PLANTANDO VIDA: SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A partir deste contexto (político, social e econômico), nós, futuras pedagogas, partimos da perspectiva em nossa formação, para o desenvolvimento deste projeto, que tem como principal objetivo despertar nos participantes e em nós, a consciência ambiental em seu amplo sentido. Palavras-chave: Educação ambiental. Cidadania. Responsabilidade Social. Sustentabilidade. Nossa proposta tem como principal objetivo despertar a consciência ambiental em seu amplo sentido. Nossa proposta de desenvolvimento do projeto vai de encontro com a proposta e necessidades do Projeto Caná e será realizada com aproximadamente 60 crianças com faixa etária de seis a quinze anos. OBJETIVOS Apresentar a Educação Ambiental através de informações, orientações e sensibilização, por meio de uma oficina de plantio de mudas de verduras, além da revitalização de um jardim existente na instituição2.

Pretendemos despertar a consciência ambiental, bem como a consciência no consumo; promover o papel ativo na cidadania quanto às questões problemáticas ambientais; contribuir na formação cidadã dos educandos; proporcionar a autonomia na manipulação da terra; promover a reutilização de materiais descartáveis; incentivar a montagem de uma horta em casa, livre de agrotóxicos3. PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA Deparamos-nos diariamente com notícias de catástrofes ambientais, áreas e animais ameaçados, espécies que estão extintas, acontecimentos estes que presenciados ou não, nos afetam, e precisamos dar conta disto. Esta conferência marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O acontecimento teve como objetivo a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, através da avaliação de progressos e falhas na implementação das decisões adotadas pelas principais diretorias sobre o assunto, além de outros temas emergentes7. Implementada no Brasil a partir de 2003, a Agenda 218 Brasileira, aborda o desenvolvimento da Educação Ambiental como um processo importante para nosso país. A agenda tem como desafio fazer conhecer e transmitir ações prioritárias, e de que sejam realizadas Agendas 21 locais. Esse instrumento em caráter local auxiliará na produção e realização de mobilizações, trocas de informações processos de mobilização, troca de informações e geração de consensos em torno dos problemas e soluções locais e estabelecimento de prioridades para a gestão de desde um estado, município, bacia hidrográfica, unidade de conservação, até um bairro, uma escola.

Muggler et al. desenvolveu um estudo sobre a Educação de Solos, uma vertente educacional que tem como objetivo geral criar, desenvolver e consolidar a sensibilização de todos em relação ao solo, além de promover o interesse para sua conservação, uso e ocupação sustentáveis. Com esta Educação, busca-se construir uma consciência pedológica12 que procura resultar na ampliação da percepção e da consciência ambiental. Os pesquisadores colocam como objetivos específicos desta ampliar a compreensão do solo como componente essencial do meio ambiente; sensibilizar as pessoas, individual e coletivamente, para a degradação do solo, considerando suas várias formas; desenvolver a conscientização acerca da importância da conservação do solo; popularizar o conhecimento científico acerca do solo.

Sendo este processo educacional dinâmico integrativo, transformador, participativo, abrangente, globalizador e permanente. Faremos uma pausa para um lanche, que será fornecido pela própria instituição e então, seguiremos com a oficina da horta móvel, momento em que as crianças serão orientadas passo a passo a como confeccionar a própria horta com materiais recicláveis, sem agrotóxicos. Estas serão elaboradas a partir de caixas de leite e garrafas pet e os participantes, seguindo as orientações, construirão com autonomia. As orientações se darão na produção da horta e também para o seu cuidado contínuo. Após a confecção da horta, mediaremos uma socialização das ações, onde cada participante poderá expressar opiniões e encerraremos com uma mensagem do assunto tratado (preservação do meio ambiente), além do agradecimento aos participantes e a coordenadora da instituição, por nos permitir a realização da ação.

LEVANTAMENTO DE CUSTOS PRODUTO QUANTIDADE CUSTO AQUISIÇÃO Substrato de terra 25 kg - Patrocínio Mudas de alface 60 unidades - Patrocínio Mudas de flores 30 unidades R$ 30,00 Integrantes do Projeto Tinta guache 30 unidades R$ 60,00 Integrantes do Projeto Garrafas pet 60 unidades - Serão reutilizadas Terra adubada 10kg R$ 10,00 Integrantes do Projeto Muda de Árvore 1 unidade - Doação Custo total: R$ 100,00 6 CRONOGRAMA Data Atividades Responsáveis 30/08 Discussão e decisões sobre o projeto e escolha da instituição onde ser realizado o projeto 31/08 Verificação da disponibilidade da instituição para realização do projeto 05/09 Elaboração rascunho da escrita do pré-projeto 06/09 Pesquisas bibliográficas para escrita do pré-projeto 06/09 Levantamento de materiais a serem utilizados 06/09 a 12/10 Início da arrecadação e limpeza de materiais recicláveis para realização do projeto 11/09 Divulgação do projeto 06/09 a 12/09 Procura de patrocínio para o projeto 12/09 Entrega do pré-projeto 22/09 Reunião com coordenadora da instituição onde será realizado o projeto e oficialização do ofício 29/09 Correção do pré-projeto 02/10 Compra de materiais para realização do projeto 10/10 Organização de materiais para realização do projeto 11/10 Oficina: apresentação do projeto, introdução à questões ambientais, orientações para confecção da horta e socialização da ação realizada com os participantes.

O jardim estava visivelmente precário, e com a ajuda das crianças ele ficou limpo e colorido, cheio de vida. Tivemos uma pausa para o lanche, e pudemos falar com a coordenadora da instituição, sobre o andamento do nosso Projeto. Ela ficou satisfeita com nossa proposta e aplicação, nos convidou a retornar na instituição em outro momento para realização de mais uma ação. A coordenadora do Projeto Caná, havia feito um pedido ao nosso grupo, que plantássemos uma árvore no parque para fazer sombra nos brinquedos, então, após a revitalização do jardim fomos plantar a muda de Oiti14 entre os brinquedos do parque. As crianças ficaram muito animadas com a ideia de ter uma árvore e um jardim para cuidarem, nos ajudaram a cavar o buraco e enterrar a raiz do Oiti.

Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. BORTOLON, Brenda; MENDES, Marisa Schmitt Siqueira. A Importância da Educação Ambiental para o Alcance da Sustentabilidade. Revista Eletrônica de Iniciação Científica. Disponível em: <http://www. mma. gov. br/estruturas/educamb/_arquivos/livro_ieab. pdf>. gov. br/ccivil_03/leis/l6938. htm>. Acesso em: 9 de agosto de 2017. CHAVES, André Loureiro; FARIAS, Maria Eloísa. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Rev. Bras. Ciênc. Solo, Viçosa, v. Rio+20. Disponível em: http://www. rio20. gov. br/sobre_a_rio_mais_20. Fiquei responsável em juntar as caixinhas, na qual usei as que tinham em minha casa e pedi também para conhecidos que guardassem para mim. Comprei tintas guache para a pintura na confecção do "vaso" para a planta, e por fim, fui recolher a assinatura dos ofícios com o professor.

Hoje posso ver através dessa experiência o quanto é essencial ter essa matéria de Responsabilidade social na grade de ensino, ela nos estimula e traz grandes aprendizados e vivências. ” integrante do Projeto. “Meu nome é Giovana Maciel, voluntária do projeto Plantando Vida, que foi realizado no Projeto Caná, um ambiente muito especial, não só pelo trabalho que lá é realizado, mas também pelas pessoas que o fazem. “Colaborei com o grupo entrando em contato com a assistente social do projeto Caná e agendando a data para a realização do projeto. Contribui com a compra de tintas e na aplicação do projeto. Considerei muito importante o projeto, pois foi proporcionado às crianças uma visão voltada ao meio ambiente, tema importante no nosso contexto. Particularmente, desenvolver o nosso projeto no Projeto Caná foi muito especial, pois fui aluna do mesmo e foi muito significativo voltar ao projeto com este objetivo.

” integrante do Projeto. No início não conseguíamos decidir qual tema fazer, pois cada integrante do grupo mora em uma cidade, então foi difícil achar um local em que todas pudessem ir. Sem ninguém decidir nada, tomei a iniciativa e sugeri o tema, as meninas aceitaram e então desenvolvemos o projeto. Nós nos dividimos para conseguir as coisas que iriamos precisar para desenvolver, cada uma ficou encarregada de um material. Todas juntamos caixinhas de leite para poder plantar as mudinhas. Como os materiais foram divididos ficou a critério de cada uma como arranjar esses materiais, eu fui atrás de patrocínio e consegui as mudinhas e a terra. Nos acolheram muito bem no dia em fomos realizar o plantando vida. As crianças com muito gosto, participaram! Pintamos caixinhas, cavamos buracos, plantamos flores e alfaces, e tivemos a colaboração de todos, até mesmo na hora de jogar água.

Fiz, juntamente com uma integrante do grupo, uma doação de um Oitti (uma árvore). Uma das integrantes do nosso grupo foi aluna do Projeto, e antes de irmos para lá, já nos adiantava sobre a realidade das crianças, e como elas iriam gostar e participar das nossas atividades, e realmente foi ainda melhor do que pensávamos. Eles pintaram mais do que uma caixinha de leite, tomaram partido em cavar e plantar as flores, estavam muito ansiosos para pegar em uma pá, jogar a terra adubada, e plantar os alfaces.

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