A TECNOLOGIA EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO FACILITADOR NA DOCÊNCIA SUPERIOR
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Gestão ambiental
Diante do exposto, busca-se identificar a influência das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem entre alunos e professores, sob a ótica de docentes e também elencar os principais desafios encontrados nos variados métodos de ensino. Neste sentido, foi realizado um questionário com professores de uma cidade do sul de SC. A partir disso, constatou-se que a influência das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula é algo fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, influenciando inclusive nos principais desafios apontados pelos professores ao refletirem sobre os principais desafios de ensinar, que é o fato de manter o aluno engajado, motivado em um mundo onde a tecnologia está na palma das mãos. O uso de metodologias ativas é um diferencial no ensino, sobretudo, por possibilitar a autonomia do aluno na resolução de problemas.
Palavras-chave: Tecnologia. Keywords: Technology. Education. Teaching. Education technology. INTRODUÇÃO A velocidade das informações tem atrelado ao mundo um potencial de oportunidades e a necessidade de transformar profissionais capacitados para novos desafios. TECNOLOGIA A tecnologia trouxe à tona grandes possibilidades de mudanças ao longo dos anos, instigando a inovação de produtos, serviços e processos em todos os âmbitos. Na medida em que transformações ocorrem, a sociedade também deve-se permitir inovar, evoluir. Conforme Kenski (2003, p. “a tecnologia é um conjunto de conhecimentos e princípios científicos que aplicam ao planejamento, à construção e a utilização de equipamentos em um determinado tipo de atividade”. A tecnologia está dividida em três tipos: (1) natural, ou seja, vem com a premissa de que na vida as pessoas têm que se adaptar às possíveis modificações do ambiente; (2) artificial, em que os homens por si só interferem no seu processo, ele mesmo a cria; (3) biotecnologia, retrata as funções do organismo, por meio das mutações da ciência (LEVY, 2000).
De acordo com Tornaghi (2010), a inserção na sociedade da informação requer saber utilizar a tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação como um todo. No contexto da educação, o avanço tecnológico ocorreu em fases que foram modificadas, a fim de atender o uso e modificar as tecnologias de cada época. As pessoas atentas às transformações que ocorrem em milésimos de segundos, tendo em vista a volatilidade de informações recorrentes, muitas vezes em tempo real. As TICs oferecem um acesso muito importante para a sociedade, sobretudo nas informações prestadas. Com elas, são perceptíveis novas formas de conhecimentos, de pensar diferente, de se conectar com outras pessoas (KENSKI, 2007).
O Ambiente Virtual de Aprendizagem é um espaço ao qual o aluno pode utilizar os materiais disponibilizados pelo professor, no intuito de instigar ainda mais a rede de aprendizagem e educação (MATTAR, 2012). Nas salas de aula, por exemplo, os professores que desejam ser transformadores, levando aos seus alunos aulas completas, focadas em soluções de problemas, fazem uso ou estão em processo de formação baseado em problemas em sala de aula que utilizam a lógica como solução, a utilização de videoaula, tecnologias com realidade aumentada, sala de aula invertida. Ainda, o uso de metodologias ativas, são alternativas que trazem ao aluno novas visões de sala de aula, que vai além da prova tradicional. Todo esse conhecimento transmitido, permite ao estudante e ao professor a visão da realidade (BRITO; SÍVERES; MERCADO; JÚNIOR, 2020).
De acordo com Camargo e Daros (2018), “Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização”. Muito menor ainda é a preocupação com a extinção da função do professor. De maneira diversa, a escola como instituição social é o espaço privilegiado para a formação das pessoas em cidadãos e para sistematização contextualizada dos saberes. Assim também o professor é o principal agente responsável pelo alcance e pela viabilização da missão da escola diante da sociedade. O que a escola e a ação dos professores necessitam é de revisão crítica e orientação dos seus modos de ação. Em Instituições de Ensino Superior – IES, as novas tecnologias fazem parte da relação de formação de professores, além disso, esses devem ter visão crítica, ampla, conhecer as tecnologias e transmitir de uma forma leve para o aluno.
É necessário explorá-lo. O aluno precisa criar, produzir e expor seu conhecimento. A formação do professor ainda se faz presente na medida em que esse é o mediador da sala de aula, esse deve estar preparado para as adversidades diárias, que vão além de um processo de ensino, mas sobretudo, atendendo o aluno como um ser humano, transmitindo seu afeto, sua colaboração e entendimento que além de um aluno, é uma pessoa que está ali, com seus problemas, suas dificuldades do dia (MATTAR, 2012). O papel do professor neste sentido, é justamente não somente ensinar, mas transmitir seu conhecimento para gerar aprendizagem ao educando (PERRENOUD, 2000). PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Este artigo enquadrou-se para fins de abordagem: qualitativa. Para Marconi e Lakatos (2000, p. “os estudos descritivos têm como objetivo conhecer a natureza do fenômeno estudado, a forma como ele se constitui, as características e processos que fazem parte [.
” Gil (1999, p. também colabora, afirmando que: “[. métodos de pesquisa qualitativa estão voltados para auxiliar os pesquisadores a compreenderem pessoas e seus contextos sociais, culturais e institucionais”. Conforme Camargo (2018, p. “toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização”. Outros enfatizaram que a partir das TICs, possibilitam novas propostas pedagógicas, como forma de engajamento, motivação e destaque para o lúdico. As telas interativas, a utilização dos tabletes em sala de aula também se tornaram ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem, tais ferramentas atreladas às metodologias ativas, proporcionam maior engajamento dos alunos nas aulas. De acordo com Camargo (2018, p. Ou seja, é necessário inovar em metodologias ativas que incluam os alunos e instiguem sua autonomia, a resolução de problemas e a busca por novas formas interativas em sala de aula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Em algum momento da vida alguém já ouviu dizer ou vai dizer que educar é um dom, é uma arte, mas como isso ocorre? A educação é a possibilidade da transformação do ser humano, da esperança de uma sociedade ampla em conhecimento e resoluta frente à velocidade da mudança e, quem está por trás de tudo isso é o profissional, o professor, o educador. Antes mesmo de transformar o outro, a educação deve transformar o professor. É somente a partir dessa premissa que se pode levar a sua melhor parte ao outro, como diferencial e potencial catalizador de informações geradoras de conhecimento. A tecnologia está proporcionando pessoas mais evoluídas no ensino e aprendizagem. O uso de metodologias ativas deve se fazer presente nas aulas, como uso participativo e inovador.
Todo diálogo é bem-vindo e juntos, o trabalho será sempre mais prazeroso e facilitador. A partir do momento em que a escola gerar fascinação pelo estudante, este terá entendido o real significado da Tecnologia e da evolução. REFERÊNCIAS ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: Trajetória do programa de pós-graduação em educação e currículo. uepg. br/index. php/praxiseducativa/article/view/14804/209209212943 Acesso em: 10 mai. CAMARGO, FAUSTO. A sala de aula inovadora [recurso eletrônico]: estratégias pedagógicas fomentar o aprendizado ativo. maio/agosto/2011 GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999. KENSKI,Vani Moreira. São Paulo: Atlas, 2000 MATTA, Alfredo Eurico. Procedimentos de autoria hipermídia em rede de computadores, um ambiente mediador para o ensino-aprendizagem de história.
f (Tese de Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador 2001. MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. com. br/rde/article/view/128/231 Acesso em 12 de mai. ROSINI, Alessandro Marcos. As novas tecnologias da Informação e Educação a Distância. São Paulo: Thomson Learning,2007.
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