A importancia da fisioterapia no autismo
Tipo de documento:Plano de negócio
Área de estudo:Outro
FORTALEZA-CE 2017 JEAN CARLOS DA SILVA PINHEIRO A IMPORTANCIA DA FISIOTERAPIA PSICOMOTORA NA REABILITAÇÃO EM PACIENTES COM AUTISMO. Trabalho de pesquisa, do curso de fisioterapia, da faculdade estacio fic. Que sera usado como diretriz para iniciação cientifica. FORTALEZA-CE 2017 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1 2 OBJETIVOS 3 2. OBJETIVOS GERAL 3 2. analise de dados 8 4. procedimentos éticos 8 5 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 2017 8 Etapas 8 Levantamento bibliografico 8 Definição dos objetivos 8 Elaboração da metodologia e do instrumento de dadps 8 Revisão de literatura 8 Apresentação do projeto 9 Encaminhamento ao comitê de etica 9 Coleta de dados 9 Analise dos dados 9 6 orçamento 9 10 REFERÊNCIAS 10 1 INTRODUÇÃO Síndrome de asperge é um transtorno do desenvolvimento que vem sendo bastante estudado em diversos campos do saber. Observa-se que muitos estudos a seu respeito procuram comparar algum aspecto relacionado a esse transtorno com a síndrome de Down ou com desenvolvimento típico.
Os estudos comparativos do autismo com síndrome de Down, especificamente, têm sido realizados com o intuito de conhecer a dinâmica presente nos dois grupos (Griffith, Hastings, Nash, & Hill, 2010; Pisula, 2007), bem como o sistema de crenças dos genitores desses indivíduos (King, Baxter, Rosenbaum, Zwaigenbaum, & Bates, 2009; King et al. O presente artigo retrata os distúrbios psicomotores de crianças com a síndrome do autismo. ª hipótese comportamental: a criança tem o problema, mas devido ao ambiente em que vive ele adquiri um transtorno ou distúrbio causado pelo período vivido. ª hipótese orgânica: a hipótese orgânica ela é inata, ou seja, já nasce com o individuo mais devido o ambiente e as pessoas com que convive o transtorno causa grande gravidade no problema Por tanto com base em tudo aqui relatado, é necessário um maior aprofundamento no tema proposto.
Pois ainda há duvidas quanto a síndrome, e necessário um estudo mais especifico. Mas com base no que acabamos de ler autismo e uma síndrome que continua a crescer na sociedade moderna. Mas como vemos ela pode se manifestarem de diversas maneiras mais estudos ainda não revelam o seu real surgimento, ou seja, sua origem. Esse distúrbio futuramente ira provocar dificuldade na comunicação e consequentemente problemas no convívio social assim como mal estar físico e psicológico por parte do portador (BACKES,ZANON,BOSA,2013, PAG 268). Os autistas possuem compreensão demasiada, ou seja, dificuldade de perceber e receber os estímulos do meio, como compreender o dialogo com o interlocutor, assim como possui grande dificuldade de se expressarem, sejam através de linguagem oral ou de gestos.
Geralmente produzem sons e movimentos confusos que exige grande dedicação dos que convivem ao seu redor para conseguirem se comunicarem. Essas dificuldades causam incapacidade afetiva por meio dos autistas, além de má expressão das emoções. O Individuo é diagnosticado autista quando é percebido os sintomas e sinais clínicos. Ainda preconceitos por parte de algumas pessoas que não tem consciência do problema ainda preconceitos por parte de algumas pessoas que não tem consciência do problema. Na própria escola podem acontecer bulling por parte de alguns colegas aumentando ainda mais o isolamento social. Para pessoas que possuem essa alteração situações de xingamentos, desprezo e insultos podem ter graves consequências. Há evidencias de que entre 15 e 33% de crianças com TEA apresentam regressão de alguma habilidade, como na área social, na brincadeira e na linguagem, sendo que a idade de inicio da regressão varia entre 12 e 36 meses.
Além disso, há indícios de que a perda de habilidades seja mais frequente em indivíduos com autismo especificamente, em comparação aos outros transtornos do espectro. Identificamos que existem vários tipos de Autismo, entretanto cada síndrome com sua nomenclatura específica: Autismo Clássico (Classic autism), Autismo Atípico (Atypical autismo), Autismo de Alto Nível Funcional (High-functioning autism), Perturbação Semântica-Pragmática (Semantic pragmatic disorder), Perturbação do Espectro do Autismo (Autistic spectrum disorder (ASD). Isabelle Rapin; Sylvie Goldman, 2010; pág. Autismo ClássicoÉ um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que podem se manifestar nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um retrocesso das relações interpessoais e diversas alterações na linguagem e nos movimentos. Estes sintomas geralmente são reconhecidos entre os 6 e os 36 meses de idade.
As causas são desconhecidas, mas pode estar associado a fatores genéticos e problemas pré e pós-parto. Usualmente não existe nada na aparência da pessoa com autismo que a diferencie das outras pessoas, mas eles podem comunicar interagir, comportar-se e aprender de formas diferentes das outras pessoas. As capacidades de pensar e aprender das pessoas com autismo pode variar desde o talentoso ao severo. papel do fisioterapeuta no autismo O tratamento com fisioterapeutas auxilia demasiadamente no desenvolvimento físico, motor e em inúmeros aspectos fundamentais do autismo, melhorando e oferecendo qualidade de vida ao paciente autista. O papel do fisioterapeuta diante do autismo não relaciona-se somente com o desenvolvimento físico, mas com a interação e inclusão social. CLINART FISIOTERAPIA, 2015). Os fisioterapeutas, como profissionais da saúde exercem o papel de desenvolver qualidades de vida mediante o auxílio aos de crianças autistas a praticarem em suas casas atividades fáceis e práticas realizadas pelos fisioterapeutas, para que essas crianças possam realizar atividades motoras e físicas.
Com a participação ativa dos profissionais de fisioterapia na vida de indivíduos autistas e com as variadas técnicas fisioterapêuticas, o autista apresenta ótimos desempenhos motores e psicossociais e passam a estabelecer boas interações sociais e inclusão social, por meio do convívio com a fisioterapia, com os profissionais e com outros pacientes. tratamento fisioterápico no autismo As principais metas do tratamento visam propiciar a aprendizagem cognitiva, social e da linguagem, reduzir a rigidez e as estereotipias, eliminar comportamentos mal adaptativos e diminuir o estresse da família. Enfatizou-se que a eficácia do tratamento depende da experiência e do conhecimento dos profissionais sobre o autismo e, principalmente, de sua habilidade de trabalhar em equipe e com a família (BOSA,2006). Para conseguir uma interação com os portadores é necessário usar a criatividade, comunicação por meio de jogo de sinais, e até dispositivos computados projetados especialmente para as crianças com autismo.
Agulhon Segura,et al,2011) Na síndrome artística não é só importante à atuação de profissionais da saúde, mas também da família assim proporcionando uma melhora significativa no quadro patológico do paciente. Agulhon Segura,et al,2011) 3. comportamento da família frente ao autismo As crianças com autismo tem dificuldade na socialização ,por conta de não desenvolver a fala adequadamente e de ter dificuldades para realizar atividades ditas comuns ,assim se tornando totalmente dependente dos seus pais ou cuidadores , sendo necessário constantes mudanças na rotina( Smeha ,Cezar , 2011). As famílias que vivem com o autismo apresentam uma condição própria de sobrevivência, a família sofre mobilizações desde aspectos financeiros ate relacionados a qualidade de vida(Vieira , Fernandes , 2013). Com o passar dos anos as mães, pais e familiares vão se adaptando a convivência com a criança autista , mais a adolescência pode trazer modificações na dinâmica do relacionamento do grupo familiar as mudanças que ocorreram nesse período de vida , transformações físicas , por exemplo , o desenvolvimento das características sexuais , modificações corpóreas , estatura , transformações psicológicas como expressividade o comportamento , a adaptação social são ocorrências dessa fase (Sageren , Fraçoso , 2014;pág.
coletas de dados Como técnica de coleta será utilizada a entrevista semiestruturada. Está é uma entrevista estruturada contendo questões fechadas e diretas inclui algumas perguntas abertas, nas quais o entrevistador se utiliza de certa liberdade (GAUTHIER, 1998) 4. analise de dados As informações obtidas por meio das entrevistas serão submetidas a técnica de analise de conteúdo como forma de organização dos dados, que BARDIN(2002), é composto por técnicas de analise das comunicações, visando por procedimentos sistêmicos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. procedimentos éticos Do ponto de vista legal, cita-se a Resolução 466/2012 (BRASIL,2012) que define as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. A Resolução , Visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade científica, aos sujeitos da pesquisa e ao Estado.
pág. PASQUALOTTI, http://usuarios. upf. br/~pasqualotti/etica. htmACESSADO EM 16/10/2015) (SARDENBERG1, A ética da pesquisa em seres humanos e a publicação de artigos científicos, J Pneumol 25(2) – mar-abr de 1999 (BOGDAN, R. pp. ISSN 0103-6564. doi: 10. S0103-65642000000100006. Bona, Cleiton Chiamonti; Mello Paulo Cezar, atividades motoras e aquáticas pra portadores da síndrome do espectro autista; pág. Pacientes. Autismo RESUME INTRODUCTION: Currently autism is a disorder that has been widely studied in various scientific areas, aiming to portray the motor dysfunction and the causes of the syndrome. Autism presents psychomotor disorders in children with autism syndrome with that physiotherapy becomes too important for autistic patients, assisting in the improvement of motor skills. Physical therapy is very important for patients with autism, for help in improving skills such as crawling, sitting, rolling, standing and walking.
The neurological and orthopedic physical therapy, help in the development of tasks, so that individuals do not feel excluded from the group and social skills.
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