A Indústria 4.0 e sua relação com a Gestão da Qualidade

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

ou quarta revolução industrial, com a Gestão de qualidade. Para tanto será mostrado um breve histórico sobre as revoluções industriais, bem como melhor explicado sobre a mais recente, isto é, a quarta revolução industrial, seguido por uma sucinta explanação sobre a qualidade e a importância do seu gerenciamento para a fabricação de um produto de acordo com as características pretendidas e como isso interfere diretamente no custo do produto final. Por fim, será tratado a conexão destes dois conceitos e como a Gestão da Qualidade é afetada pela evolução para a Industria 4. O trabalho será finalizado com uma conclusão que abordará os assuntos tratados e validará se o advento da Industria 4. trará ou não benefícios para a área de Gestão de Qualidade das empresas.

Quality Management, Technology 1. Introdução Durante as últimas décadas, o mundo tem experimentado um avanço tecnológico sem precedentes, que em maior ou menor grau vem modificando a forma de se trabalhar, e até mesmo, a concepção de certas áreas das empresas e setores da economia. Um dos setores acometido por este desenvolvimento tecnológico foi a indústria, que após passar por três revoluções, chega à quarta, denominada por estudiosos como Industria 4. Isto representa uma nova etapa na história das revoluções industriais, com fábricas inteligentes, que estão promovendo uma série de mudanças na maneira com que os produtos são produzidos, o que gera também impactos em muitos setores de dentro da indústria e do mercado (SILVEIRA, C.

B. Depois se seguiu a chamada segunda revolução industrial em que se inicia o emprego do aço, o uso da eletricidade e dos combustíveis fósseis, como a invenção da locomotiva a vapor. Considera-se seu marco quando um matadouro de gado começou a utilizar uma esteira mecanizada por correias, que mais tarde serviu de base para a linha de montagem de Ford (PERIN C. Já a terceira revolução industrial foi causada pelo advento da tecnologia, como por exemplo o uso de computadores para auxilio das produções industriais (SO HISTORIA, 2009). Atualmente o mundo se encontra na quarta revolução industrial que corresponde à ideia de fábricas inteligentes, um conceito que será melhor explorado no próximo capitulo. Abaixo tem-se uma figura que resume todas as revoluções industriais que ocorreram.

podemos entender este conceito como: “It understands Industrie 4. as a new level of value chain organization and management across the lifecycle of products1”. E ainda segundo o Industrial Internet Consortium (2013): “it is defined as the integration of complex physical machinery and devices with networked sensors and software, used to predict, control and plan for better business and societal outcomes”2 Este sistema de produção inteligente, cuja tendência é crescer a cada ano, seguem alguns princípios para seu adequado desenvolvimento e implantação, que são explicados por Silveira, C. B. como: 1- Capacidade de operação em tempo real: Consiste na aquisição e tratamento de dados de forma praticamente instantânea, 2- Virtualização: No entanto, a industria 4. Sendo assim, conhecer a concepção da Industria 4. e as ações que necessitam ser tomadas para a inserção e sobrevivência de uma empresa neste universo competitivo é fundamental, pois isso cria uma gestão voltada para a tecnologia, onde é preciso relacionar e entender os aspectos tecnológicos como um todo, pois a analise de forma isolada não mais atende ao mercado atual (PERIN C.

Um olhar sobre qualidade e sua gestão A qualidade sempre foi um requisito a ser levado em consideração tanto pelo fabricante ao inspecionar seus produtos durante a fabricação, quanto pelos consumidores ao escolherem o produto desejado. Com o advento da fabricação em massa e o próprio crescimento das variedades e quantidades produzidas, o controle desta qualidade se tornou mais complexo necessitando de uma maior atenção e gerenciamento, criando-se assim uma área mais completa chamada de Gestão de Qualidade. Pode-se definir esse termo como sendo toda e qualquer atividade voltada para o controle de processos, que tem por objetivo melhorar a qualidade do produto ou do serviço, almejando obter a satisfação do consumidor (PORTAL ADMINISTRAÇÃO, 2015). Scenarios: A Literature Review”3, podemos entender que a Indústria 4.

 procura criar Fábricas Inteligentes, que consistem em  sistemas modulares que servem para monitorar o processo produtivo, criando uma cópia virtual do mundo físico, proporcionando a tomada de decisão de maneira descentralizada. Por isso, a procura por serviços e produtos com qualidade cada mais vez perceptível, que sejam fabricadas por tecnologias avançadas, esta crescendo numa velocidade alarmante, exigindo constante evolução e inovação das empresas no setor de tecnologia, bem como no setor de qualidade para se conseguir controlar o andamento do processo de forma a garantir o produto final de acordo com as características esperadas. Segundo DOCNIX (2018): Nas revoluções anteriores, o foco do desenvolvimento e mudanças, estava no interior físico das fábricas e em suas linhas de produção.

Atualmente, esse foco foi alterado para as redes que não se pode ver e para os dispositivos inteligentes presentes nas indústrias. N-P). A implantação deste sistema no controle de qualidade da fabricação deste produto contribui positivamente para o processo, pois agilizou as inspeções, tornando-as mais eficientes e assertivas, aumentando o nível de qualidade do produto final. Este caso é um exemplo de como a Gestão da Qualidade pode se beneficiar com a Indústria 4. onde investimentos em tecnologias são necessários, mas à partir de uma análise de custo-benefício, ao contrário de antigamente, na atualidade muitos destes projetos mais arrojados se mostram economicamente viáveis devido a redução de custos com retrabalho, devoluções de produtos fora de especificação, aumentando o nível de satisfação do cliente.

Portanto, o desenvolvimento para a Indústria 4. com. br/sistema-de-gestao-da-qualidade-sgq/a-gestao-da-qualidade-na-industria-4-0>. Acesso em: 02 fev. DUARTE, T. casos de usos de Indústria 4. Disponível em: <https://www. harbor. com. br/harbor-blog/2018/01/04/industria-4-0/>. Acesso em: 10 fev. Design Principles for Industrie 4. Scenarios: A Literature Review. Disponível em: <http://www. iim. mb. Acesso em: 14 fev. PERIN C. Industria 4. qual o grau de maturidade digital da sua empresa? 2018. Disponível em: <https://claudioperin. SEBRAE NACIONAL. Fundamentos da gestão da qualidade. Disponível em: <http://www. sebrae. com. SILVEIRA, C. B. O que é Industria 4. e como ela vai impactar o mundo. Disponível em: < https://www.

1296 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download