VENDAS ON LINE: NOVAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Administração
Depois de entendido esse campo de mercado digital através do e-Business foi realizado um estudo sobre a loja de departamentos Magazine Luiza que evoluiu seus campos de venda e de imagem nesse novo mercado digital promovido pela internet. Palavras-Chaves: E-Business. Comércio Digital. Resultados. Mudanças. Desde a primeira revolução industrial no século XVIII as ações da indústria e todos os seus fatores correlatos como vendam, promoção de imagem e relação com os clientes, tecem dinâmicas nunca vistas. Foram apenas duzentos anos dessa evolução industrial que impactou a vida das pessoas, sobretudo as concepções da globalização e da tecnologia, tem remontado sobre as pessoas um comportamento diferente que se integra a esses avanços a cada momento. Muitas empresas ou organizações começaram a perceber o forte volume de canais comunicativos e outros através da internet.
Novos modelos e conceitos de relacionamento e de investimento econômico tanto nesses espaços da indústria quanto na marca dependem da internet. Nesse sentido, surgem novas elementos como e-Business o e-commerce e tantos outros do mundo digital que tornam-se presente e indispensáveis a nossa vida diária. Godoy (1995) fala que a pesquisa do tipo qualitativa infere a realização analítica das leituras buscadas, mas não exerce sobre si um caminho de construção de apontamentos sobre dados numéricos. Delimitada a pesquisa que partiu da conceituação e aplicação do e-Business até um estudo de uma empresa que utiliza as ferramentas digitais para promover imagem e realizar seus negócios, teve os seguintes objetivos: Objetivo Geral: - Entender o e-Business como ação promotora de um caminho digital na realização de negócios, entretenimento, fortalecimento profissional e outros.
Objetivos Específicos: - Conceituar e-Business e ver a sua aplicabilidade na vida das pessoas; - Compreender a evolução da tecnologia na promoção de vendas e fortalecimento das marcas e imagem das organizações; - Realizar breve estudo sobre a evolução do Maganize Luiza no comércio digital. O presente estudo foi dividido em três únicas seções. A primeira delas foi centrada em exemplificar o que é e-Business e de como ele é importante para os negócios e promoção da imagem das empresas no mundo digital. Enquanto o e-commerce atribui a venda pela internet por empresas do ramo físico, o e-business converge ações pautadas somente no campo eletrônico e digital. São empresas que já nasceram digitais. Para Romão (2006, p. Existe uma sobreposição que, por vezes, gera incertezas entre a definição de e-Business e de comércio electrónico.
Na realidade o e-Business inclui todas as actividades do comércio electrónico, mas vai além do que é o comércio electrónico, englobando também transacções internas à organização. Conceituada por Eugênio (2019) a palavra e-Business significa Eletronic Business. Esse termo já usado por grandes corporações empresariais são distantes das menores por uma simples razão: desconhecimento de como funcional todo o processo. Mas aquelas que desejam aprimorar suas relações de vendas e comunicação internas precisam conhecer como se estrutura as concepções do e-Business para ter efetividade em todos os processos de implantação. Eugênio (2019) destaca os as vantagens que o e-Business pode trazer inúmeros benefícios como agilidade na comunicação, custos operacionais mais baratos e assume também um papel de desvantagens quando os empresários encontram caminhos difíceis em absorver todos as tecnologias ou não estão preparados para entrar num mundo ainda mais competitivo.
O autor ainda descreve que o e-Business apresenta modalidades distintas. G2c (Governo para Cidadão) Nessa modalidade o governo oferece aos cidadãos comuns serviços como emissões de guias de pagamentos de títulos públicos, IPTU e outros serviços informativos à população. C2g ( Cidadão para Governo) Demostra-se quando o governo possui a necessidade de estabelecer uma pesquisa sobre serviços e produtos. Elabora pesquisas de opinião para ver o que a população pensa ou assume posturas propostivas a cerca de determinados assuntos. C2c (Consumidor para Consumidor) É a modalidade quando os consumidores interagem entre si. Nesse caso pode ocorrer tanto negócios quanto a busca de informações através de classificados on line ou outras ferramentas de vendas diretas entre ambos.
Somente na área do e-commerce brasileiro o aumento de vendas pela internet subiu nesse ano 47%, conforme apontado no Gráfico 1, por NovoVarejo (2020) Gráfico 1 – Evolução das Vendas on line no Brasil Fonte: Novovarejo (2020) Esse crescimento ainda é reforçado por Novaverejo (2020) pela questão de que pela primeira vez 7,3 milhões de brasileiros realizaram suas primeiras compras via internet. Isso fez com que o Brasil assumisse um novo percurso de relação com o cliente. Sendo digitais as empresas agora devem construir novos caminhos para fortalecer marcas e aumentar a eficiências dos canais de vendas e relacionamentos com os clientes. A Pandemia fez com que as empresas e demais organizações de negócios tenham que reorganizar seus negócios, mas sabe-se que essa tarefa não é fácil. Isso porque, pelas grandes perdas econômicas, muitas empresas tiveram que reduzir grupos de trabalho.
