Brincar: o mundo de fantasia da criança
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Pedagogia
Para Vygotsky o desenvolvimento infantil está intimamente ligado à interação do indivíduo com o meio em que vive, ele aprende através da linguagem, através do brincar, através da imaginação e do contato com o outro, com crianças mais velhas e adultos, através do manuseio de objetos e brinquedos. O mundo lúdico da criança permite que ela desenvolva integralmente, em todos os aspectos, de maneira prazerosa e eficaz. Esse trabalho apresentará considerações acerca do desenvolvimento infantil e da importância do brincar na vida da criança e no seu aprendizado, abordará como a imaginação e a ludicidade podem contribuir para a formação integral do indivíduo. Palavras-chave: Brincar. Desenvolvimento Infantil. Realizado a partir de pesquisas bibliográficas, apresentará sobre o desenvolvimento infantil e o brincar na vida da criança e na sua formação.
A realização desse estudo possibilita uma compreensão profunda acerca de como é fundamental o mundo da imaginação, da brincadeira e da interação social na vida do ser humano em desenvolvimento. DESENVOLVIMENTO INFANTIL De acordo com Vygotsky o desenvolvimento infantil está intimamente ligado à interação da pessoa com o meio em que ela vive. A criança, para ele, primeiro aprende depois se desenvolve, a criança aprende situações, atividades, comportamentos do cotidiano do meio social em que está inserida e absorve essa aprendizagem, passando por estágios de desenvolvimento. Pois, segundo Vygotsky (1984, p. Ela constitui um processo que não segue um curso único, universal e independente do desenvolvimento cultural. O que nós interiorizamos são os modos históricos e culturalmente organizados de operar com as informações do meio.
LUCCI, 2006, p. Vygostky (apud LUCCI, 2006) compreende que o processo de desenvolvimento humano acontece graças a interação desse indivíduo com o mundo, com a cultura da comunidade em que vive. A sociabilidade do indivíduo nos primeiros anos de vida é o ponto de partida de suas interações sociais com o ambiente em sua volta, o ser humano não pode conhecer e nem se desenvolver de maneira isolada. A aprendizagem da criança acontece na interação com o meio e nas relações sociais, o indivíduo para se desenvolver depende de duas condições: as heranças orgânicas naturais e a interação com outras crianças e adultos, assim a criança desenvolve a fala interior e o pensamento reflexivo (VYGOTSKY, 2008, apud SOUZA, 2016, p.
Além da interação social e do desenvolvimento da linguagem na infância é fundamental ressaltar a importância do lúdico na vida da criança para estimular seu desenvolvimento integral e a aprendizagem. Segundo Souza (2016, p. Durante a primeira infância, a atividade intelectual da criança se dirige tanto ao mundo externo como a seu mundo interno. O processo de autoconhecimento, que se explicita neste momento do desenvolvimento psíquico, se caracteriza pela criança começar a se ver como sujeito da própria ação. CARDIA, 2011, p. Com as brincadeiras de faz-de-conta as crianças começam a imitar os adultos, assumem diversos papeis sociais e amadurecem, começam a realizar atividades, mesmo que brincando, que os adultos costumam fazer e é assim que as crianças aprendem, é um aprendizado que ela nunca esquecerá, que acontece por meio do brincar.
Piaget (1998, citado por, CARDIA, 2011, p. diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa. A função da brincadeira no desenvolvimento da criança remete à transformação dos espaços e dos objetos de lazer. Ao mesmo tempo, é necessário ter clareza de que, nos primeiros tempos de vida, o indivíduo apresenta reações descontínuas e esporádicas que precisam ser completadas e interpretadas. Devido a esta incapacidade, ele é manipulado pelo outro, e é através deste outro que suas atitudes terão forma. HORN, 2014, p. apud MEIRELLES, 2016, p. Os professores não precisam interferir na brincadeira livre da criança e em seu momento de ludicidade, elas precisam manusear objetos, contemplar o ambiente em que estão inseridas e interagir com os colegas.
O brinquedo motiva as crianças a praticar atividades que desenvolvem seu processo cognitivo, requer atenção por parte delas o que faz com que aprendem. A imitação da vida dos adultos é uma fase inata a toda criança, necessária para sua formação e para aprender os comportamentos e cultura da sociedade em que vivem. “O jogo é, também, uma forma de socialização que prepara a criança para ocupar um lugar na sociedade adulta” (Brougère, 1995, apud KISHIMOTO, 2010, p. O jogo e o brinquedo provoca no indivíduo uma sensação de descanso, alívio, prazer, não só nas crianças, mas é um momento de descontração importante na vida de todos. No ambiente escolar as atividades lúdicas permitem um aprendizado mais espontâneo, que provavelmente, será difícil de ser esquecido.
Atividades lúdicas e as contribuições para a educação infantil. UNESC. Criciúma. CARDIA, Joyce Aparecida Pires. A importância da presença do lúdico e da brincadeira nas séries iniciais: um relato de pesquisa. pdf> Acesso em: 11 de out. de 2018. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Froebel e a concepção de jogo infantil. FEUSP. de 2018. SOUZA, Maria Cecília Braz Ribeiro. Psiquismo infantil e regularidades na primeira infância. VI ANPED SUL. Reunião Científica Regional.
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