SANTOS SENTIDOS

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:História

Documento 1

O Sistema Nervoso Sensorial: 6 2. Visão 6 2. Audição 6 2. Tato 7 2. Olfato 7 2. A resposta mais clara e mais curta é: O livro objeto não é um livro de arte, é uma obra de arte. A afirmação em si indica a qualidade artística do livro objeto, difereça fundamental com o que podemos chamar de "livro comum". O livro objeto é uma obra de arte concebida e feita por um artista visual em sua totalidade, É um meio de expressão com novos parâmetros, totalmente diferenciados da pintura, escultura, obras literárias apresentadas em livros, etc. essa diferenciação requer um gênero artístico novo e independente. Um gênero fundamentalmente interdisciplinar, como cinema, quadrinhos e videoarte. A experimentação plástica, começando a era do livro objeto como um meio autônomo da expressão plástica, fora da tradição literária ou da arte convencional e, portanto, da introdução de um novo gênero artístico.

Os livros objeto estão a meio caminho entre o livro comum, o apoio tradicional à expressão literária e as obras plásticas convencionais (pintura, escultura, etc. A aborda-gem de um lado ou de outro desse espectro nos aproxima das diferentes tipologias de livro objeto; às vezes perto do textual e literário e outro totalmente pictórico ou escultural. Alguns trabalhos são jogos visuais ou táteis e outros apoios para a divulgação de ideias e manifestos. O caráter totalmente interdisciplinar do livro objeto oferece aos artistas infinitas possibilidades combinatórias de técnicas artísticas, artesanato, textos, etc. “SANTOS SENTIDOS” 2. O Sistema Nervoso Sensorial: O sistema nervoso sensorial faz parte do sistema nervoso responsável pelo processamento da informação sensorial. Um sistema sensorial consiste em neurônios sensoriais (incluindo células receptoras sensoriais), caminhos neurais e partes do cérebro envolvidas na percepção sensorial.

Sistemas sensoriais comumente reconhecidos são aqueles para visão, audição, toque, gosto, cheiro e equilíbrio. Em suma, os sentidos são transdutores do mundo físico para o reino da mente, onde interpretamos a informação, criando nossa percepção do mundo que nos rodeia. Abaixo da pele humana existem diferentes neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade. Olfato Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação. Isso faz com que seja reconhecida como uma cidade turística. Ao percorrer suas ruas ficamos encantados com sua história, a natureza, o movimento dos navios, com a felicidade e a simpatia dos seus moradores.

Santos é igualmente apreciada por sua tendência ao lazer, onde encontramos locais para prática de voo livre, passeios de bonde, centro antigo, passeio de barco além de diversos bares e restaurantes localizados entre suas imponentes edificações restaurados. Zwarg Ernesto e Zwarg Antônio Bruno (2009) “Santos, cuidado menina, as tuas belezas, não percas jamais. Oh! Santos. Em 1986 após várias negociações, determinou-se a instalação da Fundação Pinacoteca neste endereço. No mesmo ano inicia-se então a restauração da casa com as adaptações indispensáveis para comportar os espaços expositivos necessários bem como realizar as ações culturais da fundação. Imagem 04 – Fotografia: Casarão Branco – Pinacoteca Benedicto Calixto Foto: acervo pessoal de Carmen Cabral e sua avó Sylvia Pires Faria de Paula, imagem enviada a Novo Milênio em 3/6/2006.

“pode-se ver, antes da reforma, [o casarão] não tinha a platibanda e aparecia o telhado. Depois da reforma foi acrescido um volume lateral e os vitrôs no terraço frontal. A arte nos emociona especialmente pelas qualidades e pelo encantamento visual e com isso somos levados a traduzir os nossos sentimentos por intermédio de adjetivos, gerando no indivíduo sensações de fascínio, sedução, prazer, entre outras, através do seu olhar. A arte nos permite observar a vida de outra maneira, com outros olhos, nos faz perceber, entender, pensar o que vemos, para desse modo compreender o mundo ao nosso redor. Podemos considerar a arte uma fantasia para os nossos olhos, sensibilizando nossa alma e penetrando em nossa existência. A arte faz com que os espectadores devaneiem através das cores e formas que ali estão expostas, fazendo uma interpretação pessoal que geralmente reflete o contexto social em que esse indivíduo se encontra inserido.

As obras de artes tendem a transmitir uma ideia de contemplação que conduz o indivíduo a questionar e refletir sobre o que está vendo. Com a falta de dinheiro os importadores americanos de grandes quantidades se tornaram extintos. A falta de prestigiosos compradores e com outros países quebrando devido à desvalorização do dólar, o declínio da bolsa do café era irremediável. Após algumas décadas os pregões do café foram encerrados oficialmente. Apenas em 1990 foi que o governo de São Paulo pronunciou a intenção de reabrir a Bolsa do Café como importante ponto turístico da cidade de Santos e região. Somente após anos de reformas o projeto foi concluído, sendo que no dia 25 de setembro do ano de 1998 o prédio foi reinaugurado abrindo suas portas ao público.

Desejava que essa batalha que afetava a sociedade brasileira chegasse ao fim. Dentro desse contexto as relações sociais e principalmente a economia do país sofreram um grande abalo. A cidade de Santos mostrava fragilidade em razão do Porto e a insegurança tomou conta da população que temia ser bombardeada por submarinos alemães após a declaração de guerra assinada no dia 22 de agosto de 1942 pelo então presidente Getúlio Vargas. Até o início dessa guerra em escala global, Santos mostrava uma recuperação adequada de sua economia após a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, constatando o nascimento de alguns espaços públicos de grande relevância para a cidade, como o edifício da Alfândega que foi inaugurado no ano de 1934, a construção dos jardins da orla da praia em 1935, que consta no livro dos recordes como maior jardim frontal de praia do mundo, o Palácio Saturnino de Brito que iniciou suas atividades em 1937 e o Paço Municipal que abriu suas portas em 1939.

A cidade de Santos precisava retomar sua economia, portanto foi em busca de alternativas viáveis para restabelecer suas finanças. A planta da construção da mureta dos canais apresentava pontos com rampas de acesso a areia da praia, com o intuito de facilitar a entrada das agremiações náuticas que geralmente usavam as águas do mar de Santos para realizar seus treinos e também o acesso da polícia marítima. No entanto o projeto ficou parado por alguns anos e somente em 14 de abril de 1943 foi que Carlos Lang enviou o desenho ao Departamento de Obras Públicas e jardins de Santos. Para a realização da construção da mureta da praia, abriu-se uma concorrência pública. Somente em 1945 a construção da balaustrada da Avenida Almirante Saldanha da Gama foi entregue a cidade de Santos, que formavam um enorme e extenso parapeito trazendo encantamento para quem o olhava da Ponta da Praia.

Concomitantemente neste mesmo ano foi anunciado o fim da Guerra, confortando o coração dos moradores da cidade, que a partir daquele momento não imaginava o inimigo chegando dentro dos navios e sim seus entes querido, ao admirar o mar de Santos das muretas dos canais. Durante esse período, os navios que atracavam nessa localidade estavam em busca de água, suprimentos em geral e também para realizar embarque de escravos indígenas. Contudo somente no ano 1532, foi que houve a primeira menção a um porto na cidade, realizada pela expedição de Martim Afonso. Chegando à região litorânea, onde hoje é a Ponta da Praia, ele avistou um atracador intitulado de Porto de São Vicente, em virtude da Ilha de São Vicente, onde se localiza a parte mais antiga da cidade.

Braz Cubas, um timoneiro que acompanhou Martim Afonso em suas viagens, foi quem sugeriu a transferência dos pontos de ancoração para um local dentro do canal, onde as embarcações estariam mais protegidas de ataques de piratas. Foi em 1546 que o então povoado passou a categoria de Vila de Santos e passados quatro anos ali se instalou a sua alfandega. br /santos/fotos089. htm A autorização de exploração do Porto de Santos cedida à Companhia Docas de Santos foi encerrada no ano de 1980, desde então o Governo Federal criou a Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp), que inicia a sua gestão do complexo portuário santista. O Porto de Santos é considerado um dos mais importantes da América Latina e o principal porto do Brasil.

Atualmente tem a capacidade de movimentar mais de 60 milhões de toneladas em mercadorias por ano, um estrondoso aumento se for comparado com 1892 que chegou a movimentar 125 mil toneladas. O porto que é formado por 13 quilómetros de cais entre as duas margens do canal de embocadura de Santos, sendo que em 1993 com a transferência e locação de áreas conjuntamente com as instalações de empresas privadas, introduziu-se em um novo estágio de exploração. Neste mesmo período a banana era a segunda mercadoria mais embarcada e negociada neste porto, perdendo apenas para o café. Por conta de sua inteligência, era membro ativo da política local e ocupou diversas funções públicas até a data da Proclamação da República. Nunca deixou de lado sua preocupação com os mais pobres e desfavorecidos.

Foi abastecedor da Santa Casa de Santos por cerca de duas décadas. João Octávio dos Santos nunca se casou e não teve filhos, com a sua saúde debilitada, aos 69 anos decidiu redigir um testamento a fim de conceder a sua fortuna para fins sociais. Era determinado que o diretor morasse no local em companhia de alguns professores e funcionários. No dia 09 de julho de 1900 João Octávio dos Santos veio a falecer, sendo que seus restos mortais foram depositados em uma urna que foi colocada no mausoléu construído no pátio central do Instituto. Portanto não podemos deixar de saborear com muito prazer essa fruta tropical que foi extremamente importante no desenvolvimento de Santos, trazendo riquezas e proporcionando a construção do prédio onde hoje está instalada a Etec Dona Escolástica Rosa.

Imagem 08: Fotografia: Prédio da Etec Dona Escolástica Rosa. Monumento construído em homenagem a João Octávio dos Santos. Em 1993 a prefeitura revitalizou a cidade e realizou a construção da ciclovia para facilitar a divulgação do município para os turistas. A prefeitura elaborou programações culturais e artísticas para conquistar o público, como a reinauguração do Teatro Coliseu Santista e a inauguração do Bonde Turístico. Santos faz parte da história do Brasil, desde o seu descobrimento, seu desenvolvimento até os dias atuais quando se torna sede do executivo paulista, o que ocorre todo dia 13 de junho (Capital simbólica de São Paulo). Com toda sua extraordinária beleza natural de sete quilómetros de praias com um belíssimo jardim que a acompanha em toda sua extensão, Santos ainda conta com um comércio bem estruturado, uma vida cultural intensa e vários eventos esportivos no decorrer do ano, viabilizando aos seus frequentadores uma diversidade de atividades.

A cidade de Santos incentiva seus moradores e visitantes a desfrutarem das suas atrações marcantes que despertam sentimentos e sensações diferentes e sempre inesquecíveis. br/fichaTecnicaAula. html?aula=26439 / Acesso em: 19 mar. Disponível em: http://www. novomilenio. inf. com. br/?mat=33066 Acesso em: 24 Abr. Disponível em: http://www. atribuna. com. org. br/bolsa-oficial-de-cafe/ Acesso em: 26 Abr. Disponível em: http://memoriasantista. com. br/?p=2706 Acesso em 27 Abr.

21 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download