ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS
Para a elaboração deste artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com busca nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online – Brasil, livros e publicações referentes ao tema. Palavras-chave: Zoologia. Invertebrados. Ecológico. Biologia. ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS As professoras Maria Célia Portella e Natalia Leitão do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária - FCAV - UNESP, afirmam que: A Zoologia é a ciência que estuda os animais, abrangendo várias áreas (sistemática, etologia, anatomia, fisiologia, ecologia, evolução etc. e é de extrema importância para a preservação da fauna existente em nosso planeta (PORTELLA e LEITÃO, 2020, p. A zoologia dos invertebrados é o ramo da biologia que estuda a classe dos animais sem crânio e/ou coluna vertebral, sendo caracterizados aproximadamente por 33 filos diferentes desse tipo de animal, sendo terrestres e aquáticos, dentre estas oito espécies são frequentemente referenciadas em livros didáticos, sendo eles: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Anelídeos, Equinodermos e Artrópodes.
Características dos Invertebrados Os animais invertebrados são compostos por a maior parte dos animais encontrados no planeta, porém existem uma grande quantidade de diferenças entre si e uma diversidade de características em comum, de acordo com Ferreira Junior (2010, p. • Ausência de coluna vertebral e crânio; • Célula Eucariótica, onde o núcleo celular é delimitado pela membrana nuclear; • Heterotrófico (não sintetizam seu próprio alimento, necessitando nutrir-se de outros organismos) e potencialmente móvel (apresentam células ou tecidos que permitem a movimentação, mesmo que estes organismos vivam fixos em um Substrato, como por exemplo, uma ostra); • multicelular (constituídos por mais de uma célula, com diferentes funções e dependentes entre si); • Simetria bilateral, onde ambas as partes dos corpos são iguais, com exceção dos equinodermos, que podem apresentar simetria radial.
traz a definição sob o corpo dos poríferos de que o corpo é geralmente sustentado por um esqueleto formado por pequenos ossículos (espículas) de sílica (SiO2) ou carbonato de cálcio (CaCO3). Fibras de espongina também podem estar presentes, complementando ou substituindo as espículas. Sua reprodução acontece de forma assexuada e sexuada, na reprodução sexuada tem se a base das esponjas serem hermafrodita, porém o processo acontece de forma sequencial, evitando a autofecundação através dos gametas masculinos e femininos. Por sua vez, a reprodução assexuada ocorre pelo brotamento e a gemulação, onde o brotamento permite a formação de brotos no corpo do animal e na gemulação existe a formação de estruturas reprodutoras conhecidas por gêmulas, formadas por células indiferentes possuidoras de um envoltório (LAVRADO e VIANA, 2007, p.
Aspecto econômico dos poríferos - os poríferos possuem grande valor comercial, devido seu potencial antibacteriano e anti-inflamatório, além da diversidade de testes contra células cancerígenas. Além da responsabilidade de higienizar os mares, devido ao consumo de criaturas que podem originar pragas no ambiente local, serve também de abrigo a pequenos peixes contra predadores, auxiliando na manutenção da produção de peixes, fortalecendo a pesca profissional (RUPPERT, FOX e BARNES, 2005, p. Platelmintos Nesta espécie existe duas categorias onde são apresentados como da espécie vida livre e da espécie parasita, suas características são de um corpo plano dorsoventral mente achatado, conhecidos como vermes achatados. Uma característica que costuma diferenciar os platelmintos dos demais animais é a presença da epiderme ciliada, que serve para em muitos casos, permitir a locomoção do animal, ou liberar substâncias mucosas que protejam o corpo do animal durantes períodos de ressecamento (LIMA, 2015, p.
A reprodução dos Platelmintos pode ser realizada na autofecundação, na reprodução assexuada, ocorre a fissão binária sem garantia de variabilidade genética. Na reprodução sexuada os ovos são depositados no corpo do hospedeiro, que por sua vez, liberam os ovos no ambiente por meio de fezes e secreções, posteriormente os ovos eclodem, as larvas colonizam o novo hospedeiro (RUPPERT, FOX e BARNES, 2005, p. No filo molusco é generalizado a regra é o modelo dioico gonocórico, ou seja, sexos separados com liberação de gametas na água, fecundação externa e desenvolvimento indireto da trocófora planctônica, que é uma larva livre natante. Uma forma larval alternativa e exclusiva de moluscos é a véliger. Alguns grupos apresentam sistema reprodutor mais elaborado para fecundação interna.
