Agronegócio

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Administração

Documento 1

E para finalizar as análises é explanado a respeito da modernização agrícola e do rumo do agronegócio no país. A metodologia desenvolvida no trabalho é realizada através de levantamento bibliográfico por meio de artigos científicos e livros que discutem e analisam a temática, buscando por meio do confronto das hipóteses buscarem possíveis soluções para os desafios a serem superados dentro da perspectiva que se apresentam. Palavras-chaves: Agronegócio; Financiamento Agropecuário; Exportações e Importações. ABSTRACT: The research developed is inserted in the agribusiness field, as the country is an important producer and exporter of such by-products, providing some advantages over other countries in relation to trade agreements. When we talk about agribusiness, we must verify the existence of a complex chain of organizations, where the productions coming from rural properties are inserted.

O foco da introdução do agronegócio no país advém do objetivo em distanciar a porção da agriculta capitalista, que almejava ser produtiva, da velha estrutura latifundiária, que mantinha a terra improdutiva, servindo-lhe somente como capital imobilizado e fonte hipotecaria. OLESKO, 2020). A sociedade brasileira descobriu, há poucos anos, a importância do agronegócio. Antes, a agricultura e as indústrias de transformação de suas matérias-primas eram relegadas a um plano inferior. O produtor rural, inclusive, era incompreendido e muitas vezes execrado como uma pária do sistema econômico. A comercialização agrícola tem o papel de coordenar, por meio de um eficiente sistema de transmissão de preços, as atividades econômicas de produção, distribuição e consumo. De um lado, ela visa orientar a produção para aqueles bens mais necessários à população e, de outro lado, contribui para orientar o consumo.

MENDES; TADEU JUNIOR, 2007, p. Sendo os aspectos desenvolvidos no processo de comercialização altamente ligados as inovações tecnológicas e sistemas de comunicação, ocorreu uma intensa modificação no processo de produção desde a prática desenvolvida nas primeiras civilizações. Atualmente a produção no campo possui o auxílio da biotecnologia e a mecanização agrícola também foi um fator determinante para o aumento da produtividade. Essas três partes estão interconectadas e não coexistem. Para Mendes e Tadeu Junior (2207, p. Dessa forma, o conceito agronegócio engloba os fornecedores de bens e serviços para a agricultura, os produtos rurais, os processadores, os transformadores e distribuidores e todos os processos envolvidos na geração e no fluxo dos produtos de origem agrícola até chegarem ao consumidor final.

Participam também desse complexo os agentes que afetam e coordena o fluxo dos produtos, como o governo, os mercados, as entidades comerciais, financeiras e de serviços. Quadro 1: Os cinco principais setores do agronegócio Fornecedores de insumos e bens de produção Produção agropecuária Processamento transformação Distribuição e consumo Serviços de apoio Sementes Calcários Fertilizantes Rações Produtos Veterinários Combustíveis Tratores Colheitadeiras Implementos Máquinas Motores Produção animal Lavouras/permanentes Lavouras/temporárias Horticultura Silvicultura Floricultura Extração vegetal Indústria rural Alimentos Têxtil Vestuário Calçados Madeira Bebidas Álcool Papel/papelão Fumo Óleos essenciais Restaurante Hotéis Bares Padarias Feiras Supermercados Comércio Exportação Agronômicos Veterinários Pesquisa Bancário Marketing Vendas Transporte Armazenagem Portos Bolsas Seguros Fonte: Mendes; Tadeu Junior, 2007, p.

Assim, o agronegócio acaba por ultrapassar as fronteiras da propriedade rural envolvendo todos que estão ligados direta ou indiretamente com o processo de levar os alimentos e fibras aos consumidores. MENDES; TADEU, 2007). Atualmente a produção nacional e o comércio internacional demonstram um crescimento do setor agroindustriais frente ao Produto Interno Bruto e as exportações, fazendo com que o país encontra-se no ranking com destaque em alguns produtos no mercado externo. Com o fenômeno da globalização tanto de capitais, como de mercadorias e tecnologias as exigências pelas organizações se expandem drasticamente intensificando a concorrência dentro do setor. Assim, as empresas acabam por deslocar o seu foco da produção para a busca de melhores técnicas que possam reduzir os custos com insumos com o sistema produtivo fazendo com que o preço que chegue ao consumidor final seja mais atraente e seja uma das preferências do consumidor.

