A Evolução Do Acesso Ao Conteúdo Histórico: Da Brasa Ao Mundo Digitalizado

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:História

Documento 1

PROBLEMATIZAÇÃO De que forma os acessos a conteúdos evoluíram, saindo do papel (Barsa) e chegando a era digital? 3. JUSTIFICATIVA A escolha do tema pesquisado decorre de questões levantadas por muitas pessoas com interesse na área. Tendo em vista a importância do processo de transformação, busco aqui expor de forma sucinta tal evolução. Muitas pessoas não conseguem perceber a influência da internet no dia a dia, contudo não verificam como se deu a inclusão da mesma em suas vidas. Dessa forma, a pesquisa visa colaborar para que os leigos e professores das mais diversas áreas possam refletir sobre o processo evolucional do livro a tela digital. Digital (4). Escola (5). FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula.

A facilidade de, digitando duas ou três palavras nos serviços de busca, encontrar múltiplas respostas para qualquer tema é uma facilidade deslumbrante, impossível de ser imaginada há bem pouco tempo. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas (MORAN, 1969, p. A busca por livros no âmbito de livrarias é cada vez menor, haja vista, que a internet possui facilidades para quem não deseja ler. O historiador Miguel Cardina em entrevista com O Globo (2016) vê a internet como algo positivo em relação à história. Afirma ainda que a internet, (. possibilita que as pessoas tenham um espaço de relativização do seu passado, para colocarem a sua história, de diálogo. Redes sociais e blogs se transformaram também em espaços de disputa dessa memória, porque permitem a troca, o comentário, o que um livro testemunho dificilmente permitirá.

É importante compreender que a Base Nacional Comum não pode constituir uma camisa-de-força que tolha a capacidade dos sistemas, dos estabelecimentos de ensino e do educando de usufruírem da flexibilidade que a lei não só permite, como estimula. Essa flexibilidade deve ser assegurada, tanto na organização dos conteúdos mencionados em lei, quanto na metodologia a ser desenvolvida no processo de ensino aprendizagem e na avaliação. PCN, 1996) De acordo com a BNCC devem ser oferecidas as seguintes disciplinas: língua portuguesa, matemática, biologia, química, física, geografia, história, sociologia, filosofia, arte, educação física e uma língua estrangeira. Em relação à disciplina de educação física, no período noturno, a mesma torna-se uma disciplina opcional, sendo definida de acordo com a oferta, por parte da escola, matrícula ou de acordo com os alunos.

Na disciplina de História o CBC - Conteúdo Básico Comum – visa proporcionar ao aluno o aprendizado referente à realidade em seu contexto diversificado e nas variadas dimensões temporais. A internet possibilita o plágio, onde sites como Zé Moleza, Ebah, Passei Direto e Trabalhos Prontos disponibilizam textos finalizados e escritos por outras pessoas, fazendo com que assim, o aluno que necessita de um trabalho, faça a cópia sem ao menos ter realizado a leitura do arquivo. Dentro deste contexto, o acesso a estas informações possui um caráter negativo para a educação, entretanto, como uma forma positiva, a internet com suas diversas fontes de pesquisas e usada de forma correta, permite ao aluno a expansão do conhecimento a cerca de um determinado assunto, dificultando também a manipulação expressa em alguns livros, visto que, com tantas fontes, é possível encontrar inúmeras interpretações sobre o contexto.

Com a evolução da internet, o contexto educacional deve passar por reformas, adaptando-se a nova Era Digital. As informações são obtidas de formas cada vez mais facilitadas, contudo, a educação não sabe lidar com estas transformações. O professor deve ser o mediador e orientador para integrar os conteúdos digitais à sala de aula.  Liberdade de Expressão: Dez princípios para um mundo interligado. ed. Portugal: Temas e Debates, 2017. p. BARSA Saber. BRASIL. Senado Federal. Lei nº 9. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://g1. globo. com/economia/tecnologia/noticia/brasil-tem-116-milhoes-de-pessoas-conectadas-a-internet-diz-ibge. ghtml>. Acesso em: 15 maio 2018. gov. br/setec/arquivos/pdf/BasesLegais. pdf>. Acesso em: 17 maio 2018. MORAN, José Manuel. com. br/categorias/3909/1/10-curiosidades-sobre-a-enciclopedia-britanica. html>. Acesso em: 21 maio 2018.

PRÓ-LIVRO, Instituto. com/conteudos-curriculares/>. Acesso em: 17 maio 2018. SCALZO , Fernanda.  Veja: Dorita Barrett, criou a Barsa e descendia de um dos criadores da Britannica. ed.

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