A escolarização de jovens e adultos
AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE________________6 3 PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE___________________6 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________7 5 REFERÊNCIAS_______________________________________8 1 INTRODUÇÃO A educação de jovens e adultos, no Brasil, passou por muitas transformações devido à complexidade que envolve essa prática. Historicamente essa atividade é realizada desde que o Brasil era Colônia, inicialmente pela Companhia Missionária de Jesus, na pessoa dos Jesuítas que catequizavam crianças e adultos indígenas. No entanto, em 1759 os missionários foram expulsos da colônia, evento que causou precarização e uma elitização do ensino, contribuindo para o ostracismo dos analfabetos, no que tange ao exercício dos seus direitos como cidadãos, tendo em vista que eram considerados incapazes pelo simples fato de não saberem ler nem escrever, pois de nada serviam sua sabedoria popular e conhecimentos da vida prática.
Essa situação perdurou até por volta das décadas de 40-50, época em que o país voltou seus interesses a essas classes até então marginalizadas e surgiu em 1958 um dos maiores pedagogos do Brasil: Paulo Freire. Ele iniciou a discussão sobre o novo método pedagógico que rompeu preconceitos Porém, esse novo modelo foi parado pela ditadura militar a partir de 1964 colocando em seu lugar o Mobral, um método de ensino mecânico e que não desenvolveu a capacidade crítica das pessoas. Em 1934 foi instituído o Plano Nacional de Educação, pela Constituição Federal de 1934, que prescrevia o ensino primário integral e gratuito como direito e não mais como um favor, uma caridade para os mais pobres. Na década de 40 foi criado o SENAI.
Intenção da burguesia para instituir uma educação estritamente profissional para o desenvolvimento nacional. Como podemos reiterar levando em conta o seguinte aspecto trazido por Friedrich et al. “Nessa fase da história, a educação é considerada como fator de segurança nacional tendo em vista o alto índice de analfabetismo: aproximadamente 50% da população em 1945. Depois o próprio Paulo Freire dirigiu o plano nacional de alfabetização de adultos (PNAA) que se configurava como um programa permanente de educação. Contudo, o programa foi extinto pelo golpe de Estado de 1964. E em 1965 foram criados movimentos educacionais conservadores, quais sejam, a Cruzada Ação Básica (ABL) e o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), que conjuntamente tinham a finalidade de controle político da população. A Lei 5.
de 1971, criou o Ensino Supletivo que na década de 90 foi transformado no programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos possuem a mesma finalidade, divergindo apenas doutrinariamente no que tange aos termos “ensino” e “educação”, sendo este mais amplo que aquele. AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE O método Paulo Freire foge da alfabetização tradicional, dispondo que não existe regras fixas no processo de aprendizado da leitura e da escrita. A pessoa deve ser inserida no contexto social e político em que vive para que tenha capacidade de revolucionar a sociedade por meio do exercício da cidadania. Assim, o indivíduo vai além da formalidade e chega a tomada de consciência necessária para inserir-se no contexto político-econômico, superando qualquer tentativa de exclusão social por meio do emprego de regras ou cartilhas no processo educacional.
Para a efetivação do modelo exposto, o método passa por três estágios: o primeiro é calcado na investigação, momento em que se verifica quais temas ou assuntos interessam mais ao aluno e qual a escala de importância. A segunda é a tematização, fase em que é escolhida a temática e é realizada a tomada de consciência social por parte do indivíduo. Mês de Maio: Orientação para a apresentação da Coleta de Dados e preparação para a outra atividade. Percurso metodológico: 1- O debate com a turma tem como intenção esclarecer possíveis dúvidas presentes em relação a história das ONGs e a sua importância na sociedade, assim os alunos lerão os textos e darão seus pontos de vista sobre o assunto; 2- A coleta de dados será dinamizada e em papéis que serão distribuídos para os alunos com perguntas sobre Linguística, e o acesso à Saúde e como isso acontece dentro da ONG, se eles conhecem a História do local; 3- A apresentação do trabalho que terá a socialização da coleta de dados, só para ter um panorama geral do que as ONGs representam para as pessoas e a sua importância na sociedade.
Em sala, com auxílio de outros materiais faremos outra atividade que consiste em: pesquisa em revistas ou jornais trazidos pelos professores e faremos cartazes sobre a importância das ONGs para colar na escola para que conscientize outros alunos Recursos: Jornais, revistas, tesoura, lápis, apagador, giz, quadro branco, vídeos e textos. Avaliação: O método de avaliação será contínuo com a participação na coleta de dados e sua apresentação, bem como a conscientização dos alunos na função das ONGs e na elaboração dos cartazes. Bibliografia: Disponível em: <http://www. Acesso em: 06 maio 2018. CONSIDERAÇÕES FINAIS Depois de analisar os fatores sociais e históricos que envolvem a EJA, desde o Brasil-colônia com os jesuítas, passando pelo império com a “Lei Saraiva” que excluía os analfabetos dos atos necessários ao exercício da cidadania, com seus efeitos se perpetuando até a nova república da Era Vargas com políticas que deixavam no ostracismo os indivíduos que não conseguiam acesso à educação.
Momento que Paulo Freire apareceu no cenário nacional com um novo modelo de pedagogia, mas impedido de aplicá-lo devido ao golpe de Estado. E dentro da nova perspectiva trazida por Paulo Freire, foi analisada a função social da escola dentro da temática de escolarização desses indivíduos sujeitos a EJA, com a finalidade de despertar a consciência político-econômica dos alunos, bem como a importância do educador ter a capacidade de realizar esse processo com seus alunos. Em seguida foi exposto as contribuições de Paulo Freire a partir da educação libertadora e como esse método pode ser aplicado pelos professores em sala de aula com a finalidade de alcançar efetividade perante a sociedade. Acesso em: 06 maio 2018. FRIEDRICH, Márcia et al.
Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Rio de Janeiro, v. n. infoescola. com/pedagogia/metodo-de-educacao-libertadora/>. Acesso em 07 maio 2018. STRELHOW. Thyeles Borcarte. pdf>. Acesso em: 07 maio 2018.
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