Dentro do processo de modernização das práticas agrícolas se apresentam ainda grandes desafios, uma vez que, se observa uma grande concentração de riquezas destinadas a uma parcela pequena das propriedades rurais, onde se estima que milhões de hectares de solos e pastagens são degradados, há ainda a presença de sistemas ineficientes em relação ao uso da água na irrigação, uso inadequado dos agroquímicos que acaba por oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente. Tais problemáticas ainda precisam ser sanadas no contexto do atual agronegócio brasileiro. EMBRAPA, 2018). Para que seja possível discutir as modificações que aconteceram no agronegócio brasileiro é necessário construir a trajetória da agricultura brasileira, onde os fatos e números podem ser os precursores na identificação dos acertos e problemas, onde se posa pensar em ações futuras que caminhem as políticas do país rumo à economia verde e a um modelo de agronegócio sustentável.

EMBRAPA, 2018). Logo, os homens e mulheres que trabalhavam no campo sofriam com a escassez da tecnologia e de informação. EMBRAPA, 2018). Os pesquisadores Edward Schuh e Eliseu Alves, em 1971, realizaram o estudo: O desenvolvimento da agricultura no Brasil, onde evidenciaram a falta de conhecimento dos indivíduos em relação aos solos tropicais e o seu manejo. Muito pouco se sabe sobre a resposta destes solos às aplicações de fertilizantes. A capacidade de gerar e desenvolver novas variedades de altos rendimentos é limitada. Graças a esses fatores, nas décadas de 70 e 80 os ganhos de produtividade passaram a ser uma importante fonte de crescimento da produção agrícola, especialmente das culturas mais modernas, ao contrário do que ocorreu nas décadas anteriores. IPEA, 1998, p. Diante disso, o Estado buscou desenvolver políticas específicas para oportunizar o aumento da produção e a produtividade agrícola, surgindo nesse momento os investimentos em pesquisas e desenvolvimento, extensão rurais bem como o crédito farto.

Esse seria então, o início do processo de modernização da agricultura brasileira. EMBRAPA, 2018). Os indicadores da trajetória da agricultura brasileira, são refletidos por meio dos números de produção bem como dos índices de produtividade. Analisando, o período de 1975 a 2017, observa-se que a produção de grãos do país que antes correspondia a 38 milhões de toneladas passou a atingir o patamar de 236 milhões, tendo um aumento mais de seis vezes. Em contraponto, a área planada dobrou, mostrando assim os resultados das políticas de modernização do agronegócio brasileiro. EMBRAPA, 2018). Gráfico 1: Evolução da produção agrícola no Brasil Fonte: Embrapa 2022 Desta maneira, o crescimento da produção em relação à área pode ser exemplificado por meio do comparativo da evolução de rendimento médio, que leva em consideração o quilo por hectare, analisando as lavouras de arroz, feijão, milho, soja e trigo que são os expoentes produtivos do país.

EMBRAPA, 2018). Já em relação à avicultura, outra atividade pecuária que outrora era voltada para a subsistência, atualmente ganhou seu destaque na economia brasileira. Sua mudança radical advém do período de 1950 e 1970, onde por meio da constituição de empresas processadoras, foi adotado o modelo de integração vertical. Desta forma, é realizada a padronização do sistema produtivo, desde o fornecimento de pintos, insumos, assistência técnica, crescimento das aves e seu posterior abatem. EMBRAPA, 2018). Por meio do gráfico 3, observa-se o comparativo exposto outrora em relação as modificações do setor pecuário brasileiro, que compreende a produção antes da modernização e posterior a mesma. Gráfico 3: Produção Pecuário no Brasil (1975- 2016) Fonte: Embrapa 2022 No contexto da década de 1990, se observa um cenário crescente em relação às demandas e as políticas macroeconômicas, onde se buscava a estabilização da economia do país, por meio do controle da inflação e da prática de taxas de câmbio mais realistas, onde o crescimento do setor agrícola foi o principal responsável pelo superávit da balança comercial.

No ano de 2017, o saldo da balança agrícola alcançou o patamar de US$ 81,7 bilhões, que são extremamente significativos para o controle das contas externas do país. EMBRAPA, 2018). Como tratado até o presente momento, o processo de modernização das cadeias produtivas que compõem o agronegócio do Brasil, fizeram com que os elos que fazem parte do escopo das atividades agrícolas (produção de insumos, processamento e produção) tivessem relevância perante o Produto Interno Bruto – PIB. O emprego de fertilizantes se tornou um elemento chave, onde os fertilizantes nitrogenados correspondem a 40% do incremento na oferta de alimentos do mundo. Porém nesse ponto o país acaba sendo dependente da importação, uma vez que a quantidade consumida de fertilizantes é superior a produzida no país.

EMBRAPA, 2018). Como exemplo, pode-se ressaltar a descoberta da tecnologia para fixar o nitrogênio nas raízes das plantas por meio das bactérias. Atualmente 75% das áreas cultivadas com grãos de soja é responsável por uma economia em relação à compra de fertilizantes nitrogenados na ordem de R$ 2 bilhões. º São objetivos específicos do crédito rural: I - estimular o incremento ordenado dos investimentos rurais, inclusive para armazenamento beneficiamento e industrialização dos produtos agropecuários, quando efetuado por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural; II - favorecer o custeio oportuno e adequado da produção e a comercialização de produtos agropecuários; III - possibilitar o fortalecimento econômico dos produtores rurais, notadamente pequenos e médios; IV - incentivar a introdução de métodos racionais de produção, visando ao aumento da produtividade e à melhoria do padrão de vida das populações rurais, e à adequada defesa do solo.

BRASIL, 1965). Além disso, a finalidade da do crédito rural é compreendida como: Art. º Para os efeitos desta Lei, os financiamentos rurais caracterizam-se, segundo a finalidade, como de: I - custeio, quando destinados a cobrir despesas normais de um ou mais períodos de produção agrícola ou pecuária; II - investimento, quando se destinarem a inversões em bens e serviços cujos desfrutes se realizem no curso de vários períodos; III - comercialização, quando destinados, isoladamente, ou como extensão do custeio, a cobrir despesas próprias da fase sucessiva à coleta da produção, sua estocagem, transporte ou à monetização de títulos oriundos da venda pelos produtores; IV - industrialização de produtos agropecuários, quando efetuada por cooperativas ou pelo produtor na sua propriedade rural.

BRASIL, 1965). No final da década de 1980 ocorreram significativas reduções em relação aos gastos do Estado com a agropecuária. Tais reduções estavam ligadas diretamente com a crise internacional do Petróleo, o endividamento externo e a recessão econômica provocada pelo crescimento descontrolado da inflação no país. Gráfico 6: Participação (%) dos gastos com a agropecuária nas despesas totais da União em 1987–2016 Fonte: Rocha e Ozaki 2020, p. Por meio dos dados apresentados no gráfico 6, observa-se que em 1987 as despesas do Estado com o setor agropecuário atingiam o patamar de 10,84%, diminuindo para somente 0,86% no ano de 2016. Em relação ao crédito rural concedido, caiu significativamente nos anos de 1986 a 1996, aumento somente em 1997. BRASIL, 1996). Que se constituiu como a primeira política pública, voltada exclusivamente para a agricultura familiar, consolidando tal prática, apresentando sua legitimação social e o seu reconhecimento de produção perante o setor agropecuário.

Já no ano 2000, foi criado o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que tinha como objetivo a tratativa referente a agricultura familiar. “Em 2016, o MDA passou a ser a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República”. ROCHA; OZAKI, 2020, p. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 4. de 5 de novembro de 1965. Institucionaliza o crédito rural. Cria o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/ decreto/d1946. Acesso em: 19 jun. CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Portal de Informações Agropecuárias. Armazenagem e Logística: Frete. embrapa. br/soja/ cultivos/soja1/dados-economicos. Acesso em: 20 jun. EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

embrapa. br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira#. Acesso em: 28 jun. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. pdf. Acesso em: 20 jun. IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Texto para discussão: O Financiamento da Agropecuária Brasileira no Período Recente. MIRANDA, Silvia Helena Galvão de; XIMENES, Valquiria Prezotto; BADEJO, Marcelo Silveira. Agronegócios. Curitiba: InterSaberes, 2015. OLESKO, Gustavo Felipe. Agronegócio: contextos econômico, social e político. Acesso em: 22 jun.

150 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download