A SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO NO SEGMENTO DE PRODUTOS NATURAIS
Msc. Kiânya Granhen Imbiriba: orientadora ________________________________________ Prof. Prof. DEDICATÓRIA “Não seria justo dedicar esse trabalho a outra pessoa, por isso dedico a você”. AGRADECIMENTOS Agradeço em especial ao Senhor Jesus pela essência da Vida e pela graça sem a qual não poderia viver. Aos meus companheiros de graduação: Leide, Edilene, Simone, Jezer e João Paulo, que deveriam estar comigo hoje, pois compartilharam lutas e vitórias, os quais sempre estarão em meu coração pela nossa amizade. A minha amiga de trabalhos acadêmicos, principalmente este, Jusce, a quem chamo carinhosamente de “Ju” com quem dividi e multipliquei conhecimentos, experiências e desafios, parabenizando-a pela determinação, agradeço imensamente a dedicação e paciência (sua vitória também é minha), à sua mãe Srª Alice que me acolheu com muito carinho em sua casa, nos apoiou e deu total incentivo.
À Faculdade Pan-Amazônica – FAPAN e aos seus corpos docentes, pela possibilidade de agregar importantes conhecimentos em minha vida profissional. À nossa orientadora Kiânya Imbiriba, que aceitou o desafio da construção deste trabalho. A todos que contribuíram para esta realização, mais que minha gratidão, reconhecimento, a promessa de valer a pena essa jornada, buscar e cumprir com decoro a minha vocação. HIPÓTESE. OBJETIVOS. Objetivo Geral. Objetivos Específicos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. OBJETIVOS E DIRETRIZES. MARCAS E PATENTES. PARCERIAS. A FRANQUIA. AS LOJAS. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. APÊNDICE ANEXOS Leis Ambientais Agenda 21 (partes) 12 1 INTRODUÇÃO Este trabalho se propõe a discorrer sobre o Desenvolvimento Sustentável nas organizações e neste sentido faz alusão à empresa Chamma da Amazônia; apresenta os conceitos e os ângulos da Sustentabilidade; como eles são interpretados pelas empresas e pelos autores no âmbito global e local com o objetivo de analisar a importância da aplicação da Sustentabilidade nas organizações, bem como averiguar se a conscientização e os resultados ocorrem de forma satisfatória cumprindo a legislação vigente sobre o assunto.
Nesta pesquisa foram abordados autores que discorrem sobre o tema, dentre os quais, Neto fala que se trata de um assunto que está em evidência principalmente por meio da mídia e discutido em debates de forma geral. Os autores Swarbrook e Gerhein compartilham do mesmo conceito de Sustentabilidade quando em sua fala englobam os aspectos ambiental, social e econômico. Gomes completa dizendo que a avaliação desses aspectos contribui para uma melhor competitividade dentro do mercado atual. PROBLEMA É perceptível a interferência humana no transcorrer da natureza que está cada vez mais sentindo os impactos negativos causados pela demanda desenfreada de consumo dos recursos disponíveis, apresenta limites quanto a sua capacidade de renovação e requer cuidados no tangente ao extrativismo. As empresas há muito já perceberam que precisam se posicionar ante as atividades que vem desenvolvendo ao longo dos anos e que perante a possibilidade de desvantagem no cenário empresarial precisam se adequar as normas ambientais.
O grande desafio é garantir a continuidade dos suprimentos mantendo-os em nível de igualdade econômico ao mesmo tempo em que reduz seu impacto sobre o meio ambiente. Assim, como resultante do contexto em questão, surge o questionamento: é possível uma organização extrair recursos naturais de modo racional capazes de agregar valor a seus produtos de forma sustentável e minimizar os danos resultantes de sua captação? 14 1. HIPÓTESE A temática do presente do trabalho viabilizará a demonstração dos resultados alcançados quando as organizações se adéquam às atividades sustentáveis nos aspectos sociais, ambientais e culturais. Pressupunham que era possível entender o mundo como um sistema e analisá-lo como um todo (visão sistêmica). O Clube reunia cientistas, pedagogos, economistas, humanistas, industriais e funcionários públicos, com o objetivo de debater a crise atual e futura da humanidade (KRÜGER, 2001).
Neste contexto, aguardava-se um conjunto de medidas e atitudes de caráter emergencial capazes de intervir e modificar o cenário complexo em que se encontrava a humanidade com o objetivo de alertar a sociedade para os acontecimentos vindouros procurava-se formalizar este conjunto de medidas para melhor acompanhamento e averiguação de seu cumprimento. O resultado foi um relatório publicado pela primeira vez em 1972, The limits to growth (“Os limites do crescimento”), que defendia a necessidade de se conquistar um equilíbrio global baseado em limites ao crescimento da população, no desenvolvimento econômico dos países menos desenvolvidos e em uma atenção aos problemas ambientais. Tal relatório causou enorme impacto entre a comunidade científica, por apresentar cenários catastróficos de como seria o planeta, caso persistisse o padrão de desenvolvimento vigente na época.
Sobre os objetivos da Agenda 21 para o Desenvolvimento Sustentável, podese observar a abrangência das metas a serem alcançadas por meio do planejamento participativo, como enunciado na página do Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2005): O enfoque desse processo de planejamento apresentado com o nome de Agenda 21 não é restrito às questões ligadas à preservação e conservação da natureza, mas sim a uma proposta que rompe com o desenvolvimento dominante, onde predomina o econômico, dando lugar à sustentabilidade ampliada, que une a Agenda ambiental e a Agenda social, ao anunciar a indissociabilidade entre os fatores sociais e ambientais e a necessidade de que a degradação do meio ambiente seja enfrentada juntamente com o problema mundial da pobreza. Enfim, a agenda 21, considera, dentre outras, questões estratégicas ligadas a geração de emprego e renda, à diminuição das disparidades regionais e interpessoais de renda, às mudanças nos padrões de produção e consumo, à construção de cidades sustentáveis e a adoção de novos modelos e instrumentos de gestão (MMA, 2005).
Em seqüência às medidas que vinham sendo disseminadas quanto a solicitação de engajamento global, para unir forças com a finalidade de formular estratégias, ocorreu o encontro que possibilitou a construção da Agenda 21, um documento que vai além do caráter ambiental, interferindo na modificação nos padrões de produção e consumo, levando em consideração as economias em transição que não possuem estrutura para tal modificação, nesse sentido foi solicitado o apoio das nações detentoras destes recursos para possibilitar a minimização das diferenças de poder de consumo, em outras palavras a diminuição da pobreza, aplicando o desafio de implantar a Sustentabilidade em sua totalidade. No ano de 2002, aconteceu em Joanesburgo, na África do Sul, a maior conferência mundial sobre o tema Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio+10, nesse encontro foi elaborado um documento chamado Protocolo de Kioto onde se firma um compromisso em que países com 18 maior nível de industrialização, conseqüentemente maiores utilizadores de recursos naturais geradores de resíduos poluentes devem ser tributados e responsabilizados de maneira maior no que diz respeito às responsabilidades da não preservação do planeta para gerações futuras (OLIVEIRA FILHO, 2004).
O Protocolo de Kioto foi um importante documento que intencionava a melhor utilização do recursos naturais, e requeria a diminuição da emissão dos gases poluentes que deterioravam a camada de ozônio, efeito provocado principalmente pelos países potencialmente industrializados. Em seu livro Neto expõe que ao se perceber a importância do tema social, este foi incrementado à questão ambiental redigindo novos modelos de gestão. A este novo modelo de gestão soma-se a ética, a sinergia do homem com a natureza, prezando pela qualidade de vida, trazendo novas aspirações quanto à formulação de resultados positivos, somando-se ao aumento de renome das empresas. Maimon (1996) define Desenvolvimento Sustentável da seguinte forma: O desenvolvimento sustentável busca simultaneamente a eficiência econômica, a justiça social e a harmonia ambiental.
Mais do que um novo conceito, é um processo de mudança onde a exploração de recursos, a orientação dos investimentos, os rumos do desenvolvimento ecológico e a mudança institucional devem levar em conta as necessidades das gerações futuras (MAIMON, 1996). Deduz-se que o Desenvolvimento Sustentável está devidamente alinhado às questões que influenciam diretamente as adaptações estruturais em busca da simetria com os aspectos social, econômico e ambiental na intenção de promover a evolução ordenada intentando suprir, prover condições propícias às próximas gerações. Referindo-se a apreensão completa do conceito de Sustentabilidade chega-se a conclusão que se faz necessária a combinação e associação de legados a conhecimentos que se tomam atualmente, admite-se neste sentido a concentração de esforços com vista a uma causa de interesse comum concebendo a construção de uma relação de reciprocidade e continuidade do encadeamento entre as bases sustentáveis para obter-se o resultado satisfatório, que por sua vez ocasiona em intercalar os acontecimentos atuais com os advindos empregando a tecnologia na Sustentabilidade somando esforços para prover e suprir as necessidades indispensáveis à manutenção da sociedade futura.
SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade Econômica Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Social •Vantagem •Tecnologias •Assumir competitiva • Qualidade e custo • Foco • Mercado • Resultado • Estratégias de negócios limpas •Reciclagem •Utilização sustentável de recursos naturais •Atendimento a legislação •Tratamento de efluentes e resíduos •Produtos ecologicamente corretos •Impactos ambientai Figura 2: Modelo de sustentabilidade empresarial responsabilidade social •Suporte no crescimento da comunidade •Compromisso com o desenvolvimento dos RH •Promoção e participação em projetos de cunho social Fonte: Coral, 2002, p. Uma das formas de abordagem da sustentabilidade que explanam os temas emergentes que estão inseridos nas dimensões social, econômico e ambiental tratase do Triple Bottom Line onde se entende que a sincronia entre estas dimensões é fundamental para o perfeito entendimento no ângulo Geral do conceito sustentável que se estende na aplicação de uma gestão empresarial.
SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS No intento da compreensão do conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, ocorrem algumas exposições. Quando se menciona Desenvolvimento Sustentável, uma vez que muitos utilizam o termo para designar a expectativa de que o país entre numa fase de crescimento que se mantenha ao longo do tempo, faz com que tal forma de desenvolvimento pressuponha a expansão econômica permanente, gerando melhoria nos indicadores sociais, além da preservação ambiental (ALTENFELDER, 2004). O descaso com o meio ambiente acaba por se traduzir em significativas perdas, com prejuízos generalizados. Por essa razão, muitas organizações estão incluindo a Sustentabilidade em suas estratégias de modo a diminuir o impacto da atividade econômica sobre a natureza. A inovação sustentável combina a geração de riqueza com preservação ambiental.
As organizações assumem a responsabilidade pela eliminação dos desperdícios, redução da geração de resíduos e sua adequada destinação no contexto do processo produtivo e distributivo. Passam a merecer atenção especial os impactos das atividades de extração, utilização a transformação de recursos, fabricação e consumo. Obtém-se o parecer sobre o que Sustentabilidade promove na abrangência dos resultados esperados mediante a postura de todos os atores incluídos na evolução da valorização local, que é a satisfação de fazer parte da construção de uma sociedade mais justa e ponderante que tem seu valor não somente em aspectos tangíveis como nos intangíveis que pode se traduzir em valores humanitários o que tem elevado de forma satisfatória a avaliação feita de forma geral pelos olhares internos e externos às organizações.
Adiciona-se ao entendimento proporcionado por esta pesquisa que o crescimento contínuo da implantação da gestão sustentável e seu sucesso condicionam-se ao engajamento de todo o corpo social irmanados pela forte coesão suscitada pelos numerosos benefícios ofertados e disponíveis a toda categoria que com presteza se dedica a aplicabilidade de tal gestão. Constata-se que as organizações precisam ser detentoras do conhecimento de todos os efeitos conseqüentes de suas atividades, do mais ao menos abrangente, comunguem da mesma crença e se submetam as mesmas regras no tocante a incitar mudança de conduta diminuindo as causas que afetam e desgastam os recursos renováveis e não-renováveis. A Sustentabilidade contribui para a criação de modelos alternativos de produção e de negócios, própria da nova era da administração, que privilegia o talento, a criatividade e a inovação.
Também facilita o acesso ao capital para empresas que desejam crescer, considerando as políticas de preferências adotadas por instituições financiadoras e investidores. Em 1996, Fátima Chamma retomou o projeto, obteve recurso na Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, com aval do SEBRAE. Ingressaram na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – PIEBT, da Universidade Federal do Pará – UFPA, firmou parcerias com pesquisadores e universidades em busca dos melhores perfumes, xampus, sabonetes, óleos, aromatizantes, maquiagens, jóias que podem ser obtidos a partir de flores, frutos, ervas, raízes, lenhos, sementes, óleos vegetais e essências da região amazônica. Nascia então a Fluidos da Amazônia Ltda. que resgatou toda a experiência da Perfumaria Chamma, iniciando um novo marco na perfumaria da Amazônia.
A Fluidos da Amazônia ingressou, posteriormente, também no Programa Incubadora Gerencial do SEBRAE/PA – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, desenvolvendo trabalhos de aprimoramento da gestão empresarial, entre eles e o Plano Estratégico da Fluidos da Amazônia. De acordo com os dados obtidos pelo site da empresa Chamma da Amazônia, o processo produtivo está fundamentado na preservação da natureza e no respeito ao homem da região, no intuito de gerar emprego e renda para quem 27 vive na Amazônia e respeita a natureza, quando, por meio da utilização de recursos naturais de maneira não predatória, o meio-ambiente onde vivem é conservado e subsidia o próprio sustento. A característica de produção artesanal é uma das mais relevantes, pois agrega valor único aos produtos.
Neste ponto, é fundamental a parceria com comunidades ribeirinhas que trabalham como prestadoras de serviços, divididas em atividades integradas como o cultivo de ervas e raízes para a produção das colônias, a coleta de sementes para a confecção das biojóias, o cultivo da palmeira de guarumã e miriti para a produção de cestos, peneiras e brinquedos de miriti, utilizados inicialmente como embalagens que posteriormente poderão assumir outras funções, evitando que o consumidor jogue-a no lixo, durando como bem de consumo e preservando o meio ambiente. A ação efetiva de adquirir diretamente dessas fontes os produtos confeccionados por verdadeiros artistas da floresta amazônica, os motiva a transformar sua inspiração em belas composições que lhes asseguram a possibilidade de escoar seus artefatos e a conservá-los em seus locais de origem, alimentando a esperança de sobrevivência humanizada e a fortificação de uma raiz preciosa para a conservação da cultura popular da Amazônia.
A Chamma da Amazônia mistura flores, frutos, ervas, raízes, lenhos, sementes que a natureza descarta e são coletadas pelos sábios mateiros e mestres catadores, óleos vegetais e essências da região, para produzir seus perfumes, xampus, sabonetes, óleos, aromatizadores, maquiagens, biojóias e embalagens. A empresa tem como diretrizes: Adotar na composição dos produtos e embalagens materiais e insumos oriundos da Amazônia; Divulgar a cultura, crença e costumes Amazônicos nos produtos e serviços; Buscar permanentemente o aperfeiçoamento dos produtos e das embalagens; Manter parcerias com centros de pesquisas reconhecidos. A natureza é a principal fonte de inspiração da Chamma da Amazônia. Sendo assim, seu principal objetivo é preservar e recuperar o meio ambiente evitando a destruição das riquezas que só a natureza proporciona.
MARCAS E PATENTES A Fluidos da Amazônia Ltda. possui suas marcas “Chamma” e “Fluidos da Amazônia” devidamente registradas no INPI - Instituto Nacional de Propriedade industrial, bem como registros das patentes requeridas dos produtos desenvolvidos em seus laboratórios. Atualmente a rede conta com um mix composto por cerca de 200 produtos sempre crescentes, oferecendo inúmeras opções aos mais variados consumidores. O sistema de abastecimento do mix de produtos é administrado pela franqueadora. O franqueado comercializará produtos e utilizara somente e exclusivamente os métodos, sistemas e técnicas que lhe forem transmitidas pela franqueadora. É de responsabilidade da franqueadora a indicação dos fornecedores credenciados para o fornecimento de produtos complementares não fabricados pela franqueadora. A Chamma é uma franquia moderna, de terceira geração, que utiliza o modelo business format franchising, onde o franqueador concede o direito do uso da marca como nome de fantasia, associada a tecnologia para a implantação e operação do negócio.
Nos anos de 2004 e 2005, foi exportado também para alguns países buscando conhecer melhor estes mercados e eventualmente, nomear distribuidores para determinadas regiões. Parceiros em países como Alemanha, Dubai, Estados Unidos e Canadá iniciaram alguns pilotos, porem atualmente apenas a França possui um distribuidor. Tem como uma das estratégias, seu próprio mix de produtos e ainda investem em eventos como feiras no intuito de divulgar sua marca e toda sua linha. Visando aumentar, divulgar e valorizar ainda mais o nível de informações sobre o potencial de recursos que a Amazônia dispõe e aumentar sua participação no mercado atuante, procurando sempre alcançar as metas estabelecidas dentro do seu planejamento. METODOLOGIA Este trabalho de pesquisa possui abordagem teórica de caráter descritivo e qualitativo, para tanto se levantaram obras bibliográficas para mostrar conceitos e aspectos da Sustentabilidade, após as escolhas das referências catalogadas desenvolveu-se a base com relação à pesquisa de foco.
Por se tratar de uma entrevista indireta e individual, ela encontra-se na íntegra e em seguida é versada a análise. Comentário sobre a aceitação do mercado consumidor mediante a tecnologia utilizada nos produtos naturais. Chamma: Elaboramos uma pesquisa junto ao mercado consumidor de acordo com poder aquisitivo, entre outros, e verificamos a boa aceitação dos produtos em face de diversificação e implementação de tecnologia no processo de novos métodos para elaboração de produtos. Análise: Segundo resposta concedida, a aceitação dos produtos se dá conforme o desejado, pois a Chamma está sempre inovando com a utilização da tecnologia tanto em seus produtos quanto na forma de abordagem dos clientes, passando pela estrutura das lojas. Qual o diferencial no que tange a Sustentabilidade? Chamma: Oportunidade de trabalho/renda, valorização do homem, descobrindo talentos.
Análise: A garantia de Sustentabilidade se dá por meio de parcerias com as comunidades, instituições de pesquisa, orientação no cultivo e ainda previsão de demanda por espécie o que possibilita a produção sem riscos de excesso evitando desperdícios, sempre dentro dos padrões das normas ambientais. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho oportunizou ampliar o conhecimento sobre a Chamma da Amazônia, uma empresa que trabalha com uma filosofia de agregar valor desde a extração da matéria-prima até o produto final gerando condições favoráveis a todos os atores envolvidos, possibilitou a análise da captação e da aplicação dos conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade tanto local quanto global, verificou-se a importância do resgate e manutenção dos bens indispensáveis à vida presente e futura.
Notou-se diante do cenário de desgaste a necessidade de serem concebidas regras no intuito de proporcionar equilíbrio progressivo e interrelacionar os âmbitos que formam a base do desenvolvimento das sociedades como um todo. Corrobora-se que as convocações mundiais, conforme autores pesquisados obtiveram resultados que foram formalizados e compartilhados solicitando cooperação das nações para obtenção da minimização dos efeitos negativos sobre toda a sociedade o que ocasiona privação da qualidade de vida, debilidade no crescimento das pessoas inclusive como ser humano. Todas as medidas que foram tomadas intencionam no mínimo reduzir o perigo constante de esgotabilidade e o caos mundial que vem sendo anunciado. Beyond Growth: the economics f sustainable development. Beacon Press. Boston. DIAS, Reinaldo. Turismo sustentável e meio ambiente. Empresas socialmente sustentáveis.
Qualitymark, 2004. RONCAGLIO, Cynthia. Desenvolvimento Sustentável. Ed. SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio ambiente. São Paulo: Studio Nobel/Fundap, 1993. ALLEDI, Cid. TN SUSTENTAVEL - Bem Vindo ao Mundo das Organizações Responsáveis. Foco em sustentabilidade: a solução para construirmos um mundo melhor. Disponível em: <WWW. planetasustentavel. com. br>. acesso em 22 nov 2009. COSTA, Angela. Caderno de sustentabilidade. Ano 1. Nº 4 - julho de 2009. br. Acesso em 9 nov 2009. ETHOS, Instituto. Responsabilidade social empresarial de sustentabilidade. Disponível em WWW. Acesso em 02 out 2009. GERHEIM, Ana Carolina Mendes. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UM MAPEAMENTO DO MOVIMENTO DA GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS SÃO PAULO, 2008. Disponível em WWW. Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPR/Curitiba, v. p. Disponível em: <http://www.
ppgte. cefetpr. MATTOS, José Carlos. Excelência sustentável. Disponível: http://www. scribd. com/doc/18468131/Caderno-de-Sustentabilidade. Acesso em 22 nov 2009. OLIVEIRA FILHO, Jaime E. Gestão ambiental e sustentabilidade: um novo paradigma eco-econômico para as organizações modernas. Domus on line: Rev. Teor. Acesso em 22 nov 2009. PHILIPPI, Luiz Sérgio. A Construção do Desenvolvimento Sustentável. In. LEITE, Ana Lúcia Tostes de Aquino; MININNI-MEDINA, Naná. Quais os cuidados que são tomados para a obtenção dos recursos? 4. Qual a definição da empresa sobre o que o movimento do Desenvolvimento Sustentável pode agregar a marca? 5. O que a Chamma faz para alcançar e ampliar os consumidores preocupados com a conservação dos produtos naturais? 6. Como se dá o crescimento com garantia e Sustentabilidade junto às comunidades locais?.
6194 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes