A LUDICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Gestão ambiental
Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte das práticas pedagógicas e do universo da criança e contribuem significativamente para a sua aprendizagem. Palavras-chaves: Jogos e Brincadeiras. Aprendizagem. Criança em idade pré-escolar. Ludicidade. No cenário escolar, observa-se que a metodologia seguida para trabalhar com a criança, sobretudo a da pré-escola é ainda arcaica, em muitas escolas, marcada por método tradicionalista, com estudantes enfileirados em sala de aula, docentes transmissores de conteúdos e aprendizagem medíocre que não contenta os anseios da criança, cooperando, muitas vezes, para o insucesso escolar. A fim de que haja transformação nesse contexto, faz-se indispensável que o docente inove seu material pedagógico e o modo de mediar o conhecimento acompanhando sempre o empenho das crianças, e exibindo algo que desperte a curiosidade, imaginação e atenção da criança.
Na escola, o ato de brincar se torna diferente do brincar em casa, pois as possibilidades de brincadeiras em grupos são maiores, o educador infantil tem como tarefa conduzir a relação dentre o ensino e a aprendizagem, utilizando-se da ludicidade como recurso essencial na aprendizagem, como também deve estar atento para o desenvolvimento educacional de cada criança, dispondo de materiais propícios para o aprendizado e buscando práticas pedagógicas que atendam as especificidades de todos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) juntamente com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RECNEI) resgatam a seriedade do brincar no cotidiano dos estabelecimentos de ensino. No entanto, por mais que esses documentos enfatizem essa importância, ainda há profissionais que preferem o tradicionalismo, considerando a ludicidade como algo sem valor para o processo ensino e aprendizagem.
Nessa trajetória, percebe-se que ela foi adquirindo direito, sobretudo o direito de brincar. Brincar é a linguagem empregada pelas crianças como forma de demonstrar, desvendar o mundo e interatuar com o outro, por meio das brincadeiras as crianças fantasiam, imaginam e ampliam suas concepções sobre as coisas e pessoas. Em relação a esse aspecto, Wallon (1986, p. explica que, a criança brinca servindo-se de qualquer objeto: faz de um pedaço de pau entre as pernas um cavalo e, com um chapéu de papel sobre a cabeça, brinca de soldado. Faz de conta que é locomotiva, por meio de gestos mecânicos com os braços e as pernas e de respirações sonoras e ritmadas. Daí a necessidade do professor associar os conteúdos aos jogos e brincadeiras nas atividades de sala de aula, de modo que beneficie no ensino e aprendizagem, incorporar o brincar no ensino é dar oportunidade para criança brincar e aprender, fazendo com que ela se mantenha interessada pelas brincadeiras desenvolvidas e que os conteúdos sejam bem assimilados.
É importante ressalvar que os momentos lúdicos, em sala de aula podem ou não ser feitos por meios de jogos e brincadeiras, mas também pelas atitudes. A postura do professor é essencial na relação com a criança, ele (a) deve ter leveza em suas atitudes, dispor de contentamento, ter entusiasmo no seu trabalho, ser encantador (a), possuir bastante afetividade e, sobretudo ser flexível. Toda ludicidade exige do profissional docente uma predisposição interior, para que através dessa relação aconteça a permuta de saberes. Isso porque, segundo Kami (1991, p. Na brincadeira, as crianças podem pensar e experimentar situações novas ou mesmo do seu cotidiano, isentas das pressões situacionais. WAJSKOP, 1995a, p. Daí a necessidade de inserir nos conteúdos escolares os jogos e brincadeiras, como facilitadores da aprendizagem, pois, através dos jogos e das brincadeiras as crianças aumentam capacidades indispensáveis para o processo de alfabetização e letramento.
A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA LUDICIDADE Nesse processo de evolução a criança começa a frequentar a escola e desde então, observa que o ambiente não lhe traz alegria e nem tão pouco oportunidade para brincar, o que a escola transmite para criança muitas vezes são conteúdos e mais conteúdos aplicados de maneira arcaica que não estimula a criança se desenvolver em sua globalidade. Conhecendo a natureza da criança, bem como o gosto pelo brincar através desse apanhado, tem-se em mãos o poderoso poder dos jogos e brincadeiras aplicados em consonância aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, sobretudo com as crianças em idade pré-escolar. Sendo assim, o lúdico provoca a interdisciplinaridade e traz a união de temas e conteúdos sem obrigação de tempo, mas respeitando o ritmo e os interesses de cada criança.
Sendo assim, o planejamento deve ser utilizado como instrumento auxiliador das atividades diárias do professor e também instrumento de avaliação da prática pedagógica, pois direciona o trabalho planejado a ser utilizado na sala de aula no dia a dia. Concomitantemente, para haver um bom desenvolvimento das crianças a partir das atividades planejadas, faz-se necessário que o professor observe o espaço e o momento em que elas irão ser aplicadas, para daí as crianças poderem usufruir daquilo que se foi planejado de maneira eficaz e significativa a sua aprendizagem. Entender a importância do planejamento incluindo as atividades lúdicas na sala de aula e sua ligação entre brincar e aprender, é refletir a própria prática pedagógica e acreditar que através do brincar a criança aprende, para que isso aconteça 4.
MATERIAL E MÉTODOS Foi realizado um método, com base na revisão de literatura nacional e internacional, utilizando os bancos de dados MEDLINE e SCIELO, abordando os descritores aprendizagem da educação infantil. Ficou entendida a eficácia do trabalho com jogos e brincadeiras sistematizados aos conteúdos escolares. De acordo com os desígnios explicitados, avaliamos que a compreensão das influências dos jogos e brincadeiras na aprendizagem da criança. Assim, finalizamos que os jogos e brincadeiras são instrumentos importantes e essenciais para o processo de aprendizagem na perspectiva lúdica; é uma proposta de ensino que excede a metodologia tradicional. Sendo assim, pudemos confirmar que a ludicidade através dos jogos e brincadeiras faz parte do universo da criança e colaboram expressivamente para a sua aprendizagem.
REFERÊNCIAS A Atividade da Criança na Idade Pré-Escolar: Disponível em: http://www. A utilização do jogo na pré-escola: Disponível em: http://www. crmariocovas. sp. gov. br/pdf/ideias_10_p024-029_c. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002. JESUS, Ana Cristina Alves de. Imitação e representação. E. S. Lima, Trad. Em M.
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