Miceli, 2020, p. Para Woebcken (2020) novas tendências sobre o Marketing Digital estão intrinsecamente envoltas no sucesso das empresas que querem seguir no ramo digital ou da internet. Isso porque o comportamento das pessoas absorveu o uso das tecnologias e de todos os seus processos modernos. Ampliar o alcance da marca torna-se fundamental para fortalecê-la no mercado competitivo e tecnológico. O autor elenca algumas tendências para o novo momento de comunicação e vendas na internet: • Uso de chats privados para que os consumidores, empresas e outras organizações realizem suas demandas; • Adoção da tecnologia em Inteligência Artificial; • Pesquisa de interesses sobre os usuários para ofertar produtos de acordo com seus perfis; • Valorização e transparência da empresa no mais diversos ramos: trabalhistas, sustentabilidade, laços humanizadores; • Expansão da busca visual.
É importante que os negócios se adaptem, pois assim se tornarão mais relevantes e eficientes no mercado atual. SEBRAE, s. d. n. p. p. a Loja enfrentou no começou muitas dificuldades para implantar uma logística digital, mas mesmo assim conseguiu vencer conflitos e dirimir ações importantes para o fortalecimento no comércio eletrônico. Enfrentou dificuldade por ser uma empresa que antecipava o futuro, como, por exemplo, a forma da administração participativa e não mais centralizada, além do resgate do papel do vendedor, fato pelo qual teve de enfrentar por diversas vezes os sindicatos locais, pois Luiza Helena transformou o atendente do Magazine Luiza em um vendedor global, que não teria somente o papel de vender, mas também cobrar, acompanhar e responder por diversos outros serviços.
Michelon et al. Mas a ideia de se tornar um campo de vendas diferenciado nasceria ainda no ano de 1992. Freitas (2020) fala que a marca da Magazine Luiza se fortaleceu muito quando entrou na era digital. Conta com aliados diversos como na proposição de vendas em Marketplaces. Ela faz com que inúmeros lojistas ou colaboradores vendam seus produtos em seu nome. Essa ramificação e descentralização direta de vendas elevam a marca como uma das mais conhecidas no Brasil no comércio eletrônico. Não se pode dizer que as lojas Magazine Luiza abandonariam totalmente as lojas físicas, mas muitas delas começaram a absorver outras características como pontos de distribuição on line. Não há como os empresários que vislumbram ampliar e tornar seus negócios tecnológicos distante desse mercado promovido pelo e-Business e tampouco se fortaleceria pelo não conhecimento de toda a logística constituída pelo mundo digital ou da internet.
São ferramentas ou elementos indispensáveis para consolidar marca e vendas, mas é preciso investimento também na formação de equipes com amplo entendimento desse novo marketing digital, que são os responsáveis por novas aspirações empresariais e novos resultados financeiros à empresa. Por isso, é importante conhecer mercado e tecnologias. Entrar nesse mundo sem que isso aconteça, pode ser dado como ponto cheio de dissabores. A própria loja de departamentos Magazine Luíza teve ainda na década de 1990, bem no seu início trilhar um caminho de investimento humano e de entendimento do mercado futuro interligado ao momento digital. J. B; Zilber, S. N. Adoção de E-Business e mudanças no modelo de negócio: Inovação organizacional em pequenas empresas dos setores de comércio e serviços.
Gest. com/como-vender/e-business-o-que-e/. Acessado em 18 de novembro de 2020. Freitas, T. E-commerce do Magazine Luiza cresce 73% no primeiro trimestre de 2020. on line]. p, 20-29 Mai. Jun. Mello, A. E-Business e E-commerce. Revista Cientifica do Unisalesiano. Estudo de Caso: O Marketing Digital na Rede Magazine Luiza. XVIII Mostra de Iniciação Científica. UCS. NOVOVAREJO. Com alta de 47%, e-commerce alcança o melhor resultado dos últimos 20 anos. com. br/digital/como-a-tecnologia-revolucionou-o-magazine-luiza/. Acesso em 20 de novembro de 2020. Romão. F. pp. Vilão, A. Geração Z: Como as relações do mundo real se modificaram e vêm sendo protagonizadas pela internet? [on line]. Disponível em https://glamurama. uol.
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