ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Objetivos específicos. PROBLEMATIZAÇÃO. REFERENCIAL TEÓRICO. ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO A ESCOLA. MÉTODOS. CRONOGRAMA. RECURSOS. AVALIAÇÃO. REFERÊNCIAS. Objetivos específicos • Apresentar questões pedagógicas referentes ao assunto; • Observar de que forma o ensino inadequado da alfabetização e letramento influencia no restante da vida acadêmica das pessoas; • Indicar métodos adequados de abordar com os alunos esse tema. PROBLEMATIZAÇÃO Alguns problemas de aprendizado que os adolescentes e até mesmo adultos apresentam, derivam de uma formação inicial deficitária de alfabetização e letramento, onde questões não foram completamente solucionadas. Essas questões precisam ser melhor trabalhadas nos anos iniciais dos alunos pelos profissionais responsáveis. Com isso, como a alfabetização e o letramento precisa ser inserido na educação nos anos iniciais para uma formação completa? 2.

REFERENCIAL TEÓRICO 2. Deste modo Soares (2009) destaca: (. até muito recentemente, assumia-se que a criança só poderia dar início ao seu processo de aprendizagem da leitura e da escrita em determinada idade e, por conseguinte, em determinado momento de sua educação institucionalizada: entre nós, no Brasil, aos 7 anos, idade de ingresso no primeiro ano do ensino fundamental. SOARES, 2009, p. Soares (2009) traz os principais objetivos no ensino da alfabetização e do letramento. • Compreender o que é lido e escrever de forma que os outros compreendam o que se escreve; • Conhecer diferentes gêneros e diferentes portadores de textos e fazer uso deles para ler e para escrever; • Participar adequadamente dos eventos de várias naturezas de que fazem parte a leitura ou a escrita; • Construir familiaridade com o mundo da escrita e adquirir competências básicas de uso da leitura e da escrita; • Desenvolver atitudes positivas em relação à importância e ao valor da escrita na vida social e individual.

apud GADOTTI, 2013 p. Segundo Machado (2014) o trabalho do docente alfabetizador é de grandes desafios, pois apresenta-se obstáculos em seu cotidiano em sala de aula, tendo em vista que seu objetivo é dar início a importantes etapas como escrita e leitura. O professor precisa dar a oportunidade de que o aluno use meios que lhe favoreçam, juntamente com seu desenvolvimento escolar. Ainda segundo o autor, o docente além de deter o conhecimento que se necessita, precisa respeitar os alunos, conhecer suas características, dificuldades e até mesmo interesses, além de agir de formas atrativas, demonstrando confiança em discentes. MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Conforme Martins e Spechela (2012) é preciso que o docente se apoie em um método e a partir dele trabalhe para alcançar os objetivos buscados de alfabetizar e letrar as crianças.

apud, FERRONATO, 2014, p. Barbosa (2013) fala que a partir do momento que se conhece o método e os perfis dos alunos, em cada uma das turmas, o docente necessita, além disso, conhecer os materiais e ferramentas que precisam ser usados, para aí sim escolher o método mais adequado. Método fônico Conforme Ferronato (2014) este método busca uma relação entre as letras e os sons. Para dar início a ele, é fundamental que a criança compreenda que cada palavra é composta por fonemas, o que quer dizer que cada grafema possui um som, o inverso também ocorre. Ainda segundo o autor, o método fônico tenta ajudar as crianças a captarem o som de cada palavra, juntamente com as letras que formam cada palavra, além de ser também um método considerado eficaz na alfabetização.

Entre os métodos sintéticos mais abordados temos o da soletração, que visava ao ensino de leitura e da escrita por meio da combinação de letras e sons. Diante desse pressuposto juntavam-se as letras aos sons para produzir silabas. Das silabas formavam-se palavras; das palavras frases, e das frases, por fim, textos. O método enfatizava o papel da memorização e da associação entre os estímulos auditivos e visuais com a escrita. FERRONATO, 2014, p. Método sentenciação De acordo com Ferronato (2014) o método das frases, que também é chamado de sentenciação, trabalha o aprendizado de frases inteiras, para depois serem divididas. No início do método é necessário um período para trabalhar a memorização das palavras e frases, para depois por meio de processos espontâneos, os alunos dividam as mesmas.

Deste modo os alunos alcançam um entendimento da ligação existente entre as letras e os sons, com isso elas conseguem ler qualquer palavra nova com este processo. Com a apresentação de uma frase elas analisam, visualizam e memorizam as palavras e as sílabas que as compõem. Método palavração Segundo Ferronato (2014) o método de palavração depende da aprendizagem das palavras que mais tarde se dividem em sílabas e letras. Ainda podemos fazer uso prático dos métodos escolhidos pelos profissionais da área, como forma de avaliar a receptividade dos alunos, além de sua evolução durante o ensino. CRONOGRAMA Para um desenvolvimento adequado do projeto e chegar nos resultados pertinentes para os objetivos, um cronograma é fundamental, precisando ser seguido corretamente, onde os processos do trabalho são realizados.

O cronograma para o projeto mencionado está na Tabela 01. Tabela 01 – Cronograma do trabalho Etapas do Projeto Período 1. Planejamento 02/08/2021 a 16/09/2021 2. Alfabetização em processo. ed. São Paulo: Cortez, 1998. FERRONATO, Raquel Franco. Alfabetização e Letramento. com. br/metodos-de-alfabetizacao-1/> Acesso em: 02 out. MARTINS, Edson; SPECHELA, Luana Cristine. A importância do Letramento na Alfabetização. Disponível em: <http://www. com. br/2016/01/25/professor-e-aluno/> Acesso em: 27 set. SCARPA, Regina. Alfabetizar na Educação Infantil. Pode? Revista Nova Escola. Disponível em: <http://falandodospequenos. blogspot. com/2010/04/alfabetizacao-e-letramento-na-educacao. html>. Acesso em: 30 set.

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