ARTES VISUAIS E CONCIÊNCIA AMBIENTAL: É POSSIVEL REEDUCAR PARA O MEIO AMBIENTE POR MEIO DAS ARTES VISUAIS?
Tipo de documento:Monografia
Área de estudo:Artes cênicas
Tema 3 2 PROBLEMA 4 3 JUSTIFICATIVA 4 4 OBJETIVOS 4 4. Objetivo Geral 4 4. Objetivos Específicos 5 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 6 METODOLOGIA 11 7 CRONOGRAMA 12 REFERÊNCIAS 13 1. INTRODUÇÃO A proposta deste estudo visa compreender como as artes visuais, utilizando como base a teoria de Herbert Head, podem promover a educação pela arte, como ferramenta, na possibilidade de fomentar estratégias de ressignificação para o aluno a respeito do meio ambiente em que se encontram, e seus problemas, soluções. Posto que, é importante conscientizar, e não somente isso, a importância de se tratar sobre os cuidados com o ambiente, em período escolar e por meio da arte, que se viabiliza como método de comunicação dinâmico e diretivo. Assim, através das obras e intervenções de alguns artistas ativistas, é possível compreender esse novo olhar crítico das artes, e sua contribuição para as causas ambientais.
Pois, “[. ao fazer e conhecer arte o aluno percorre trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos específicos sobre sua relação com o mundo [. BRASIL, 1997, p. Posto que, a arte possibilita a transformação do ser humano, propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e tende a aguçar a reflexão, a sensibilidade, a criatividade e a imaginação. Assim, compreende-se que a arte pode e deve ser aplicada na reeducação ou reconstrução do indivíduo, em suas estruturas físicas e psicológicas, englobando a individuação e a integração do mesmo. Posto que, de acordo com André Malraux, pensador e escritor francês “Toda arte é uma revolta contra o destino do homem” (SERAFINI, 2011). A forma e a criatividade são dois princípios fundamentais para Head.
De modo que, a primeira diz respeito à percepção, enquanto a outra se refere à imaginação. Sendo assim, integrando um processo biológico da evolução humana, juntamente com o social. d). A figura 1 mostra sua obra Homem Caracol, onde o artista faz uma crítica sobre o desmatamento e o desperdício no Estado de São Paulo. Para o autor “As ruínas urbanas são testemunhas da voracidade humana. Migalhas do apetite insaciável de um sistema devorador" (PRADES, 2017)1. Figura 1 - Projeto inédito "Homem caracol" Lápis sobre papel, 2015. Se eu planejar trabalhar em um site mais sensível, eu vou verificar. Por exemplo, recentemente fui a desdenhar point, uma reserva natural. Em primeiro lugar, entrei em contato com eles para ver se eles se arguem e, em segundo lugar, perguntei sobre quaisquer considerações sobre o habitat e as espécies que eu deveria ter conhecimento.
Eu levei a bordo esse conselho. Eles estavam, porém, muito interessados que eu fosse lá trabalhar. Frans Krajcberg outro artista a ter suas obras exploradas neste estudo, foi um pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico Polonês e naturalizado brasileiro. Autor que explora elementos da natureza, e destaca-se pelo ativismo ecológico, assim, associando arte e defesa do meio ambiente. Na descrição biográfica de Frans Krajcberg exposta por Enciclopédia Itaú Cultural (2019) descreve que na natureza Frans encontra abrigo após a Segunda Guerra Mundial, assim como inspiração para suas esculturas, pinturas, gravuras e fotografias. O polonês chega ao Brasil em 1947, para “fugir do homem”. E nessa fuga, ele se embrenha por florestas e descobre um mundo que não conhecia. Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural (2018)8.
As figuras 2, 3 e 5 são exemplo de alguns estilos da land art, ou arte ecológica. A fotografia também é um meio de arte comum entre amantes da natureza, sendo uma boa forma de observação, conhecimento e respeito ao meio ambiente, eternizando em uma imagem a beleza e a natureza de acordo com o olhar do artista. Podendo também ser utilizada como forma de protesto e de abrir um novo olhar ou conceito a respeito das necessidades da natureza e do impacto que causamos ao meio. No geral, as fotografias são grandes geradores da consciência ambiental, pois denunciam agressões a natureza, provocando impacto aos telespectadores. Através da vivencia com aspectos técnicos, inventivos e representacionais, gravuras, desenhos, fotos, notícias e técnicas variadas, criadas pelos alunos com intermédio do professor, relacionando a situação local, estética e história da arte.
METODOLOGIA O estudo se dará por meio de pesquisa caracterizada pelo modelo descritivo exploratório de caráter qualitativo, utilizando como método a Revisão Bibliográfica (RB). Esse método científico possibilita buscar e analisar artigos de uma determinada área da ciência, visto que esse tipo de pesquisa nos permite ter uma visão mais ampliada do tema, confrontar ideias ou concordância existentes entre os autores (GIL, 2008). Para Gil (2008), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, no qual é elaborada através de matérias documentais que se fundamenta das contribuições de diversos autores sobre determinado assunto. Para construção da pesquisa foi delimitado o objeto de estudo ensino de artes visuais na perspectiva do meio ambiente, como possibilidade para educar, contribuindo de forma efetiva no desenvolvimento de um senso crítico a cerca da natureza, assim criando uma conexão entre homem e natureza.
Mar. S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 S1 S2 S3 S4 Revisão de literatura x x Fichamentos x x Redação do 1º capítulo x x x X Redação do 2º capítulo x x Redação do 3º capítulo x x Redação da Introdução e revisão geral x x x Postagem da 1ª versão da monografia x Prazo para devolutiva -professor(a) orientador(a) x x Correção/reescrita da monografia x x x Revisão gramatical e ortográfica x Postagem da 2ª versão da monografia (final) x x REFERÊNCIAS BARBOSA, Ana Mae. CUNHA, Fernanda Pereira. org. Abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. BATISTA, Maria S. da S. e SILVA, Roberlilson P.
Arte e educação ambiental como possibilidade de desenvolvimento da consciência crítica. In: Práticas discursivas, linguagens e ensino. s. d. Disponível em: http://revistaea. org/pf. php?idartigo=1263#_edn1. BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: arte. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de educação Fundamental, 1997. p. BRASIL, Lei nº. James Brunt artist. In: Jamesbruntartist. Disponível em: http://www. jamesbruntartist. co. d. Disponível em: https://www. ecycle. com. br/component/content/article/7-eba/4015-fotografia-de-natureza-e-instrumento-para-educacao-ambiental-e-luta-contra-crimes-ambientais. ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Frans Krajcberg. In: Enciclopédia Itaú Cultural [online], 2019. Disponível em: http://enciclopedia. itaucultural. In: Kathklein [online], [s. d. Disponível em: http://kathyklein. org/danmala. Acesso em: 19 Set. IN: jaimepradesblog. on line], 2017. Disponível em: http://jaimeprades. blogspot. com/. SERAFINI, Thaís. “Toda arte é uma revolta contra o destino do homem”.
In: Cataclisma material [online], 2011. Disponível em: https://cataclismaterial. wordpress.
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