INCLUSÃO DO ALUNO SURDO

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Outro

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO- O presente artigo tem como tema metodologia e inclusão do aluno surdo, o trabalho demonstra a importância da inclusão escolar com o aspecto de desenvolvimento do aluno surdo. Dessa forma o trabalho tem como objetivo geral, Apresentar as metodologias empregadas para os alunos surdos. Com base nisso o trabalho tem como metodologia a bibliografia qualitativa com pesquisas em livros e artigos com temas relacionados. Assim diante do tema o trabalho tem como desenvolvimento as metodologias empregadas para educação surda. A perda auditiva não a define, mas implica o acúmulo de experiências comunicativas de caráter visual, relacionadas ao tempo de vida de cada um, às barreiras e às interações sociais das quais participou e participa.

Ao tomá-la na condição de criança, por exemplo, teremos de avaliar o contexto familiar e escolar, o processo de aquisição da Libras, as relações com os pais (se surdos ou ouvintes), a compreensão da Língua Portuguesa, os grupos sociais de que participa, etc. OBJETIVO 2. Geral - Apresentar as metodologias empregadas para os alunos surdos 2. Específicos - Analisar o desenvolvimento social da pessoa surda - Descrever o papel da família no processo inclusivo - Debater a importância do docente na inclusão do aluno especial 3 METODOLOGIA O trabalho se trata de um trabalho de conclusão de curso, no qual serão apresentados as propostas e ideias, assim dessa forma como tema central deste projeto foi escolhido são as metodologias e inclusão para o aluno surdo.

  4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Conforme Araújo et al. apud BOAVENTURA, 2008, p. A inclusão é percebida como uma responsabilidade coletiva da comunidade escolar. Nesta perspectiva, todos são responsáveis pelo êxito ou fracasso de cada aluno. O corpo docente e não cada professor deverá partilhar a responsabilidade do ensino ministrado às crianças com necessidades especiais Segundo o documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008, p. Essas aproximações necessitam ser elaboradas na forma de narrativas, fazendo nascer dentro de cada sujeito o chamado “desejo de aprender”. Feitas as narrativas em Libras e em outras linguagens, conferidos atenção e afeto à tarefa, ao outro e a si, estabelecidas as interações com outros pares, recebidas as mediações do professor, estão criadas as possibilidades externas e internas para aprender Quando a escola e as famílias estabelecerem trocas e oportunidades para a percepção singular do sentido do que se faz e do que se aprende, teremos pessoas mais conscientes de suas capacidades e mais inteligentes Quando crianças surdas e ouvintes forem demandadas a elaborar respostas a problematizações e a estabelecer trocas comunicativas, poderão apropriar-se de recursos de abstração, de representação simbólica, de antecipação, de planejamento, de evocação, de análise e de síntese.

Mas nem só de intelectualidade analítica é feito o sujeito humano. A escola deverá contribuir para que cada sujeito desenvolva a percepção de si, identificando o que é e o que pode tornar-se, as diferenças e as semelhanças entre o eu e o outro, os laços que os aproximam e os distinguem. Assim, o processo de escolarização passa pelo aprendizado da Libras, pelas interações em Libras e pela leitura e escrita da Língua Portuguesa. A surdez é concebida como uma deficiência a ser minimizada pela aquisição da língua oral, propiciando a aprendizagem e o desenvolvimento da identidade como a de alguém que ouve. A educação oral requer esforço continuado de especialista, como o fonoaudiólogo, aparelho de amplificação sonora individual, atendimento precoce e proibição da comunicação em Libras.

A criança deverá desenvolver a linguagem oral por meio da leitura orofacial e amplificação sonora, enquanto se expressa por meio da fala. Algumas metodologias de oralização são: método acupédico, método Perdoncini, método verbotonal. O método de oralização Materno Reflexivo de Van Uden, apesar de considerado meramente clínico, mostra-se como oportunidade para a criança pequena, que poderá, mais tarde, apropriar-se de outros tipos de comunicação da comunidade surda. Na escola, alunos com surdez podem ser impedidos de se beneficiar das mediações fundamentais do professor que lhe permitam a compreensão das ideias e símbolos, a tomada de consciência dos significados socialmente atribuídos aos conteúdos culturais, a identificação das diferenças e das semelhanças, implicando perdas no processo de abstração, na capacidade de compreensão e manifestação e partilha das suas criações.

A educação bilíngue parte do princípio de que o surdo irá adquirir a Língua de Sinais com a comunidade surda, tomando consciência de si, do outro, formando conceitos, significados, manifestando sentimentos e atitudes. A Língua de Sinais será utilizada, com autonomia, para organizar o pensamento e perceber o sentir, conectando o sujeito com o outro e consigo próprio. A Língua Portuguesa é ensinada como segunda língua, na modalidade escrita e, quando possível, na modalidade oral. Não privilegia a estrutura da língua oral sobre a Língua de Sinais. Todos esses parâmetros são considerados pelo professor na avaliação do professor no ensino de Libras, sendo que deve haver referências visuais, para que o aluno associe a imagem ao gesto, além de DVDs, livros, dicionários e outros materiais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS O trabalho tem como objetivo apresentar as metodologias e inclusão do aluno surdo. Se a educação expressa os valores e o conhecimento humano mais desenvolvidos de cada época, temos de construir uma escola que oportunize a manifestação dos sujeitos, de tal modo que suas diferenças sejam notadas e respeitadas. Já é o tempo em que não basta falar que educação é tudo. É preciso conhecê-la como a ciência mais valorizada e mais complexa. Inclusão: compartilhando saberes. ª ed. Petropólis: Vozes, 2008. BERNARDINO, E. L. ª ed. RJ: Wak Ed. DAMÁZIO, M. F. M.

120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download