ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PRÉ-NATAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UBS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Para a construção de uma revisão da literatura é necessário que exista uma questão norteadora para a busca de produções científicas. As questões norteadoras que serão utilizadas são: consulta de pré-natal realizado pelo enfermeiro nas UBS’s, importância do enfermeiro no pré-natal nas unidades básicas de saúde e a assistência de enfermagem as gestantes de baixo risco. As bases de dados eletrônicas empregadas para seleção dos artigos e levantamento de dados serão: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (Lilacs), Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). A partir da revisão da literatura foi possível compreender a atuação do enfermeiro no pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, as principais encontradas referiam-se a: anamnese, exame físico geral e obstétrico, solicitação de exames complementares, orientação quanto a vacinação e o uso de vitaminas no pré-natal.

Também foi destacado a função de educador do enfermeiro, tanto de forma individual nas consultas, quanto coletiva através de palestras nas unidades e em grupo de gestantes. The role of nurse educator was also highlighted, both individually in consultations, and collectively through lectures in the units and in a group of pregnant women. Keywords: Prenatal. Nursing Assistance. Basic health Unit. INTRODUÇÃO Nos últimos 25 anos a mortalidade infantil diminuiu significativamente no Brasil, atingindo a meta dos 4 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio. Gestantes que não possuem fatores de risco detectados devem iniciar o acompanhamento pelo menos até o quarto mês de gestação e o intervalo entre as consultas não devem ultrapassar de oito semanas (SILVA, 2014). Segundo Nunes (2016) o MS elencou os principais objetivos pertinentes das consultas pré-natais: Preparação física e psíquica da mulher para ser mãe, a transmissões de informações educativas relacionadas ao parto e cuidados ao RN, ainda traz informações sobre estilo de vida e higiene, hábitos alimentares.

Além disso, através das consultas as gestantes são orientadas quanto a exames, prevenção de doenças, uso de medicações, alimentação, imunização e comportamentos de risco (NUNES, 2011). Nesse contexto, pode ser destacado o enfermeiro, que também realiza o acompanhamento pré-natal de baixo, de acordo com o Ministério da Saúde e conforme garantido pela Lei do Exercício Profissional, regulamentada pelo Decreto nº 94. Cabe ainda o enfermeiro a realização da consulta de enfermagem com o objetivo de proporcionar condições para a promoção da saúde, buscando uma melhoria na qualidade da vida da gestante, através de uma abordagem contextualizada e participativa. As questões norteadoras que serão utilizadas são: consulta de pré-natal realizado pelo enfermeiro nas UBS’s, importância do enfermeiro no pré-natal nas unidades básicas de saúde e a assistência de enfermagem as gestantes de baixo risco.

As bases de dados eletrônicas empregadas para seleção dos artigos e levantamento de dados serão: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Literatura Latino Americano em Ciências da Saúde (Lilacs), Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Foram selecionados os descritores: pré-natal, assistência de enfermagem e Unidade Básica de Saúde, contidos nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) que serão associados entre si. Serão incluídos trabalhos que respondam as questões norteadoras da pesquisa, publicados em português, entre os anos de 2010 a 2020, além de materiais do Ministério da Saúde e Órgãos de Saúde. Serão excluídos: trabalhos em língua estrangeira, que não respondam as questões norteadoras da pesquisa e que não tenham sido publicados entre o período estabelecido.

Dessa forma, o enfermeiro deve pautar suas ações para garantir que que a mesma não sofra negligência, imprudência e imperícia, realizando o atendimento com responsabilidade e baseado no código de ética de enfermagem (DIAS, 2018). Dessa forma, Matos afirma: (2017): Na primeira consulta é realizada a anamnese que aborda desde aspectos epidemiológicos até a situação da gravidez atual, seguido do exame físico que deve ser geral e específico (gineco-obstétrico) e solicitando exames complementares para um atendimento amplo e completo durante o pré-natal. É realizado o cálculo da idade gestacional, o qual estima a idade do feto/ tempo de gravidez, e também a data provável do parto, realiza a avaliação sobre o estado nutricional da gestante, por meio do índice de massa corporal (IMC), inicia-se o controle da pressão arterial.

Nas consultas seguintes deve-se realizar a revisão da ficha pré-natal, anamnese atual sucinta e verificação do calendário de vacinação, realizando o controle materno e fetal, também calcular a idade gestacional, o IMC, controle da pressão arterial, palpação obstétrica e medida uterina, ausculta dos batimentos cardíacos fetais, registro de movimentos fetais, detecção de edema e interpretação dos resultados (MATOS, 2017, p. Uma das atividades de rotina que os enfermeiros empregam no pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde é a solicitação de exames a cada trimestre, isso permite a identificação de agravos de forma precoce. a consulta de enfermagem do pré-natal é de suma importância sobretudo devido à forma como se estabelecem as relações de comunicação enfermeira-gestante, em que são privilegiados o acolhimento e a escuta, superando, assim, em parte, uma prática profissional que tem como eixo central o modelo biológico.

A consulta de enfermagem contribui para que a gestante enfrente esta etapa da vida com mais tranquilidade, pois lhe permite compreender e expressar os diversos sentimentos vivenciados A consulta de enfermagem é um instrumento extremamente importante que possui a finalidade de promover ações preventivas e de promoção à saúde da gestante. Para isso, é necessário que os profissionais nesse caso, o enfermeiro baseie a consulta nos seus conhecimentos técnicos científicos de modo que compreender as mudanças fisiológicas e emocionais vivenciadas pela gestantes, além de buscar conhecer o seu modo de vida (ROCHA, 2017). No âmbito das Unidades Básicas de Saúde a consulta de enfermagem baseia-se na elaboração de um plano de assistência a gestante através da aplicação do processo de enfermagem, consolidado pela Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) para que possam ser elaborados diagnósticos baseados nos sinais e sintomas apresentados e elaboração das intervenções de enfermagem (SOUSA, 2016).

CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir da revisão da literatura foi possível compreender a atuação do enfermeiro no pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, as principais encontradas referiam-se a: anamnese, exame físico geral e obstétrico, solicitação de exames complementares, orientação quanto a vacinação e o uso de vitaminas no pré-natal. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

– Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2012. REGO,M. A. S et al. Principais causas da mortalidade na infância no Brasil, em 1990 e 2015: estimativas do estudo de Carga Global de Doença. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. res. fundam. care. v. n. MATOS, M. R. et al. Atuação do profissional enfermeiro no pré-natal: educando para saúde. IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação, 2017. UNINGÁ, Maringá, v. n. p. OLIVEIRA, F. S. ROCHA, A. C. ANDRADE, G. S. Atenção da equipe de enfermagem durante o pré-natal: percepção das gestantes atendidas na rede básica de ITAPURANGA-GO em diferentes contextos socias. SOUSA, L. O. LIMA, T. N. F.

465 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download