ATUAÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAS EM FAMÍLIAS DE IDOSOS DEPENDENTES
Tipo de documento:Fichamento
Área de estudo:Ciencias ambientais
São expostas as consequências da sobrecarga dos cuidadores, em virtude do aumento na demanda e falta de efetivação de políticas públicas. Palavras-chave: Idosos. Assistência social. Envelhecimento. INTRODUÇÃO O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Na literatura, é relatada a desproporcionalidade entre os elementos relacionados (demanda e profissionais disponíveis), bem como enfatizados os prejuízos ocasionados pela sobrecarga na vida do idoso, do cuidador e da família (SILVA, 2007). Tendo em vista a necessidade de discutir e colocar em prática políticas públicas que permitam uma mudança de paradigmas, que acompanhem a evolução na expectativa de vida, bem como o contexto atual da vida da população. Para tanto, será feita uma pesquisa exploratória/descritiva, com base em revisão de literatura, tendo como escopo pontuar os resultados prejudiciais na sobrecarga dos assistentes sociais que realizam trabalhos de cuidadores.
OBJETIVOS 2. Objetivo Geral O escopo do presente trabalho consiste em apresentar o trabalho dos profissionais de assistência social, em contextos de idosos dependentes. Até 1950, a pirâmide etária era constituída majoritariamente por crianças e jovens, com poucos idosos. Durante o período entre 1950 a 2025, o número de idosos deve crescer significativamente (em 15 vezes, conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS) (CERQUEIRA, OLIVEIRA; 2002). Diferentemente de países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento – entre eles, o Brasil – o envelhecimento, isto é, aumento do número de idosos em relação ao contingente populacional, foi rápido e, de certa forma, desordenado, de forma que a melhora na qualidade de vida dessa população não ocorreu em proporção direta com seu crescimento (CERQUEIRA, OLIVEIRA; 2002). Nesse contexto em que há o aumento significativo no número de idosos, é gerada a necessidade de cuidadores, uma vez que a idade elevada: reflete nas condições de saúde, mobilidade reflete nas condições de saúde, morbidade e limitações funcionais nas pessoas idosas, elevando a incidência de enfermidades e incapacidades, com possíveis alterações na dependência física, cognitiva e emocional, gerando necessidade de cuidados permanentes (LANA e SCHNEIDER, 2014, apud JESUS, ORLANDI e ZAZZETTA, 2018).
Portanto, os idosos necessitam de atendimentos constantes, em virtude das debilitações decorrentes da idade. Assistência Social O assistente social é caracterizado enquanto o executor das políticas sociais. Kanashiro (2017, p. enfatiza que “o profissional assistente social deve garantir o acesso dos idosos às políticas, participando das organizações de espaços coletivos. Muitas vezes a população desconhece a existências das políticas para essa população. ” É papel do assistente social transmitir seu conhecimento acerca das políticas públicas destinadas aos vários públicos com os quais interage, colocando-os em prática. CONSIDERAÇÕES FINAIS O papel dos cuidadores – sejam eles formais ou informais – é de extrema importância para os padrões de qualidade de vida dos idosos. Suas tarefas envolvem cuidados físicos, psicológicos e sociais, bem como afetividade.
Assim, é importante que a saúde física e menta dos cuidadores também seja preservada, para promover um atendimento digno aos idosos. O estudo demonstrou relatos de sobrecarga e desgaste na maioria dos que trabalham, de forma remunerada ou não, como cuidadores. Este é um dado preocupante, que requer medidas para garantir a qualidade nos serviços prestados e a saúde do idoso e do cuidador. Borges M. C. Políticas Públicas para um país que envelhece – São Paulo: Martinari, 2012 p. CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu Ramos; OLIVEIRA, Nair Isabel Lapenta de. Programa de apoio a cuidadores: uma ação terapêutica e preventiva na atenção à saúde dos idosos. HEDLER, Helga Cristina et al. Representação social do cuidado e do cuidador familiar do idoso.
Rev. katálysis, Florianópolis, v. n. Rev. bras. geriatr. gerontol. Rio de Janeiro, v. KANASHIRO, Edna Ferreira. A visão do serviço social sobre o cuidador familiar no serviço de geriatria. Monografia. Programa de Aprimoramento Profissional em Serviço Social do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo São Paulo, 2017. p.
40 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes