TÉCNICAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Tecnologia da informação
Ao final conclui que, se não houver uma comunicação adequada à chance de ocorre erros em projeto muito grande. Palavras-chave: Técnicas. Gerenciamento. Projetos. Comunicação. Durante a elaboração de um projeto varias informações são apresentadas e cabe ao gestor de projeto saber como analisá-las e repassar para os setores competentes buscando encontrar equilíbrio entre as partes. Desse modo, e fundamental que o gerente de projetos seja capacitado possui competências habilidades e técnicas especificas para saber direcionar cada setor, para que o trabalho ocorra da forma correta, estabelecendo comunicação objetiva e efetiva com todos os níveis envolvidos. O presente trabalho busca demonstrar a importância de uma comunicação efetiva, clara, sendo que por ela a possibilidade do projeto ser finalizado com sucesso e muito maior, entretanto deve conhecer para quem ira transmitir uma informação saber se vai compreender a forma como foi transmitido o meio que foi utilizado, saber que deve ter cuidado com as palavras, não ser antipático, autoritário, preconceituoso, usar palavras completas para que não entende, são detalhes que fazem toda a diferença para o entendimento, independente da classe social que o receptor pertence.
referencial teórico 2. Gerenciamento de projetos Para Ferreira (2007, p. Segundo o guia PMBOK (2013), um campo de conhecimento representam uma área de especialização, isto é, uma soma de elementos e técnicas compostos por: condições, definições, e atividades que fazem parte do segmento de atuação do profissional, desse modo são apresentadas dez áreas do conhecimento principais para que o projeto seja efetivo segundo o guia PMBOK (2013) que são: 1. Gerenciamento de integração de projeto: que atua na responsabilidade no inicio do projeto, conclusão e coordenação das áreas subseqüentes; 2. Gerenciamento do escopo do projeto: são técnicas que envolve todos os métodos de serviços fundamentais, que são considerados importantes, porém somente o que for essencial e determinado para que o projeto seja concretizado com eficácia.
Gerenciamento do tempo do projeto: dispõem de técnicas que refere-se ao fechamento do projeto no tempo determinado. Gerenciamento do custo do projeto: incumbido de estabelecer, coordenar e gerencia os custos movimentados no projeto; 5. Planejamento: As técnicas fundamentais para e estabelecer o escopo do projeto, selecionar os objetivos e determinar a direcionamento a ser seguido para atingir os objetivos na qual retrata o motivo da criação do projeto. Execução: Técnicas realizadas para concretizar o serviço determinado pelo plano de gerenciamento do projeto para atender os critérios estabelecidos pelo projeto. Monitoramento e Controle: As técnicas obrigatórias para o acompanhamento, além de observa e fiscalizar o processo e desenvolvimento de projeto, verifica qualquer área que seja preciso promover mudanças no planejamento, e realizar mudanças que sejam proporcionais 5.
Encerramento: As técnicas de encerramentos são realizadas para propiciar o fim das atividades de todas as fases do processo, buscando concretizar formalmente o projeto ou etapa. Elaborado pelo autor Fonte: Ribeiro (2014) 2. Conceito de gerenciamento de projetos Segundo VALLE EL AL (2010) o gerenciamento de projetos consiste na aplicação do saber, mensuradas pela competência e habilidades recursos é métodos empregado nas atividades do projeto com a finalidade de cumprir os interesses propostos, além de acatar e executar o que foi pré estabelecido dentro das expectativas dos interessados finais do projeto, ou seja, os stakeholders, englobando aspectos como: finalidade, período de execução, custos e qualidade. “A tarefa central do gerenciamento de projetos sempre foi à combinação do trabalho de diferentes pessoas para a execução de tarefas que seriam úteis para os clientes ou as organizações” (VALLE et al.
Segundo Silva (2015) e definido como: È a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas ás atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos. O PMI divide o gerenciamento de projetos em grupos de processos e área de conhecimento. Os grupos de processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Os métodos só ocorrem no momento que a informação obtida pelo receptor é entendida, assimilada (decodificada) e transmitida de volta a quem há emitiu, ou seja, um feedback do processo de informação, assim como uma conversa entre dois indivíduos. Desse modo, independente qual seja o caráter da informação ou o meio é necessário que a comunicação seja transmitida de forma clara e concreta. Assim, por mais que tenha uma boa idéia enquanto não for codificada de for clara não passara uma mensagem inútil.
O processo que envolve a transmissão de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor, no qual as informações são codificadas na fonte e decodificadas no destino, com o uso de sistemas convencionados de signos ou símbolos sonoros, escritos, iconográficos, gestuais (CHAVES, 2010, p. De acordo com o guia PMI (2012), “o gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada”. Se for considerado esse cuidado, quase todas as mensagens poderão ser comunicadas eficazmente. Em relação ao gerenciamento das comunicações de projetos, PMI (2012) São apresenta cinco processos que são considerados essências para garantir que a disseminação de distribuição de informações seja eficaz e apropriada que são: Quadro: 2 Processo de comunicação • Avaliar as partes interessadas do projeto, abrangendo que vai transmitir as informações como quem vai receber essa comunicação; • Planejar as comunicações.
Observando as perspectivas que englobam os dois lados envolvidos no planejamento, além de ação para possibilitar um desenvolvimento mais assertivo para o projeto; • Possibilitar que as comunicações sejam dividas, sendo por meio de pautas, reunião, relatórios de desempenho em relação aos lados que possui interesse na comunicação. • Administrar a expectativa criada pelas partes que possui interesse na comunicação, entendo que será por elas que terão uma compreensão do projeto, sendo possível apresenta reações variadas por meio do retorno, por exemplo. • Reportar o desempenho reunido e demonstrado de acordo com as informações para logo após distribuí-lo. Diante desse contexto, o planejamento de comunicação determina os seguintes requisitos: os elementos da comunicação em relação às partes interessadas, informações que serão divulgadas, até mesmo sua codificação, assunto e sua relevância, os indivíduos que tem responsabilidade por comunicar informações; as técnicas ou tecnologia utilizadas para repassar as informações, memorando, e-mail e/ou comunicados a organização, entre outros (GUIA PMBOK, 2012).
IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA O GERENCIAMENTO DE PROJETOS A elaboração de um plano de comunicação eficaz depende de alguns requisitos considerados fundamentais que são: gerenciamento de informações, assunto da informação, capacidade para lidar com a comunicação, credibilidade da informação para atender as expectativas das partes interessadas (JACOB, 2010). Moreira (2009) ressalta que os métodos de comunicação que levam há uma informação necessita ser claros e simples, de fácil compreensão para que o receptor possa assimilar da forma correta a informação que recebeu advinda do emissor, entendendo que cada informação contém um contexto social e cultural, além de levar em conta desconhecimento que muitos indivíduos possui. Jamais o emissor deve ser preconceituoso, antipático. O mesmo autor ainda reitera que por mais que utilize as técnicas habituais de comunicação, seus gestores podem e devem utilizarem outras formas para se comunicar com seus subordinados ou até mesmo com clientes sendo, por exemplo por reuniões.
C. Comunicação Empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2003. CANDIDO, Roberto; Gerenciamento de projetos – Curitiba: Aymará, 2012. CASADO, Tânia. DINSMORE, Paul Campbell; NETO, Fernando Henrique da Silveira; Gerenciamento de projetos e o fator humano: conquistando resultados através das pessoas – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012. FERREIRA, Carlos Roberto. O projeto no processo de planejamento In Apostila Gestão Financeira e contábil (2007). Disponível em: <http://www. unisalesiano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. JACOB, M. I. Importância da comunicação na Gerência de Projetos. TEC HOJE – Uma revista de opinião. MOREIRA, M. V. R. Importância do Planejamento de Comunicação no Gerenciamento de Projetos. Belo Horizonte, ago. Pennsylvania: Newton Square, 2004. PMI – Project Management Institute. texto e tradução). Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK).
São Paulo: Saraiva 4ª ed. Disponível em:https://www. wrprates. com/gerenciamento-de-projetos-guia-pmbok/. Acesso em: 31 de Mar de 2020. SANTOS D. Urbana: University of Illinois Press, 1949. OLIVEIRA JUNIOR, JAIR et al. Como identificar e entender os stakeholders para a elaboração de um gerenciamento de comunicações adequado. São Paulo: PMI, 2012. Disponível em: <http://www. Gerenciamento de projetos de tecnologia da informação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
710 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes