ATIVIDADES EM EQUIPE PARA SUPERAR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Pedagogia
Palavras-chave: Dificuldades de Aprendizagem. Ambientes Multidisciplinares. Lúdico. INTRODUÇÃO As séries iniciais do Ensino Fundamental I são as que, de fato, inserem a criança na vida escolar, e numa rotina de estudos. O êxito desses primeiros anos é determinante para a trajetória e conduta acadêmica dos estudantes. Com o passar dos anos, e dos estudos, passou-se a observar que as dificuldades nem sempre eram decorrentes de problemas neurológicos; assim psicólogos e educadores aprofundaram as pesquisas, e começam a desenvolver, juntamente com os médicos, programas de recuperação e auxílio a essas pessoas. De acordo com Sánchez (1998), o começo “formal” do campo de estudos referentes às dificuldades de aprendizagem, deu-se em 6 de abril de 1963, em uma histórica reunião na cidade de Chicago, onde se reuniram profissionais, juntamente com alguns pais que observaram em seus filhos, aparentemente sem problemas mentais, algumas dificuldades de aprendizagem na escola.
Muitos foram os motivos que levaram a essa reunião, que é considerada um marco para essa área do conhecimento, onde se discutiu consistentemente sobre o problema e a necessidade de se fazer algo para auxiliar àquelas crianças. A partir de então, o problema tornou-se interesse de estudiosos, e o crescimento do campo não parou mais. Nesses primeiros anos de estudos foram criadas classificações mais específicas, no sentido de se definir tais dificuldades. Procura-se também pensar soluções pautadas no envolvimento de todos, favorecendo amplamente a equipe; como o currículo e práticas pedagógicas inclusivas, com ênfase, não somente no aluno, mas no sistema de ensino de forma geral, envolvendo os materiais e também os professores. Com isso podemos favorecer a capacidade de aprender melhor, e também, ao ambiente, a capacidade de oferecer a esse aluno, melhores condições de aprendizagem; fazendo uma junção que vise a individualidade, ,ais também atente para buscar melhorias no coletivo, a fim de atingir crianças com dificuldades em aprender, atenuando significativamente a necessidade de atenção especial a esses indivíduos.
CARACTERIZAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM “Aprender é um processo natural, mas que resulta de uma complexa atividade mental, na qual estão envolvidos processos de percepção, emoções, memória, mediação, conhecimentos prévios, etc. ” (BOSSA, 2000); portanto, mesmo se tratando de uma atividade inerente à espécie humana, são necessários que muitos fatores trabalhem coordenadamente para que o processo ensino/aprendizagem aconteça de maneira satisfatória. Quando não alcançamos esse objetivo, percebemos então, as dificuldades de aprendizagem. Em relação a cognição, observamos que todos possuem pontos fortes e fracos; existem habilidades em diversas áreas e dificuldades de muitos tipos, porém as crianças com dificuldades de aprendizagem costumam ter como áreas afetadas as habilidades em leitura, matemática ou escrita, que são áreas importantes para um bom desempenho, na grande maioria das profissões e também nas atividades básicas do dia a dia.
Sendo assim, mesmo apresentando um excelente desempenho em outras funções, essas crianças normalmente são acometidas pela sensação de fracasso por não conseguirem realizar aquilo que todas as outras conseguem com facilidade e que são tidas como tarefas básicas (SMITH, STRICK, 2001). TIPOS MAIS COMUNS DE DIFICULDADES • Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil. • Disgrafia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. O TDAH já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno legítimo. Ao identificar alunos com dificuldades de aprendizagem o professor precisa estabelecer uma relação melhor com os mesmos. Isso é essencial para que o profissional e a escola ajudem de forma adequada as crianças.
Em uma situações assim, é fundamental manter um relacionamento próximo e aberto com a família do estudante, em conjunto qualquer dificuldade de aprendizagem pode ser superada. DESENVOLVIMENTO PROXIMAL Nas primeiras décadas do século 20, o psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky (1896-1934) já defendia o convívio em sala de aula de crianças mais adiantadas com aquelas que ainda precisam de apoio para dar seus primeiros passos. Assim fazendo com que essas diferenças diminuam naturalmente e a produtividade aumente gradativamente, elevando a autoestima das crianças. MULTIDISCIPLINARIDADE PARA SUPERAR DIFICULDADES A implantação de atividades inovadoras, e motivadoras, nos ambientes escolares são imprescindíveis para o resgate de alunos com dificuldades de aprendizagem, assim como na inclusão da família na escola e também na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).
Com a mudança de paradigma em nossa prática docente, é possível conceder ao aluno, em seu processo de desenvolvimento, a tomada de consciência de seu caminho na aprendizagem; proporcionar-lhe uma formação dinâmica, ativa, realizadora, reveladora e feliz. Essa inovação é possível se houver uma metodologia focada no aluno em primeiro lugar, onde toda a equipe pedagógica se envolva num mesmo ideal, e trace metas de ensino coletivo, buscando a harmonia e evolução de todos ao mesmo tempo. As iniciativas multidisciplinares nas escolas são capazes de gerar resultados surpreendentes na superação de dificuldades de aprendizagem, para tanto se faz necessário um comprometimento de todos; criando espaços para troca de experiências, estudos e produção do conhecimento; proporcionando atendimento aos alunos, e orientação familiar, por todos os profissionais da escola; organizando grupos de estudo para sugerir novas propostas de temas a serem abordados; atuando diligentemente na prevenção e intervenção das dificuldades de aprendizagem; trabalhando as relações interpessoais; encaminhando, quando necessário, os alunos para atendimento especializados, com a intenção de sanar e/ou minimizar suas dificuldades.
com a junção de escola e sociedade na perspectiva de revelar talentos estudantis. • Horta comunitária, agregando valores a boa alimentação dos alunos e também de seus familiares. • Visitações a museus e exposições, demostrando de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. São inúmeras as possibilidades de trabalho conjunto, voltado ao bem-estar, superação de dificuldades e inclusão social dos alunos. O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO O brincar é uma experiência essencial para a vida, os professores precisam ter em mente que a criança aprende com muito mais eficiência quando o aprendizado se torna uma grande brincadeira. AS BRINCADEIRAS NO DIA A DIA Seja no improviso ou por meio de aplicativos para celulares, os jogos têm ajudado crianças a contornar os desafios da aprendizagem, além de auxiliar os pais na continuidade dos tratamentos em casa.
A seguir sugerimos jogos de fácil aplicação para auxiliar no processo de aprendizagem das crianças com dificuldades diversas, também muito recomendados para o período de alfabetização e letramento, independente de apresentarem, ou não, dificuldades de aprendizagem. • Forca: Esse jogo clássico estimula os pequenos a descobrirem a letra adequada para ser encaixada na palavra e ela precisará lidar com as várias opções que têm disponíveis para se decidir de forma mais adequada. • Rimas: Atividade que pode ser trabalhada no improviso. O interessante é que o jogo pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar, sem demandar nenhuma ferramenta específica. Pode-se diversificar a brincadeira, propondo que as crianças adivinhem o que está no papel dos outros colegas. • Dama: Estimula o raciocínio lógico, na tentativa de capturar as peças do oponente, trabalha-se coordenação motora e memorização de estratégias.
• Jogo da Memória: Apresenta pares de figuras e/ou letras estimulando sua associação, focado nas habilidades de organizar os conteúdos por imagens. • Trilha da Centopeia: Muito eficiente na assimilação de contagem progressiva, auxilia na aprendizagem dos números e suas sequencias. • Tabuleiros: Independente e qual seja o jogo, sempre haverá um ponto de chegada, estimulante e competitivo, ideal para as interações e trabalhos em equipe. Um momento excelente para se observar e compreender a criança, e a maneira que ela interpreta a realidade, é observando suas relações com as brincadeiras. É onde ela desenvolve sua criatividade, organiza seu mundo e suas expectativas. A brincadeira é tão fundamental na vida da criança quanto o trabalho é na vida do adulto. Uma criança que é privada de brincar tem seu desenvolvimento psíquico comprometido.
Vigotsky analisa, em suas teorias, a importância do brinquedo e da brincadeira na construção da subjetividade e da aprendizagem de uma criança; e sua interação com os colegas, em melhor desempenho, no seu processo evolutivo. Percebemos também que ao criar os jogos, os professores desenvolvem o seu gosto por eles e também a vontade de se criar novas alternativas, novos desafios, pensando na necessidade de cada aluno superando suas próprias dificuldades. REFERÊNCIAS BOSSA, N. A. Dificuldades de aprendizagem: o que são? Como tratá-las? 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. Disponível em: <https://www. institutoabcd. org. br>. Acesso em: 14 de jan. Historia y concepto de lãs dificultades de aprendizaje. In: Dificultades de aprendizaje. Madrid (ES): Ed. Sintesis S. A. União da Vitória - Paraná: Storbem, 2012.
Cap. p. VIGOTSKI, L. S.
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