Revisão Textual - Gestão ambiental - 258 trabalhos feitos para baixar – Page 3

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Marketing

Títulos incríveis Depois da palavra-chave definida, dedique-se à criação de títulos incríveis. Na escola aprendemos a fazer o caminho inverso: escrever primeiro para depois pensar em um título interessante. Com o Marketing de Conteúdo, o processo deve começar com o título, para que o texto responda a todas as perguntas que ele propõe. Títulos marcantes atraem mais leitores e lhe garantem mais chance de se destacar frente a seu concorrente. Ao pesquisar sobre seu próximo destino de férias, por exemplo, qual desses 2 títulos despertaria mais interesse em você: “Destinos nacionais para você visitar nas férias”, ou “Férias inesquecíveis: 5 destinos nacionais de tirar o fôlego!”?…

Palavras: 2200Páginas: 8

Projeto de extensão Coral Juvenil

O presente estudo descreveu experiências vivenciadas a partir de um projeto de extenção numa ação social realizada em uma comunidade cristã. Para a execução desta intervenção, buscou-se primeiramente expor a pesquisa teórica bibliográfica, feita antes da prática, e os resultados obtidos em toda operação. De forma qualitativa, visou-se realizar a prática do canto através de um coral infantil. Esta atividade pôde ser usada como ferramenta para um processo de musicalização da criança, podendo contribuir para o enriquecimento cultural, fomentando o vocabulário do indivíduo e aperfeiçoando sua linguagem e conhecimento musical. E após a realização da proposta de intervenção foi notado grandes benefícios que este ato estimulou no que diz respeito ao avanço de relacionamento interpessoal e intrapessoal dos participantes…

Palavras: 3025Páginas: 11

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Docência e Intervenção na Educação Infantil

Relatório de Estágio na Educação Infantil, apresentado ao Curso de Pedagogia como requisito parcial para conclusão do Curso. Professor(a) Orientador(a): Gleice Emerick de Oliveira…

Palavras: 6600Páginas: 24

O IDEAL COOPERATIVISTA EM FAVOR DO GERENCIAMENTO ESCOLAR DEMOCRÁTICO

Este artigo vem com o objetivo de levar à reflexão sobre os princípios cooperativistas utilizados em escolas para a realização de uma gestão democrática de ensino. Através de pesquisa bibliográfica, elucida algumas teorias relacionadas ao tema proposto, bem como as metodologias e práticas utilizadas no cooperativismo e como as mesmas podem favorecer a organização e o gerenciamento escolar…

Palavras: 4125Páginas: 15

ARTIGO: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: APLICAÇÃO DOS MÉTODOS “PECS” E “TEACCH” EM SALA DE AULA

Trabalho de Portfólio. Artigo: A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: APLICAÇÃO DOS MÉTODOS “PECS” E “TEACCH” EM SALA DE AULA. Entrega: Agosto/2018. Petrópolis-RJ. Nota: 100%. -------- RESUMO: Este presente artigo traz uma investigação sobre o que é o autismo e suas principais características, procura também abordar os desafios da inclusão na escola no que refere-se a comunicação e a socialização da criança autista, trazendo a reflexão sobre a necessidade da interação social da criança na comunidade escolar para a superação de suas dificuldades. Nesse contexto, foi importante também discutir sobre as inabilidades que a comunidade escolar e o professor têm ao lidar com o seu aluno autista.Neste artigo também foi possível trazer uma observação sobre as pontencialidades e limitações da criança autista através de um registro de acompanhamento da evolução do processo ensino-aprendizagem de um aluno autista da região. Ainda foi indicado, para construção de novos caminhos para uma escola mais inclusiva, propostas e ferramentas de comunicação na relação professor-aluno, como aplicação dos métodos PECS e TEACCH no contexto escolar de aprendizagem. Palavras-chave: Autismo. Inclusão escolar. Interação social. ---------------…

Palavras: 1925Páginas: 7

Os brinquedos e as brincadeiras na socializacao infantil

Este artigo busca explorar a relação de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil com a sociabilidade da criança. O mundo infantil é cheio de possibilidades para desenvolvimento. A educação orientada pode indicar caminhos mais coerentes para o crescimento infantil, usando do lúdico para dar sentidos e integrar o “futuro adulto” ao espaço social e entender papeis sociais, cultura, linguagem, moralidade. Assim, a capacidade de assimilar informações, de aprender como lidar com suas funções motoras, de despertar consciência de si no mundo real fazem parte da educação e crescimento do ser humano. De forma análoga, entendendo que tudo é aprendizagem durante a infância, a criança adquire noções emocionais, intelectuais e sociais. É sobre o desenvolvimento da sociabilidade que será tratado neste trabalho. A discussão teórica oferece elementos para a reflexão do tema…

Palavras: 4125Páginas: 15

ARTIGO PEDAGOGIA - LÚDICO NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Artigo de conclusão de curso de Pedagogia. Recebido nota máxima…

Palavras: 3300Páginas: 12

Resenha:A re-significação da prova segundo Moretto

O autor discute o significado da avaliação na perspectiva Histórico-Cultural…

Palavras: 1925Páginas: 7

RESENHA CRÍTICA DA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA

O trabalho é uma resenha crítica do livro Pedagogia da Autonomia, autor: Paulo Freire…

Palavras: 1375Páginas: 5

Jogos enquanto Prática pedagógica

O trabalho fala sobre a utilização de jogos como uma proposta para práticas pedagógicas…

Palavras: 1650Páginas: 6

O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar

O meu trabalho tem como ideia principal o papel do psicopedagogo na intituição e na escola ,como ele atua e desenvolve diagnóstico e intervenção psicopedagógica, atuam na prevenção dos problemas de aprendizagem, desenvolvem pesquisas e estudos científicos relacionados ao processo de aprendizagem, atendimento aos alunos e pais, orienta professores etc. O trabalho foi realizado por mim e apresentado na pós graduação de psicopedagogia clinica hospitalar e institucional da proliz. …

Palavras: 6325Páginas: 23

A GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Artigo científico sobre Gestão Democrática e suas relações com a qualidade de ensino…

Palavras: 6050Páginas: 22

Por que o brincar na Educação Infantil é fundamental

Este artigo fala da importância das brincadeiras na fase da Educação Infantil. Dezembro 2017. Nota:5,0 em 5,0. Faculdade UNOPAR …

Palavras: 550Páginas: 2

As relações da escola, da família e o prazer de aprender brincando

Este artigo foi escrito com o objetivo de transmitir um novo método que deveriam utilizar na Educação Infantil, com a finalidade das crianças se tornarem seres sociáveis, logo nas primeiras fases da Educação. Sabemos o quanto uma criança gosta de brincar. Por isto, o método incluindo o lúdico, o brincar, tanto na escola como em casa, só pode acrescentar e formar educandos com grande autonomia e certeza que o aprendizado se dará de forma mais natural e prazeroso, possível. É por este motivo que devemos ter uma preocupação com a formação dos educadores da Educação Infantil. Betim. Unopar. 21/11/2017. Nota: 10 em 10 pontos…

Palavras: 1650Páginas: 6

Proposta Pedagógica - Roteiro

Este trabalho foi escrito com a finalidade de criar uma Proposta Pedagógica para uma Escola, seguindo a LDB/1996 da Educação. Trabalho feito para aluna do Curso de Pedagogia da Faculdade Unopar em 13/06/2018. Nota: 4,5 Valor: 5,0 pontos…

Palavras: 825Páginas: 3

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DA CRIANÇA

O presente artigo abordou “A importância da afetividade para o desenvolvimento cerebral da criança”, buscando realizar algumas reflexões sobre afetividade na relação professor e aluno. No ambiente da educação infantil, o relacionamento do educador com o grupo de alunos e com cada um, de forma individual, acontece o tempo todo, e em qualquer lugar da escola, e é em função dessa proximidade afetiva que se dá a interação com os objetos e a construção de um conhecimento altamente envolvente. Pretendeu-se com essa pesquisa elaborar um estudo sobre a afetividade enriquece a prática pedagógica e as relações estabelecidas No ambiente educacional, principalmente na Educação Infantil, portanto cabe o professor compreender que o aluno é um ser em formação. A finalidade deste artigo foi de acrescer mais uma fonte de pesquisa sobre o tema, a metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica onde a consulta em trabalhos de diversos autores foram determinantes para execução deste estudo. …

Palavras: 4400Páginas: 16

A relação ensino-aprendizagem no contexto escolar

O ensino-aprendizagem no contexto escolar em consonância com discussões em relação ao termo “aula” mediada pelo professor é discutida neste artigo. Sabe-se que tanto o ensino quanto à aprendizagem são indissociáveis, pois um não acontece sem o outro, quando os dois não são atingidos pelo menos um deixou de ser efetivo. Mediante isso, tem-se como objetivo geral perceber e registar a forma como a “aula” é trabalhada em sala a fim de manter e nortear o processo de ensino-aprendizagem que o aluno irá desenvolver ao longo das aulas. Além disso, os objetivos específicos são analisar, desenvolver e detalhar o processo de andamento da aula, bem como aprimorar estratégias didáticas para obter o processo de ensino eficaz e eficiente. Para garantir as discussões a respeito dessa temática, fez-se necessário dialogar com os pensamentos de Ferreiro (1985), Freire (2005), Gil (2002), Libâneo (2006), Saviani (1995), Severiano (2007) entre outros. …

Palavras: 3300Páginas: 12

A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: USO DE SMARTPHONES EM SALA DE AULA

O smartphone é uma das ferramentas tecnológicas mais presente na vida moderna e por este motivo, levanta discussões entorno do seu uso. No presente trabalho é apresentado o uso frequente de smartphones no dia-a-dia e este comportamento em questão na sala de aula, investigando sua importância na sala de aula através da perspectiva do uso destes aparelhos e suas ferramentas para melhoria da qualidade das aulas. …

Palavras: 1925Páginas: 7

PROMOVENDO A EXCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: O CASO DO BULLYING

O presente artigo tem como objetivo esclarecer o fenômeno do bullying, no contexto escolar, refletindo os motivos que levam tanto criança, como adolescente a cometerem tal prática e ampliar a exclusão nesse espaço. Ademais, o tema em questão foi escolhido por três aspectos: os episódios de aumento de bullying de forma considerável no contexto escolar, além das graves consequências de ordem psicológica e cognitiva que acarretam…

Palavras: 4400Páginas: 16

A Função Social da Escola

Este trabalho tem como principal objetivo discutir sobre a função da escola. E para que delineemos esse conceito é necessário olhar primeiramente como a lógica capitalista constituiu a sociedade de hoje, para entender sobre como as desigualdades sociais e escolares e pôr fim a presentar as possibilidades de mudança que possam transformar a sociedade em um lugar melhor para quem nela vive…

Palavras: 2200Páginas: 8

Família e Escola Uma Parceria Que Dá Certo

Diante do atual cenário da educação brasileira, observa-se a necessidade de se estudar esta temática, família x escola, levando em conta que a não participação dos agentes tanto por parte da escola quanto da família geram problemas que acabam por estagnar os papéis dos mesmos. Como se as responsabilidades de ambos não tivessem os mesmos objetivos. …

Palavras: 2750Páginas: 10

O papel da docência na Era Digital

O trabalho consiste em uma redação dissertativa acerca do papel do professor na Era Digital. …

Palavras: 275Páginas: 1

Educação escolar e transformação social

O objetivo do artigo "Educação escolar e transformação social" de Adriano Moreira (2011) é discutir a relação entre educação escolar e transformação social, o autor utiliza de autores marxistas em sua fundamentação teórica, utilizando a obra do próprio Marx (2001). …

Palavras: 1650Páginas: 6

Educação no Brasil

Este artigo tem como objetivo demonstrar um pequeno retrospecto da história da educação no Brasil, refletindo algumas questões que compõem a memória dos pensadores em Educação no Brasil, evidenciando construção histórica que corresponde ao sistema educacional em nosso país, marcados pelas dificuldades na garantia da universalização da educação, na construção de relações com a realidade social da maioria dos seus beneficiários e no uso de recursos necessários para garantir a sua qualidade…

Palavras: 1925Páginas: 7

Musica na Educação Infantil

Artigo feito para final de curso sobre como introduzir a musica na educação infantil…

Palavras: 2475Páginas: 9

A relação da criança com o computador na educação infantil

o trabalho teve como finalidade estabelecer uma relação direta entre a criança da educação infantil e o uso do computador. o trabalho foi realizado para uma disciplina de informatica, do Instituto superior de Ivoti e o conceito recebido pelo trabalho foi MB, nota máxima atribuída pela instituição…

Palavras: 1100Páginas: 4

Variações Linguisticas

A Língua Portuguesa quase sempre nos deixa cheios de dúvidas, não é mesmo? A nossa Gramática ainda é um grande mistério para muitas pessoas e, apesar de sermos falantes habilidosos e de sabermos adequar a linguagem de acordo com a necessidade de cada situação, por vezes ficamos na dúvida sobre o uso correto de algumas expressões. Sabemos que os brasileiros não possuem um nível educacional alto, no entanto isso não deve ser utilizado como justificativa do uso indevido de nossa língua, pois saber escrever e falar adequadamente é fundamental em qualquer atividade realizada…

Palavras: 2200Páginas: 8

Jogos e brincadeiras para a alfabetização

O presente trabalho visa apresentar a importância dos jogos e do brincar para o ensino da linguagem para a criança. …

Palavras: 825Páginas: 3

A FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DO APRIMORAMENTO AO CONHECIMENTO NA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Artigo apresentado à Faculdade Campos Elíseos, como exigência parcial para a obtenção do título de Pós Graduação em Docência do Ensino Superior no ano de 2017. nota de avaliação final 8,0. A proposta era traçar um paralelo entre a docência do ensino superior e a necessidade da formação continuada frente as inovações constante do ensino globalizado…

Palavras: 4400Páginas: 16

Educação formal não informal e informal

Um trabalho acadêmico falando sobre os 3 tipos de educação…

Palavras: 825Páginas: 3

Artigo Cientifico JOGOS PEDAGÓGICOS PARA ENSINO DE CARTOGRAFIA

Novos métodos de Ensino através dos Jogos Interativos para o ensino da Disciplina de Cartografia. …

Palavras: 3300Páginas: 12

Relatório TCC Lucelia Fontes

Meu Trabalho de conclusão de Curso. A INTERPRETAÇÃO E O LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Ensino fundamental. Literatura. Níveis de escrita. …

Palavras: 6600Páginas: 24

ARTETERAPIA DESENVOLVIDA NA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA - APAE

Neste artigo vamos apresentar como a arteterapia tem um papel importante na educação especial, com as crianças que tem diferentes deficiências como metal, auditiva, visual e motor. Podemos compreender algumas características que quando inseridas no contexto da criança, tem um desenvolvimento enriquecedor em seus aspectos cognitivo, motor e social. Assim, toda didática ou conteúdo desenvolvido em escola ou instituição filantrópica – APAE, tende como atingir alguns estímulos para sujeito com deficiências. Assim a compreensão de todos os conceitos que arteterapia tem como o desenvolver enriquecedor da criança e jovem que tem deficiências intelectuais e motoras podendo atingir um desenvolvimento cognitivo e motor na construção do histórico-social do sujeito. Facon- Faculdade de Conchas com a nota 9 …

Palavras: 4125Páginas: 15

A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Neste artigo vamos apresentar a concepção da brincadeira no desenvolvimento da criança na Educação infantil, podendo compreender como a alfabetização e letramento são aspectos primordial no processo de ensino aprendizagem do indivíduo. Assim, proporcionando metodologia lúdica que possam ser inseridas no contexto escolar, para realização do aprendizado na linguagem oral e escrita de forma construtiva, formativa e qualitativa…

Palavras: 4125Páginas: 15

INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE: ASPECTOS SOCIAS E DIDÁTICOS

O artigo que se apresenta busca analisar os aspectos sociais e didáticos que estão relacionados à inclusão digital e social como aprendizagem significativa para a terceira idade. Para esses fins, estabelece o contexto atual da população nessa faixa etária na sociedade brasileira, reflete sobre as limitações físicas, cognitivas, psicológicas e a psicomotricidade no decorrer do envelhecimento e como podem ser superadas no ensino das tecnologias, apresenta as contribuições das Teorias de Aprendizagem motivadoras e por fim, estabelece os benefícios que a internet promove na interação social e o bem estar na terceira idade…

Palavras: 5500Páginas: 20

O BRINCAR: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA VYGOTSKYANA

Trabalho que aborda o assunto da importância do brincar na educação infantil, falando sobre a concepção de infância, o direito de brincar, os tempos e espaços na educação infantil e sobre o profissional que deve atuar na educação da faixa etária de zero a seis anos de idade. …

Palavras: 5775Páginas: 21

DISTÚRBIOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

RESUMO O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise da prática pedagógica para alunos que tenham distúrbio de aprendizagem, colocando em evidencia o papel do professor, que é muito importante.Nosso primeiro objetivo é o professor que trabalha com alunos com distúrbio de aprendizagem, o mesmo deve ter conhecimento sobre tal assunto e também aperfeiçoamento profissional, para que obtenha sucesso na sua prática pedagógica. Tal assunto é de suma importância em especial para professores e sociedade no geral, pois não devemos dar características ao aluno, como um ser incapaz de aprender, apenas pelo fato de ter algum tipo de distúrbio de aprendizagem. PALAVRAS-CHAVE:DIFICULDADE DE AMPRENDIZAGEM – DISTURBIOS DE APRENDIZAGEM – NORMALIDADE – AVALIAÇÃO - DIAGNÓSTICO …

Palavras: 3575Páginas: 13

Psicologia da educação

O trabalho fala sobre PROCESSOS PSICOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM na educação brasileira. O trabalho foi entregue durante a faculdade de Letras - Língua Portuguesa. A nota obtida foi 10. No trabalho contém somente o trabalho em si, não há capa, nem sumário. Contém. Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências…

Palavras: 2750Páginas: 10

Teoria da mente (educação)

Trabalho acadêmico da área de letras/educação…

Palavras: 1650Páginas: 6

Neurociência, neuropsicopedagogia

Este artigo apresenta como proposta a reflexão sobre a Neuropsicopedagogia e suas perspectivas para o ensino aprendizagem. Será feito um breve relato do histórico da Neurociência, sua relação com a Neuropsicopedagogia e o trabalho do neuropsicopedagogo. O embasamento teórico se dará através de livros e artigos científicos visando à boa qualidade bibliográfica. …

Palavras: 3575Páginas: 13

Contribuição do Diretor no Processo de Ensino- Aprendizagem

O artigo trata da importância da Contribuição do Diretor no Processo de Ensino-Aprendizagem para conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar . Entregue no dia 06/12/2017 para a Facel, com obtenção de nota 10,00…

Palavras: 3300Páginas: 12

Biografias e contribuições de Anisio Teixeira, Edgar Morin e Lawrence Stenhouse

Biografia e contribuição de: Anisio Teixeira; Edgar Morin; Lawrence Stenhouse. Precisa apenas de edição da capa e contracapa…

Palavras: 4125Páginas: 15

Influência da Tecnologia no Desenvolvimento Infantil

O presente trabalho teve como objetivo demonstrar o avanço da tecnologia ao longo da história. Foi possível compreender que as mudanças ocorridas fazem parte do processo de evolução do homem. Neste contexto foi analisado o papel do professor e de sua contribuição para o desenvolvimento infantil destas crianças que já nascem nativos digitais…

Palavras: 3850Páginas: 14

Análise Crítica do texto “Aprendizagem Do Olhar” – Madalena Freire

Trabalho realizado durante minha Faculdade de Pedagogia, somente necessita da edição da capa (nome, data, região e RA)…

Palavras: 550Páginas: 2

O ESCUTISMO: COMO MEIO DE FORMAÇÃO E ÉTICA DE JOVENS ANGOLANOS E BRASILEIROS

Este artigo trata de compreender sobre as diferenças entre o escotismo brasileiro e o escutismo práticado em um dos paises de áfrica de nome "angola". Ajudando na formação de jovens que ainda não encontraram seu lugar na sociedade. É mais do que educação, este artigo contém conteúdo religiosos, arte e aventura. Levando o leitor a entender como dois paises de culturas diferente parecem…

Palavras: 4125Páginas: 15

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO ESTÍMULO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA COM CRIANÇAS DE 3 ANOS NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Trata-se dos resultados de atividades voltadas para a contação de histórias, como ferramenta estimuladora na aprendizagem da leitura de crianças no Centro de Educação Infantil Paulo Freire em Santarém- PA, com crianças de 3 anos, tendo como objetivo geral identificar quais os benefícios contação de histórias como estímulo na aprendizagem da leitura com crianças de 3 anos na educação infantil. Santarém,Pará, ano 2016, com nota de 9.5…

Palavras: 3300Páginas: 12

PROCESSO DE DESENVOLVIMENDO DA APRENDIZAGEM PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE SINDROME DE DOWN

Artigo voltado ao tema Sindrome de Down…

Palavras: 3300Páginas: 12

PLANTANDO VIDA: SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Projeto de Responsabilidade Social com ação prática…

Palavras: 5775Páginas: 21

Educação Prisional: Jovens em Privação da Liberdade

A educação para pessoas em situação de restrição e privação de liberdade se insere no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e deve ser entendida como um processo permanente, ao longo da vida, para que esses ex-presidiários e ex-presidiárias sejam inseridos à sociedade novamente com toda dignidade que os Direitos Humanos oferecem, este processo de reabilitação tem como objetivo oferecer apoio e reclusão à essas pessoas que não mal vistas pela sociedade. …

Palavras: 5500Páginas: 20

Educação e Direitos Humanos

Desde 1988 a Constituição Federal considera os Direitos Humanos, a democracia, a paz e o desenvolvimento socioeconômico essencial para garantir a dignidade da pessoa humana e sendo assim a educação configura com uma ação essencial que possibilita o acesso real a todos os direitos. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Políticas Públicas Educacionais

Política é uma palavra de origem grega, politikó, que exprime a condição de participação da pessoa que é livre nas decisões sobre os rumos da cidade, a pólis. Já a palavra pública é de origem latina, publica, e significa povo. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Educação para as Relações Étnico Raciais

As práticas discriminatórias, racistas e sexistas bem como as desigualdades econômicas têm repercussões diretas no fazer pedagógico do cotidiano escolar e no rendimento dos estudantes. …

Palavras: 4950Páginas: 18

TIC

A Tecnologia da Informação e Comunicação, a TIC é um recurso tecnológico, utilizado de forma integrada com ferramentas da Web. No âmbito educacional a TIC é usada para ensino à distância e nos laboratórios de informática potencializando o ensino e aprendizagem…

Palavras: 3575Páginas: 13

Formação Pedagógica

A função do professor é ensinar os alunos a pensar de forma crítica, formar opinião, educar, passar e desenvolver conhecimentos entre outras tarefas. …

Palavras: 3575Páginas: 13

Libras

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais da língua portuguesa, a Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, assim como alguns países do mundo possuem sua linguagem de sinais própria. …

Palavras: 3575Páginas: 13

A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

O presente artigo contribui ao educador a compreensão dos processos de aprendizagem intelectual do educando possibilita compreender a complexidade das diferentes interfaces de aprendizagem cerebral podendo entender como o cérebro aprende. Busca apresentar algumas contribuições da neurociência para a educação, aborda algumas temáticas sobre as quais ela se pronuncia e que permite aprofundamento mais especificamente: as emoções, a memória e o sono. Por meio da neurociência é possível conhecer os processos de aprendizagem que ocorrem no sujeito, esses novos saberes levam o educador à uma ampla competência de mediar o ensino com destreza exata e qualidade necessária ao sujeito. …

Palavras: 3025Páginas: 11

Aprendizagem organizacional

Trabalho Acadêmico relacionado a aprendizagem organizacional. …

Palavras: 4125Páginas: 15

Formação e Profissionalização Docente

Este trabalho descreve sobre os desafios da formação docente,seu valor e formas de adaptar o trabalho pedagógico. Ressalta ainda as ferramentas utilizadas para superar dificuldades e inovações educacionais. Foi entregue á UFG de Goiânia para processo seletivo em Mestrado em Educação. …

Palavras: 2750Páginas: 10

Educação ambiental na educação básica

O trabalho discorre sobre a educação ambiental dentro da educação básica, pontua sobre a sua importância e o olhar sobre o assunto de acordo com as necessidades de cuidado e preservação da vida que se faz urgente…

Palavras: 3300Páginas: 12

Projeto e Conceito de Competência

Este é um trabalho acadêmico da disciplina de Práticas Pedagógicas, inserido no Curso de Graduação em Letras (Licenciatura Plena) Português / Inglês, sobre o tema: Projeto e Conceito de Competência. Local de entrega: UNIUBE (MG) Nota obtida: HABILITADO…

Palavras: 3300Páginas: 12

TCC - BULLYING ESCOLAR

Esse trabalho apresenta um estudo bibliográfico baseado em várias obras relacionadas ao tema, buscando conhecer o posicionamento de diversos autores em relação à temática. A pesquisa teve como objetivo desenvolver um trabalho com aprofundamento da discussão sobre o bullying, por se tratar de um problema freqüente nas escolas, com vista que a educação enfrenta dificuldade no desenvolvimento de metodologias adequadas no processo de ensino aprendizagem para atender esses alunos que sofrem bullying. …

Palavras: 3575Páginas: 13

Alfabetização e Letramento

A história do analfabetismo no Brasil remonta ao período colonial. Desde há muito tempo o país vem lutando para a erradicação deste problema social. O contexto do analfabetismo está rodeado por problemas sociais que contribuem para que os índices, ainda nos dias de hoje, sejam alarmantes. A educação é um direito de todos e a própria Constituição Federal (1988) garante isso no seu artigo 6º: “são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”. O letramento leva o indivíduo a um outro estado onde as suas capacidades são potencializadas sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, histórico, entre outros. A pessoa passa a fazer parte das decisões de transformação e se torna um agente impulsionador de mudanças. Passa a ser não mais um coadjuvante, mas autor da própria construção da vida. …

Palavras: 5500Páginas: 20

RESENHA: Escola Cidadã de Moacir Gadotti

Resenha do livro Escola Cidadã de Moacir Gadotti. …

Palavras: 825Páginas: 3

Pedagogia Empresarial

Trabalho voltado para o empoderamento do indivíduo dentro da organização, com atuação do pedagogo empresarial na aplicação do empoderamento…

Palavras: 3850Páginas: 14

Resenha do documentário: "PRO DIA NASCER FELIZ"

O documentário foi assistido, e após isso, foi produzida uma resenha. …

Palavras: 275Páginas: 1