A importância do brincar na educação infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Busca discutir o porquê dos jogos e as atividades lúdicas estarem inseridas na sala de aula e mostrar quais os resultados que são obtidos quando é feito o uso do método lúdico para aquisição da aprendizagem. Analisamos ainda, se os professores disponibilizam atividades lúdicas e trabalham com seus alunos fazendo o uso de materiais adequados para ajudar no desenvolvimento das suas habilidades e criatividades. A pesquisa, que tem uma abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário que foi respondido por 01 professora da Educação Infantil de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. Os dados revelaram uma professora consciente da importância da ludicidade em sala de aula e preocupada em oferecer situações que possam contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil.

O estudo está embasado no livro “Só brincar? O papel do brincar na educação infantil” de Janet R. Ao brincar, a criança está praticando uma atividade espontânea e muito prazerosa. E é tão importante quanto às demais necessidades dos seres humanos como a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. De acordo com Bettelheim (1998): As crianças brincam porque esta é uma atividade agradável e ao brincar a criança exercita também a mente, além do corpo, pois ambos estão envolvidos. Brincar é muito importante: enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos necessários para esse crescimento.

Ela imita gestos, expressões, movimentos: ela realmente sente como é estar vestida com o traje da bailarina, as texturas, as diferentes qualidades e as propriedades que elas oferecem, no espelho, ela se examina em uma outra aparência, provavelmente estimulada também por vários fatores como a brilhante cor do tecido, a forma diferente do seu corpo com a roupa especial, e como ela “se ajusta” ao quadro apresentado pelo espelho. Ao fazer piruetas e ao ficar de um pé só, ela está explorando suas próprias capacidades físicas, hesitantes e desajeitadamente a princípio, mas com uma pose e agilidade que aumentaram rapidamente. Brinquedos e brincadeiras Brincar é uma atividade de grande valor e que dá oportunidade às crianças criar e recriar os acontecimentos do seu cotidiano, ela é uma grande ferramenta que pode ser utilizada para adquirir novos conhecimentos como a socialização, ¹ Graduanda do Curso de Pedagogia - UEPB, yasolisouza@gmail.

com interação, assimilação de valores, exercício físico e aprimoramento das habilidades motoras. A criança da Educação Infantil, ao entrar no ambiente escolar, achará tudo muito novo e estranho, para a maioria delas é muito difícil a adaptação, dessa forma, um dos responsáveis para que a criança se acostume com este novo ambiente é a professora. Ao trabalhar em grupo as crianças aprendem a compartilhar, serem solidárias. O professor de Educação Infantil e as atividades lúdicas Na Educação infantil, as professoras são aquelas que apoiam, orientam, encorajam, promovem, valorizam, que são consideradas confiáveis, e servem de referência para as crianças. Elas devem oferecer segurança para garantir que o aluno possa tirar proveito de tudo aquilo que é de seu direito como brincar, interagir com os demais colegas, mas ao mesmo tempo precisam, devido as exigências, de desafios e normas que determinem a aprendizagem e a socialização.

O papel do professor é o de garantir que, no contexto escolar, a aprendizagem seja contínua e desenvolvimentista em si mesma, e inclua fatores além dos puramente intelectuais. O emocional, o social, o físico, o estético, o ético e o moral se combinam com o intelectual para incorporar um conceito abrangente de “aprendizagem”. A diferença desse modo de brincar é que a iniciativa e todo o desenvolvimento das atividades partem das próprias crianças. Quando elas brincam em grupos, precisam negociar entre si qual será a brincadeira e são as únicas responsáveis por tomar decisões, expor suas opiniões, definir regras e defender seus pontos de vista​. Na terceira, foi perguntado com que frequência as brincadeiras apareciam no planejamento da educadora: ¹ Graduanda do Curso de Pedagogia - UEPB, yasolisouza@gmail.

com Diariamente, quando elas chegam na creche, entre uma e outra atividade e são intensificadas em datas comemorativas como o mês de outubro, dedicado às crianças. Dessa forma, através do questionário é possível observar que no planejamento é sempre colocado brincadeiras que permitam com que essas crianças brinquem, além de que na rotina é disponibilizado diversos momentos para que as elas tenham seu direito de brincar garantido. Só assim, será possível uma educação de qualidade onde ao mesmo tempo em que a criança brinca, também aprende. É como diria Drummond: Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

REFERÊNCIAS ● BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9. de 20 de dezembro de 1996; ¹ Graduanda do Curso de Pedagogia - UEPB, yasolisouza@gmail. pdf​; ● MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado / Ângela Cristina Munhoz Maluf, - Petrópolis, RJ: Vozes, 2003; ● MELO, Glória Maria Leitão Souza. BRANDÃO, Soraya Maria Brandão Almeida; ● MOTA, Marinalva da Silva. Ser criança: Repensando o lugar da criança na Educação Infantil: Campina Grande: EDUEPB, 2009; ● MOYLES, J. R.

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