Tecnologias de Informação e comunicação no Sector organizacional.
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Lingua Portuguesa
Delimitação Espacial e Temporal 4 1. Problematização 4 1. Objectivos 6 1. Geral 6 1. Específicos 6 1. Tecnologias 10 2. Informação 11 2. Comunicação 11 2. Tecnologia de Informação e comunicação 12 2. Serviços públicos 13 2. Observação 19 3. Entrevista 19 3. Amostra 19 3. Orçamento 20 Referencias Bibliográficas 22 CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO 1. Breve Introdução A sociedade actual é marcada pelo domínio das tecnologias de informação e comunicação resultado da globalização. Faremos um estudo do impacto dastecnologias no sector de trabalho e seus benefícios para a comunidade no geral. Sendo as Tecnologias de Informação e Comunicação uma realidade incontornável na gestão das organizações actuais, urge uma reflexão profunda sobre o panorama actual das organizações ao nível da utilização e potenciação destas tecnologias para garantir o bem-estar dos indivíduos que procuram os serviços públicos.
Delimitação Espacial e Temporal A escolha do ano 2016 à 2018 como referência para o nosso estudo deve-se ao facto em que a autora tomou consciência de que as tecnologias de informação e comunicação podem contribuir bastante na prestação dos serviços públicos e ao mesmo tempo foi a época em a tecnologia abarcou todas as esferas sociais incluindo o sector público. A escola da Direção Provincial da Alfandega como nosso campo de estudo deveu-se pelo facto da autora ter efectuado estágio técnico profissional nesta instituição e perceber que há alguma deficiência no tratamento das tecnologias de informação e comunicação pelos colaboradores dentro da organização. Problematização Atendendo às dinâmicas da sociedade da informação e do conhecimento, caracterizadas principalmente pelo avanço tecnológico a todos os níveis, o fluxo global de informação e a partilha de recursos tornaram-se uma realidade de potencialidades inesgotáveis.
Acredita-se que o fraco domínio seja resultado da resistência a mudança no uso destas tecnologias. Perante esta contradição apresentamos a seguinte pergunta de partida: Até que ponto as Tecnologias de Informação e Comunicação podem Contribuir na Prestação dos Serviços Públicos? 1. Objectivos 1. Geral • Analisar o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação na prestação dos serviços públicos; 1. Específicos • Identificar o contributo das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prestação dos serviços públicos; • Descrever o nível de domínio dos funcionários em relação as Tecnologia de Informação e Comunicação dentro da organização; • Explicar a forma de incidência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prestação dos Serviços Públicos.
Relevância Individual É importante para a autora o tema em destaque porque o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é, nos dias de hoje, uma nota dominantemente visível em todos os sectores de actividade. O seu crescente uso tem acompanhado o ritmo crescente de evolução das nações um pouco à escala mundial. O estudo ainda pretende-se essencialmente, em fazer uma análise do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prestação de serviços públicos, com o objectivo de trazer melhorias no funcionamento para a Administração Pública. Estrutura do Trabalho O presente trabalho esta estruturado em três capítulos nomeadamente: introdução, fundamentação teórica e metodologia do trabalho. Na introdução fez-se uma breve contextualização e uma posteriori apresentação do tema, o problema de pesquisa, questões de pesquisa e justificativa; na fundamentação teórica definimos diversos conceitos relacionados ao tema em análise; e por fim, o ultimo capitulo referente a metodologia aborda assuntos de natureza metódicas e técnicas da pesquisa, isto é, apresenta-se neste capitulo os tipos de pesquisa, métodos de pesquisas, técnicas e instrumento de recolha de dados, amostra e formas de tratamentos dos dados.
Segundo Guilarrducci (2007, p. o e-Gov surge por volta de 1980, após a disseminação do e-commerce e a utilização das TIC’s pelas instituições privadas, representando o esforço dos governos para implementar seu papel histórico nas socie- dades, utilizando-se das ferramentas tecnológicas disponíveis na Era da Informação. Desde os finais do século XX, o desenvolvimento do governo electrónico (e-Gov) e, sobretudo, a criação de uma Administração Pública electrónica, são preocupações centrais e prioridades de acção para os governos de diversos países, sendo vistos como vectores primordiais para a promoção e fomento do novo paradigma de sociedade conhecido por Sociedade da Informação. A partir daí, os governos têm desenvolvido e implementado estratégias promotoras de uma transformação que permita um maior nível de eficiência, eficácia, transparência, maior orientação para o cidadão e maior capacidade de prestação de serviços de elevada qualidade (SOARES, 2009).
Definição de conceitos 2. Informação Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (humano, animal e maquina) que a recebe (BEKESTEIN, 2003). Informação pode ser definida como conjunto organizado de dados que constituem uma mensagem sobre determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento. Como tal, outras perspectivas indicam-nos que a informação é um fenómeno que confere significado ou sentido às coisas, já que é através de códigos e de conjunto de dados, forma o modelo do pensamento humano. Comunicação A comunicação é o que conduz todas as acções do ser humano.
Destes conceitos, percebe-se que o acto de comunicar não acontece somente nas organizações, mas também esta presente em todas as instâncias sociais (família, comunidade, escola, empresas, etc. mas neste trabalho iremos aprofundar sob ponto de vista organizacional, e na perspectiva de Maximiano (2000) diz ainda que a comunicação é o processo de transferir e receber informações e é por meio da comunicação que as partes da organização articulam suas atividades para funcionar como um conjunto. Tecnologia de Informação e comunicação As tecnologias de informação e comunicação é um conceito que surge da fusão de três palavras diferentes. Tecnologias, informação e comunicação. De forma separada, a tecnologias - é o conhecimento adquirido e organizado relativo a uma determinada área de intervenção; informação - Conjunto de dados articulados de forma a terem significado.
Em suma serviço público pode ser entendido como toda actividade de oferecimento de utilidade e de comodidade material destinada a satisfação da colectividade em geral mas friável singularmente pelos administradores que o Estado assume como pertinente a seus deveres. Servidor Público Segundo Di Pietro (S/d: 352), Servidores Públicos “são todas as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e as entidades da administração indirecta, com vínculo empregaticio e mediante remuneração paga pelos cofres público”. Na mesma sequência, Caetano (2010) preceitua que “o funcionário público ou agente administrativo são indivíduos que por qualquer título exercem actividade ao serviço das pessoas colectivas de direito público, sob a direcção dos respectivos órgãos”.
Sem descurar do conceito legal, considera-se servidor público a pessoa que exerce mandato, cargo, emprego ou função em entidade pública, em virtude de eleição, de nomeação, de contratação ou de qualquer outra forma de investidura ou vínculo, ainda que de modo transitório ou sem remuneração (no. do artigo 3 da Lei de Probidade Pública de 16/12 de Agosto). Deste modo, as TIC’s tornaram-se um factor importante para a modernização dos serviços e o melhoramento da produtividade. Também Araújo, Hoeschl, Rover e Oliveira concordam que as TIC’s aplicadas no sector público possibilitam uma maior eficiência na sua gestão, na medida em que permitem o levantamento de informações em tempo real, integração de sistemas públicos e maior participação dos cidadãos na gestão pública.
As TIC’s são consideradas como uma das principais forças propulsoras do aumento da produtividade de economias de vários países desenvolvidos e em via de desenvolvimento, pois optimizam o tráfego de dados dentro de uma empresa, minimizam a manipulação e como resultado, asseguram uma maior viabilidade da informação (RODRIGUES E MADUREIRA, 2008, p. É através da utilização das TIC’s que se podem articular e integrar melhor os seus serviços, levando a uma melhoria da qualidade dos serviços prestados e a uma diminuição dos seus custos. Quando estas são bem aplicadas no sector público contribuem para uma Administração Pública mais transparente e eficaz. No entanto, este trabalho foi sustentado sob ponto de vista dos seus objectivos, da forma de abordagem do problema e dos procedimentos metodológicos.
Para este estudo, de vários tipos de pesquisa, apenas apresentamos os seguintes: quanto ao objectivo; quanto à abordagem do problema; e quanto ao procedimento metodológico. Quanto ao Objectivo Do ponto de vista dos objectivos aplicaremos uma pesquisa exploratória, a qual, segundo Gil (1999, p. tem como preocupação central explorar fenómenos menos conhecidos pelo pesquisador. Este é o tipo de pesquisa que aproxima o investigador à realidade nova, que pouco ou nunca foram explorados. Método de Abordagem O método de pesquisa constitui um procedimento concreto de investigação, com finalidade mais restrita, em termos de explicação geral dos fenómenos menos abstractos. Pressupõe uma atitude concreta em relação ao fenómeno e está limitado num domínio particular (Markoni & Lakatos, 2009, p. O método de pesquisa será indutivo, o qual, segundo Markoni & Lakatos (2009:167), consiste no processo mental através do qual a partir de dados particulares constatados, infere-se numa verdade geral, com o objectivo de levar as conclusões cujo conteúdo é mais amplo do que o da premissa na qual se baseiam.
O método indutivo vai permitir no momento de análise de dados para autora retirar conclusões gerais partindo das ideias particulares dos funcionários da Direção Provincial da Alfandega de Tete. Estes estudos permitem que as respostas dadas pelo maior número de respondentes sejam consideradas para todos os membros dessa instituição. Orçamento Item Material/serviço Quantidade Preço unitário (Mt) Subtotal 1 Transporte 1 2000 2000 2 Resma 1 600 600 3 Esferográfica de cor azul 2 10 20 4 Lápis a carvão 2 5 10 5 Sublinhador 1 100 100 6 Computador portátil 1 25000 25000 7 Agrafador 1 250 250 8 Modem de internet 1 1000 1000 9 Crédito para modem 4 100 400 10 Crédito para celular 3 500 1500 11 Bloco de nota A4 1 100 100 12 Compra de livro 1 600 600 13 Fotocópia de documento 1 500 500 Sub total 32. Continência (10%) 32. Total 64. Fonte autor (2018) 3. Cronograma de Actividade Actividade Dez Jan Fev Mar Abril Mai 1 Levantamento de literatura X 2 Montagem do projecto X 3 Aprovação do projecto e Recolha e dados X 4 Tratamento e análise de dados X X 5 Elaboração do trabalho final X 6 Revisão do texto e aprovação do supervisor X 7 Entrega do trabalho final e defesa da monografia X Referencias Bibliográficas 1.
B. H. Minidicionário: o minidicionário da língua portuguesa. et. al. E-GOV: “Para que e para quem?”. Universidade Federal Fluminense, pp. Lopes, João Carlos dos Santos (2009). Políticas Públicas para Tecnologias da Informação e Comunicação, A adopção de Soluções Abertas e Softwares Públicas: “O Caso Dataprev. ” Brasília – DF. Maximiano, A. C. A. Introdução à Administração. ed. Pinho, J. A. G. de. “Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia”, “Revista de Administração Pública”, 42 (3), pp. de S. “Interoperabilidade entre Sistemas de Informação na Administração Pública”. Universidade do Minho, pp. Turanto, C (2003). Métodos e técnicas de pesquisa.
376 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes