A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL ATRAVÉS DE PRÁTICAS LÚDICAS

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Concluirei relatando como essas informações vão contribuir aos professores e coordenadores escolares para o desenvolvimento do país. Palavra chave: Desenvolvimento. Educação Física. Ensino. Experiências. Educação Física escolar e seu contexto histórico. Educação Física Escolar e a Lei de Diretrizes e bases da educação. Educação Física para o bem estar e saúde dos alunos. – A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. Educação Física na Educação Infantil. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento. A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências, é um espaço onde se integra o desenvolvimento da criança.

A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois possibilita diversidade de experiências e situações, por meio de vivências e experiências com o corpo, possibilitando que a criança descubra seu limite, valorize seu próprio corpo, compreenda suas possibilidades e perceba a origem de cada movimento. A atividade física é essencial para a saúde e o desenvolvimento de uma criança. É difícil ou mesmo impossível adquirir algumas habilidades e hábitos de atividade física após uma certa idade. Portanto, é responsabilidade das escolas criarem um ambiente de aprendizado adequado e tornar os alunos adquirem o hábito de atividades físicas diárias e adquirem um estilo de vida saudável. De fato, quando olhamos para crianças na escola, descobrimos que as atitudes em relação à educação física e aos cursos esportivos são positivas em geral.

É a partir destas experiências que as crianças começam a usar mais facilmente a linguagem corporal, ajudando-a no seu desenvolvimento para a descoberta de capacidades intelectuais e afetivas, porque, segundo Freire (1997, p. “brincando a gente tem espaço para aprender”. É considerada uma ferramenta educacional privilegiada porque abrange todo o processo e tem como objetivos o equilíbrio, a saúde física, a capacidade de adaptação do corpo ao comportamento e o desenvolvimento de valores morais. Não se pode falar de um corpo fragmentado, mas de uma totalidade capaz de conectar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade. Nesta relação corpo e emoção o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste diante do mundo. Esta disciplina permite ao educando exercer todas as suas potencialidades, desenvolve as funções mentais, a coordenação motora, a criatividade, a livre expressão e a sociabilidade, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.

A educação Física é uma das áreas de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. FLORENCE e ARAUJO, 2005, p. Em 1993 a Câmara aprova o Projeto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), porém em relação à Educação Física sua nova proposta de redação para o artigo 34, foi assim apresentada: "A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da Escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos. PEREIRA FILHO, 1997, p 138 ). O autor ainda cita que a Lei nº. Darcy Ribeiro, de 20 de Dezembro de 1996, revogou as leis nº. A educação física escolar desempenha um papel muito importante na promoção da saúde dos escolares, sendo a escola um espaço de prática docente voltada para a saúde e considerada um recurso de vida.

Respeitando esses conceitos da LDB, surgiu a ideia de avaliar a educação física infantil. Parece que a visão de muitas pessoas sobre o esporte ainda está errada, porque o assunto não se trata apenas de jogos ou atividades com bola, ou ainda não entendem que no esporte ou na atividade, eles são muito mais do que esporte. Para praticar o esporte perfeito ou trabalhar duro para fazer as coisas, a educação física, como um componente do currículo da educação básica, é uma das disciplinas preferidas dos alunos, mas não é tão importante nela. ROLIM, 2004). Segundo os autores acima citados, a crítica se dirige especialmente ao processo de aprendizagem dos esportes no âmbito escolar, quando questiona a precocidade do ensino de modalidades esportivas para crianças das séries iniciais.

Essa crítica coincide, naturalmente, com as discussões em torno da implantação da obrigatoriedade da Educação Física em todos os níveis e com profissionais qualificados, ou seja, professores de Educação Física.     O aspecto relacionado aos profissionais qualificados, segundo Kunz (2001) não era exigência para as séries iniciais (de primeira a quarta série). Quando essas séries eram de fato atendidas por um profissional da Educação Física este, por sua formação profissional excessivamente concentrada no ensino dos esportes no modelo de competição, não tinha condições de ensinar outra coisa além do esporte nesse modelo. “Com a própria legislação da Educação Física Escolar emitida pelo MEC (1980) proibia a introdução do aluno no aprendizado dos esportes na forma de iniciação à competição antes da quinta série, ou antes, dos dez anos de idade, estava formada a polêmica.

Embora existam leis (promulgadas em 1996), a realidade do esporte em nosso país é diferente. Na educação infantil, muitas vezes vemos escolas (privadas ou públicas) que não oferecem educação física aos alunos. Algumas escolas oferecem o primeiro ciclo do ensino básico (primeiro ano ao quinto ano), porém, a disciplina muitas vezes aparece no ensino médio, apenas no segundo e terceiro ciclos (segundo ano e ensino médio). A afirmação acima ocorreu principalmente em escolas públicas e deve dar o exemplo. Os governos estaduais e municipais, por meio de suas secretarias de educação, não explicaram o verdadeiro conteúdo da lei. Art. O objetivo da educação infantil é desenvolver integralmente as crianças de até seis anos nos aspectos físicos, mentais, intelectuais e sociais para complementar as ações familiares e comunitárias.

Art. A educação infantil será realizada nos seguintes locais: I- creche ou equivalente para crianças com idade máxima de 3 anos; II - pré-escola de 4 a 6 anos. Artigo 31. Existem muitos benefícios que a educação física oferece hoje alunos e sociedade. Dentro de um ambiente escolar, um físico programa de educação pode servir a sociedade de muitas maneiras se implementado e utilizado de forma adequada. Existem muitas áreas a educação física pode servir e afetar positivamente os alunos e sociedade. Um deles é a boa forma física geral. Por exemplo, físico a educação ajuda os alunos e a sociedade a melhorar as habilidades relacionadas componentes como velocidade, agilidade, tempo de reação, equilíbrio, coordenação e padrões básicos de movimento.

Embora a educação física esteja sendo ensinado como parte do currículo em todas as escolas, mas falta de tempo adequado e professores treinados, boas instalações são responsável por pouco interesse neste campo. Conscientize a comunidade escolar de que a prática de exercícios físicos e bons hábitos alimentares são importantes para a manutenção da saúde, além de que a obesidade e a obesidade são fatores de proteção para doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, depressão e muitas outras doenças. Também pode reduzir o sobrepeso e a obesidade, melhorar a autoestima, aumentar a felicidade e a vontade de andar, correr, divertir-se e movimentar-se. Para todas as pessoas de qualquer idade, o exercício físico é essencial para manter e melhorar a saúde e prevenir doenças.

O exercício físico pode ajudar a prolongar sua vida e melhorar sua qualidade de vida por meio de benefícios físicos, psicológicos e sociais. Muito mais do que uma prática esportista, a educação física nas escolas oferece um leque de benefícios aos alunos. Da educação infantil ao ensino médio, as aulas têm como principais objetivos promover a saúde, a socialização, colaborar para o desenvolvimento de habilidades motoras e estimular o processo de ensino-aprendizagem, por exemplo. Para isso, as aulas devem ser planejadas como as demais disciplinas escolares, levando-se em consideração as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais apontados pelo Ministério da Educação – MEC. A Educação Física pode ser considerada um dos principais elementos da Educação Infantil, pois, por intermédio de conteúdos aplicados de forma lúdica e recreativa, possibilita à criança a construção do conhecimento.

A escola infantil é um lugar de descobertas e de ampliação das experiências, é um espaço onde se integra o desenvolvimento da criança. “Quanto mais rico e desafiador for o ambiente (do ponto de vista dos movimentos), mais ele lhe possibilitará a ampliação de conhecimentos sobre si mesma, dos outros e do meio em que vive. ” (NEIRA, 2003, P. Desde o primeiro contato com o mundo, segundo Kunz citado por Burger e Krug (2009), o inicial e mais importante diálogo com o mundo se realiza por intermédio do movimento, e durante todo o nosso desenvolvimento, ainda é com movimentos e gestos que melhor conseguimos nos situar e entender o mundo e os outros ao nosso redor. Através do movimento, da expressão do corpo e na relação com nossos sentidos temos experiência do mundo e nos comunicamos com ele e com outras pessoas, estabelecendo bases para a construção de nosso conhecimento sobre as coisas, segundo Guimarães (2000) apud Silva (2007) a Educação Física escolar visa a globalização do indivíduo por meio da comunicação, da expressão e de interação social.

Registra também que o professor deve ser o mediador, proporcionando instrumentos para que a criança amplie seu conhecimento no ambiente escolar, obtendo cultura e respeitando suas origens. MAGALHÃES, KOBAL, GODOY, 2007)A Educação Física Infantil tem um papel fundamental na Educação Infantil, pela possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências através de situações nas quais elas possam criar, inventar, descobrir movimentos novos, reelaborar conceitos e ideias sobre o movimento e suas ações. Além disso, é um espaço para que, através de situações de experiências – com o corpo, com materiais e de interação social – as crianças descubram os próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem-se com outras pessoas, percebam a origem do movimento, expressem sentimentos, utilizando a linguagem corporal, localizem-se no espaço, entre outras situações voltadas ao desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e afetivas, numa atuação consciente e crítica”.

p. De acordo com Le Boulch (1988), a Educação Física é tão importante quanto as demais áreas educativas, pois procura desabrochar no indivíduo suas aptidões e aquisições de habilidades e capacidades. Esta sempre recebeu um papel secundário dentro da Educação, mas as pesquisas científicas apontam que é impossível educar integralmente sem levar em conta o ato motor. Para que a Educação Física se justifique no Ensino Infantil se faz necessário que seu projeto educativo ultrapasse a fragmentação, reconhecendo a singularidade e potencialidades das crianças num espaço escolar lúdico, criativo e que promova a interação entre as mesmas. É necessário que a Educação Física contribua para a ampliação da leitura de mundo das crianças, tomando a brincadeira infantil como eixo norteador da proposta, numa perspectiva histórico-cultural.

VIEIRA, 2007 É importante também que se discuta sobre o papel do professor polivalente e do professor especialista em Educação Física, bem como que conteúdos e estratégias são aplicados nas aulas de Educação Física no Ensino Infantil. Segundo Vieira (2007) a escola deve fazer uma relação dos conteúdos da Educação Física para a Educação Infantil, essa seleção e organização de conteúdos exigem coerência com o objetivo de promover a leitura da realidade, o conhecimento denominado de cultura corporal visando apreender a expressão corporal como linguagem, assim como compreender a importância e concepções de ensino de Educação Física nas escolas infantis. Sendo assim, a contribuição da Educação Física na Educação Infantil, “[.

A ansiedade pode ser extremamente útil, impulsionando o autônomo "resposta de luta ou fuga" do sistema nervoso, o que ajuda a evitar situações perigosas. Um pequeno nível de ansiedade é normal, mas ansiedade severa pode ser um problema sério, até o momento, muitos estudos têm se concentrado em compreender como a ansiedade afeta o desempenho atlético na prática e em ambientes competitivos. Como todos sabem, a atividade física pode causar altos níveis de estresse e ansiedade, e a prática e os usos de várias estratégias psicológicas podem ajudar a controlar a ansiedade. Da mesma forma, cada vez mais evidências têm mostrado que os transtornos de ansiedade podem desempenhar um papel na prevenção de lesões esportivas, ocorrência, reabilitação e retomada do esporte.

As características clínicas da ansiedade têm efeitos cognitivos, fisiológicos, componentes psicológicos e comportamentais. A importância de um esporte psicólogo como membro integrante do coaching e saúde equipes de atendimento são amplamente reconhecidas. Psicólogos do esporte podem ensinar habilidades para ajudar os atletas a melhorar seu processo de aprendizagem e habilidades motoras, lidar com as pressões competitivas, ajustar o nível de consciência necessário para um desempenho ideal e permanecer focado em meio às muitas distrações das viagens da equipe e no ambiente competitivo. O treinamento psicológico deve ser uma parte integrante do processo de treinamento holístico de um atleta, realizado em conjunto com outros elementos de treinamento. Este é o melhor realizado por um esforço colaborativo entre o treinador, o psicólogo do esporte e o atleta; no entanto, um conhecedor e o treinador interessado podem aprender habilidades psicológicas básicas e transmiti-los ao atleta, especialmente durante a prática real e ajudar o ar das partes e resolver diferenças.

A psicologia do esporte desempenha um papel muito importante no controle as emoções dos desportistas durante a prática, bem como concorrência. Competição significa buscar um objetivo específico, o que significa competição e confronto individual ou coletivo para almejar os melhores resultados. Neste caso, isso quase sempre significa vitória, mas também pode ser por meio de marca pessoal, “registro” ou Superação representa se o adversário é um indivíduo ou um grupo (Brandão, 2007). O estresse é uma resposta complexa e inespecífica do corpo humano sob estresse, que responde a funções adaptativas. É descrita como uma síndrome de adaptação geral, dividida em três estágios: o estágio de alerta inicial, seguido pelo estágio contínuo de resistência ao estresse ao qual o corpo deve se adaptar e, finalmente, o estágio de recuperação.

A fonte de pressão caracteriza qualquer situação que ativa o caminho de pressão, independentemente de sua natureza, profundidade e duração. Conclusivamente, pode-se dizer que a psicologia do esporte desempenha um papel muito importante na melhorando o desempenho dos desportistas. Lida com várias qualidades mentais, como concentração, confiança, controle emocional e compromisso, etc. que são importantes para um desempenho bem-sucedido em esportes e jogos. O componente cognitivo e o componente mental, que se caracteriza por expectativas negativas de sucesso ou auto avaliação, conversa interna negativa, preocupações com o desempenho, impressões de fracasso, incapacidade de concentração e interrupção da atenção. Paradoxalmente, o corpo é um elemento fisiológico relacionado ao despertar das plantas e aos sintomas negativos (como nervosismo, hipertensão, garganta seca, tensão muscular, aumento do ritmo cardíaco, suor nas mãos e borboletas).

A pesquisa sobre ansiedade competitiva se concentra principalmente em atletas de elite. A literatura existente também mostra que há pesquisas limitadas sobre a comparação da ansiedade cognitiva entre jogadores de futebol nos níveis estadual, distrital e universitário. O termo ansiedade é uma emoção transitória instantânea que pode impactar imediatamente a cognição em determinadas situações e condição, os fez sentir preocupação, tensão e nervosismo, todos esses eventos podem ter um impacto extremamente memória e no desenvolvimento da atividade física. A inquietação é geralmente definida como um estado mental desagradável que responde à pressão percebida relacionada ao desempenho da tarefa sob pressão. A ansiedade é uma emoção comum que os atletas experimentam em todos os níveis de desempenho.

A inquietude é geralmente caracterizada por uma série de sintomas e sintomas de fatores fisiológicos (como sudorese, aumento do ritmo cardíaco), comportamento (como mordidas de unhas, inquietação) ou cognição (como pensamentos negativos, desatenção). Revisões recentes mostram que ansiedade competitiva de estado, ansiedade competitiva - traço de ansiedade, ansiedade física, ansiedade cognitiva, comportamento ansioso, ansiedade de desempenho, ansiedade de promoção, ansiedade de fragilidade, ansiedade competitiva e ansiedade e pós-jogo também foram usadas para descrever. Ansiedade relacionada ao exercício. A Definição de metas deve ser a primeira parte, pois o estabelecimento de metas é o processo de planejamento sistemático de maneiras de alcançar realizações específicas dentro de certa quantidade de Tempo. A pesquisa sugere que os objetivos devem ser específicos, mensurável, difícil, mas atingível, baseado no tempo, escrito, e uma combinação de objetivos de curto e longo prazo.

Isso permite que os músculos e a mente desenvolvam melhor o motor ao controle. O aspecto chave no uso de recompensas extrínsecas de forma eficaz é que eles reforçam o senso de competência e autovalor do atleta. Assim, uma recompensa deve ser de natureza informativa, em vez do que controlar. Se uma recompensa vier a ser controladora, ela pode minam significativamente a motivação intrínseca. Por uma recompensa para ser informativo, é aconselhável que tenha relativamente pouco valor monetário (ou seja, é uma recompensa simbólica), como uma mulher de o título da partida ou atleta do torneio. Um problema que todo atleta enfrenta em algum momento é o paradoxo de sucesso. Conforme se torna mais bem-sucedido, há mais pressões e mais distrações puxando a sua atenção.

A psicologia do esporte ajuda a resolver isso, manter o foco e ajuda ao atleta continua sustentando suas melhores performances. Atualmente, considerando que os atletas não consideram apenas os fatores físicos e as técnicas, mas também consideram principalmente os aspectos emocionais, isso está intimamente relacionado ao estado psicológico do atleta. Portanto, para competir melhor, os atletas devem estar fisicamente preparados para a prática das atividades esportivas selecionadas e prestar atenção especial aos fatores psicológicos. Durante essa fase, ver é literalmente acreditar no pensamento, suas conclusões não precisam de justificativas. ROLIM, 2004)Podemos verificar que no processo de desenvolvimento humano, de acordo com Piaget, apresentado por Valente (2008), o indivíduo se desenvolve através de estágios divididos conforme se apresenta: Estágio Sensório Motor, compreende crianças de 0 a 2 anos, e é neste estágio que ela evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.

Pré-Operatório é o estágio que corresponde a crianças de 2 a 7 anos, e é caracterizado pelo aparecimento da linguagem oral, permitindo à criança internalizar ações e utilizar esquemas representativos ou simbólicos da realidade em que vive. Este período é o que mais atende à Educação Infantil. O estágio das Operações Concretas compreende os 7 a 11 anos de idade, e é caracterizado pelo pensamento que demonstra que a criança já possui organização assimilativa rica e integrada, funcionando em equilíbrio com um mecanismo de acomodação. Os beneficios da Educação Física no desenvolvimento psicomotor. A Educação Física é uma disciplina benéfica na vida das crianças, quando trabalhada de forma correta e planejada para cada fase do crescimento, possibilitando a elas vivência corporal através de brincadeiras que promoverão durante seus estágios de crescimento o seu desenvolvimento integral.

Nos primeiros anos, a Educação Física objetivava promover, por meio de atividades físicas, o desenvolvimento integral da criança. GONZÁLEZ, SCHWENGBER, 2012, p. Pesquisas sobre a psicomotricidade revelam que durante a fase inicial da Educação Infantil, a Educação Física trás benefícios através de atividades que possibilitem a criança movimentos que expandem e explorem seu corpo, para que tenham um crescimento saudável. Desde o início da psicomotoridade, a importância do desenvolvimento psicomotor e o envolvimento que tem nas áreas cognitivas, afetivas e pessoais são evidentes. As crianças têm uma natureza única, o que as caracteriza como seres que percebem e pensam sobre o mundo de uma forma única. Nas interações que estabelecem com as pessoas ao seu redor e o ambiente circundante desde a infância, as crianças demonstram seus esforços ordeiros para compreender mundo em que vivem, presenciam as relações contraditórias e se valem de jogos para explicar as condições de vida e seus desejos e vontades (“Referencial Curricular da Educação Infantil Nacional”, 2020, p.

Em relação direta à aprendizagem as habilidades psicomotoras como uma linha de trabalho nas mãos dos professores, para os quais o objetivo é facilitar a aprendizagem dos alunos e o desenvolvimento de sua personalidade. De acordo com, existe uma correlação positiva entre psicomotricidade fina e desenvolvimento da escrita e as dimensões psicomotoras da coordenação visual manual, mobilidade facial, e as dimensões fonética e gestual influenciam as dimensões silábica e silábico-alfabética, e vice-versa. BRASIL, 1998 P. A criança quando brinca aprende a ter percepção das coisas que a rodeia, aprendendo assim ser um ser social, a ter comportamento, respeitar regras e sucessivamente desenvolver capacidade cognitiva, afetiva e motora. As brincadeiras que compõe o repertório infantil e que variam conforme a cultura regional apresenta-se como oportunidades privilegiadas para desenvolver habilidades no plano motor, como empinar pipas, jogar bolinhas de gude, atirar com estilingue, pular amarelinha etc.

BRASIL, 1998, P. As brincadeiras propostas às crianças de forma lúdica tem função de estar trabalhando seu conhecimento de forma privilegiada na exploração do movimento utilizado nas atividades, e a forma de manipular objetos. Física) diz em seu 2º capitulo art. º que: O profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações- ginásticas, exercícios físicos, lazer, recreação, sendo de sua competência prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde. É fato que a Educação Física, seja ela na escola ou em qualquer outro local, deve ser aplicada por um profissional devidamente graduado em Ed. Física.  O CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), junto com os CREF´s (Conselho Regional de Educação Física) diz em seu estatuto, que as atividades físicas devem ser ministradas por profissionais graduados em Ed.

Na educação infantil, a presença de profissionais do esporte é fundamental para promover o desenvolvimento integral das crianças e a integração de todos os aspectos por meio de atividades esportivas direcionadas. O profissional deve somar sua expertise na área ao conhecimento das crianças com as quais trabalha, e proporcionar uma vivência que tenha um propósito específico em seu dia a dia. O processo de ensino-aprendizagem na Educação Física não se restringe aos simples exercícios de certas habilidades e destrezas, mas sim, de capacitar o aluno a refletir sobre suas possibilidades corporais e com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativas e adequadas. Devido às contribuições referentes ao desenvolvimento infantil, que os estudos em Educação Física trouxeram, é importante que o professor seja um profissional competente para o exercício de tal disciplina.

É preciso que ele esteja sempre estudando métodos e propostas para enriquecer os conteúdos de acordo com a faixa etária com a qual se está trabalhando. Por isso o professor ao propor uma brincadeira lúdica não deve nunca abandonar e nem conduzir a criança. Por isso o professor na Educação Física infantil é muito importante, e deve registrar todas as necessidades possíveis para que essas crianças tenham um ensino de qualidade e, consequentemente um desenvolvimento integral. O autor Gonzaga (2009,p. destaque que: (. a essência do bom professor está na habilidade de planejar metas para aprendizagem das crianças, mediar suas experiências, auxiliar no uso das diferentes linguagens, realizar intervenções e mudar a rota quando necessário. É somente aos poucos que se desenvolve a dimensão objetiva do movimento, que corresponde às competências instrumentais para agir sobre o espaço e meio físico.

BRASIL, 1998, P. É uma grande responsabilidade trabalhar com educação infantil, o professor deve estar sempre com a atenção nas crianças, pois deve observá-las pela forma com que elas se comunicam e também deve saber comunicar-se, pois seu papel fundamental é o de saber diferenciar comportamentos e se preciso for intervir no momento certo. O professor, também, é modelo para as crianças, fornecendo-lhes repertório de gestos e posturas quando, por exemplo, conta as histórias pontuando ideias com gestos expressivos ou usa recursos vocais para enfatizar sua dramaticidade. Conhecer jogos e brincadeiras e refletir sobre os tipos de movimentos que envolvem são condição importante para ajudar as crianças a desenvolverem a motricidade harmoniosa. Esta faculdade de compor um edifício com esses elementos, de combinar o antigo com o novo é à base da criação (VYGOTSKY, 1987, p.

Um ambiente de educação infantil deve ser um lugar onde as crianças descubram um amor por aprendendo através de uma variedade de experiências de jogo. Pesquisas atuais mostram como o jogo mudou e até mesmo foram eliminados em muitos cenários da primeira infância. Os benefícios do jogo são cruciais para permitindo que uma criança se desenvolva apropriadamente. Os primeiros anos das crianças devem ser sobre fomentar e desenvolvendo sua curiosidade através de uma ampla variedade de experiências de jogo. Ao longo da história, a idéia do que é brincadeira sempre despertou o interesse das sociedades. Embora a palavra Lúdica possa ser difícil de quantificar, é muito fácil reconhecê-la. O jogo varia de cultura para cultura.

Na Grécia antiga, por exemplo, os adultos tratam as crianças com delicadeza e afeição durante o jogo (Sarcho & Spodek, 1995). Por outro lado, os primeiros europeus pareciam ter menos interesse em crianças durante o jogo. Vygotsky acredita que a brincadeira de fantasia ocorre quando as crianças aprendem a adiar a gratificação de impulsos. Durante o jogo de fantasia, as crianças percebem que certos desejos permanecerão insatisfeitos situações de jogo. A atividade lúdica é reconhecida como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, além de trabalhar estas habilidades na criança, ajudará no desenvolvimento da criatividade, na inteligência verbal-linguística, coordenação motora, dentre outras. Partindo da consideração de que as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento Intelectual da criança, Platão ensinava matemática às crianças em forma de jogo e preconizava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados por jogos educativos (Aguiar 1998, p.

À medida que os jovens aprendem, adquirem novas habilidades e experiências, eles começam a ser capazes de ajustar para situação de acordo muito mais fácil. O jogo deve ocorrer com familiar objetos ou se os objetos são novos ou desconhecidos, os jogadores terão a oportunidade de explorar novas objetos desconhecidos. Os jogadores devem poder aplicar o seu próprio significado das atividades lúdicas, bem como ser capaz de controlar as atividades em si. As atividades de reprodução podem não ser literais. O jogo é grátis das regras impostas de fora e todas as regras que existem podem ser modificadas pelo jogadoras. O jogo requer engajamento ativo de todos os jogadores deve ser uma experiência que traga alegria aos indivíduos. A diversão e os jogos estão presentes em todas as etapas do desenvolvimento humano, sendo lúdica, a atividade essencial desenvolve a habilidades interpessoais, estimulando a criatividade.

O processo lúdico precisa ser uma atividade bem pensada, necessária e obrigatória no processo de educação. O objetivo essencial na etapa da educação infantil é o enriquecimento da herança lúdica, como a psicologia ou pesquisadores de pedagogia provaram que o uso da imaginação durante os jogos permite que os alunos tenham uma passagem bem sucedida para a escola, para poder aprender qualitativamente. “Além de explicar as relações múltiplas do ser humano em seu contexto histórico, social, cultural e psicológico, enfatizam a libertação das relações pessoais passivas, técnicas para as relações reflexivas, criadoras, inteligentes, socializadoras, fazendo do ato de educar um compromisso consciente intencional, de esforço, sem perder o caráter de prazer, satisfação individual e modificador da sociedade”.

ALMEIDA, 2003, p. Faça acreditar que o jogo também permite que as crianças oportunidade de raciocinar através de situações aparentemente impossíveis, o que aumenta o seu problema habilidades de resolução e lhes permite ganhar confiança em suas habilidades de tomada de decisão. Todos esses benefícios combinados provaram levar a pontuações mais altas em comparação com crianças que não participar de fazer experiências de brincadeiras (Berk, 1994). O brincar é uma parte essencial do desenvolvimento da primeira infância. O jogo contribui para o conhecimento cognitivo bem-estar físico, social e emocional de crianças pequenas. Permitindo que as crianças tenham tempo para brincar proporciona uma oportunidade para os pais se envolverem com seus filhos. Jogar também ajuda jovens as crianças constroem corpos e estilos de vida ativos e saudáveis.

O papel dos pais no processo de aprendizagem lúdica Muitos programas e aplicativos especializados foram apresentados aos pais conforme necessárias melhorias para os seus filhos para que o seu filho seja bem sucedido. Estes programas convencido pais que eles são necessários para o seu filho a desenvolver adequadamente. Por causa de esses aprimoramentos altamente anunciados, muito do tempo pai-filho é gasto na organização de eventos, atividades e transporte para e de atividades. É importante que os pais julguem o nível adequado de envolvimento de seus filhos. Os pais estão constantemente ouvindo mensagens conflitantes sobre o que é melhor prática para aprendizes iniciais. Revistas e mídias parentais fornecem uma variedade de aprendizado inicial aprimoramentos que convencem os pais a produzir filhos super-sucedidos. Os pais começam a comparar-se com outros pais, histórias de revistas e começar a criar os filhos expectativas ainda maiores.

Nos últimos anos, o processo de admissão na faculdade tornou-se muito mais rigorosos, muitos pais começam a sentir que seu filho não está preparado o suficiente; muitos pais sintam a pressão para ajudar seu filho a superar seu potencial. A diminuição do jogo livre também pode ser explicada por crianças sendo entretidos pela televisão, jogos de computador e videogames. É muito importante que as crianças vivam o concreto mesmo nas escolas públicas, sendo aplicados métodos de ensino tradicional, podem favorecer o desenvolvimento psicomotor através de estímulos dados às crianças nos aspectos da coordenação motora, da lateralidade, do equilíbrio, das noções de espaço, entre outros, desenvolvendo as funções psicomotoras que formarão de base e darão a sustentação para a correta aprendizagem, contribuindo assim, para o desenvolvimento global do indivíduo.

Outro aspecto de relevância é a obesidade infantil que se tornou uma preocupação no Brasil e no mundo, é imperativo olhar para campo da educação física para combater essa preocupação, para entender melhor o campo da educação física, os pesquisadores precisam se concentrar em quais características compõem um programa eficaz de educação física, o que motiva os professores de educação física a melhorar suas instruções e as percepções das pessoas sobre educação física. Tendo em mente a questão de pesquisa “Qual a importância da ludicidade para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças da Educação Infantil”? O principal objetivo do estudo pesquisa foi verificar a real contribuição das atividades lúdicas para o aperfeiçoamento das aulas de educação física,buscando um maior envolvimento dos alunos, pode-se dizer que as atividades lúdicas, por meio de jogos, brinquedos e atividades recreativas, bem como a prática de atividades de lazer na infância pode contribuir para a criação de hábitos qualitativos a fim de ajudar no desenvolvimento da criança, pois a ludicidade permite que a criança tenha voz na escolha das atividades que deseja fazer, tornando-a mais significativa e prazerosa, porém cabe à escola e o professor ser os mediadores, acompanhando-as e motivando-as.

Trabalhar o lúdico em sala de aula é proporcionar ao aluno uma forma de atuação no mundo, fazendo-os perceber que eles fazem parte do mundo. Utilizar-se da ludicidade para que as crianças tenham um melhor aprendizado é valorizar o educando e o seu potencial. organizadoras. São Paulo: Casa do Psicólogo®, 2007. Coleção psicologia do esporte/ dirigida por Kátia Rubio. BACHION, M. M. Porto Alegre: Artmed, 2007 BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional; lei nº. de 20 de dezembro de 1996. Disponível em Ministério Educação: Acesso em: 10 /11/2020. CARMO, N. COBRA, Nuno. A semente da vitória. ed. São Paulo: SENAC, 2013. DIEFENTHAELER, E. LADER, M. Ansiedade-conceito, classificação e biologia: uma interpretaçäo contemporânea da literatura. J. bras. psiquiatr, v. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

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