Os gastrópodes terrestres são hermafroditas (BLANKENSTEYN, 2010, p. A principal importância é ecológica. O clitelo é um anel mais claro que libera um muco ajudando na união de duas minhocas quando vai ocorrer a fecundação (LIMA, 2015, p. Sua importância está na tratativa do solo, pois cavam túneis e galerias que permitem a penetração do ar e da água na terra. Isso facilita o desenvolvimento das raízes das plantas. Além de ingerirem material orgânico do solo, também eliminam as fezes, contribuindo para a fertilidade com a produção do húmus (BLANKENSTEYN, 2010, p. Artrópodes São animais cuja principal característica é a presença de apêndices articulados, ou seja, articulação dos membros locomotores, pés e pernas (WEISE, PEREIRA, et al.
Vários desses invertebrados têm papel relevante para a vida de diversas espécies vegetais, especialmente os da ordem Hymenoptera – abelhas, vespas e formigas. Equinodermos Estes filos vivem no ambiente marinho, seus corpos são repletos de espinhos ou projeções pontiagudas, seu organismo é triblástico, celomados e deuterostômios, possuem em seu organismo um sistema vascular aquífero, denominado como sistema ambulacrário. Atualmente existe cerca de 7. espécies das mais diversificadas, espalhadas pelo planeta. Possuem um esqueleto interno denominado como endoesqueleto formado por placas "calcárias" (WEISE, PEREIRA, et al. A IMPORTÂNCIA DOS INVERTEBRADOS Blankensteyn (2010) pontua seis fatores que os invertebrados são de utilidades para o homem: 1. Cadeia alimentar: esse item é menos percebido comercialmente. As cadeias alimentares que ocorrem na natureza são estruturadoras das comunidades biológicas.
Cada espécie faz parte de um nível trófico, desde os produtores primários até os consumidores, fornecendo um serviço ambiental no sentido de ciclagem de nutrientes; 2. Preservação de ecossistemas: são as espécies de invertebrados que, apenas com a sua presença, pode aumentar o valor paisagístico de unidades de conservação, como recifes de corais, alguns moluscos e crustáceos; 3. Cabe destacar que a polinização, permite o enriquecimento de nutrientes em diversos alimentos que é consumido pelo ser humano, como também a distribuição de nutrientes no solo e a sua preparação (WWF-BRASIL, 2020). Atualmente, medicamentos são produzidos por meio de plantas que os próprios invertebrados cultivam dia-a-dia, outras espécies de invertebrados são utilizadas em pesquisas para que possa encontrar tratamentos de doenças crônicas, como é o caso da propriedade no sangue (hemolinfa) da aranha caranguejeira (Acanthoscurria gomesiana), que trata diretamente nas doenças no sistema nervoso central (SILVEIRA, 2018).
CONSIDERAÇÕES FINAIS Em vista dos argumentos apresentados, compreende-se que a Zoologia dos invertebrados permite o entendimento e conhecimento aprofundado não somente das características dos animais, mas a descoberta da importância de cada classe de animal, e sua importância ecológica. A função de cada classe de invertebrado demonstra a necessidade do estudo minucioso de cada espécie, com suas características, habitat natural e sua reprodução, para que possa existir a utilização correta desta reprodução, como nos casos das abelhas que iniciam o trabalho da fabricação de insumos para medicamentos, entre outros invertebrados que auxiliam nas pesquisas. Nota-se que a zoologia como um ramo da biologia, tem sua importância no micro conhecimento, desvendando questões frente as espécies que o ser humano não valoriza, ou até mesmo, desconhece sua importância para o próprio viver do ser humano.
Zoologia dos invertebrados II. Biologia/EaD/UFSC, Florianópolis, 2010. FERREIRA JUNIOR, Nelson. Introdução à zoologia. ª revista. Acesso em: 02 Julho 2022. JUNIOR, José M. B. D. O. Zoologia de invertebrados. Reimpressão. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015. LUTZ, Adolpho. Pesquisadores brasileiros desenvolvem analgésico a partir de substância extraída de aranha. BBC News - Brasil, 2018. Disponível em: https://www. bbc. com/portuguese/brasil-45673663.
300 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes