A prática pedagógica do professor-tutor no Ensino a Distância

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Palavras-chave: Professor-Tutor. Prática Pedagógica. AVA. Introdução A necessidade de se conhecer as experiências das práticas pedagógicas no Ensino a Distância tem se revelado muito útil à construção de uma metodologia didática específica para os ambientes virtuais. Muitos autores afirmam a interatividade que a WEB 2. A filósofa busca transpor para a modernidade o ideal antigo da educação. O ser humano humanizado deve ser educado integralmente, numa educação que não visa só ao intelecto, entendido como conhecimento de uma técnica, mas também e principalmente para uma vida regida pela sabedoria para uma racionalidade moral prática capaz de ler o mundo em sua totalidade e diversidade. Nessa perspectiva, o ato educativo é composto pelo professor, conhecimento e aluno. E é a relação dialógica, a problematização do conhecimento que promovem a aprendizagem significativa do aluno.

FREIRE, 2017) Nesses termos, a relação dialógica obriga em uma compreensão empática, definida como: Capacidade de se imergir no mundo subjetivo do outro e de participar na sua experiência, na extensão em que a comunicação verbal ou não verbal o permite. Como posso dialogar, se alieno a ignorância, isto é, se a vejo sempre no outro, nunca em mim?”. FREIRE, 1987, p. Diante desse quadro, surge ainda um fator emergente que há muito habita os objetivos pedagógicos, a formação e construção da autonomia do aluno. No ensino a distância esse tema torna-se crucial, pois parte-se do princípio que esta “autonomia” já é um dado da realidade, como se o aluno já a tenha em si: “a motivação, a autoconfiança e a participação do aprendiz são condições sine qua non do sucesso nos estudos em EAD.

O aluno precisa realmente envolver-se com o curso” (PRETI, 2000, p. Diante disso, dois problemas impõem-se a contextualização desse conhecimento e a linguagem a ser construída. No que tange à contextualização, Zanetti (2015) explica que o “texto tem uma função sócio informativa, necessita trazer informações contextualizadas (e atualizadas) que favoreçam o desenvolvimento de atitudes e comportamentos”. No entanto, o texto contextualizado deve levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, mas em que medida é possível estabelecer esses conhecimentos sem saber o que eles sabem ou não para que se introduza o conteúdo? Talvez, tenha-se como resposta a dialogia como ferramenta do material didático, por meio da linguagem verbal e não verbal no qual o texto se apresenta: na elaboração do material didático é preciso buscar constantemente uma articulação entre forma e conteúdo.

Por exemplo, a construção de um texto impresso ou digital pode beneficiar-se da inserção de ilustrações, gráficos, fotografias, quadros, que podem torná-lo mais atraente e compreensivo, contribuindo para um melhor desenvolvimento do conteúdo em Educação a Distância. O entendimento do texto pode ser favorecido com a inclusão de dicas, glossário, anexos etc. Trabalho mais responsabilizado, mais precário, com maior mobilidade, exigindo um trabalhador multicompetente, multiqualificado, capaz de gerir situações de grupo, de se adaptar a situações novas, sempre pronto a aprender. Em suma, um trabalhador mais informado e autônomo. BELLONI, 2007, p. Segundo Ferreira e Rezende (2004, p. “através de diálogos, de confrontos, da discussão entre diferentes pontos de vista, das diversificações culturais e/ou regionais e do respeito entre formas próprias de se ver e de se postar frente aos conhecimentos, o tutor assume função estratégica”.

Participação dos alunos nos Chats A observação dividiu a participação em três momentos: Período Participação No início do curso, primeiras 3 semanas. alunos – 18% Na metade do curso. alunos – 36% No final do curso, três semanas antes da entrega final do TCC. alunos – 50% Obs. A participação apontada não representa ser os mesmos alunos, houve uma rotatividade de participação. No Fórum o mesmo aconteceu poucas mensagens e estas vinculadas a esclarecimentos pontuais feitos à professora-tutora. No entanto, quanto ao contato com a professora-tutora, revelou-se uma atividade permanente com grande relação dialógica quer do ponto de vista do conteúdo quer do ponto de vista da motivação para a superação das dificuldades, que os alunos manifestaram durante todo o percurso do curso.

Acredita-se que as estratégias da professora-tutora não deu primazia a efetivar a “sala virtual”, sobretudo, o chat, não houve debates que pudesse estimular o entrosamento dos alunos entre si, ao contrário, aceitou-se a passividade dos alunos, por uma visão equivocada da suposta “timidez” dos seus alunos. Nesse aspecto, a professora-tutora tentou estabelecer uma relação de compreensão empática individualizada, como várias aulas “particulares”, respondendo a todas as mensagens diariamente em horário determinado, estando à disposição dos alunos a semana toda. Por fim, na pesquisa de opinião feita pela Instituição com os alunos, a professora-tutora obteve um índice muito alto de aprovação do Curso, 92% dos alunos relataram a competência e a dedicação da profissional. P. Autonomia do aluno de EAD no processo de ensino e de aprendizagem.

Revista Tecnologia e Sociedade. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Disponível em: <http://periodicos. Aprendizagem centrada na Pessoa: Contributo para a compreensão do modelo educativo proposto por Carl Rogers. Em: A Pessoa como Centro. Revista de Estudos Rogerianos. Disponível em: <http://www. appcpc. Disponível em: < http://educacaopublica. cederj. edu. br/revista/artigos/reflexoes-sobre-o-ato-de-educar-educacao-e-humaniz>. Acesso em: outubro 2017. org?seminãrios2003/testo19. htm>.  Acesso em: outubro de 2017. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. OGASAWARA, J. S. V. O conceito de aprendizagem de Skinner e Vygotsky. Monografia. Os Pensadores. ªed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. pp. PRETI, O. cead. ufjf. br/wpcontent/uploads/2015/05/media_biblioteca_elaboracaot > Acesso em: outubro de 2017.

905 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Precisa de ajuda com os estudos?
Estamos prontos para te ajudar!

Suellen

Vou te ajudar com seu TCC, artigo ou trabalho acadêmico

Suellen está escrevendo
by Edugram
Quando você clica no botão, você aceita os termos da política de privacidade