Resenha: Sermão de Santo Antônio aos Peixes e Sermão Pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal Contra as de Holanda
Coleção Clássica da Literatura Portuguesa: Porto Editora. VIEIRA, Padre Antônio Vieira. Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda. A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro www. bibvirt. O discurso engenhoso (estudos sobre Vieira e outros autores barrocos). São Paulo: Perspectiva, s/d. TALAVERA, Glauber Moreno. A Função Social do Contrato no Novo Código Civil. Revista CEJ. Outra proposta era reunir em Portugal os judeus espalhados pela Europa e protegê-los da inquisição. A contrapartida seria o investimento dos judeus nos empreendimentos do Império Português. Entretanto, suas idéias foram consideradas absurdas e rejeitadas. Vieira retorna ao Brasil estabelecendo-se ao norte do Maranhão. Em 1661, Padre Vieira é obrigado a deixar o Maranhão pressionado pelos senhores de escravos que não concordavam com suas posições contrárias à escravidão indígena.
br/biografias/antonio-vieira) 3. Resumo da Obra “Vos estis sal terrae” Proferido em 1. o Sermão de Santo Antonio aos Peixes poderia ser inserido no contexto mundial atual. Sendo um sermão textual, baseia-se no capítulo 5, verso 13 do evangelho de São Mateus. Fazendo uma interpretação filosófica do texto, Padre Antonio Vieira questiona qual função não é cumprida, a do sal, que deve conservar e evitar que a terra de corrompa, ou da terra que não se deixa salgar. “Adjuva nos, et redime nos”. Em outro sermão de relevante importância, Padre Antônio Vieira prega não aos homens, mas a Deus. Se os demais oradores não lograram êxito em converter aos homens, que se converta Deus. Proferido em 1. o Sermão pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, evidencia-se o tenso cenário social à época.
a Baía estava a ponto de cair sob o jugo holandês. Arrebatado por uma inspiração patriótica, Vieira quis reanimar os brios dos Brasileiros e fazer ao Céu uma santa violência. Num sublime transporte de gênio compôs essa obra-prima, verdadeiramente única no seu gênero, repleta das sublimes audácias de Moisés e dos Profetas. Seja qual for à idéia que façamos da pregação, é impossível não sentir a grandeza e a originalidade de tal eloqüência. Só um gênio era capaz de conceber e executar uma obra como aquela. A atualidade argumentativa se faz presente em diversos trechos. Destaco o que encontra-se na parte IV da obra: “Antes, porém, que vos vades, assim como ouvistes os vossos louvores, ouvi também agora as vossas repreensões.
Servi-vos-ão de confusão, já que não seja de emenda. A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior.
133 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes