A infância e suas linguagens - Na ótica de Loris Malaguzzi

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Para que as aulas se tornem mais atrativas e produtivas para as crianças, utilizando a dança, música, histórias, colagem, massa de modelar, teatro e muita brincadeira. As crianças se tornam assim seres mais críticos, sensíveis ao outro, criativos, atentos e desenvoltos. Deve-se conhecer cada criança para saber como trabalhar para desenvolvê-la de maneira respeitosa, considerando que as crianças têm muito a nos ensinar. O pedagogo tem o papel de observador das crianças, já que cada uma utiliza as próprias linguagens para expressar-se, estimulando em cada um seu melhor potencial. Palavras-chave: Educação infantil. Cada criança tem uma forma de expressão e comunicação própria, a linguagem é uma forma comunicativa dos pensamentos. “A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar, cem sempre, cem modos de escutar as maravilhas de amar, cem alegrias para cantar e compreender, cem mundos para descobrir, cem mundos para inventar, cem mundos para sonhar”.

Loris Malaguzzi 2. FUNDAMENTAÇÃO O respeitado pedagogo Loris Malaguzzi, dizia que o papel do professor é entender as crianças como produtoras e não como consumidoras, devendo aprender a nada ensinar as crianças, exceto o que podem aprender por si mesmas. Devem ingressar na estrutura de tempo das crianças, cujos interesses emergem apenas no curso da atividade ou das negociações que surgem dessa atividade. o As políticas públicas voltadas ao atendimento dos direitos da criança na primeira infância serão elaboradas e executadas de forma a: (. III - respeitar a individualidade e os ritmos de desenvolvimento das crianças e valorizar a diversidade da infância brasileira, assim como as diferenças entre as crianças em seus contextos sociais e culturais; A lei supracitada prevê também, que é dever do estado promover a formação cultural da criança4 e esse é um dos principais objetivos dos métodos de abordagem das linguagens.

O autor inspiração para este trabalho foi o pedagogo Loris Malaguzzi, mundialmente conhecido por seu trabalho na cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, logo após o término da segunda guerra mundial. O método de ensino de Malaguzzi, era basicamente de colocar o professor na posição de documentarista, realizando estudo de seus alunos para então poder dividir com colegas professores e analisar os comportamentos individuais. Neste método, muito eficaz, os professores instigam as crianças a desenvolverem seus trabalhos para depois expor, estimulam o trabalho com as artes através de um ateliê, visto como um lugar que dá asas a imaginação. Podemos destacar que o trabalho com a oralidade no universo infantil é principalmente o de ouvir: [. falar e pensar, portanto, não se aprende sozinho, mas na interação com outros.

Assim, falar sobre as coisas com os outros ajuda a criança a pensar sobre elas e a desenvolver sua linguagem e seu pensamento. Nesse processo, nós educadores, devemos buscar ouvi-las e dar-lhes oportunidades para que, brincando, explorando e interagindo, construam sua própria linguagem, cada uma a seu tempo” (COSTA; GUIMARÃES; ROSSETI-FERREIRA, 2003, p. Nos dia atuais, o contato dos pais com as crianças esta cada vez menor, visto que os pais precisam trabalhar e deixam os seus filhos na creche durante todo o dia ou então com os avós ou parentes. ARTES E DIVERSÃO As artes visuais estão em muito presentes em nosso cotidiano, estão nos muros, nos outdoors, na escola e na televisão, neste sentido, o trabalhar com as artes em sala de aula abre um mundo de possibilidades.

A tradicional massinha de modelar, é uma importante forma de apresentar a arte as crianças, além de desenvolver a coordenação motora das crianças, ela é uma forma divertida de estimular a imaginação. Melhora também a concentração e a criatividade, ao amassar, dividir a massa em tamanhos e formas. Busca-se inserindo a arte no ambiente escolar o desenvolvimento da expressão, afinal, a arte é expressão de pensamento. Pode ser usada também como forma de desestressar os pequenos. O mundo das histórias é muito rico, há parábolas, contos, poemas, narrações, fábulas, contos de fadas, entre outras. O pedagogo pode utilizar-se desses recursos para desenvolver o olhar da criança sobre assuntos específicos, levando para o mundo da imaginação e fantasia, problemas reais.

Há os clássicos da literatura já conhecidos de outras gerações, como João e Maria, que ensina as crianças uma lição de moral. “Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo. ” Cecília Meireles 3. O mais importante resultado desse trabalho pedagógico com as crianças é sem dúvida, a oportunidade que o professor tem que participar da fase mais importante para a formação do ser humano, a infância. O trabalho com lúdico, o caminho da imaginação e tudo que ele proporciona às crianças é sem dúvidas o objetivo a se alcançar. CONCLUSÃO Estamos inseridos em uma sociedade que vê a educação infantil ainda muito engessada naquele pensamento de que a criança deve ir para escola e sentar-se em sua mesa e com os lápis e caderno aprender a ler e escrever, depois fazer contas e resolver problemas matemáticos com o decorrer de seu crescimento.

É papel do pedagogo desconstruir esta ideia de desenvolvimento, muitos estudos e pesquisas mencionados neste artigo demonstram que é primordial para o desenvolvimento da criança trabalhar o aprendizado através do seu mundo lúdico de expressões e linguagens. São inúmeras as linguagens da infância, as formas de se comunicar com as crianças, está exposto acima algumas delas, fica claro que o professor deve ser um pesquisador com olhos atentos ao comportamento das crianças durante a aplicação dos métodos de linguagem infantil, sendo esta a pedagogia da escuta. Redação científica: A linguagem audiovisual enquanto recurso pedagógico: socializando uma experiência. Tocantins. PEREIRA, Morgana Rocho. Redação científica: As Linguagens da arte na infância: Refletindo sobre o cotidiano da criança.

Criciúma-SC, 2011.

167 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download

Precisa de ajuda com os estudos?
Estamos prontos para te ajudar!

Suellen

Vou te ajudar com seu TCC, artigo ou trabalho acadêmico

Suellen está escrevendo
by Edugram
Quando você clica no botão, você aceita os termos da política de privacidade