigação destinados a valorizar ou especializar profissionais nas suas áreas de competência, ou a complementar a formação de outros profissionais de saúde de nível intermédio ou superior, incluindo pós-graduação.

Os psicólogos da área atuam em diferentes espaços institucionais e comunitários no âmbito da saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve a defesa de políticas e ações relacionadas a movimentos sociais de comunidades e grupos em geral, bem como ações relacionadas a comunidades e movimentos sociais em geral relacionadas a raça-etnia, religião, gênero, geração, orientação sexual, políticas e ações de grupos de classe social. e outros setores socioculturais para realizar projetos e/ou desenvolver políticas públicas na esfera social. Psicólogo especialista em Neuropsicologia Dedica-se ao diagnóstico, acompanhamento, tratamento e pesquisa da cognição, emoção, personalidade e comportamento, com foco na relação entre esses aspectos e a função cerebral.

Utiliza conhecimentos teóricos adquiridos na neurociência e na prática clínica, bem como métodos experimentais ou clinicamente estabelecidos. P. H. MATOS, T. G. R. RIBEIRO, S. L. LUZIO, C. A. As diretrizes curriculares e a formação do psicólogo para a saúde mental. p. GUARESCHI, N. M. F. et al. C. Yamamoto, O. H. a). Quem estuda a profissão de psicólogo no Brasil?. G. O trabalho do psicólogo no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

250 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download