A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Esse artigo buscará através de uma análise bibliográfica compreender a importância do desenho no desenvolvimento das crianças da educação infantil a partir da problemática de saber por que a maioria dos professores de educação infantil desenvolve atividades em sala de aula com desenhos cotidianamente. Palavras chaves: Educação Infantil; Desenho; crianças. ABSTRACT The children in the infantile education go through a pedagogical work structured in the ludic activities, being that the drawing is between these practices. This article will seek through a bibliographical analysis to understand the importance of design in the development of children in early childhood education from the problem of knowing why most teachers of early childhood education develops classroom activities with drawings on a daily basis. Keywords: Infant Education; Drawing; children.

Por meio ambiente devemos entender os valores sensíveis do panorama da vida dos objetos naturais e artificiais, sendo o conjunto dos estímulos sensoriais, formas, cores, cheiros, sabores, movimentos e ruídos, através das quais o espaço se acha ocupado, diferenciado, determinado como espaço familiar para quem o habita. O desenvolvimento das crianças como dizer a sua percepção das coisas para os professores podem ser processada através da prática dos desenhos nas aulas da educação infantil, sendo muito importante por permitir aos docentes compreender e buscar elevar os resultados de aprendizagem dessas crianças de forma a facilitar a utilização de metodologias de intervenções sempre que necessário evitando usar o desenho como forma de passa tempo. O processo de ensino e aprendizagem pode utilizar as atividades com desenhos desde que estas busquem realizar práticas de observação e intervenções sobre a realidade educacional de seus alunos, sendo que de acordo com Almeida (2003, p.

as crianças percebem que o desenho e a escrita são formas de dizer coisas. Por esse meio elas podem “dizer” algo, podem representar elementos da realidade que observam, e com isso, ampliar seu domínio e influenciar sobre o ambiente. Os sentidos com o tato, auditivo e visual são motivados pelas atividades práticas, sendo que cada criança produz conforme a interpretação do material apresentado. O professor da Educação Infantil precisa ser preparado para identificar as diversas formas que cada criança pode desenvolver sua habilidade seja social, psicomotor, emocional, perceptivo ou cognitivo utilizando-se dos desenhos como método que apresenta relativo grau de importância no processo ensino e aprendizagem. As crianças contemporâneas se expressão de varias formas, sendo que essas práticas de aprendizagem se alteraram ao longo da história, portanto o desenho passou a ser uma atividade pedagógica que vai muito além do uso de lápis e papel, visto que o ato de desenhar deve explorar ações, ideias e sentidos da criança.

No momento em que visualizamos os desenhos de uma turma de Educação Infantil é comum encontramos realidade onde não compreendemos o que eles tentaram fazer, porém ali esta expressada suas ideias e opiniões, que contribui com a aprendizagem desde que utilizadas para intervenções de aprendizagem. O trabalho com desenhos nas turmas de educação infantil é bastante criterioso, uma vez que uma intervenção referente a correto ou mesmo errado pode causar sérios danos na aprendizagem da criança, sendo possível acontecer um travamento nas habilidades do estudante. O ambiente da sala de aula de uma turma de educação infantil é propicio para a constante presença dos desenhos, sendo utilizadas cotidianamente com o objetivo pedagógico de desafiar a criança para novas formas de pensar a realidade, pois não se trata de uma atividade estática ou de enrola tempo, mais com produtiva significação na evolução do estudante.

A linguagem por meio dos desenhos deve ser pensada e repensada cotidianamente como metodologia pedagógica que passa por constante transformação na realidade de cada turma de educação infantil, valorizando os progressos e refletindo sobre a realidade que ainda não atingiram os objetivos educacionais almejados. No momento em que uma criança inicia sua prática de desenhar pode-se observar que todo o seu corpo se envolve na atividade seja com movimentos ou mesmo nos gestos que devem ser explorados, pois nas suas ações podemos conseguir o suporte necessário a compreensão da sua linguagem. As metodologias com a presença do lúdico é bastante presente nas turmas de educação infantil, pois se precisa garantir uma aprendizagem prazerosa para as crianças e entre essas atividades está o desenho que tem entre várias particulares a ligação intima do corpo com a mente é o destaque uma vez que os alunos se envolvem de forma lúdica, prazerosa e satisfatória na aprendizagem.

