ANÁLISE DO FILME O MISTÉRIO DA LIBELULA
Tipo de documento:PIM
Área de estudo:Psicologia
Foram vistos em sala de aula conceitos como relação mente cerébro, estados alterados da cosnciência, fenômenos psÍquicos, psicologia anomalística, emergência espiritual, entre outros. Trata-se de um trabalho cabível de compreensão de todos os aspectos que se fazem necessários para a aplicação do conteúdo, assim como, seus métodos e particularidades, considerando a adequação para quais situações é possível identificar e descrever a luz da teoria. Tem por objetivo fazer um diagnóstico diferencial do personagem principal, assim como trazer a importância em se trabalhar temas que não ganham luz em consultórios que tratam apenas o modelo biomédico. Palavras–chave: Psicologia da consciência. Desenvolvimento. Portanto, será apresentado uma análise teorico prática relacionado com o filme em questão.
Tendo como objetivo esclarecer conceitos abordados na matéria citada. Entendendo também a importância de dar luz a esses temas e experiências, entendendo a relevância em se fazer um bom diagnóstico diferencial entre transtornos mentais e experiências anomalisticas. Portanto, trabalhar psicologia anomalistica é entender que essas experiências, que serão citadas ao longo do trabalho, causam impactos significativos na vida do indivíduo, é entender que as teorias que abordam o funcionamento psicológico não são o suficiente, o que pode levar a um diagnóstico equivocada e muitas vezes precipitado. OBJETIVOS 2. Logo no início do filme, durante a sua primeira noite depois do falecimento de sua esposa, Joe presencia a queda de um peso de libelula, que além de possuir peso o suficiente para não se movimentar com o vento, ele estava em uma posição estável em sua escrivaninha.
Manifestando aqui sua primeira experiência anômala, a psicocinestesia, que diz respeito a ações do corpo sobre a matéria, conforme Machado (2009 apud REICHOW, 2021, p. são eventos nos quais objetos são movmentados por experiências extra-motoras. Ao longo do filme podemos encontrar mais cenas de psiconestecia, como o momento em que Joe tira do ármario de sua esposa todas as roupas e coloca em cima da cama, embala o peso de libelula e põe em uma caixa de mudança fechada, sai do quarto, e quando volta as roupas estão novamente no ármario e o peso está no chão sem embalagem e fora da caixa. Para realizar uma promessa feita a sua falecida esposa o Dr. Segundo DSM –V (2014) alucinações podem ser definidas da seguinte forma: [.
Experiência semelhante a uma percepção que apresenta a clareza e o impacto de uma verdadeira percepção, mas que ocorre sem estimulação externa do órgão sensorial relevante. As alucinações devem ser diferenciadas das ILUSÕES, nas quais um estímulo externo real é percebido erroneamente ou mal interpretado. A pessoa pode ter ou não ter insight para a natureza inverídica da alucinação. Um indivíduo com alucinações pode reconhecer que está tendo uma falsa experiência sensorial, enquanto outro pode estar convicto de que a experiência está baseada na realidade. Com base em tudo que foi apresentado até agora, podemos ter a falsa ideia de que o personagem principal Joe sofre de algum transtorno mental dissociativo. Porém, é necessário realizar um diagnóstico diferencial do caso, para que o diagnóstico não seja precipitado e enganado.
A partir de Moreira e Menezes (2008), o grau de convicção do indivíduo definirá também se a sua experiência é saudável ou não, sendo está saudável quando inicialmente o indivíduo possui dúvidas quanto a veracidade das experiências, enquanto em transtornos mentais o sujeito possui certeza de sua ocorrência. Em experiências religiosas, o sujeito possui cuidado em dividir os acontecimentos, por saber da incredulidade da sociedade, ou seja, possui medo em dividir os episódios, pois acredita que a sociedade não acreditará. Segundo Grof e Grof (1990) citado por Moreira-Almeida e Junior (2009), afirmam que em experiências religiosas o indivíduo não possui uma sensação desagradável, não possui conflitos e são graduais, preservam a capacidade do sujeito em diferenciar o que é interno e o que é externo.
• A ausência de sofrimento psicológico. • A busca para compreender os fatos, acreditando que sua esposa está tentando uma forma de comunicação com ele. • A má fé de Joe; a falta de religiosidade de Joe é totalmente diferente da fé que tinha a falecida esposa, que era muito religiosa. Com todos os acontecimentos na vida de Joe, ele passa a querer tentar entender sobre como era a fé que sua esposa tinha. Com todas os fatos na vida de Joe, entende-se que o que ele viveu foram apenas experiencias anômalas e/ou espirituais mesmo, descartando qualquer possibilidade de um transtorno mental ou uma patologia. Alguns diagnósticos são dados de forma incorreta, por falta de informações, pela lacuna que alguns profissionais, deixam na busca de um tratamento adequado para seus pacientes.
Esse filme serviu como ferramenta para nós, estudantes de Psicologia, entendermos o quanto é necessário estudar, aprender de uma forma científica a distinguir o que é patologia e o que é Experiências Anômalas, para que futuramente, quando exercermos a profissão e nos depararmos com essas situações, termos a capacidade de auxiliar, e acolher pacientes que estejam vivenciando essas experiências, para que eles possam compreender o que se passa com eles, e fazer o possível para que essas experiências sejam conduzidas e administradas de modo que o resultado seja positivo, ou seja, encontrar nesse processo, nesse caminho, novos conhecimentos, quebrando paradigmas, para atingir um bem estar maior. Nesse caso, Joe estava sendo mal interpretado pelos colegas, estava sofrendo, angustiado, com insônia, aparentemente perturbado, e no entanto, seu caso não era de patologia, ele estava apenas vivenciando o que muitas pessoas podem estarem vivenciando também nesse momento, experiências Anõmalas.
E quantas delas não estão recebendo diagnósticos de transtornos mentais? No caso de Joe, ele investigou, fez seus próprios questionamentos e foi buscar suas respostas. No final de tudo, essas experiências levaram-no para um resultado fantástico, teve sua filha nos braços, graças a essas experiências e sua incansável busca. Disponível em: https://www. pucrs. br/revista/o-misterio-dos-fenomenos-inexplicaveis/. Acesso em: 20 nov. ALMEIDA, Alexander Moreira de; NETO, Francisco Lotufo. p. Disponível em: https://ava. unesc. net/pluginfile. php/631288/mod_folder/content/0/Explorando%20a%20rela%C3%A7%C3%A3o%20mente-c%C3%A9rebro. Acesso em: 24 nov 2021. BATANOLLI, Gustavo Simon e REICHOW, Jeverson Rogério Costa. Interação mente-matéria dentro da perspectiva da Psicologia Anomalística: uma revisão de pesquisas realizadas no últimos cinco anos (2012-2017).
Bol. Acad. Acesso em: 20 nov. MACHADO, Fátima Regina. EXPERIÊNCIAS ANÔMALAS NA VIDA COTIDIANA: EXPERIÊNCIAS EXTRA-SENSÓRIO-MOTORAS E SUA ASSOCIAÇÃO COM CRENÇAS, ATITUDES E BEM-ESTAR SUBJETIVO. São paulo. MOREIRA, Alexandre Almeida; MENEZES, Adair Júnior de. br/wp-content/uploads/2018/10/PSICOLOGIA-ANOMAL%C3%8DSTICA-UMA-REVIS%C3%83O-NARRATIVA-BRASILEIRA-2017. pdf. Acesso em: 20 nov 2021. REICHOW, Jeverson. ESTADOS ALTERADOS DE CONSCIÊNCIA – EAC. Slides elaborados e apresentados pelo professor da disciplina de Psicologia da Consciência. Bacharelado em Psicologia) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2021. Disponível em: https://ava. unesc. net/pluginfile. php/631287/mod_folder/content/0/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20Psicologia%20Anomal%C3%ADstica. pptx?forcedownload=1. Acesso em: 25 nov. REICHOW, Jeverson. FENÔMENOS PSÍQUICOS. Slides elaborados e apresentados pelo professor da disciplina de Psicologia da Consciência.
Bacharelado em Psicologia) – Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2021. Disponível em: https://ava. unesc. net/pluginfile.
65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes