Van Oil

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Gestão de pessoas

Documento 1

Responsabilidade Ambiental e Social e Metodologia Científica, aplicadas aos cursos de tecnologia. Tutor eletrônico: NOME Tutor de sala: NOME Brasília – DF 2018 SUMÁRIO Introdução. Dados da pesquisa. História do desengripante. Sobre os produtos da Van Oil. INTRODUÇÃO As disciplinas Gestão de Pessoas, Matemática Financeira, Planejamento Estratégico, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Metodologia Científica estão contidas no Núcleo Comum dos Cursos Superiores de Tecnologia e nos desafia a unir estes saberes, tão importantes para os futuros gestores, por meio da aquisição de competências e habilidades que as envolvem. O desenvolvimento de estratégias para o planejamento estratégico em gestão de pessoas, o emprego da matemática financeira em situações de financiamentos e investimentos e de responsabilidade social e meio ambiental nos levaram ao sucesso profissional em nossas carreiras.

O trabalho é norteado pela Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), onde as etapas estão descritas no tutorial de desenvolvimento e mostram os caminhos a serem seguidos para a realização deste projeto. A análise será realizada na empresa Van Oil Indústria e Comércio Limitada, situada no município de Santo André, no estado de São Paulo, na região conhecida como Grande ABC Paulista, que concentra a maior quantidade de empresas da américa latina, sendo referência na indústria química, com a oferta de mão-de-obra qualificada em abundância. A empresa analisada nos proporcionou facilidades para entender o negócio e, apesar de ser uma empresa de pequeno porte, demonstra grande capacidade empresarial e administrativa, levando em consideração a tradição de uma empresa familiar, mas com os olhos na quarta revolução industrial.

SOBRE OS PRODUTOS DA VAN OIL Os desengripantes da Van Oil são reconhecidos pelos consumidores brasileiros por sua qualidade e a melhor relação custo X benefício. Não é o produto mais barato, nem o mais caro, comparando com seus concorrentes, mas tem ação tão boa quanto o produto concorrente mais tradicional, o WD-40. Os desengripantes VO 100 e VO 150 possuem formulação especial, tendo como base o éster etílico, que lhes atribui propriedades únicas. Após a aplicação cria uma película protetora sobre as superfícies, protegendo contra ferrugem e oxidação. O poder de aderência cria uma barreira perfeita contra a umidade. O fundador fazia de tudo: desde a compra de matéria-prima, passando pela produção, até a venda nos comércios da região.

Apesar das muitas dificuldades, foi um aprendizado, pois conseguiu entender toda a cadeia que envolve a produção e a comercialização de lubrificantes. Atualmente, as funções são definidas e estruturadas conforme o organograma a seguir, seguindo um modelo matricial onde todos estão subordinados por uma linha de comando vertical, mas em algumas circunstâncias, podem ocorrer intervenções horizontais. As responsabilidades estão descritas em manuais próprios, inerentes a cada função, onde cada colaborador toma ciência delas e constantemente se encontram para verificação do clima organizacional. Em ambos, a Descrição e Análise de Cargos e Salários – DAC é o eixo norteador para a gestão de pessoas. Buscam-se desde rótulos, embalagens, produtos que não agridam o ambiente até instituições sérias e preocupadas com a comunidade em um exercício conjunto com o poder público, em busca de melhores condições culturais, educacionais e esportivas para todos.

O Triple Bottom Line (People, Planet and Profit), que em português significa Pessoas, Planeta e Lucro (PPL) abarca as ideias que estas três dimensões precisam interagir de maneira holística para que os resultados de uma empresa de fato lhe atribuam o título de sustentável, dentro dessa lógica. A Van Oil entende que suas responsabilidades vão além de produzir e comercializar produtos derivados de petróleo. Ela pretende, contribuir com as ações de cuidados com as pessoas, oferecendo condições de trabalhos condizentes com as necessidades de cada colaborador, além dos cuidados com a saúde e a formação profissional, remunerando-os de forma acima da média do mercado, além de premiações quando o desempenho da equipe atinge as metas estipuladas.

Com relação ao meio ambiente, a Van Oil, estabelece programas de consumo consciente dos recursos. Leva em consideração os princípios básicos da governança: Transparência; Equidade; Prestação de contas; e Responsabilidade corporativa. MATEMÁTICA FINANCEIRA Procurando melhorar seu capital de giro e investir em equipamentos e tecnologia, a Van Oil solicitou empréstimo de R$ 120. Para tanto, realizou dois orçamentos, conforme abaixo: Financeira Money Fácil Money Na Mão Valor do empréstimo 120. Taxa de juros 8% ao ano 1,2% ao mês Prazo 60 meses 60 meses Entrada Sem entrada Sem entrada Prestação mensal 2. Valor futuro 176. O planejamento estratégico é um processo gerencial que impulsiona a empresa na direção correta, auxiliando para que possa antecipar-se às ameaças e fazer diagnósticos de oportunidades e melhorias, garantindo a eficácia e eficiência.

O planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para se alcançar um resultado desejado ou como a determinação consciente de curso de ação, isto é, dos rumos. Ele engloba decisões, com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa (Lacombe, 2003). Na Van Oil o planejamento estratégico é tratado de forma responsável e, de acordo com os objetivos da empresa, que envolvem todos os steakhoders. A Matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) é uma criação do Instituto de Pesquisa de Stanford (hoje, SRI International). O controle e a ação sobre as limitações têm o objetivo de reduzir os seus efeitos negativos. São notadas na Van Oil os seguintes pontos fracos: grande competitividade, trabalho intermitente e oportunidades de ascensão profissional limitada.

O controle do planejamento estratégico dar-se-á com a delimitação dos aspectos a serem analisados e segue com a preparação para a “purificação” dos resultados, onde são pontuados os aspectos do ambiente externo, com as variáveis políticas, econômicas, sociais, tecnológicas e a atuação dos seus concorrentes. Já os aspectos internos são delimitados em mudanças na estratégia da empresa, produtos, preços, canais de vendas e fatores diversos. O processo consiste em pontuar e classificar por ordem de importância: oportunidade ou ameaça e pontos fortes e pontos fracos. Matemática financeira e suas aplicações. São Paulo: Atlas, 2009. DA SILVA, Edson Cordeiro. Governança corporativa nas empresas. São Paulo: Editora Atlas S. A governança corporativa aplicada no setor público brasileiro.

Administração Pública e Gestão Social, v. n. p. MAXIMIANO A. G. Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A. PORTER M. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. SZABÓ JÚNIOR, Adalberto Mohai. Guia prático de planejamento e gestão ambiental. São Paulo: Rideel, 2009. WAKAMATSU, André.

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