A criança ao começar a desenhar enfrenta as dificuldades que são normais para o desenvolvimento, porém a cada nova vez que realiza essa mesma atividade será um momento de evolução onde elas buscam fazer com melhor qualidade dentro do que ela entende ser necessária para expressar seus sentimentos. O desenvolvimento emocional das crianças pode ser acompanhado pela atividade de desenho, visto que esta linguagem anda de forma paralela as demais formas de comunicação e tem uma significação expressa em vários espaços como as revistas de uma banca, imagem em um livro ou fachadas de lojas que assim nos mostram quantas vezes imagens ou desenhos nos passam mensagens. A mente de uma criança precisa ser estimulada ao desenvolvimento emocional, portanto as práticas de colorir e lidar com diversos desenhos com imagens vivas e cores constantemente conduz os alunos das turmas de educação infantil a viver um bombardeio de ideias proporcionando a criação de novos desenhos.

De acordo com Derdyk (1994, p. O desenho é a manifestação de uma necessidade vital da criança: agir sobre o mundo que a cerca, intercambiar, comunicar. A criança projeta no seu desenho o seu esquema corporal, deseja ver a sua própria imagem refletida no espelho do papel. Ao desenhar nos apropriamos do objeto desenhado, revelando-o. O desenho responde a toda forma de estagnação criativa, deixando que a linha flua entre os sins e os nãos da sociedade (DERDYK,1989, p. As crianças encontram no desenho a oportunidade de se expressar e também revelar sua posse sobre a realidade vivenciada numa linguagem que está de acordo com seu nível de desenvolvimento. A criatividade na prática de desenha tem uma importante colaboração na aprendizagem e desenvolve o emocional e cognitivo das crianças.

O DESENHO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E SOCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL As habilidades motoras de uma criança precisam ser estimuladas no ambiente da sala de aula com destaque para a educação infantil, sendo que as atividades com desenhos têm apresentado êxitos neste campo do desenvolvimento motor, pois as crianças consegue ampliar sua imaginação permitindo assim uma progressiva elevação do seu desenvolvimento psicomotor. Os professores de educação infantil são preparados para relacionar os desenhos com a realidade que cada criança está vivendo e assim compreender até que ponto esta situação cotidiana está colaborando ou não com o desenvolvimento das habilidades necessárias a cada estudante nesta etapa educacional e a partir de então fazer suas intervenções, pois o desenvolvimento social é muito importante na vida de todos os indivíduos em sociedade.

O desenvolvimento da criança seja afetivo, cognitivo, aprendizagem ou demais habilidades encontra no desenho uma atividade que envolve a criança de corpo e mente, sendo que permitir ais estudantes da educação infantil expressar as fantasias e sua personalidade diante do meio social. As reflexões sobre o trabalho com desenhos muitas vezes buscam para uma análise somente na infância, porém esta atividade tem uma importante contribuição no desenvolvimento psicomotor em todos os seres humanos independente da fase em que se encontre, sendo que a sua utilização com criança assumem características pedagógicas mais aceitáveis. De acordo com o PCN (2000), A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significado e valores que governam os diferentes tipos de revelação entre os indivíduos na sociedade.

A arte solicita a visão, a escuta e os demais sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa das questões sociais. Para Ferreiro (1991, p. Desenho e escrita são manifestações posteriores da função semiótica. No entanto diferem por um lado, o desenho mantém uma relação de semelhança com os objetos ou os acontecimentos aos quais se refere à escrita. A presença do desenho nas práticas pedagógicas tem uma ligação com a semelhança entre a realidade e o que é traçado no papel, pois trás uma ideia de representação ou formalização da vivencia. Ao desenhar as crianças atribui nomes a estes mesmo que muitas vezes não sejam compreensíveis. Existe com frequência momentos em que ao desenhar mesmo sem dominar a escrita a criança faz traços numa tentativa de registra sua ideia de forma mais clara.

No momento de realizar uma atividade com desenhos se tomamos com referencia uma criança com uma idade de cinco anos e disser para ela produzir um menino tomando sol à criança irá fazer o desenho de um sol e um menino de acordo com suas habilidades e escreve traços ondulados na vertical representando a escrita cursiva. Nesta realidade Leite (1998, p. “O desenho é um dialogo permanente entra criança e o mundo, uma constante busca de inteligibilidade e comunicabilidade”. É preciso compreender as práticas pedagógicas e pensar na diversidade de possiblidade destas sobre o desenvolvimento da criança e depois questionar e manter uma avaliação periódica dessas ações. Conclui-se que a maioria dos professores de educação infantil desenvolve atividades em sala de aula com desenhos cotidianamente, pois estas conseguem possibilitar uma linguagem de comunicação em alunos e docentes, sendo assim não apenas para enrolar tempo, mais para colaborar com o desenvolvimento das habilidades de cada criança.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. Ed. São Paulo: contexto, 2003. São Paulo: Scipione, 1994. DERDYK, Edith. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo Infantil. FARIA, Ana Lúcia Goulart de; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri e PRADO, Patrícia Dias (org). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1993. PORCHE, Louis. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

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