TCC - MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

RESUMO O ambiente corporativo é desafiador e uma gestão eficiente de projetos pode auxiliar efetivamente no alcance das suas metas e objetivos, assim como, conquistar novos espaços. A gestão de projetos aplica conhecimento, habilidade, ferramentas e técnicas com o intuito de atender os interesses destes grupos e o fator humano são essenciais para o bom andamento destes processos. Sendo assim, o papel do gestor de projeto, neste sentido, é de liderar a sua equipe com destreza e motivação levando-a a um excelente desempenho na execução de suas funções. O objetivo deste trabalho é de descrever os estilos e as características do gestor de projetos. Sendo assim, a problemática que esta pesquisa no traz e a de verificar quais os estilos e características que fazem estes profissionais serem diferentes dos demais funcionários da empresa.

Uma gestão de projetos eficiente, contudo, só pode ser bem desempenhada por um gestor de projetos competente e com características particulares que o diferencie dos demais funcionários. Estas são inerentes a ele e o qualifica como um líder capaz de conduzir a sua equipe e proporcionar excelentes resultados, alcançar metas e objetivos. Ele, pelas características que possui, influencia e motiva a sua equipe, empoderando os seus subordinados, delegando as tarefas, orientando como melhor executar as suas funções. Além do mais, o seu cargo dentro da empresa traz consigo responsabilidades e obrigações que cumpre com destreza. O gestor de projetos, além disso, pode ser um líder autoritário, democrático, carismático ou liberal. Na concepção de Kerzner (2006, p.

Um projeto trata de um empreendimento seja ele prestação de serviço ou venda com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidade, sendo, em geral, atividades exclusivas em uma empresa. Além do mais, é por meio da gestão de projeto que se delega e impõem decisões no momento de sua execução e que são importantes para a empresa. Segundo Hekdman (2005, p. esta tem autoridade para delegar recursos e impor decisões relacionadas a si, sendo um stakeholder-chave, assim como o cliente, contratados, fornecedores, gerente do projeto e os gerentes de outros departamentos da organização. Neste sentido, conforme explica GEMPAR (2018, p. outra característica é a elaboração progressiva, possibilitando o seu desenvolvimento em etapas. Além disto, todo projeto precisa da ação do homem para se desenvolver e alcançar os seus propósitos.

Segundo Neto (2011, p. os recursos não se restringem apenas aos financeiros. A gestão de projetos, nesse contexto, aplica conhecimento, habilidade, ferramentas e técnicas com o intuito de atender os interesses destes grupos. Conforme explica Carvalho e Rabechini (2006, p. a gestão de projetos inclui planejamento, organização, supervisão e controle de todos os aspectos do projeto, em um processo contínuo, para alcançar seus objetivos. Sabe-se que existem áreas, além disto, que contribuem para o gerenciamento do projeto. De acordo com o PMBoKGuide (2008, p. explica descrever os processos necessários para assegurar que o projeto seja completado dentro do orçamento previsto. Ele é composto pelo planejamento dos recursos, estimativa dos custos, orçamento dos custos e controle dos custos. A qualidade do projeto é determinante para a eficiência e eficácia na realização deste.

Além do mais, há o gerenciamento da qualidade do projeto que, segundo Sakamori (s. d, p. Os projetos são formulados com base nas estratégias e objetivos das partes interessadas. Segundo PMBoKGuide (2008, p. estes são normalmente autorizados como resultado de uma ou mais considerações estratégicas que podem ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. AS CARACTERÍSTICAS DO GESTOR DE PROJETOS Uma das principais características do gestor de projetos é a sua capacidade de liderança. Segundo Estanqueiro (1993, p. Conforme explica Gomes et al(2000, p. ele é dotado da capacidade para promover a ação coordenada, com vista ao alcance dos objetivos organizacionais. Uma das principais características deste profissional é a facilidade que possui em influenciar os seus subordinados de forma positiva.

Segundo Fachada (1998, p. o gerenciamento de projetos é um fenômeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objetivos. não receber uma resposta na velocidade em que se gostaria, é o suficiente para ocasionar um problema de comunicação. Sabe-se que os gestores de projeto possuem características que os diferem dos demais e que os fazem se sobressair em suas atividades. Além disto, segundo Masonneuve (1967, p. existem essencialmente três estilos de gestores: o autoritário, o liberal e o democrático. O gestor de projeto autoritário, segundo Santos (2013, p. O servidor, por fim, segundo Cavalcanti (2007, p. não está preso às formalidades burocráticas, ele se envolve profundamente com o trabalho da equipe, sendo um elemento norteador de ações, ao mesmo tempo em que potencializa a independência e autonomia da equipe e seus membros.

O gestor de projetos, ao possuir estas características, se diferencia dos demais funcionários, mas isto não é o bastante para ter sucesso. Ele precisa entender que, segundo Fachada (1998, p. quanto mais congruente for o estilo adotado, com as motivações do grupo, mais provável é que a gerencia corresponda ao que os liderados esperam dela. ele deve encarar todas as situações de possível conflito interpessoal como um desafio ou problema a resolver, nunca como ameaça ao seu poder ou prestígio. Cabe às próprias pessoas a gestão de seu desenvolvimento, de sua competitividade profissional e de sua carreira. Já a empresa cabe criar e espaço, estimular o desenvolvimento e oferecer o suporte e as condições que propicie uma relação que atenda as necessidades e expectativas organizacionais e dos funcionários (ALBERGARIA E OLIVEIRA, 2008, p.

A crítica que ele recebe no desenvolver de suas funções deve ser para uma autoanálise dos pontos que precisa mudar para um melhor desempenho. De acordo com Noro (2006, p. Além do mais, segundo o PMBoKGuide (2014, p. o gestor de projetos passa 90% do tempo do projeto realizando alguma atividade que usa suas habilidades de comunicação. Este é de essencial importância para a formulação das metas e alcance dos objetivos das corporações. ANÁLISE DOS RESULTADOS Esta pesquisa teve como objetivo verificar as características e estilos dos gestores de projetos. Neste contexto, entendeu-se que as suas principais características são a capacidade de liderança, inteligência, determinação, amabilidade e fortaleza. O gestor de projeto frisa pelos valores organizacionais por isso os utiliza para guiar o planejamento, decisão e ação dos membros de sua equipe.

Este sabe que faz parte de um todo e que existem regras e comportamentos que devem ser guiados conforme os interesses da empresa. Ele deve ser um exemplo para os demais, o seu comportamento é observado pelos membros da equipe. Sendo assim, estes modelam os comportamentos esperados de todos os membros da equipe, principalmente daqueles que um dia desejam ocupar este cargo. Este mantém a autoconfiança e autoestima dos membros de sua equipe, pois uma equipe desmotivada e com membros desvalorizados significa o insucesso de um projeto. REFERÊNCIAS ALMEIDA, F. N. Psicologia para gestores – Comportamentos de sucesso nas organizações. Lisboa. ALMEIDA, F. São Paulo: Atlas, 2006. CAVALCANTI, Vera Lucia (org. Liderança e motivação. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007. DREYFUS, Catherine. Gerenciamento do tempo do projeto aplicado a arranjo físico em uma empresa de usinagem de médio porte, 2007.

GEMPAR. Gerenciamento de projetos, 2018. GOMES, A. D. Gestão de projetos: as melhores práticas. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. KRETAN, Agostinho. Gerenciamento de stakeholders: um fator critico para o sucesso em projetos. “Entrepreneurship” A Contribuição da Escola Empreendedora, s. d. NASCIMENTO, Valéria Moura. Gerenciamento de Risco em Projetos: Como Transformar Riscos em Vantagem Competitiva, 2003. NETO, Edgard Saeger. Biblioteca da Universidade Estácio de Sá, 2016. ORTH, Afonso Inácio. Planejamento e gerência de projetos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. PARKER, Glenn M. REGO, A. A comunicação nas organizações. Lisboa: Edições Sílabo, 1999. Liderança nas organizações: teoria e prática. Universidade de Aveiro, 1998. SCHEER, Sergio. Gerenciamento de Recursos Humanos e Gerenciamento de Comunicações, 2013. THOMPSEN, Joyce. A. Leading Virtual Teams, 2012.

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