Coleta de dados: técnicas e métodos de levantamento e análise de dados

Publicado em 27.03.2024 por Grazielly de Souza Santos. Tempo de leitura: 11 minutos

Vamos auxiliar na pesquisa de coleta de dados em pesquisa bibliográfica, etapa de suma importância no momento da realização do trabalho acadêmico, seja ele o artigo científico ou o trabalho de conclusão de curso (TCC). Daremos algumas explicações e sugestões de como verificar os instrumentos de coleta de dados para pesquisa bibliográfica, além de dar  exemplo de questionário para coleta de dados

Você vai encontrar aqui:

O que é a coleta de dados

O que é a coleta de dados

Fonte: unsplash.com

Os dados têm como função se aprofundar em um assunto que está sendo estudado e auxiliar na defesa, validação ou mesmo negação das teses defendidas ao longo de uma determinada pesquisa.

Conforme o site da Biblioteca de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

A coleta de dados de pesquisa é um processo de apuração de informações para comprovar uma problemática levantada.

Dependendo do tema da pesquisa e da área estudada, a coleta pode ser completamente diferente. Além disso, com o advento da internet, a disponibilização do coletor de dados aumentou de forma expressiva, o que torna cada vez mais difícil definir o escopo de pesquisa. Assim sendo, a coleta de dados deve ser planejada respeitando as especificidades de cada estudo, devendo ser desenhado respeitando as exigências metodológicas e o escopo do mesmo.

Há dois tipos principais de dados que implicam em diferentes formas de coleta e de resultados:

Pesquisas Descrição
Qualitativas Neste caso, vale a qualidade das informações e a interpretação que se dá a elas. Exemplo de coleta de dados: questionar qual seria a opinião de um entrevistado da cidade de Belo Horizonte sobre o aborto.
Quantitativas É o tipo de pesquisa no qual se dá maior importância para os valores, as quantidades e os números de uma determinada população. Ex: avaliar quantas pessoas em uma população na cidade de São Paulo são a favor do aborto.
Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Qual é a importância da coleta de dados para TCC e para pesquisas

Não importa o tema ou os objetivos da coleta e análise de dados, os dados permitirão que você dê continuidade no conhecimento acerca das categorias: clientes, o faturamento de uma empresa, o comportamento de animais em uma fazenda, o balanço comercial de um país, etc. Ou seja, independentemente da categoria pesquisa científica, tanto um artigo acadêmico quanto um TCC, haverão formas de obtenção de dados para que a pesquisa seja de fato validada e seja possível chegar a uma conclusão contendo resultado, por um planejamento.

Hoje em dia, existem aspectos a serem considerados, como: avanços tecnológicos de captação e levantamento de dados de comportamento de usuários nas redes sociais ou mesmo novas maneiras de se pesquisar em base de dados na web, é possível ter uma nova gama de conclusões e insights.

Metodologias para a coleta de dados

Existem dois tipos de metologias para a coleta de dados. Estes são: coleta de dados de pesquisa exploratória e explicativa.

  • Pesquisa exploratória. A pesquisa exploratória é uma parte importante qualquer projeto. É uma forma de descobrir o que precisa ser feito, onde está o problema e quais as soluções possíveis.
  • Pesquisa explicativa. O principal objetivo da pesquisa explicativa é explicar o que está acontecendo no mundo. Portanto, essa pesquisa nos ajuda a entender as reais razões por trás de problemas e necessidades atuais. Isso pode ser feito por meio de estudos de caso comparativos ou estudos de casos cruzados, que são uma aplicação de métodos de coleta de dados de uma pesquisa explicativa.

A coleta de dados e a estatística

No caso das pesquisas quantitativas, isto é, naquele tipo de pesquisa que conta com dados que são numéricos, muito se ganha em análise se utilizamos técnicas do campo da estatística. Isso porque a estatística tem como princípio a contabilização de fatos, probabilidades e ocorrências, são qualquer interpretação subjetiva dos números, dando uma maior amplitude para a compreensão dos dados.

Podem ser utilizados diversos métodos estatísticos, como, por exemplo: o uso de porcentagens, análise de séries temporais, técnicas de suavização de dados, método barométrico, entre outros. No entanto, quanto mais complexa for a exigência dos cálculos estatísticos, maior será a necessidade de haver um conhecimento prévio sobre o tema. Ou então utilizar um apoio profissional como maneira de avançar em seu trabalho e apenas interpretar os resultados dos cálculos estatísticos já realizados.

Quais são as principais ferramentas para coletar dados

Quais são as principais ferramentas para coletar dados

Aprenda mais sobre as ferramentas cruciais para a coleta de dados. Fonte: unsplash.com

Como mencionamos anteriormente, há um leque bastante abrangente de possibilidades de pesquisa e coleta de informações por meio de diferentes ferramentas. Vamos agora comentar sobre algumas delas:

Formulários O formulário é uma série de perguntas cujas respostas podem auxiliar a extrair informações qualitativas e quantitativas de um determinado grupo social. Podem ser realizados em formato analógico (em papel) e em formato digital (por meio de plataformas que suportam esses formulários, muitas vezes de forma gratuita), cada vez mais frequentes. Não é necessária a presença de um entrevistador, o que torna a sua execução bem mais simplificada; no entanto, é preciso considerar que muitas pessoas não se sentem impelidas a responder. Ex: formulários de clima organizacional.
Google Analytics É uma ferramenta relativamente nova que permite a pesquisa sobre dados e tendências dentro do universo da internet. A partir dela, é possível verificar termos que são mais pesquisados no Google e outras métricas relevantes para quem estuda Marketing Digital, Tendências ou Cultura. Ex: quais foram os termos mais pesquisados pelos brasileiros no início do período de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19.
Entrevistas É semelhante a um formulário por apresentar perguntas que direcionarão a coleta de dados, mas diferencia-se pelo fato de que há sempre pelo menos um entrevistador. Podem ser realizadas questões mais objetivas e quantitativas ou então perguntas qualitativas. Ex: Censo populacional.
Observação A observação como técnica para a coleta de dados, pode requerer mais trabalho do pesquisador, pois caberá a ele observar determinado comportamento ou característica e, a partir disso, realizar contagens ou marcações para que possam ser interpretadas posteriormente no momento da pesquisa. Exemplo: avaliar quantas das mulheres estudantes de uma faculdade são usuárias de cabelos tingidos de azul ou então observar o comportamento das araras azuis no Pantanal Mato-grossense.
Livros, documentos, veículos de comunicação ou mídias sociais Nesta modalidade, o pesquisador realizará uma pesquisa por meio de dados disponíveis em materiais físicos ou digitais, procurando dados qualitativos ou quantitativos. Exemplo: análise das atas de reuniões de um sindicato.
Histórias orais Assemelha-se com a coleta de dados por entrevista, mas neste caso o pesquisador fará um registro completo de toda a fala do entrevistado. Idealmente é que a entrevista seja realizada pessoalmente, sem restrição de horário e que o entrevistador adquira a confiança do entrevistado. A ideia é que se aproveite todo o material fornecido na entrevista para a construção de um saber específico sobre uma pessoa ou então sobre o comportamento de um grupo. Exemplo: relatos sobre a experiência de imigrantes italianos no Brasil no início do século XX ou então depoimentos de pessoas que conviveram com Carmen Miranda para elaboração de uma obra biográfica.
Focus Group Refere-se à organização de grupos pequenos (de 8 a 15 pessoas), por parte de moderadores que conduzirão uma atividade, no qual são observados os comportamentos desses convidados a partir de atividades ou perguntas realizadas. A ideia é obter posicionamentos sobre serviços, marcas e produtos, auxiliando empresas a ajustá-los antes de entrar efetivamente no mercado-alvo. Exemplo: focus group de avaliação de uma nova linha de cosméticos para mulheres maduras.

O que fazer e o que não fazer na sua coleta de dados?

O que fazer e o que não fazer na sua coleta de dados

Verifique o que se deve fazer, e as tarefas que devem ser evitadas, na coleta de dados. Fonte: Pexels.

Como você pode notar, a coleta de dados é uma etapa de grande importância. Para ter resultados satisfatórios com a sua coleta de dados, vamos elencar algumas dicas logo abaixo.

O que fazer em seu trabalho O que evitar fazer
  • Faça uma pesquisa bastante completa e procure usar fontes oficiais. Se necessário, peça ajuda a um professor para validar a sua escolha.
  • Não utilização dos critérios do Google, sem se preocupar com a procedência do conteúdo e a natureza de sua pesquisa.
  • Planeje-se visando a evitar dispersões e atrasos na elaboração do seu trabalho.
  • Pesquise com base na sua intuição, afinal, "vai que eu acho algo interessante?"
  • Avalie se os dados coletados estão alinhados ao que você formulou na sua hipótese. Caso haja incoerência, avalie se os dados estão corretos ou então mude suas hipóteses.
  • Deixar para avaliar os dados somente no fim da pesquisa, afinal de contas, "a minha pesquisa só pode estar certa".
  • No caso de formulários e entrevistas, verifique se as perguntas vão originar o tipo de resposta que você está procurando em sua pesquisa. Caso necessário, revise.
  • Deixar para fazer as perguntas no calor do momento para garantir espontaneidade dos entrevistados.
  • Nas entrevistas, faça uma escolha criteriosa de qual será o público que responderá.
  • Não usar critérios rigorosos na hora de escolher quem vai responder suas entrevistas.

Veja neste vídeo o que você deve saber antes de iniciar a coleta de dados

No vídeo abaixo, você poderá compreender o que é necessário realizar antes de dar início ao processo de coleta de dados.

Precisa de uma ajuda extra na hora de fazer o seu trabalho acadêmico?

Por acaso você ainda tem dúvidas sobre como fazer uma coleta de dados ou então percebeu que será difícil se dedicar como você gostaria para ter um conjunto de dados relevante para o seu estudo? Então não precisa se angustiar, você pode contar com a nossa ajuda profissional!

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Perguntas mais frequentes quando o assunto é coleta de dados

Quais são os exemplos de instrumentos e técnicas de coleta de dados?

Podem ser utilizados a pesquisa de mercado, questionários, entrevistas, pesquisas com livros ou veículo de comunicação.

Qual objetivo da coleta de dados?

A coleta de dados pretende principal reunir uma série de informações que possam validar ou refutar as hipóteses definidas sobre a problemática de sua pesquisa. Em outras palavras, a ideia é que você possa confirmar se você estava correto sobre a sua suposição científica ou então avaliar se é necessária uma revisão de hipóteses para uma nova coleta de dados, dessa vez com outros parâmetros.

O que é recolher dados?

A coleta de dados é uma das etapas definidas pelo método científico como uma maneira de validar ou revisar as hipóteses definidas para um problema-alvo. Essa coleta pode se dar de diversas formas e com uso de diversas ferramentas.

O que é coleta de dados para um TCC?

A coleta para um TCC é uma maneira de coletar informações que podem auxiliar na defesa de uma tese sobre um fenômeno que está sendo analisado em sua pesquisa.

O que é coleta de dados em pesquisa?

É a análise de dados para um propósito específico. Pode ser coleta de dados de pesquisa, metodologia de análise de dados ou mineração de dados. Sendo assim, os dados de pesquisa são a coleta de fatos, sendo a crucial para qualquer avanço científico e tecnológico.

Como fazer um levantamento de dados?

A coleta de dados é uma parte crucial de qualquer estratégia ou de realização de pesquisa científica. É crucial saber como realizar uma coleta de dados de forma eficaz. Isso ajudará você a entender o que o público-alvo deseja, como eles usam seu produto e como respondem a ele.

Quais são os tipos de coleta de dados?

Há diversos tipos de coletas de dados. Algumas técnicas de coletas de dados podem ser citados: coleta de dados ocasional, entrevista estruturada e entrevista semiestruturada.

Quais são as etapas da coleta de dados?

O procedimento de coleta de dados, inicia-se pela escolha dos questionamentos, após a metodologia, medição, realização da coleta de dados, realização da análise de dados, e verificação de resultados.

Como descrever uma coleta de dados?

Os métodos de coleta de dados é a parte mais importante. É de suma importância descrever o processo de coleta de dados de modo que garanta que o leitor tenha uma compreensão clara do que está sendo feito e por quê.

Checklist

Grazielly de Souza Santos

Autora do Studybay

Meu nome é Grazielly, sou advogada, pós-graduada em Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito. Possuo grande experiência com produção de conteúdos acadêmicos.