Resenha crítica do documentário Destino: Educação Escolas Inovadoras, episódio As inovações educacionais pelo mundo!

Tipo de documento:Resenha Crítica

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O episódio “As inovações educacionais pelo mundo!” traz um panorama amplo sobre as inovações educacionais colocadas em prática e que foram capazes de transformar a concepção de escola em diversos países pelo mundo. Cada escola visitada no documentário traz na sua dinâmica marcas específicas do seu contexto e que, de certa forma, reinventaram a sua pedagogia, seus espaços e seu currículo em busca de iniciativas inovadoras no ambiente escolar, pautada na aproximação com as realidades dos seus alunos e comunidade, motivando uma aprendizagem marcada pelo dinamismo. Dessa forma, a inovação deve ser condição fundamental para se pensar em uma sociedade mais humana, criativa e, inclusiva. Portanto, o objetivo da produção deste documentário é despertar o interesse em repensar a função da escola, de explorar diferentes formas de se aprender e de se ensinar, ficando evidente a ruptura com o modelo educacional de massa, ou seja, as escolas inovadoras buscam abandonar as estruturas de padronização e memorização e optar por modelos que contemplem “as características, interesses, ritmos, dificuldades e potenciais de cada aluno” (PENIDO, 2016, pg.

Assim, de acordo com Araújo (2018), entende-se que a escola inovadora deve propor transformações organizacionais e de pessoal que envolve os campos que, segundo o MEC (Ministério da Educação brasileiro), são pressupostos de inovação: a gestão, o currículo, o ambiente, a metodologia e a intersetorialidade, proporcionando modificações na forma em que percebe-se e desenvolve-se o aprendizado. Este tipo de abordagem reforça a perpetuação de uma educação e um modelo de sociedade regulados por exclusão, instabilidade, falta de perspectiva e projeto futuro e pela determinação efêmera e mercadológica dos meios de comunicação e da tecnologia. Sendo assim, o conteúdo abordado no episódio revela formas criativas e práticas de como trabalhar de forma contextualizada e com potencialidade de inspirar e engajar o aluno na resolução de problemas que envolvem seus anseios e necessidades impostas pela sociedade contemporânea.

Vale ressaltar a importância de refletir sobre as iniciativas abordadas pela obra e pensá-las enquanto movimento possível nas diferentes realidades encontradas nas escolas brasileiras, pois é a partir de propostas com estes rumos que pode-se seguir a uma democratização da educação inovadora. Por fim, o documentário serve, sobretudo, como possibilidade de conhecer diferentes formas de se fazer a educação, de idealizar o ensino completo adequado a satisfazer, através do diálogo, as demandas entre as aspirações individuais dos alunos e as exigências do mundo em sociedade. REFERÊNCIAS AMARAL, Daniela Patti do; OLIVEIRA, Renato José de. Disponível em <https://www. futura. org. br/destino-educacao-escolas-inovadoras>. Acesso em 23 de setembro de 2020. Ed moderna. Fundação Santillana, 2016. Disponível em <https://fundacaosantillana. org. br/wp-content/uploads/2019/12/35_DestinoEduc acao.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download