RESENHA CRÍTICA PARA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Medicina Veterinária

Documento 1

As lesões abordadas no estudo são: fraturas articulares, fraturas periarticulares, condições do ombro, condições musculares, lesões de tendões e ligamentos e osteoartrite (OA). Os autores tem como objetivo descrever e analisar estas condições menos comuns, e principalmente as técnicas de reabilitação e fisioterapia que podem ser aplicadas nos diversos casos, para sucesso no pós-operatório e na reabilitação dos pacientes veterinários. Inicialmente abordam a reabilitação de fraturas articulares e periarticulares, que ocorrem com relativa frequência, mas apresentam riscos específicos, que devem ser considerados pelo veterinário, que dá o diagnóstico, pois se o tratamento não for adequado ou tardio demais podem levar a sequelas. As fraturas fisárias são descritas usando o sistema de classificação Salter- Harris, que aponta a sequência de gravidade de forma crescente.

A reabilitação deve ter como objetivo principal manter ou melhorar a amplitudede movimento (ADM) da articulação, aliviar a dor, minimizar a fibrose periarticular e assegurar tempo suficiente para a cicatrização óssea. Na reabilitação das condições musculares, para os autores tais lesões se apresentam principalmente em cães de pequeno porte, sendo que as tensões nos músculos podem ocorrer em casos de cães que praticam saltos e treinam em campos lamacentos ou até mesmo puxam trenós, com o peso incidente sobre o animal, a frequência de esforço acarreta a lesão, um sinal de uma animal com o membro lesionado é a claudicação, onde nos casos leves apresenta claudicação mínima, nos casos graves, além da claudicação, apresenta dor e inchaço.

Por isso o tratamento precoce é essencial, prevenindo a formação de tecido fibroso na região afetada, os tecidos lesionados em fase de cicatrização, são mais suscetíveis a sofrerem novas lesões, por isso o cuidado deve ser redobrado. Ainda sobre lesões musculares, os autores apontam a miopatia fibrótica, a qual ocorre em cães da raça pastor alemão, doberman, pinschers e galgos são os mais afetados. Na prevenção de qualquer destas lesões musculares, o ideal para os cães esportistas ou de trabalho é o aquecimento e desaquecimento a cada sessão ou exercício. O tratamento inclui cirurgia, os autores também apontam sobre as condições do músculo iliopsoas e cauda limber. Além disso, o autores salienta que: “A cooperação entre o veterinário, terapeuta, técnico veterinário e proprietário é vital para realizar um programa de manejo adequado”.

HENDERSON; MILLIS; LATIMER, 2004, p. REFERÊNCIAS HENDERSON, Andrea L. MILLIS, Darryl L. LATIMER, Christian.

60 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download