A CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA E CULTURAL E O ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Dessa forma, esse artigo tem como objetivo central levantar as condições socioeconômicas e culturais das pessoas e do seu acesso à educação básica através de um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, sites, teses de mestrado e doutorado. Dessa maneira, a educação ela precisa ser vista como a base instrumental para a existência da transformação social na sociedade brasileira, só assim será possível que exista a transformação de maneira efetiva e uma educação de qualidade. Palavras – Chaves: Socioeconômica. Cultural. Educação Básica. Muitas das políticas educacionais vigentes no Brasil apresentam um caráter utópico, fazendo com que sejam responsáveis pelos próprios fracassos, isso ocorre em razão de não existir uma associação das políticas sociais de um longo alcance e não estarem alicerçadas de maneira clara e consciente quais são os obstáculos econômicos, políticos e culturais que vão ser enfrentados para a construção de um sistema educacional que possa incluir uma educação de qualidade e para todos (BUORO, 2000).

Essa tarefa é muito complicada, mas não é algo impossível de realizar. É importante saber que atualmente no Brasil, existe uma necessidade de garantir a existência de uma educação básica de qualidade e adequada para a população e que existam oportunidades de escolarização o término da educação básica para os jovens. Temos exemplo disso em lideranças como as sindicais e empresariais que começam a se voltar e se preocupar com as deficiências do sistema educacional, mostrando a existência de um indicador seguro que é a educação (PINTO; TENÓRIO, 2015). A Educação sempre foi vista como um bem maior, por causa das oportunidades que são oferecidas para as pessoas que a tem, além de ser um grande enriquecimento cultural.

Dessa forma, a educação é indispensável para o exercício da cidadania ou dos demais direitos dos cidadãos, em todos os espaços sociais (SAVELI; TENREIRO, 2011). Na sociedade atual, existe uma preocupação de maneira constante na garantia dos cidadãos a ter o acesso à educação básica, pelo fato de existir o entendimento de que é um direito à educação escolar. Entretanto, isso não é só algo que deve ser exigido realmente pela sociedade, mas sim um direito configurado e que permite o pleno exercício da cidadania. Dessa maneira, a educação é um direito social e político de um pressuposto básico para todos os outros direitos (CURY, 2002). Assim a educação está diretamente ligada com a cidadania, sendo a mesma um pré-requisito muito importante para a liberdade civil e um pressuposto básico para o treinamento de outros direitos.

º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV – respeito à liberdade e apreço à tolerância; V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais; VII – valorização do profissional da educação escolar; VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX – garantia de padrão de qualidade; X – valorização da experiência extraescolar; XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais Muitos estudos apontam que a origem social do estudante implica no seu desempenho escolar, essas pesquisas ocorreram na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Eles deixaram evidente que a igualdade de oportunidade ao acesso à escola não irá apresentar um bom desempenho e que isso apresenta uma grande ligação com à origem social do aluno, isso são condições da sua socioeconômica. Essa pesquisa fez com que, em âmbito mundial, o tema sobre a qualidade da educação ganhasse grande relevância, pois, 645 mil alunos apresentaram suas diferenças educacionais, concluindo no famoso Relatório Coleman que fica nítido as diferenças socioeconômicas dos alunos e suas responsabilidades no desempenho (BROOKE; SOARES, 2008). Isso fez com que esse relatório fosse um marco nas pesquisas sociológicas e na educação, por ter motivado muitos países como o Brasil, a realizarem estudos sobre os fatores que vão influenciar no rendimento escolar.

Segundo Oliveira, Dourado e Santos (2007), as condições, dimensões e fatores fundamentais para uma educação de qualidade são: a) dimensão socioeconômica e cultural por meio dos envolvidos, através de um acúmulo de capital econômico, social e cultural das famílias e de estudantes em processo de ensino-aprendizagem e a sua necessidade de estabelecimento com as políticas públicas e projetos escolares tentos assim que enfrentar problemas como fome, drogas e violência; b) a dimensão dos direitos e obrigações do estado, que levanta as questões sobre a obrigatoriedade da educação básica, as definições da garantia dos padrões de qualidade, principalmente a inclusão da igualdade de condições para existir um acesso e permanência na escola, pôr fim a definição e efetivação de diretrizes nacionais para os diferentes níveis.

apresentou como impactos para o desempenho educacional do Brasil, a qualidade, disponibilidade de serviços educacionais, custo de oportunidades do tempo, recursos familiares e recursos comunidade e deixando evidente que o que mais afetou a escolaridade dos discentes através de um estudo foi a escolaridade dos pais. Portanto, ficou bastante evidente que existem vários índices que vão afetar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes, fazendo com que sejam necessárias muitas reflexões sobre as dimensões de como modificar esses pontos para que possa existir um ensino de qualidade e que seja para todos nos mesmos moldes, além da necessidade de uma capacidade de integração das dimensões políticos-ideológica e técnico pedagógico (CABRAL; GIORGI, 2012). CONCLUSÃO A educação precisa ser vista como o principal instrumento de transformação social na nossa sociedade.

Só através desse entendimento é possível promover transformações de forma efetiva e com seriedade. Uma vez que não basta apenas fornecer escolas para a população, é de extrema relevância também que este serviço ofertado seja de qualidade e inclusivo. Assim, a educação vem para oferecer condições para todos, sem exceção, possam se desenvolver como cidadãos críticos e reflexivos. Com esse trabalho feito de forma eficaz, a educação realmente será utilizada como instrumento transformador para a sociedade. Sendo assim uma forma de diminuir as desigualdades sociais e econômicas, discriminações raciais, culturais e de gênero, tornando a sociedade mais igualitária e melhor. REFERÊNCIAS BARROS, R. P. com. br/topicos/10641719/artigo-3-da-constituicao-federal-de-1988>. Acesso em: 26 Novembro 2020. BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Pesquisa em Eficácia Escolar: Origens e Trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. BUORO, A. B. O olhar em Construção: Uma Experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. p. Jan/Abr 2012. COSTA, A. S. AKKARI, A. p. julho 2002. GOLDEMBERG, J. O Repensar da Educação no Brasil. Estudos Avançados , São Paulo, v. OLIVEIRA, F. D. DOURADO , ; SANTOS, C. D. A. SAVELI, E. D. L. TENREIRO, M. O.

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